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GPWeb

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Diversas dúvidas e sugestões

24 de Maio de 2011, 16:20 , por Desconhecido - | 1 Pessoa seguindo este artigo.
Visualizado 36 vezes

Trabalho em uma empresa de montagens industriais, que atua em médios e grandes projetos, tendo como principais clientes Vale, Petrobrás, Siderúrgicas, MPX, etc. Eu particularmente trabalho na Gestão da Qualidade destes projetos.

Estou testando aos poucos o GPWEB. Na prática, aqui no trabalho, já existem soluções funcionando ou sendo implementadas para as funcionalidades do GPWEB, mas sou um entusiasta do software livre a muitos anos, gostei muito mesmo do sistema e gostaria de colaborar (se possível) para a evolução desta ferramenta.

Algumas coisas eu não encontrei, ou então não sei como fazer, e outras encontrei algumas dificuldades. Vou citar alguns exemplos.

 

EAP/WBS:

Os projetos que trabalho são grandes, e geralmente é necessário abrir até 10 níveis em algumas atividades. Assim, a EAP como está no GPWEB fica inviável, seria melhor se ela fosse vertical (similar à forma que aparecem as tarefas quando abrimos um projeto), preferencialmente que fosse possível ocultar ou expandir (a lista de tarefas também aparece assim). Estou me referindo a EAP´s que chegam a 5 mil linhas.

Outra coisa que não consegui fazer foi visualizar o custo estimado. Eu cadastrei os recursos, mas apenas nos insumos havia campo para colocar o valor dos mesmos. Penso que máquinas e equipamentos deveriam ter um custo por unidade (R$/hora ou por diária por exemplo), e que recursos humanos deveriam ter um valor de HH. Não sei se o sistema faz isto e eu que não estou sabendo utilizar, mas quando clico no custo estimado nem o valor dos insumos aparece. 

 

NC/AP/AC:

Poderia ser colocado um módulo no sistema onde fosse possível criar e gerenciar os relatórios de não conformidade e as ações de melhoria/corretivas/preventivas. Toda vez que fosse indicado um problema em uma tarefa, seria necessário um relatório de não conformidade, assim como uma ação corretiva seria aberta quando do não atendimento de um indicador. Além dos casos acima, usuários que possuam perfil de "gestão de qualidade" por exemplo, ou QSMS, poderiam a qualquer momento relatar uma não conformidade, ação corretiva ou preventiva relativa a um projeto ou relativa a uma organização. 

O sistema também poderia controlar as pessoas que iriam solucionar e executar a solução proposta nos documentos, como "tarefas adicionais" do projeto, e gerenciar também os custos levantados para estas soluções.

 

 

São apenas algumas sugestões. Gostei demais do sistema, penso que com algumas melhorias ele será um poderoso sistema de gestão de projetos, englobando também planejamento e qualidade. Quando falo em melhorias não estou fazendo isso como uma crítica, pois o sistema já é muito bom, penso que seria mais uma adaptação para outros segmentos de um sistema desenvolvido principalmente para uma organização militar.

 

 

 

Autor: Danilo Magacho


1111 comentários

  • F205f9606b3272f6589a208b80b051ee?only path=false&size=50&d=404Sérgio Reinert(usuário não autenticado)
    24 de Maio de 2011, 16:43

     

    O GP-Web é para uso em navegadores, o que acarreta certas limitações na interface e forma de reter as informações na memória. A parte WBS do GP-Web é toda em javascript, o que acarreta o carregamento de todos os dados pertinentes do Servidor para o navegador web do usuário, mesmo que não venha a trabalhar com todas as informações.
    Tarefas de forma vertical seria ainda mais facil para mim, basta usar um treeview com já existe em partes do GP-Web (vide brainstorm), mas a maioria sente mais familiaridade trabalhando na horizontal. Se houver tempo num fururo próximo colocarei a opção de escolher se quer na vertical ou horizontal.

  • F205f9606b3272f6589a208b80b051ee?only path=false&size=50&d=404Sérgio Reinert(usuário não autenticado)
    24 de Maio de 2011, 16:50

     

    O cadastramento de recursos NÃO é para custos estimados.

    Paracadastrar custo estimado, entre numa tarefa e clique no botão custo estimado. Entrando em custo estimado basta ir inserindo as linhas de custos Ex:

    Locação de 01 trator bobycat por 3 dias  -  Custo por Un/Dia R$4000,00  Total R$12.000,00

     E por ai vai.

    O recurso é para aqueles maquinário qur já tem e precisam ser compartilhado por diversos projetos. Pode entrar no calendário do recurso para verificar quando estará sendo empregado.

    Um tipo de recuso especial é o Monetário, que nos Orgãos públicos são as Notas de Crédito.

    Para o Governo gastar num projeto, ele aloca uma nota de crédito. Ao ser executado a tarefa para qual se alocou a nota de crédito, é gerado uma ordem de pagamento.

    No sistema há alguns padrões de unidades, mas poderá criar outros (homem hora, etc)

  • F205f9606b3272f6589a208b80b051ee?only path=false&size=50&d=404Sérgio Reinert(usuário não autenticado)
    24 de Maio de 2011, 16:54

     

    O Cap Bertani de Infantaria - AMAN 98 - Já há mais de 2 meses me solicitou relatórios de não conformidade. Está na minha todo list, como sou apenas um e ainda não recebi nenhuma colaboração de código de outros usuários, vou trabalhando no rítimo que é possível. No momento está no forno para esta semana checklist para o sistema, o que em muito vai auxiliar aquelas organizações que fazem uso deste instrumento paracontrole da gestão.

    Se puder me enviar parasergioreinert@hotmail.com  modelos de relatório de  não conformidade e documentação de apoio eu agradeço.

    • 4f3e2fb61a7202a6b21f2bf400705dda?only path=false&size=50&d=404Danilo Magacho(usuário não autenticado)
      24 de Maio de 2011, 17:35

       

      Entendi. Sobre a WBS ser vertical, eu reportei agora pouco problemas ao importar um XML do MS Project. Consegui fazer a importação simplesmente deletando no Project parte das atividades planejadas. Achei que pudesse realmente ser pelo tamanho do arquivo, pois quando fui enviar para seu email o arquivo que não consegui importar, notei que ele estava com 16Mb. O arquivo tem 428 linhas, seriam 428 tarefas... esta é a minha dificuldade em visualizar um WBS horizontal.Vou enviar por email alguma coisa que tenho aqui de não conformidades. São alguns arquivos que utilizamos onde não é possível utilizar sistema.  

      • F205f9606b3272f6589a208b80b051ee?only path=false&size=50&d=404Sérgio Reinert(usuário não autenticado)
        24 de Maio de 2011, 19:18

         

        Me de umas 3 semanas e espero estar com a poeira abaixada para ter um WBS vertical.

        Esta parte do GP-Web é que me deu mais trabalho pois é 100% javascript que é um inferno para programar.

        Vc disse que deletou parte das atividades planejadas no XML. Estas atividades são tarefas, ou outra coisa?

        • 4f3e2fb61a7202a6b21f2bf400705dda?only path=false&size=50&d=404Danilo Magacho(usuário não autenticado)
          24 de Maio de 2011, 20:45

           

          Eram tarefas. Deletei boa parte delas e a importação funcionou. O XML ficou em 2 Mb. O que te enviei está completo, com todas as tarefas.Fiz um teste no dotProject e ele faz a mesma coisa, não importa o projeto completo. Vou fazer alguns outros testes com outros projetos.Este XML que te mandei é de um projeto nosso considerado de pequeno a médio porte. 

          • 94a29babe6a92bcdab267b79041c7f1f?only path=false&size=50&d=404Flávio Veras(usuário não autenticado)
            24 de Maio de 2011, 21:52

             

            Olá Danilo,

            Não sou nenhum "expert" na área mas, não seria essa importação de arquivos maiores um problema de configuração do PHP(php.ini)?  Como por exemplo max_file_uploads? []´sFlávio 

            • 94a29babe6a92bcdab267b79041c7f1f?only path=false&size=50&d=404Flávio Veras(usuário não autenticado)
              24 de Maio de 2011, 21:58

               

              Na verdade queria dizer: upload_max_filesize.[]´sFlávio 

              • F205f9606b3272f6589a208b80b051ee?only path=false&size=50&d=404Sérgio Reinert(usuário não autenticado)
                24 de Maio de 2011, 22:15

                 

                O problema não é enviar o arquivo para o servidor (em geral apache).

                O problema é a execução da rotina. Como o PHP é voltado para a Web, em tese cada script é rodado dentro de uma tela no nagedar (simplificando muito a explicação).

                Os navegadores em geral limitam em tempo a execução de script, o que no caso de processamento de muitos dados levaria a uma paralização pela meta, sem ao menos um tela de erro (bastante frustante).

                Antes que alguem sugira set_time_limit(0)  no PHP, nem sempre este comando funciona...

                Confesso que ainda não fiz teste com AJAX assincrono. Em teoria poderia funcionar. Quando eu estiver com mais tempo farei testes nesta área.

  • 4f3e2fb61a7202a6b21f2bf400705dda?only path=false&size=50&d=404Danilo Magacho(usuário não autenticado)
    24 de Maio de 2011, 20:54

     

    Outras sugestões: Em obras de construção/montagem/manutenção industrial, um documento comum, que faz parte do gerenciamento, é o RDO (Relatório Diário de Obra). Ele contém informações do efetivo que trabalhou no dia, atividades desenvolvidas, equipamentos utilizados, novas não-conformidades e progresso das ações corretivas das previamente abertas, e um campo para observações e notas gerais. O GPWEB já tem quase todas as informações, com a implementação de um controle de RNC´s, daria para colocar também a ferramenta de geração e envio dos RDO´s. Outra coisa que poderia fazer é gerar, para um determinado instante, os Histogramas de equipamentos e Mão de Obra (tanto o previsto para as tarefas planejadas quanto o executado para as tarefas finalizadas).  Estou colocando estas sugestões baseadas na experiência minha e de algumas pessoas da empresa onde trabalho (disponibilizei em um servidor nosso o GPWEB para que algumas pessoas da área de Gerenciamento de Projetos, Planejamento, SIG, além de outras, avaliem a ferramenta). Conforme for ouvindo boas sugestões, vou colocando aqui). 

    • F205f9606b3272f6589a208b80b051ee?only path=false&size=50&d=404Sérgio Reinert(usuário não autenticado)
      24 de Maio de 2011, 21:55

       

      Dentro do GP-Web para cada tarefa há uma aba de registro da tarefa. A idéia era ser o equivalente ao Relatório Diário de Obra. Se puder me passar quais campos sente a necessidade de serem implementados no  registro da tarefa me avise.

      Mande para meu e-mail modelos destes relatórios, pois me ajuda a entender vendo imagens.

      Há o equivalente a histograma para os recursos cadastrados. Pode-se ver dentro de um calendário o percentual alocado de um recurso por dia no ano.  Também é possivel ao ver detalhes do recurso, clicando na aba GANTT, e ver a alocação do mesmo numa linha do tempo.

      Reforço aqui que todas as sugestões de melhorias são bem vindas. Por eu ser da Arma de Comunicações (equivalente com ressalvas a telecomunicações no meio civil), me falta conhecimento de engenhria civil e contabilidade, e aqueles destes ramos podem auxiliar na melhoria do GP-Web expondo suas experiências de trabalho.

GP-Web v. 8.0.26 (24 Jun)

25 de Junho de 2012, 1:22, por Desconhecido



Treinamento do GP-Web em Porto Alegre-RS

8 de Maio de 2012, 0:22, por Desconhecido

Devido a uma solicitação da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que enviará oficiais ao 3º Batalhão de Comunicações, para treinamento no software GP-Web, dentre os dias 15 a 17 de maio do corrente ano, foi franqueado para as Forças Armadas, demais Polícias e Bombeiros Militares do Brasil.



Patrocínio do Tribunal de Justiça do Acre ao GP-Web

23 de Abril de 2012, 12:44, por Desconhecido

Foram realizadas diversas melhorias na versão 8.0.17 do GP-Web, todas patrocinadas pelo Tribunal de Justiça do Acre, com destaque para:



Treinamento do GP-Web para o Ministério da Integração

8 de Abril de 2012, 19:56, por Desconhecido



Treinamento do GP-Web para o INSS

4 de Abril de 2012, 5:49, por Desconhecido