Ir para o conteúdo

GSAN - Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento e GeoSan - Módulo GIS

Membros

 Voltar a Código-Fonte...
Tela cheia

Modelo de manutenção com suporte a vários fornecedores (comunidade única)

24 de Agosto de 2009, 9:53 , por Desconhecido - | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Visualizado 29 vezes
Senhores,

Alguém tem conhecimento de algum modelo de manutenção de software que suporte vários fornecedores ?

Acredito que seria necessário um comitê gestor responsável por fiscalizar os artefatos gerados pelos fornecedores, integrá-los, testá-los, homologá-los; também teria que gerar a versão. O modelo de desenvolvimento seria definido por esta equipe. Desta forma, existiria apenas uma versão do GSAN e a comunidade seria única.O comitê seria o responsável por preservar e otimizar os atributos de qualidade do software.

Na situação atual, temos uma versão e consequentemente uma comunidade por fornecedor. Há uma perda no principal benefício do software livre: o ambiente não é colaborativo entre fornecedores diferentes. Isso gera custos duplicados entre companhias de saneamento com fornecedores diferentes. Além disso, ainda corremos o risco de quebra de padrões de desenvolvimento tanto do código quanto dos documentos quando há a troca de fornecedor. Desta forma, torna-se custosa a migração entre fornecedores, o que gera uma forte dependência dos mesmos.

Com esse comitê, através de uma ONG/fundação, por exemplo, esses custos duplicados não existiriam, além da troca de fornecedor ser praticamente transparente, visto que os fornecedores trabalhariam sempre da mesma forma, seguindo as regras definidas pelo comitê gestor.Não haveria o custo de implantação na troca de fornecedor do GSAN, pois o modelo seguidos pelos fornecedores seria único.

Não só o suporte a vários fornecedores seria possível como também as companhias que assim desejassem poderia utilizar suas próprias equipes para o desenvolvimento, desde que submetessem suas mudanças ao comitê.

Com a existência deste comitê, possibilitá até a participação de qualquer membro da sociedade. Desde que sejam atendidos os requisitos de qualidade e a metodologia de trabalho definidos pelo comitê.

Dependendo da adesão das companhias, os custos em manter esse comitê gestor seriam consideralmente menores que os demais (custos duplicados e altos custos para migração entre diferentes fornecedores do GSAN).

Aí ficam minhas perguntas... Como viabilizar este comitê ? Através de uma ONG ou fundação ? Como funcionaria exatamente ? Haveria respaldo legal para ser adotado pelo GSAN ? Qual seria a estrutura necessária deste comitê ?

Alguém vê alguma outra possiblidade ?

Autor: Samuel Valerio


44 comentários

  • D84862574bee90565c4577c079ea7fec?only path=false&size=50&d=404Bruno Emanuel Silva(usuário não autenticado)
    1 de Setembro de 2009, 0:54

     

    Samuel,

    entendo seu questionamento.

    Um modelo que poderiamos adotar, está bem perto da nossa realidade.

    O projeto BrOffice.ORG, é um ótimo modelo de projeto a ser seguido. Temos exatamente a mesma situação no BrOffice.ORG. Já que existem diversos mantenedores para o código, tendo células com responsabilidades por módulos. E fazendo, como você mesmo citou, a unificação e validação desse código, a ONG BrOffice. Lembrando que também o código tem sua alimentação principal baseada no OpenOffice, que por sua vez, é mantido por outra ONG.

    Fica aqui minha sugestão de modelo, espero ter contribuído.

    • 28feab97108d1071a10b2ed7794aa0ba?only path=false&size=50&d=404Samuel Valerio(usuário não autenticado)
      1 de Setembro de 2009, 8:19

       

      Bruno, obrigado pela contribuição.

      Você teria algum contato  através do qual pudéssemos chegar a um dos responsáveis da ONG BrOffice ?

      Na última sexta-feira (28/08), tivemos uma reunião em Brasília sobre o GSAN onde este modelo foi levantado. Entretanto, ficaram várias perguntas no ar devido ao desconhecimento de todos sobre o seu funcionamento.

Para esclarecer dúvidas sobre este software, encaminhe e-mail para: gsan@listas.softwarepublico.gov.br. Saiba como se associar a lista.

Reunião do Comitê Gestor GSAN/GeoSan

22 de Setembro de 2018, 12:03, por José Maria Villac Pinheiro
26 de Setembro de 2018, 9:00

Reunião do Comitê Gestor do GSAN em Brasília.



Reunião do Comitê Gestor - GSAN

15 de Fevereiro de 2017, 18:00, por Joelma Gonçalves
de 15 de Fevereiro até 15 de Março de 2017

Reunião do Comitê Gestor



Ata da reunião do Comitê Gestor do GSAN - 25/março

13 de Maio de 2015, 15:23, por Desconhecido

Como não houveram solicitações de alteração, ela é a mesma enviada anteriormente aos senhores(as) por e-mail dia 8/abril.



Leitura e impressão simultânea - Modelo de compartilhamento

8 de Abril de 2015, 17:40, por Desconhecido

Links de download das apresentações na Reunião do Comitê Gestor do GSAN realizada em 25/março/2015 em Brasília no Ministério do Planejamento.



Vídeos da reunião do Comitê Gestor do GSAN

8 de Abril de 2015, 17:26, por Desconhecido

Abaixo os links dos vídeos da reunião do Comitê Gestor do GSAN.