Alguém tem conhecimento de algum modelo de manutenção de software que suporte vários fornecedores ?
Acredito que seria necessário um comitê gestor responsável por fiscalizar os artefatos gerados pelos fornecedores, integrá-los, testá-los, homologá-los; também teria que gerar a versão. O modelo de desenvolvimento seria definido por esta equipe. Desta forma, existiria apenas uma versão do GSAN e a comunidade seria única.O comitê seria o responsável por preservar e otimizar os atributos de qualidade do software.
Com esse comitê, através de uma ONG/fundação, por exemplo, esses custos duplicados não existiriam, além da troca de fornecedor ser praticamente transparente, visto que os fornecedores trabalhariam sempre da mesma forma, seguindo as regras definidas pelo comitê gestor.Não haveria o custo de implantação na troca de fornecedor do GSAN, pois o modelo seguidos pelos fornecedores seria único.
Não só o suporte a vários fornecedores seria possível como também as companhias que assim desejassem poderia utilizar suas próprias equipes para o desenvolvimento, desde que submetessem suas mudanças ao comitê.
Com a existência deste comitê, possibilitá até a participação de qualquer membro da sociedade. Desde que sejam atendidos os requisitos de qualidade e a metodologia de trabalho definidos pelo comitê.
Dependendo da adesão das companhias, os custos em manter esse comitê gestor seriam consideralmente menores que os demais (custos duplicados e altos custos para migração entre diferentes fornecedores do GSAN).
Aí ficam minhas perguntas... Como viabilizar este comitê ? Através de uma ONG ou fundação ? Como funcionaria exatamente ? Haveria respaldo legal para ser adotado pelo GSAN ? Qual seria a estrutura necessária deste comitê ?
Autor: Samuel Valerio
44 comentários