Ir para o conteúdo

 Voltar a i-Educar De...
Tela cheia

LISTA DE ESPERA, CONTROLE DE MERENDA E LDAP

25 de Agosto de 2009, 10:30 , por Desconhecido - | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Visualizado 74 vezes

Olá todos!

    Aqui na Prefeitura de Caieiras/SP estamos iniciando o projeto de informatização da Educação.

    Estudando o I-Educar nos pareceu realmente muito útil, no entanto temos demandas específicas de interesse imediato ainda não atendidas nele.

   Temos a intenção de encomendar o desenvolvimento, nos termos do Software Público, dessas funcionalidades possivelmente a partir do I-Educar.

   Gostaríamos de saber de outras prefeituras ou entidades que tenham demandas semelhantes para identificarmos uma possível iniciativa nesse sentido ou, caso não haja, colaborarmos mutuamente na especificação delas para que possamos contratar um desenvolvedor para implementação.

--
att,
Cleber Leão
DTI - Prefeitura Municipal de Caieiras
cleber.leao@caieiras.sp.gov.br
11 4442 7110
11 8101 5935

 

 

Senhor moderador, se possível, por favor excluir a mensagem anterior.

Autor: Cleber Machado Leão


33 comentários

  • 503e17102f7c813397aa672a32756b54?only path=false&size=50&d=404Eriksen Costa(usuário não autenticado)
    26 de Agosto de 2009, 10:35

     

    Olá Cleber,

    Como a lista de funcionalidades parece ser grande, vai ser necessário antes o amadurecimento da proposta de API para módulos do i-Educar.

    Existem 3 bons motivos para avançar nesse assunto:

    Modularização: o sistema tem, hoje, 336 mil linhas de código espalhadas por mais de 1500 classes. Todas as funcionalidades estão acopladas fortemente ao sistema, o que dificulta a manutenção. A modularização permitiria o desenvolvimento de novas funcionalidades sem forte integração com o sistema.

    Seria muito mais simples para criar novas versões de cada módulo assim como facilitaria para outras prefeituras que reaproveitassem os módulos já construídos, sem ter que pegar um punhado de novos arquivos e integrar manualmente no sistema.

    Cada módulo teria o seu mantenedor (tal qual os pacotes Debian). Isso tornaria o desenvolvimento geral do i-Educar mais rápido, já que outros desenvolvedores poderiam apenas se preocupar em manter o seu módulo sem ter que se preocupar com a possibilidade de quebrar as outras funcionalidades (o que pode ocorrer facilmente hoje).

    Some a isso o fato de termos poucos contribuidores (1) de código (basta ver a timeline do Trac). Simplesmente criar essas soluções e integrar no sistema aumentaria a carga de manutenção e diminuiria o passo de desenvolvimento atual.

    Manutenção: já deu para ver que é o ponto crítico. Hoje, por falta de modularidade, temos todas as funcionalidades ocupando o mesmo espaço de nome: os arquivos de formulários e processamento ficam no diretório intranet/ e as classes que geralmente fazem as consultas SQL ficam em intranet/include/*.

    Isso cria problemas que vão desde a dificuldade para se achar um determinado trecho de código até a desorganização evidente que se tornam os diretórios.

    Ter o sistema organizado em módulos melhoraria a manutenção do mesmo.

    Acordo prévio: em um chat entre desenvolvedores na comunidade (aconteceu em abril desse ano), foi definido que qualquer funcionalidade nova teria que ser feito com o uso de uma API nova, justamente para garantir as questões anteriores.

    O interesse de Caieiras pelo i-Educar é uma ótima oportunidade para iniciar uma discussão aberta sobre o tema. O i-Educar já tem muitas funcionalidades, o que o torna atraente para qualquer município. Mas, sendo um software livre, depende dessas discussões para progredir e se tornar a solução de-facto para a gestão escolar.

    Já estamos a frente devido ao fato do projeto ter sido adotado em prefeituras como Itajaí/SC e Arapiraca/AL, além de outras tantas que não temos conhecimento. No entanto, é preciso iniciar essas discussões e contribuir, indiferentemente de quem irá prestar o serviço final de desenvolvimento e independentemente de questões comerciais.

    Somente com essa retroalimentação de ativos de software (código, funcionalidades e documentação) que poderemos melhorar o projeto.

    Fico a disposição para a especificação e codificação dessa API, para facilitar a criação dessas novas funcionalidades.

    att,
    Eriksen Costa
    Analista Desenvolvedor
    Projeto i-Educar, contribuições
    Cobra Tecnologia S.A.

  • 36311197bddc2253ba2e68921edebfca?only path=false&size=50&d=404José Eduardo De Lucca(usuário não autenticado)
    30 de Setembro de 2009, 17:08

     

    Cléber,

    Estamos ultimando o desenvolvimento de um módulo de gestão de merenda escolar, aqui na Univ. Federal de Santa Catarina.

    Esse módulo se integra ao i-Educar e trará também a possibilidade de acompanhamento biométrico das crianças (peso-altura ao longo da história da criança nas escolas públicas), com relacionamento à merenda, de forma que permita às nutricionistas da Prefeitura, avaliar a adequação da merenda e atuar especificamente no caso de necessidades identificadas.

    Hoje mesmo teremos uma breve apresentação.

    Em breve teremos mais novidades.

    De Lucca

    • 503e17102f7c813397aa672a32756b54?only path=false&size=50&d=404Eriksen Costa(usuário não autenticado)
      5 de Outubro de 2009, 1:08

       

      Lucca,Caso possa passar mais detalhes do seu código aqui, será melhor, até para vermos como vamos mesclá-lo ao código da distribuição.Existem algumas partes da documentação de desenvolvimento que estou atualizando e outras que estou escrevendo ainda, como Coding Standards e a parte de testes de software. O Coding Standards não está atualizado. Atualmente, o arquivo que possui o Coding Standard que será o padrão do projeto é o tests/TestCollector.php (disponível na versão 1.1.0-beta2). Note o uso dos tokens PHPDoc @@license@@ e @@package_version@@. Estes são substituídos com os valores corretos no momento que crio uma versão de distribuição do i-Educar pelo Phing.Acho que isso foi um bem vindo a comunidade!Abs,Eriksen CostaProjeto i-Educar, contribuições

Mapeamento do i-Educar por todo o Brasil

23 de Abril de 2018, 16:31, por Tiago Giusti

A Portabilis, organização que é integrante da comunidade desde 2009 e que atua no papel de mantenedora do projeto, propôs uma renovação de energias, ao final de 2017, para levar o i-Educar ainda mais longe.



Situação atual do lançamento do maior software livre de gestão escolar do Brasil

10 de Abril de 2018, 11:29, por Tiago Giusti

O Coordenador da Comunidade i-Educar e CEO da Portabilis, Tiago Giusti, foi a Brasília, no fim do ano passado, representando a Comunidade i-Educar numa visita ao Ministério do Planejamento para discutir soluções para alguns assuntos de interesse da Comunidade, tais como:



Em 2018, queremos o i-Educar por todo o Brasil

28 de Dezembro de 2017, 23:08, por Tiago Giusti

Esta mensagem é diferente das de retrospectiva dos anos anteriores. Vamos abordar primeiro sobre o futuro, encerrando com um resumo de como foi 2017.



Prefeitura de Criciúma implanta o i-Educar na rede municipal de ensino

20 de Dezembro de 2017, 11:04, por Tiago Giusti

Buscando melhorar o sistema de informações da rede municipal de ensino de Criciúma, a Administração Municipal, através da Secretaria de Educação e da Diretoria de Tecnologia da Informação (TI), implantará um software de gestão de dados nas unidades educacionais. Denominado i-Educar, o sistema aperfeiçoará o armazenamento de dados e auxiliará gestores e professores de Criciúma.



Retrospectiva i-Educar 2016: o que conseguimos realizar?

31 de Dezembro de 2016, 12:00, por Tiago Giusti

Chegamos a mais um 31/12 e é hora de fazermos a retrospectiva da Comunidade i-Educar, como temos feito todos os finais de ano.