Ir para o conteúdo

 Voltar a i-Educar Sup...
Tela cheia

Cadastrar cnpj

15 de Março de 2010, 11:05 , por Desconhecido - | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Visualizado 35 vezes
Olá pessoal , eu cadastrei algumas escolas sem cnpj e agora estou tentanndo colocar o cnpj nessas escolas, alguém saberia como posso fazer isso?

Autor: Robson de Jesus Silva


33 comentários

  • 347753856e44bdeb7cf5830694669a5d?only path=false&size=50&d=404Tiago Giusti(usuário não autenticado)
    16 de Março de 2010, 21:20

     

    Olá, Robson! Tudo bem?

    Bem, o procedimento que eu sigo, para manter um banco bem normalizado é o seguinte:

     - cadastro as pessoas físicas ou jurídicas no Módulo Pessoas F/J: isso incluí alunos, servidores, escolas, etc;

    - cadastro no Módulo Endereçamento todos os logradouros do município, cep, bairro, etc: fazendo isto, quando eu for utilizar em algum cadastro que necessite de endereço, apenas uso a lupa de busca rápida para encontrar o endereço que preciso;

    - cadastro de Alunos, Escolas e Servidores: fazendo o cadastro prévio das pessoas físicas e/ou jurídicas, ao informá-las como um aluno, escola ou servidor, basta usar a lupa de busca rápida e então no banco de dados você estaria herdando (termo correto chama-se "especializando") aquele registro, ou seja, você não tem redigitação de dados nestes cadastros diversos e consequentemente mantém um banco de dados bem organizado/normalizado.

    Estes procedimentos que citei também facilitam no momento do desenvolvimento de um novo relatório, para buscar as informações das tabelas de forma normalizada, pois quando você cadastra por exemplo uma escola diretamente em Cadastros >> Escolas e não tem previamente ela cadastrada em Pessoas F/J, você não vai ter esse registro em Pessoas F/J. Eu não concordo com este tipo de uso de qualquer sistema, pois estaríamos gerando um banco inconsistente e redundante, e futuramente, o desenvolvimento de uma nova funcionalidade na aplicação, que precisasse verificar o cadastro geral de pessoas, escolas, etc seria mais trabalho, já que teríamos dados espalhados em várias tabelas.

     Bem, isto reflete apenas minha opinião, pode ser que eu esteja equivocado. Abraços e boa sorte!

    • 53c2fdee2e45429a43cb9f8c8ed8ae33?only path=false&size=50&d=404Wander Torres Silva(usuário não autenticado)
      20 de Fevereiro de 2015, 13:08

       

      Bem, não sei se essa metodologia de cadastro seja algo necessário, mas acho totalmente recomendável, tendo vista até o que já foi colocado por você Tiago. 

       O que dificulta a fazê-lo dessa forma é justamente o fato das escolas (pelo menos no meu município) não possuírem CNPJ, o que obriga a fazer o cadastro sem incluí-las previamente como Pessoa Jurídica.

      • 347753856e44bdeb7cf5830694669a5d?only path=false&size=50&d=404Tiago Giusti(usuário não autenticado)
        23 de Fevereiro de 2015, 16:24

         

        ​​Olá, Wander!
        Concordo com o seu ponto e é a realidade da maioria das redes de ensino no Brasil. Mas já vi casos utilizando o CNPJ que é necessário para o PDDE [1], mas acredito que seja algo exclusivo para que se possa prestar conta deste recurso.

        Como o CNPJ não é utilizado em praticamente nenhum lugar para a escola (sistema, relatórios), recomendo gerar um fictício e cadastrar, já que não é um débito técnico crítico do sistema e na prática, não poderíamos admitir um Pessoa Jurídica no sistema, sem CNPJ. Isto é que fizemos para todos os projetos que já implantamos o i-Educar. 

        [1] www.​plan​alto​.gov​.br/​cciv​il_0​3/de​cret​o/D2​896.​htm&​nbsp​;

        Um abraço!

        Tiago de Faveri Giusti ​​
        Portabilis Tecnologia
        www.​port​abil​is.c​om.b​r
        ​​

        ​​
        ​​

Mapeamento do i-Educar por todo o Brasil

23 de Abril de 2018, 16:31, por Tiago Giusti

A Portabilis, organização que é integrante da comunidade desde 2009 e que atua no papel de mantenedora do projeto, propôs uma renovação de energias, ao final de 2017, para levar o i-Educar ainda mais longe.



Situação atual do lançamento do maior software livre de gestão escolar do Brasil

10 de Abril de 2018, 11:29, por Tiago Giusti

O Coordenador da Comunidade i-Educar e CEO da Portabilis, Tiago Giusti, foi a Brasília, no fim do ano passado, representando a Comunidade i-Educar numa visita ao Ministério do Planejamento para discutir soluções para alguns assuntos de interesse da Comunidade, tais como:



Em 2018, queremos o i-Educar por todo o Brasil

28 de Dezembro de 2017, 23:08, por Tiago Giusti

Esta mensagem é diferente das de retrospectiva dos anos anteriores. Vamos abordar primeiro sobre o futuro, encerrando com um resumo de como foi 2017.



Prefeitura de Criciúma implanta o i-Educar na rede municipal de ensino

20 de Dezembro de 2017, 11:04, por Tiago Giusti

Buscando melhorar o sistema de informações da rede municipal de ensino de Criciúma, a Administração Municipal, através da Secretaria de Educação e da Diretoria de Tecnologia da Informação (TI), implantará um software de gestão de dados nas unidades educacionais. Denominado i-Educar, o sistema aperfeiçoará o armazenamento de dados e auxiliará gestores e professores de Criciúma.



Retrospectiva i-Educar 2016: o que conseguimos realizar?

31 de Dezembro de 2016, 12:00, por Tiago Giusti

Chegamos a mais um 31/12 e é hora de fazermos a retrospectiva da Comunidade i-Educar, como temos feito todos os finais de ano.