Ir para o conteúdo

 Voltar a i-Educar Sup...
Tela cheia

[Fechado] Ambiente para produção

23 de Novembro de 2012, 18:17 , por Desconhecido - | 1 Pessoa seguindo este artigo.
Visualizado 109 vezes

Ricardo Dagostim,

boa tarde,

 Estou tentando configurar o ambiente para produção, instalei o phing e fiz o procedimentos como abaixo:

root@educacao:/var/www/ieducar# phing -l -f misc/build.xml
Buildfile: /var/www/ieducar/misc/build.xml
      [php] Calling PHP function: file_get_contents()
      [php] Calling PHP function: trim()
      [php] Calling PHP function: getcwd()
      [php] Calling PHP function: time()
      [php] Calling PHP function: uniqid()
      [php] Calling PHP function: sha1()

 Sistema de gestão escolar
Default target:
-------------------------------------------------------------------------------
 release

Main targets:
-------------------------------------------------------------------------------
 migrate  Migração de BD

Subtargets:
-------------------------------------------------------------------------------
 build
 gzip
 prepare
 release
 zip

Quando executo o comando abaixo aparece a seguinte mensagem de erro:

root@educacao:/var/www/ieducar# phing -f misc/build.xml
Buildfile: /var/www/ieducar/misc/build.xml
      [php] Calling PHP function: file_get_contents()
      [php] Calling PHP function: trim()
      [php] Calling PHP function: getcwd()
      [php] Calling PHP function: time()
      [php] Calling PHP function: uniqid()
      [php] Calling PHP function: sha1()

i-Educar > prepare:

     [echo] Preparando o build para a release 1.1.0
     [echo] Apagando diretório alvo /tmp/release-1.1.0/ieducar
Execution of target "prepare" failed for the following reason: /var/www/ieducar/misc/build.xml:113:53: Directory /tmp/release-1.1.0/ieducar does not exist or is not a directory.

BUILD FAILED
/var/www/ieducar/misc/build.xml:113:53: Directory /tmp/release-1.1.0/ieducar does not exist or is not a directory.
Total time: 0.1022 seconds

Editei o aquivo build.xml conforme abaixo, por favor analise o que está ocorrendo.


 <project name="i-Educar" description="Sistema de gestão escolar" default="release" basedir="../">
 


4747 comentários

  • 7a8919c03027d6e77450a1042ea5369a?only path=false&size=50&d=404Lucas D'Avila(usuário não autenticado)
    26 de Novembro de 2012, 9:26

     

    Olá Paulo!

    Você pode fazer pull diretamente do repositório no github [1], e usar tal código sem necessidade de realizar build.

    Lembre-se de seguir os passos para instalação [2].

    [1] https://github.com/ieducar/ieducar
    [2] http://svn.softwarepublico.gov.br/trac/ieducar/wiki/Manual/1.0.X/Instalacao

     
    Lucas D'Avila
    Portabilis Tecnologia
    portabilis.com.br

    • Bd969a3ce22a95bfe00add1283d24c58?only path=false&size=50&d=404paulo barroso(usuário não autenticado)
      26 de Novembro de 2012, 22:09

       

      Lucas,

      Boa noite,

      Realizarei o processo conforme sua orientação.

      Aguarde retorno no sentido positivo.

      Desde já agradeço.

       

      Att.

       

      Paulo Souza.

    • Bd969a3ce22a95bfe00add1283d24c58?only path=false&size=50&d=404paulo barroso(usuário não autenticado)
      5 de Dezembro de 2012, 22:35

       

      Lucas,

      Boa noite,

      Realizei os procedimentos orientados por vc, estou realizando cadastramento no sistema.

      Desde agradeço por ter atendido meu pedido.

       

      Por favor,  tire uma dúvida, os 33 arquivos sql que estão localizados na pasta DELTAS, ja foram atualizados na versao que estou usando no momento? ou preciso atualizar os 33 arquivos um a um?

      Att.

      Paulo Barroso

      • 7a8919c03027d6e77450a1042ea5369a?only path=false&size=50&d=404Lucas D'Avila(usuário não autenticado)
        7 de Dezembro de 2012, 10:21

         

        Olá, Paulo!
        O script que você executou para criar e inicializar o banco de dados
        já contem tais migrações (deltas).Lucas D'Avila 
        Portabilis Tecnologia
        portabilis.com.br 

        • Bd969a3ce22a95bfe00add1283d24c58?only path=false&size=50&d=404paulo barroso(usuário não autenticado)
          7 de Dezembro de 2012, 22:12

           

          Lucas,

          Boa Noite,

          Agradeço por ter esclarecido minha dúvida.

          xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

          Lucas,

          Eu Configurei para que o sistema fique compartilhado com 3 computadores, sendo:

          1 computador instalado oUbuntu.

          3 computadores instalado winxp e win7.

           

          1 - No computador Linux, criei o ip 200.169.254.1 ieducar no arquivo host

          2 - Nos demais computadores criei o ip 200.169.254.2 , 3 e 4, submacara, 255 final 0 e getware 200.169.254.1, acrescentando no arquivo host de cada um computador o ip 200.169.254.1 ieducar.

          3 - digitei ieducar no brownser dos computadores winxp e win7, porém não tive êxito na abertura da página intranet.

          Por favor, verifique esta situação, pois pretendo fazer testes com usuarios logados em rede com suas respectivas escolas para inserção de dados.

          Att.

           

          Paulo Barroso

           

           

           

           

          • 7a8919c03027d6e77450a1042ea5369a?only path=false&size=50&d=404Lucas D'Avila(usuário não autenticado)
            12 de Dezembro de 2012, 13:42

             

            Olá Paulo!

            Eu não trabalho com servidores locais, sempre remotos, mesmo assim tentarei te ajudar.

            O servidor local precisará de um IP estático, para isto não basta apenas configurar o IP do servidor local no arquivo /etc/hosts, tambem é necessário, configurar o arquivo /etc/network/interfaces, sendo assim ao rodar o comando ifconfig, deve ser exibido o IP configurado para o adaptador de rede usado, isto está acontecendo?

            Caso sim, para que o acesso (nos computadores clientes) funcione pelo host configurado, os clientes devem conseguir realizar ping diretamente para o IP do servidor local, assim como com o host configurado, isto está acontecendo?

            Caso sim, ao informar o IP do servidor local no navegador dos clientes, deve ser exibido algo como "It's working", ou alguma página do servidor de aplicação Apache identificando que ele está funcionando, isto esta acontecendo?

            Caso sim, para que os computadores clientes consigam acessar o ieducar, no servidor local, possivelmente você precisará configurar (no servidor local) um Virtual Host para o Apache, alem de configurar o host local, assim como configurar o IP estático no servidor local.

            Após isso, deveria ser possível o acesso dos clientes ao sistema.

            Qualquer duvida, por favor entre em contato novamente, abraço!

            Lucas D'Avila
            Portabilis Tecnologia
            portabilis.com.br

            • Bd969a3ce22a95bfe00add1283d24c58?only path=false&size=50&d=404paulo barroso(usuário não autenticado)
              12 de Dezembro de 2012, 23:56

               

              Lucas,

              Boa noite,

              Todos os procedimentos que você questionou foram feitos e deram certos, o problema de não acessar a página do ieducar no sitema WINXP e WIN7, foi por causa do navegador Internet Explorer, fiz o teste no Firefox e o resultado foi positivo.

              Att.

              Paulo Barroso

              XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

              Lucas,

              Boa noite,

              Por favor, me oriente,

              Eu crei 3 usuários, ambos para acessarem suas respectivas escolas X,Y,Z. Cadastrei 23 alunos.

              Que procedimento  eu faço para que o usuário Y e o usuário Z não vejam a relação de alunos que cadastrei da referida escola X, e vive versa?

               

              Att.

              Paulo Barroso

              • 7a8919c03027d6e77450a1042ea5369a?only path=false&size=50&d=404Lucas D'Avila(usuário não autenticado)
                15 de Dezembro de 2012, 13:14

                 

                Olá Paulo!

                Um dos objetivos do i-educar é centralizar o cadastro de alunos da rede escolar, logo, os alunos precisam ser cadastrados apenas uma vez na base, estando disponível para as demais escolas da rede escolar, caso este venha a ser transferido.

                Porem, uma vez matriculado em uma escola, outras escolas não poderão alterar tal matricula ou notas, até que este aluno seja transferido / matriculado para outra escola.

                Caso, as escolas que você cadastrou sejam de diferente redes escolares (ex, de municípios diferentes, ou sejam diferentes escolas privadas), então você precisará separar os dados em bases de dados distintas (uma para cada tenant).

                Lucas D'Avila
                Portabilis Tecnologia
                portabilis.com.br 

                • Bd969a3ce22a95bfe00add1283d24c58?only path=false&size=50&d=404paulo barroso(usuário não autenticado)
                  16 de Dezembro de 2012, 9:48

                   

                  Lucas,

                  Bom Dia,

                  Obrigado por sua colaboração, meu conhecimento é recente com relação à prática ao ambiente de banco de dados, mais com sua ajuda e as demais tenho a certeza que irei me apromirar cada vez mais e quem sabe serei no futuro tbem um colaborador eficiente e eficaz tanto quanto vc e sua equipe.

                   

                  Att.

                  Paulo Barroso.

                  • Bd969a3ce22a95bfe00add1283d24c58?only path=false&size=50&d=404paulo barroso(usuário não autenticado)
                    11 de Janeiro de 2013, 12:12

                     

                    Lucas,

                    Bom dia,

                    Eu instalei o ieducar em um servidor virtual, 186.​202.​178.​162/​iedu​car/​iedu​car/​,a opcao regra de avaliacao e componentes curriculares estao inoperantes, devido a pasta ieducar ser uma sub-pasta, modo rewrite está funcionando, htacess também está habilitado. Como faço para configura o ieducar para que o mesmo acesse direto nesse endereço 186.​202.​178.​162, sem acrescentar a sub-pasta ieducar.

                    Att.

                    Paulo Barroso

                    • 7a8919c03027d6e77450a1042ea5369a?only path=false&size=50&d=404Lucas D'Avila(usuário não autenticado)
                      11 de Janeiro de 2013, 12:52

                       

                      Olá Paulo!

                      A principio configurando um virtual host para o apache (no servidor) permitiria isto, você configurou um virtual host? Está similar ao exemplo abaixo? (lembre-se de atualizar o caminho "/var/www/ieducar" conforme sua instalação.

                      <VirtualHost *:80> 

                        ServerName ieducar.local 
                        DocumentRoot /var/www/ieducar 

                        <Directory /var/www/ieducar> 
                          Order allow,deny 
                          Allow from all 
                        </Directory> 
                      </VirtualHost>

                      #reescrita de url 
                      <Directory /var/www/ieducar/module> 
                        AllowOverride All 
                      </Directory> 

                      Caso não tenha configurado o virtual host, veja a documentação [1] para saber como faze-lo.

                      [1] http://svn.softwarepublico.gov.br/trac/ieducar/wiki/Manual/1.0.X/Instalacao#CriandoumvirtualhostnoApache2

                      Lucas D'Avila
                      Portabilis Tecnologia
                      portabilis.com.br 

                      • Bd969a3ce22a95bfe00add1283d24c58?only path=false&size=50&d=404paulo barroso(usuário não autenticado)
                        11 de Janeiro de 2013, 18:35

                         

                        Lucas,

                        Boa tarde,

                        O meu virtual host está configurado assim: 
                        <VirtualHost *:80>

                              ServerName ieducar

                              DocumentRoot /var/www/ieducar/ieducar

                        **  <Directory /var/www/ieducar/ieducar>   

                            AllowOverride All

                            Order allow,deny

                            Allowfrom all 

                        </Directory>

                        </VirtualHost> 

                         

                        ** Lucas, então está faltando eu incluir a palavra (/module) para que a opção regra de avaliação e componentes curriculares funcionem?

                        Abrindo o navegador  com o endereço 186.​202.​178.​162/​iedu​car/​iedu​car, funcionará normalmente as opções acima mencionadas?

                        Desde já agradeço. 

                        Att.

                        Paulo Barroso 

                         

                         

                         

                        • 7a8919c03027d6e77450a1042ea5369a?only path=false&size=50&d=404Lucas D'Avila(usuário não autenticado)
                          11 de Janeiro de 2013, 18:45

                           

                          Olá Paulo!

                          A principio o virtual host está ok, faltando apenas a parte abaixo, caso o /module/index.php não esteja reescrevendo as urls (necessário para as regras de avaliação e novos modulos serem acessados).

                          <Directory /var/www/ieducar/ieducar/module>  
                            AllowOverride All  
                          </Directory>  

                          De qualquer modo, penso que acessando a url como você esta fazendo ip/i​educ​ar/i​educ​ar não está passando pelo virtual host, pois estaria acessando diretamente neste local, o que possivelmente não permitirá acessar os novos modulos (como regra de avaliação),

                          você deveria acessar no navegador informando apenas http//:ip/ ou iedu​car/ (já que este é o host configurado no virtualhost, lembre-se de adiciona-lo ao /etc/hosts tambem).

                          Lucas D'Avila
                          Portabilis Tecnologia
                          portabilis.com.br

                          • Bd969a3ce22a95bfe00add1283d24c58?only path=false&size=50&d=404paulo barroso(usuário não autenticado)
                            11 de Janeiro de 2013, 20:53

                             

                            Lucas,

                            Boa noite,

                            Este endereço ip/i​educ​ar/i​educ​ar, está hospedado na rede mundial, eu acesso o servidor remotamente, por isso é preciso acrescentar a pasta e subpasta ieducar/ieducar para abrir o sistema.

                            Você sabe a forma de como se configura para que se possa acessar direto via navegador o ip, não havendo a necessidade de acrescentar as pasta e subpasta /ieducar/ieducar, já que o ip mencionado é o nome de um dominio.

                             Att. 

                            Paulo Barroso 

                             

                             

                            • 7a8919c03027d6e77450a1042ea5369a?only path=false&size=50&d=404Lucas D'Avila(usuário não autenticado)
                              14 de Janeiro de 2013, 9:44

                               

                              Oi Paulo!

                              Como disse, o virtual host deveria permitir acessar sem informar o caminho da pasta e subpasta, provavelmente existe alguma configuração errado, ou talvez seja necessário configurar algum host (no ubuntu em /etc/hosts) no cliente ou no servidor.

                              Quando você acessa ip/ o que é exibido no navegador, alguma página do apache, do ieducar, algum erro? Ao acessar diretamente pelo IP tambem verifique o que é gravado nos logs do apache.

                              No ubuntu, os logs ficam em /var/log/apache2/error.log e /var/log/apache2/other_vhosts_access.log respectivamente.

                              Abraço.

                              Lucas D'Avila
                              Portabilis Tecnologia
                              portabilis.com.br

                              • Bd969a3ce22a95bfe00add1283d24c58?only path=false&size=50&d=404paulo barroso(usuário não autenticado)
                                16 de Janeiro de 2013, 21:35

                                 

                                Lucas,

                                Boa noite,

                                Quando eu acesso 186.​202.​178.​162, aparece a seguinte mensagem:

                                It works!

                                This is the default web page for this server.

                                The web server software is running but no content has been added, yet.

                                xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

                                Quando eu acesso 186.​202.​178.​162/​iedu​car entra na tela:

                                intranet

                                Login: admin
                                Senha: admin

                                ae tudo bem, vc pode até acessar este endereço para entender melhor.

                                xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

                                Quando seleciono a opção - ieducar - escola - cadastro - regra de avaliação - listar regras, apresenta a seguinte mensagem:

                                Not Found

                                The requested URL /module/RegraAvaliacao/index was not found on this server.

                                Apache/2.2.20 (Ubuntu) Server at 186.202.178.162 Port 80.

                                Por favor,analise esta situação, pois já realizei todos os procedimentos orientado por e nao certo.

                                Desde já agradeço.

                                Att.

                                Paulo Barroso

                                • Bd969a3ce22a95bfe00add1283d24c58?only path=false&size=50&d=404paulo barroso(usuário não autenticado)
                                  19 de Janeiro de 2013, 17:24

                                   

                                  Lucas,

                                  Boa tarde

                                  Estou fazendo teste na emissão de boletim, quando eu preencho os dados do boletim e seleciono salvar, aparece uma tela em branco com um circulo como se estivesse processando, mais nao finaliza o processo para que os dados do boletim possa aparecer na tela .

                                  O que pode ser?

                                  Att.

                                   

                                  Paulo Barroso

                                   

                                  • Bd969a3ce22a95bfe00add1283d24c58?only path=false&size=50&d=404paulo barroso(usuário não autenticado)
                                    1 de Fevereiro de 2013, 22:50

                                     

                                    Lucas,

                                    Boa noite,

                                    Agradeço por vc e equipe enviarem o email informando das novas do I-Educar.

                                    Parabéns!

                                     

                                    Para a versão de desenvolvimento que está na página oficial do i-Educar no Github (que contém o módulo de Regras de Avaliação), basta apenas executar as migrações do banco de dados disponibilizadas em /misc/database/deltas/portabilis.

                                     

                                    Você pode me passar os passos de como migrar essas alterações.

                                     

                                    Att.

                                     

                                    Paulo Barroso

                                     

                                    • 7a8919c03027d6e77450a1042ea5369a?only path=false&size=50&d=404Lucas D'Avila(usuário não autenticado)
                                      5 de Fevereiro de 2013, 17:00

                                       

                                      Olá Paulo!

                                      Acho que alguem já respondeu a você em outra thread, de qualquer maneira as migrações devem ser executadas em ordem crescente (1... 5... 10), você deve executar todo o sql antes da linha -- //@UNDO

                                      Note que este processo é manual, na wiki existem instruções de como automatiza-lo, caso deseje.

                                      De qualquer modo, para novas instalações você pode seguir as instruções de instalação liberadas recentemente [1], na qual o banco de dados é restaurado apartir de um .dump cujo tais migrações já foram executadas.

                                      [1] goo.​gl/t​hhmv​&nbs​p;

                                      Lucas D'Avila
                                      Portabilis Tecnologia
                                      portabilis.com.br

                                      • Bd969a3ce22a95bfe00add1283d24c58?only path=false&size=50&d=404paulo barroso(usuário não autenticado)
                                        10 de Fevereiro de 2013, 20:19

                                         

                                        Lucas,

                                         

                                        Boa noite,

                                        Executei os deltas da pasta portabilis com sucesso.

                                        Na opção Movimentação/Faltas e Notas, aparcerem lançamento por aluno e lançamento por turma depois da atualização dos deltas da pasta portabilis. Em Movimentação/Faltas e Notas/lançamento por aluno os processos estão normais.

                                        Quando eu seleciono a opção Movimentação/Faltas e Notas/lançamento por turma, aparece uma tela em branco.

                                        Você pode me explicar porque acontece esta situação e o que devo configurar?

                                        Att.

                                        Paulo Barroso

                                         

                                        • 7a8919c03027d6e77450a1042ea5369a?only path=false&size=50&d=404Lucas D'Avila(usuário não autenticado)
                                          13 de Fevereiro de 2013, 17:38

                                           

                                          Olá Paulo!

                                          A principio tal erro não deveria ocorrer, para verificar o motivo do erro, por favor, edite o arquivo ieducar/modules/Avaliacao/Views/DiarioController.php descomentando as linhas abaixo: 

                                          error_reporting(E_ALL);
                                          ini_set("display_errors", 1);

                                          Salve o arquivo, em seguida acesse a funcionalidade verificando o motivo do erro que possivelmente será exibido.

                                          Lucas D'Avila
                                          Portabilis Tecnologia
                                          portabilis.com.br

                                          • Bd969a3ce22a95bfe00add1283d24c58?only path=false&size=50&d=404paulo barroso(usuário não autenticado)
                                            15 de Fevereiro de 2013, 22:21

                                             

                                            Lucas,

                                            Boa Noite,

                                            Descomentando as linha que você perdiu, no aquivo DiarioController.php, apareceu a seguinte mensagem:

                                            Warning: require_once(Portabilis/Controller/Page/ListController.php): failed to open stream: Arquivo ou diretório não encontrado in /var/www/ieducar/modules/Avaliacao/Views/DiarioController.php on line 35 Fatal error: require_once(): Failed opening required 'Portabilis/Controller/Page/ListController.php' (include_path='/var/www/ieducar/intranet:/var/www/ieducar/lib:/var/www/ieducar/modules:/var/www/ieducar/.:.:/usr/share/php:/usr/share/pear') in /var/www/ieducar/modules/Avaliacao/Views/DiarioController.php on line 35.

                                            O que preciso fazer para que a tela apresente lançamento por turma?

                                            Att.

                                            Paulo Barroso

                                             

                                             

                                             

                                             

                                            • Bd969a3ce22a95bfe00add1283d24c58?only path=false&size=50&d=404paulo barroso(usuário não autenticado)
                                              20 de Fevereiro de 2013, 22:37

                                               

                                              Lucas,

                                              Boa noite,

                                              fiz o teste na opção esqueceu sua senha?. Apareceu esta mensagem, o que devo fazer para corrigir este erro?

                                              Input error: k: Format of site key was invalid

                                              Redefinição senha

                                              Matrícula*

                                              Confirmação

                                              visual:

                                              Att.

                                              Paulo Souza

                                               

                                              • Bd969a3ce22a95bfe00add1283d24c58?only path=false&size=50&d=404paulo barroso(usuário não autenticado)
                                                21 de Fevereiro de 2013, 11:00

                                                 

                                                Lucas,

                                                Bom dia,

                                                Criei o usuario, adicionei a chave publica e particular, selecionei a opção esqueceu sua senha? me enviou esta mensagem.

                                                 Input error: Invalid referer

                                                 

                                                Esta mensagem que apacere, pode ser o dominio onde criei as chaves?

                                                Att.

                                                 

                                                Paulo Barroso

                                                 

                                              • Eae85cf4b9ff87c7886688fc1bb4fc0b?only path=false&size=50&d=404Fabiano Marcelo(usuário não autenticado)
                                                21 de Fevereiro de 2013, 11:22

                                                 

                                                Olá Paulo!!

                                                 

                                                Como vc fez para solucionar o problema "Input error: k: Format of site key was invalid "?

                                                 

                                                Grato.

                                                • Bd969a3ce22a95bfe00add1283d24c58?only path=false&size=50&d=404paulo barroso(usuário não autenticado)
                                                  21 de Fevereiro de 2013, 17:55

                                                   

                                                  Fabiano,

                                                  Boa tarde,

                                                  Depois de criado a conta, foram geradas as chaves public e private, onde adicionei as mesmas no arquivo ieduar.ini, neste arquivo exitem duas linhas: app.recaptcha.public_key =
                                                  app.recaptcha.private_key =

                                                  Faça o teste, para ver se aparece a mesma mensagem como mencionado anteriormente.

                                                  Aguardo sua resposta.

                                                  Att.

                                                  Paulo Barroso

                                                  • 7a8919c03027d6e77450a1042ea5369a?only path=false&size=50&d=404Lucas D'Avila(usuário não autenticado)
                                                    21 de Fevereiro de 2013, 19:32

                                                     

                                                    Olá Paulo!

                                                    Por favor, para duvidas de assuntos distintos inicie um novo tópico, assim como, quando resolver um assunto, poste a solução.

                                                    Sobre o erro no lançamento de notas por turma, ele continua? Caso sim, a mensagem "Arquivo ou diretório não encontrado in /var/www/ieducar/modules/Avaliacao/Views/DiarioController.php" explica o motivo do erro, certifique-se que este arquivo exista, neste local.

                                                    Sobre o erro "Input error: k: Format of site key was invalid", ele era exibido pelo widget javascript do recaptcha, quando as chaves de acesso são inválidas, as quais devem ser configuradas conforme orientações de instalação [1].

                                                    [1] http://goo.gl/thhmv

                                                    Lucas D'Avila
                                                    Portabilis Tecnologia
                                                    portabilis.com.br

                                                    • Bd969a3ce22a95bfe00add1283d24c58?only path=false&size=50&d=404paulo barroso(usuário não autenticado)
                                                      21 de Fevereiro de 2013, 20:01

                                                       

                                                      Lucas,

                                                      Boa Noite,

                                                      Sobre o lançamento de notas por turma, o problema já foi solucionado, atualizei os arquivos sql. conforme sua orientação.

                                                      Agradeço desde Já.

                                                      Att.

                                                      Paulo Souza

                                                       

                                                       

                                                       

                                                       

                                                      • Bd969a3ce22a95bfe00add1283d24c58?only path=false&size=50&d=404paulo barroso(usuário não autenticado)
                                                        21 de Fevereiro de 2013, 22:05

                                                         

                                                        Lucas,

                                                        Boa Noite,

                                                        1 - Com relação a criação de uma nova chave solicitada por você, selecionei a opção Esqueceu sua Senha? Apareceu a seguinte mensagem:

                                                        Redefinição Senha

                                                        Matricula: admin

                                                        Confirmação Visual: aparecem duas palavras para digitar:  DeAsati  fRom.

                                                         2 - Não está faltando a opção digitar a nova senha, ou enviar a senha esquecida para o email alternativo?.

                                                         

                                                        Att.

                                                        Paulo Barroso

                                                         

                                                        • 7a8919c03027d6e77450a1042ea5369a?only path=false&size=50&d=404Lucas D'Avila(usuário não autenticado)
                                                          21 de Fevereiro de 2013, 23:35

                                                           

                                                          Olá Paulo!

                                                          O formulário de redefinição de senha contem os campos "Matricula", "Confirmação visual" e os botões "Redefinir", "Entrar".

                                                          Ao informar uma matricula válida e confirmação visual, pressionando Redefinir, será enviado para o email do usuário (caso este tenha definido um), um link para redefinição da senha, o qual conterá um token de redefinição único.

                                                          Ao clicar no link de redefinição, o usuário será redirecionado a uma página, onde poderá informar a nova senha.

                                                          Lucas D'Avila
                                                          Portabilis Tecnologia
                                                          portabilis.com.br

                                                          • Bd969a3ce22a95bfe00add1283d24c58?only path=false&size=50&d=404paulo barroso(usuário não autenticado)
                                                            23 de Fevereiro de 2013, 9:32

                                                             

                                                             

                                                            Lucas,

                                                            Bom dia,

                                                            Quando eu digito as duas palavras e seleciono redefinir, volta para a mesma tela pedindo para digitar a duas palavras, eu digito as palavras conforme aparece, no arquivo de configuração, em mailer já adicionei o endereço de email, mais como informei acima sempre pede para digitar as novas palavras.

                                                            Por favor, o que pode estar acontecendo?

                                                             

                                                            Att

                                                            Paulo Barroso

                                                            • 7a8919c03027d6e77450a1042ea5369a?only path=false&size=50&d=404Lucas D'Avila(usuário não autenticado)
                                                              25 de Fevereiro de 2013, 15:04

                                                               

                                                              Olá Paulo!

                                                              Ao pressionar "Redefinir" é esperado uma das três mensagens abaixo:

                                                              "Por favor, informe a confirmação visual no respectivo campo.", exibido quando a confirmação informada seja inválida.

                                                              "Parece que seu usuário não possui um e-mail definido, por favor, solicite ao administrador do sistema para definir seu e-mail (em DRH > Cadastro de funcionários) e tente novamente.", exibido quando o usuário ainda não definiu seu email (solicitado ao fazer login).

                                                              "Enviamos um e-mail para você, por favor, clique no link recebido para redefinir sua senha.", exibido quando a confirmação está correta e o usuário possui um email definido.

                                                              Paulo, você esta utilizando a versão liberada no github da portabilis, ou esta utilizando uma versão sua mesclada com nossas alterações?

                                                              Questiono, pois este erro, assim como a falta do arquivo necessário para lançamento por turma (relatado por você nos posts acima) não ocorre na versão disponibilizada pela Portabilis.

                                                              Certifique-se de estar utilizando a versão disponibilizada pela Portabilis, ou que a aplicação utilizada contenha todas as alterações realizadas pela Portabilis, e que caso o tenha feito, ao mesclar suas mudanças, as mudanças feitas pela Portabilis (necessárias para as funcionalidades desenvolvidas pela Portabilis funcionarem) não tenham sido subescritas pelas suas mudanças.

                                                              Lucas D'Avila
                                                              Portabilis Tecnologia
                                                              portabilis.com.br

                                                              • Bd969a3ce22a95bfe00add1283d24c58?only path=false&size=50&d=404paulo barroso(usuário não autenticado)
                                                                25 de Fevereiro de 2013, 20:49

                                                                 

                                                                Lucas,

                                                                 

                                                                Boa noite,

                                                                Estou utilizando a versão liberada no git da portabilis.

                                                                1 - Com relação ao lançamento por turma, já foi normalizado, motivo pelo qual eu ter feito a subscrição dos arquivos sql na ordem, contidos na pasta portabilis.

                                                                (2) - Com relação ao Redefinir a senha , fiz os procedimentos orientados por você, o resultado apareceu a mensagem.

                                                                Erro inesperado

                                                                Desculpe-nos, algum erro inesperado ocorreu, tente seguir as etapas abaixo:

                                                                Tente novamente
                                                                Faça logoff do sistema e tente novamente
                                                                Caso o erro persista, por favor, solicite suporte.
                                                                Detalhes:
                                                                Erro app
                                                                Unable to connect to tcp://www.google.com:80. Error: Network is unreachable

                                                                Erro php
                                                                Undefined index: excluir

                                                                Arquivo

                                                                (linha: 126) /var/www/ieducar/intranet/include/clsCadastro.inc.php

                                                                Você pode me explicar esta situação (2)

                                                                 Att.

                                                                Paulo Barroso

                                                                 

                                                                 

                                                                • 7a8919c03027d6e77450a1042ea5369a?only path=false&size=50&d=404Lucas D'Avila(usuário não autenticado)
                                                                  26 de Fevereiro de 2013, 13:59

                                                                   

                                                                  Olá Paulo!

                                                                  O Recaptcha é um serviço do google, a geração dos códigos / validação dos valores informados é executada por serviços do google.

                                                                  Logo, o servidor ao qual você instalou o ieducar precisa estar conectado a internet e ter acesso liberado (caso exista algum firewall) para se conectar ao serviço do google.

                                                                  Certifique-se que o servidor esteja conectado a internet no momento em que você usa o recaptcha e que caso exista um firewall, este possua regras permitindo conexão de saida aos IPs do google, veja esta página na wiki do recaptcha [1] para saber como verificar os IP's do google.

                                                                  [1] code.google.com/p/recaptcha/wiki/FirewallsAndRecaptcha

                                                                  Lucas D'Avila
                                                                  Portabilis Tecnologia
                                                                  portabilis.com.br

                                                                  • Bd969a3ce22a95bfe00add1283d24c58?only path=false&size=50&d=404paulo barroso(usuário não autenticado)
                                                                    27 de Fevereiro de 2013, 11:12

                                                                     

                                                                    Lucas,

                                                                    Bom dia,

                                                                    Para eu poder instalar o postgresql conforme orientação passo a passo que foi disponibilizado no portal, eu tenho que ter instalado no meu computador o postgresql e o backup do banco criado no mesmo, para depois poder fazer as instalações passo a passo disponibilizada no portal.

                                                                    Uma vez que, ao executar o comando:

                                                                    curl -L raw.​gith​ub.c​om/g​ist/​4711​321/​2_db​.sh | bash,

                                                                    root@educacao:~# curl -L raw.​gith​ub.c​om/g​ist/​4711​321/​2_db​.sh | bash
                                                                      % Total    % Received % Xferd  Average Speed   Time    Time     Time  Current
                                                                                                     Dload  Upload   Total   Spent    Left  Speed
                                                                    100  1035  100  1035    0     0    224      0  0:00:04  0:00:04 --:--:--   274

                                                                    ** Instalando postgres 8.2 via pgvm
                                                                    bash: linha 2: pgvm: comando não encontrado

                                                                    ** Criando cluster main
                                                                    bash: linha 5: pgvm: comando não encontrado
                                                                    bash: linha 6: pgvm: comando não encontrado
                                                                    bash: linha 7: pgvm: comando não encontrado

                                                                    ** Adicionando usuário ieducar
                                                                    bash: linha 10: /root/.pgvm/environments/8.2.23/bin/createuser: Arquivo ou diretório não encontrado

                                                                    ** Baixando dump banco de dados
                                                                    Lendo listas de pacotes... Pronto
                                                                    Construindo árvore de dependências       
                                                                    Lendo informação de estado... Pronto
                                                                    wget já é a versão mais nova.
                                                                    0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 457 não atualizados.
                                                                    rm: não foi possível remover "ieducar.backup.gz": Arquivo ou diretório não encontrado
                                                                    rm: não foi possível remover "ieducar.backup": Arquivo ou diretório não encontrado
                                                                    --2013-02-27 10:55:41--  s3-u​s-we​st-2​.ama​zona​ws.c​om/p​orta​bili​s2/p​ubli​c/ie​duca​r/ie​duca​r.ba​ckup​.gz
                                                                    Resolvendo s3-us-west-2.amazonaws.com... 205.251.235.61
                                                                    Conectando-se a s3-us-west-2.amazonaws.com|205.251.235.61|:443... conectado.
                                                                    ERRO: o nome comum no certificado “*.s3-us-west-2.amazonaws.com” não coincide com o nome de máquina solicitado “s3-us-west-2.amazonaws.com”.
                                                                    Para se conectar a s3-us-west-2.amazonaws.com de forma insegura, use "--no-check-certificate".
                                                                    gzip: ieducar.backup.gz: No such file or directory

                                                                    ** Restaurando dump do banco de dados
                                                                    bash: linha 20: /root/.pgvm/environments/8.2.23/bin/createdb: Arquivo ou diretório não encontrado
                                                                    bash: linha 21: /root/.pgvm/environments/8.2.23/bin/pg_restore: Arquivo ou diretório não encontrado

                                                                    ** Definindo search_path
                                                                    bash: linha 24: /root/.pgvm/environments/8.2.23/bin/psql: Arquivo ou diretório não encontrado

                                                                    Att.

                                                                     

                                                                    Paulo Barroso

                                                                    • 7a8919c03027d6e77450a1042ea5369a?only path=false&size=50&d=404Lucas D'Avila(usuário não autenticado)
                                                                      28 de Fevereiro de 2013, 20:09

                                                                       

                                                                      Olá Paulo!

                                                                      Não é necessário você instalar o postgresql nem possuir um backup da base de dados, os passos para instalação disponibilizados fazem exatamente isto, instalam o postgresql via pgvm e baixam um banco de dados inicial disponibilizado pela Portabilis.

                                                                      Os erros exibidos (pgvm: comando não encontrado), eram causados por um possível erro no pgvm, o que impedia que o mesmo executasse  / instalasse o banco de dados.

                                                                      Conforme respondido neste post [1] relatando o mesmo erro, o problema foi resolvido, peço que leia os meus últimos comentários neste, relatando como como seguir com a instalação. 

                                                                      [1] softwarepublico.gov.br/dotlrn/clubs/ieducar/forums/message-view?message_id=63867527

                                                                      Lucas D'Avila
                                                                      Portabilis Tecnologia
                                                                      portabilis.com.br

                                                                      • Bd969a3ce22a95bfe00add1283d24c58?only path=false&size=50&d=404paulo barroso(usuário não autenticado)
                                                                        1 de Março de 2013, 6:52

                                                                         

                                                                        Lucas,

                                                                        Bom Dia,

                                                                        Quando eu cadastro uma escola, eu insiro o número do Inep e os demais campos, e no final do preenchimento do formulário eu seleciono salvar, neste momento aparece uma mensagem: "é necessário receber uma variável ID", e o cadastro é finalizado com sucesso, porém na listagem não aparece o numero do INEP e sim o nome da escola e Instituição.

                                                                        Porque acontece esta situação?

                                                                        Att.

                                                                        Paulo Barroso

                                                                        • 7a8919c03027d6e77450a1042ea5369a?only path=false&size=50&d=404Lucas D'Avila(usuário não autenticado)
                                                                          1 de Março de 2013, 18:10

                                                                           

                                                                          Olá Paulo!

                                                                          Confirmado, isto é um erro, ocorre pois uma requisição ajax solicita a uma API para atualizar o código inep antes de cadastrar a escola (não sendo enviado o id da escola).

                                                                          Isto já foi corrigido, o commit será enviado para o repositório do github semana que vem.

                                                                          O Erro não impede o cadastro da escola, apenas o código inep que ficará em branco, precisando editar a escola e defini-lo novamente.

                                                                          Lucas D'Avila
                                                                          Portabilis Tecnologia
                                                                          portabilis.com.br

                                                                          • Bd969a3ce22a95bfe00add1283d24c58?only path=false&size=50&d=404paulo barroso(usuário não autenticado)
                                                                            1 de Março de 2013, 20:49

                                                                             

                                                                            Lucas,

                                                                            Boa noite, 

                                                                             

                                                                            Então terei que baixar através do git a pasta ieducar contendo estas correções atualizadas?

                                                                            Por favor, me informe quando estiver disponivel no portal para que eu possa  continuar o processo de cadastramento.

                                                                             

                                                                            Att.

                                                                            Paulo Souza

                                                                            • Bd969a3ce22a95bfe00add1283d24c58?only path=false&size=50&d=404paulo barroso(usuário não autenticado)
                                                                              5 de Março de 2013, 13:14

                                                                               

                                                                              Lucas,

                                                                              Boa tarde,

                                                                               

                                                                              Confirme, encontra-se disponivel no portal atualização para inserção do código INEP, segundo você informou que já estaria disponível esta semana?

                                                                               

                                                                              Att.

                                                                               

                                                                              Paulo Barroso

                                                                                

                                                                              • 7a8919c03027d6e77450a1042ea5369a?only path=false&size=50&d=404Lucas D'Avila(usuário não autenticado)
                                                                                7 de Março de 2013, 15:06

                                                                                 

                                                                                Olá Paulo!

                                                                                As alterações foram liberadas já no 05 de março.

                                                                                Na wiki [1] você encontra instruções básicas de como puxar por meio do git, as ultimas alterações liberadas no repositório github da Portabilis.

                                                                                [1] goo.gl/EBDPt

                                                                                Lucas D'Avila
                                                                                Portabilis Tecnologia
                                                                                portabilis.com.br

                                                                                • Bd969a3ce22a95bfe00add1283d24c58?only path=false&size=50&d=404paulo barroso(usuário não autenticado)
                                                                                  7 de Março de 2013, 18:13

                                                                                   

                                                                                  Lucas,

                                                                                   

                                                                                  Boa tarde,

                                                                                   

                                                                                  Agradeço seu empenho em responder a contento minhas perguntas. Parabéns.

                                                                                  Continuarei contactando com você em relação a outras orientações funcionais do sistema.

                                                                                   

                                                                                  Att. 

                                                                                   

                                                                                  Paulo Barroso

                                                                                   

                                                                                • 4f225038ce3072b9ab30243f512dee96?only path=false&size=50&d=404Welber Pereira(usuário não autenticado)
                                                                                  10 de Março de 2013, 16:18

                                                                                   

                                                                                  Ola Sr.Lucas

                                                                                   

                                                                                  Onde o pgvm coloca as DBs do Ieducar? pois nao estou achando esse diretorio para fazer backup.Nao estou conseguindo fazer a criacao do backup pelo diretorio padrao do postgres.

                                                                                   

                                                                                  Att

                                                                                   

                                                                                  Welber Junio Evangelista Pereira

                                                                                  • 7a8919c03027d6e77450a1042ea5369a?only path=false&size=50&d=404Lucas D'Avila(usuário não autenticado)
                                                                                    15 de Março de 2013, 15:36

                                                                                     

                                                                                    Olá Welber!

                                                                                    Por favor, quando se tratar de duvidas não relacionadas diretamente ao post, inicie outro post!

                                                                                    Os binários do postgres estão localizados em ~/.pgvm/environments/8.2.23/bin/ já o cluster em ~/.pgvm/clusters/8.2.23/main/

                                                                                    Lucas D'Avila
                                                                                    Portabilis Tecnologia
                                                                                    portabilis.com.br

                                                                                    • F312ac13e3a994c01babb3000363845c?only path=false&size=50&d=404Jeime Nunes(usuário não autenticado)
                                                                                      25 de Março de 2013, 17:12

                                                                                       

                                                                                      Oi Lucas!

                                                                                      Seguindo as instruções do passo a passo após executar o camando git pull origin master para atualização está ocorrendo a seguinte menssagem de erro
                                                                                      fatal: Not a git repository (or any of the parent directories): .git

                                                                                      O caminho para o repositório é esse mesmo?

                                                                                      Desde já grato pela atenção.

                                                                                      Jeime Nunes
                                                                                       

                                                                                      • 7a8919c03027d6e77450a1042ea5369a?only path=false&size=50&d=404Lucas D'Avila(usuário não autenticado)
                                                                                        26 de Março de 2013, 14:22

                                                                                         

                                                                                        Olá Jeime!

                                                                                        Por favor, inicie um novo post para sua duvida contendo um assunto relacionado, isto ajudará outras pessoas ao pesquisar posts, este post já está muito longo, com duvidas não relacionadas ao post inicial.

                                                                                        Lucas D'Avila
                                                                                        Portabilis Tecnologia
                                                                                        portabilis.com.br

                                                • 7a8919c03027d6e77450a1042ea5369a?only path=false&size=50&d=404Lucas D'Avila(usuário não autenticado)
                                                  21 de Fevereiro de 2013, 19:40

                                                   

                                                  Olá Paulo!

                                                  Sobre o erro "Input error: Invalid referer" do recaptcha, experimente criar uma nova chave, marcando a opção "Enable this key on all domains (global key)", atualize as chaves no arquivo de configuração e me diga o que acontece.

                                                  Lucas D'Avila
                                                  Portabilis Tecnologia
                                                  portabilis.com.br

Mapeamento do i-Educar por todo o Brasil

23 de Abril de 2018, 16:31, por Tiago Giusti

A Portabilis, organização que é integrante da comunidade desde 2009 e que atua no papel de mantenedora do projeto, propôs uma renovação de energias, ao final de 2017, para levar o i-Educar ainda mais longe.



Situação atual do lançamento do maior software livre de gestão escolar do Brasil

10 de Abril de 2018, 11:29, por Tiago Giusti

O Coordenador da Comunidade i-Educar e CEO da Portabilis, Tiago Giusti, foi a Brasília, no fim do ano passado, representando a Comunidade i-Educar numa visita ao Ministério do Planejamento para discutir soluções para alguns assuntos de interesse da Comunidade, tais como:



Em 2018, queremos o i-Educar por todo o Brasil

28 de Dezembro de 2017, 23:08, por Tiago Giusti

Esta mensagem é diferente das de retrospectiva dos anos anteriores. Vamos abordar primeiro sobre o futuro, encerrando com um resumo de como foi 2017.



Prefeitura de Criciúma implanta o i-Educar na rede municipal de ensino

20 de Dezembro de 2017, 11:04, por Tiago Giusti

Buscando melhorar o sistema de informações da rede municipal de ensino de Criciúma, a Administração Municipal, através da Secretaria de Educação e da Diretoria de Tecnologia da Informação (TI), implantará um software de gestão de dados nas unidades educacionais. Denominado i-Educar, o sistema aperfeiçoará o armazenamento de dados e auxiliará gestores e professores de Criciúma.



Retrospectiva i-Educar 2016: o que conseguimos realizar?

31 de Dezembro de 2016, 12:00, por Tiago Giusti

Chegamos a mais um 31/12 e é hora de fazermos a retrospectiva da Comunidade i-Educar, como temos feito todos os finais de ano.