Ir para o conteúdo

 Voltar a i-Educar Sup...
Tela cheia

Manual do Ieducar

6 de Maio de 2009, 10:50 , por Desconhecido - | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Visualizado 460 vezes

Bom dia pessoal, gostaria de saber se existe um manual de utilização do software. Procurei nos arquivos e no fórum e não encontrei.

Obrigado.

Wálisson

Autor: Walisson Paulo de Araujo da Silva


1616 comentários

  • 503e17102f7c813397aa672a32756b54?only path=false&size=50&d=404Eriksen Costa(usuário não autenticado)
    6 de Maio de 2009, 11:23

     

    Wállison,

    Não no momento.

    A documentação do i-Educar é mantida no nosso wiki, lá é que você encontrará documentos atualizados.

    att,
    Eriksen Costa
    Analista Desenvolvedor
    Cobra Tecnologia S.A.

  • 60dba8d060aa5c7eef7df40047a118a9?only path=false&size=50&d=404Walisson Paulo de Araujo da Silva(usuário não autenticado)
    6 de Maio de 2009, 11:34

     

    Valew Eriksen,

     

    vou aguardar então.

     

    Wálisson

    • 2595280885ef15bfb03d5de11d222925?only path=false&size=50&d=404Pedro Luiz Eyng Simões(usuário não autenticado)
      6 de Maio de 2009, 13:52

       

      Walisson,

       

      Queremos fazer um manual de utilização, infelizmente até hoje nunca tivemos, porém quero começar a desenvolver um na semana que vem, gostaria da ajuda de todos que puderem contribuir. Talvez nesse espaço possamos colocar a contribuição de cada um e vamos formatar juntos um bom manual e bem explicativo pro i-Educar.

       

      att.

      Pedro

      Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação

      Ministério do Planejamento

       

  • 60dba8d060aa5c7eef7df40047a118a9?only path=false&size=50&d=404Walisson Paulo de Araujo da Silva(usuário não autenticado)
    6 de Maio de 2009, 15:14

     

    Ok, pode contar comigo.

  • 347753856e44bdeb7cf5830694669a5d?only path=false&size=50&d=404Tiago Giusti(usuário não autenticado)
    21 de Agosto de 2009, 20:07

     

    Olá,

     Acho interessante começarmos um wiki das funcionalidades do sistema, assim como os colegas comentaram. Estou com dificuldades em compreender alguns detalhes no i-Educar.

    Aproveito o tópico para relacionar algumas dúvidas básicas, talvez seja dúvida de alguns colegas também, então vamos lá:

     1) No Módulo Escola eu posso estar registrando a Instituição, Escola, Cursos, Servidors, Alunos etc. Gostaria de saber se é possível manter um mesmo banco de dados para várias Instituições (Secretarias de Educação), ou seja, implanto o sistema em uma Prefeitura X e cadastro as Escolas para esta Prefeitura, depois, no mesmo banco Cadastro a Prefeitura Y e suas escolas? Qual suas opiniões a respeito disso, é melhor ter um banco para cada prefeitura?

    2) Ainda no Módulo Escola, percebi que é possível registrar uma matrícula de acesso para os Servidores. Estes Servidores, no caso de professores, creio que podem acessar o sistema e lançar notas e faltas de alunos, assim como permissões a operações pertinentes ao professor, correto? Bom, não compreendi como fazer para disponibilizar uma senha de acesso ao aluno, pois isto possibilitaria o mesmo consultar suas notas, faltas e disciplinas que está cursando. Enfim, como eu posso conceder acesso ao aluno ao sistema? Penso que o sistema deveria funcionar de forma hierárquica de acesso, ou seja, secretário municipal de educação, diretores, professores/funcionários, alunos, pais de alunos, outros. Quando cito pais de alunos, quero dizer que os próprios pais poderiam ter um acesso também, por que não? Eles podem querer acompanhar as notas de seus filhos, acompanhar andamento de atividades, e trocar mensagens com professores, etc.

    3) No Módulo Biblioteca, entendi que ele opera um pouca desconexo do Módulo Escola. Exemplo: as bibliotecas podem ser inúmeras no município, de várias escolas e também a biblioteca central municipal. Quando um aluno ou servidor consultar o acervo, que esta consulta de um exemplar seja realizada em todas as bibliotecas do município. Aliás, aqui se abre uma ideia sobre este assunto: os cidadãos do município poderiam ter algum tipo de acesso a esta consulta de exemplares, assim, quando desejassem realizar algum empréstimo poderiam ser registrados na biblioteca central e ter acesso a todo o acervo municipal.

    A princípio são estas dúvidas, estarei efetuando mais testes no sistema e postando minhas dúvidas aqui. Em breve, poderemos começar a documentar alguma coisa. Obrigado.

    • 503e17102f7c813397aa672a32756b54?only path=false&size=50&d=404Eriksen Costa(usuário não autenticado)
      21 de Agosto de 2009, 20:32

       

      Tiago,

      Tem uma área do wiki para o manual (link). Comecei ontem a postar lá, acho que ninguém notou nos links que atualizei no nosso portlet "Documentação oficial".

      As respostas (sendo muito breve):

      1. Sim, pode.

      2. Sim, precisa implementar, o modelo atual não escala. Voluntários?

      3. Boa ideia. Idem a 2.

      As ideias são ótimas. Crie uma proposta no wiki, vamos ver no que elas evoluem. Tenho algumas considerações e ideias sobre o assunto, coisas que apareceram em conversas com nossos clientes.

      abs,
      Eriksen Costa
      Analista Desenvolvedor
      Projeto i-Educar, contribuições
      Cobra Tecnologia S.A.

      • 347753856e44bdeb7cf5830694669a5d?only path=false&size=50&d=404Tiago Giusti(usuário não autenticado)
        27 de Agosto de 2009, 9:55

         

        Eriksen,

         Proposta criada. Assim que possível vou melhorando o texto. Um abraço,

        • 503e17102f7c813397aa672a32756b54?only path=false&size=50&d=404Eriksen Costa(usuário não autenticado)
          27 de Agosto de 2009, 11:11

           

          Quando fizer atualizações nas páginas do Trac wiki, dê uma pequena descrição do que foi alterado, fica mais fácil de ver na timeline.

          Criei um tópico fixo sobre o assunto no fórum Desenvolvimento. Assim, opiniões vão para lá e tudo que for de comum acordo vai para o wiki.

          Só não espere que seja um processo rápido, pois a comunidade ainda não tem um time de desenvolvedores. Aos poucos os critérios técnicos serão definidos.

          A proposta é boa.

          abs,
          Eriksen Costa
          Analista Desenvolvedor
          Projeto i-Educar, contribuições
          Cobra Tecnologia S.A.

  • B4091f57d3ca4f9c6d8a121652776337?only path=false&size=50&d=404ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO OLIVEIRA CAMPOS(usuário não autenticado)
    31 de Agosto de 2009, 18:24

     

    OLÁ AMIGO

     

    TB ACHO DE EXTREMA NECESSIDADE UM MANUAL

     

    POIS, NAO NAO DÁ PRA COPREENDER TODAS AS FINCIONALIDADES DO SISTEMA, PARA QUE SERVE, O QUE DEVE SER FEITO PRIMEIRO.

     

    POR EXEMPLO, NO CADASTRO DE CURSO EXISTEM VARIAS FUNCÇOES QUE NAO FICAM CLARAS

     NO CADASTRO DE TURMA TEM TIPO DE TURMA , O Q VEM A SER ISSO?

    NO CADASTRO DE LUNO E PEDIDO PRIMEIRAMENTE O CPF, E SE O ALUNO NAO POSSUIR, COMO PROCEDER COM COM CADASTRO?

     

    ENTÃO RESUMINDO, O I-EDUCAR TEM TUDO PRA SER UM OTIMO SOFTWARE DE GESTÃO ESCOLAR, MAS SEM UM MANUAL COMPLETO, DIGO COMPLETO MESMO, PRA QUE SE POSSA ENTENDER TODO SEU FUNCIONAMENTO, FICA DIFICIL O SEU USO.

     

    GRATO

     

    • 503e17102f7c813397aa672a32756b54?only path=false&size=50&d=404Eriksen Costa(usuário não autenticado)
      1 de Setembro de 2009, 8:51

       

      Do-ocracy, meu caro.Veja quantas pessoas estão ajudando a escrever o manual e entenda porque ele está incompleto. Outra solução é você contratar um dos prestadores de serviço pois estes devem ter material de treinamento. Evite o caps lock, por favor, dificulta a leitura.Obrigado.  

      • F77455f2a4a854957fc6f124a4575852?only path=false&size=50&d=404Walter Marinho Pereira(usuário não autenticado)
        1 de Setembro de 2009, 23:03

         

        Olá, pessoal

        Eu concordo com as orientações citadas acima e ratifico o que falou o Eriksen, mas acrescento mais um item, não basta ser Analista de Sistema ou ter habilidades em TIC é preciso conhecer os processos e rotinas técnico-administrativas, acadêmicas e pedagógicas processadas nas Escolas, caso não saiba convide um técnico em educação para dar o suporte necessário.     

        • 5b4761111b664044df3901a685db5b27?only path=false&size=50&d=404Enoc Oliveira Santos(usuário não autenticado)
          26 de Novembro de 2009, 8:09

           

          Caro Walter.

          Bom Dia!!!

          Sua intervenção sobre os questionamentos levantados acerca das funcionalidades do I-educar foi de uma felicidade indescritivel. As pessoas que quiserem contribuir com o desenvolvimento do programa têm que ter conhecimento na área educacional e nao só de sistema. Apenas uma opinião. O Inep desenvolveu, em 1996, um programa chamado Saemec. Eu o utilizei aqui na escola. É ótimo. Tive alguns problemas com ele. Mas, foi por falta de conhecimento mesmo. Se os senhores dessem uma olhadinha nele, poderia melhorar as funcionalidades do I-educar. O banco de dados dele é access. O Saemec é muito bom!!!. A secretaria da educação da Bahia utilizava o programa até 2 anos atrás. Eu tenho o instalador dele em CD.

          Outrossim, quero parabenizá-los ainda, pela iniciativa de disponibilizar para os municipios um programa tão robusto e de forma livre. Estávamos precisando de pessoas predispostas a ajudar na melhoria da educaçao do nosso pais. Vocês nao só estão ajudando a concretizar esse sonho, como estão mobilizando o país.

          Em tempo, solicito do desenvolvedor um passo a passo para o cadastramento de turma estou com um problemao.. a briga com o sistema já dura uma semana e nao conseguir cadastrar turma. Quando coloco a Instituição o nome da escola nao aparece. E o resultado é um efeito dominó descarrilhando ladeira abaixo.

          Enoc Oliveira Santos

          Érico Cardoso - Bahia

          Email: enoc_santos@ig.com.br

          Parabéns.

           

Mapeamento do i-Educar por todo o Brasil

23 de Abril de 2018, 16:31, por Tiago Giusti

A Portabilis, organização que é integrante da comunidade desde 2009 e que atua no papel de mantenedora do projeto, propôs uma renovação de energias, ao final de 2017, para levar o i-Educar ainda mais longe.



Situação atual do lançamento do maior software livre de gestão escolar do Brasil

10 de Abril de 2018, 11:29, por Tiago Giusti

O Coordenador da Comunidade i-Educar e CEO da Portabilis, Tiago Giusti, foi a Brasília, no fim do ano passado, representando a Comunidade i-Educar numa visita ao Ministério do Planejamento para discutir soluções para alguns assuntos de interesse da Comunidade, tais como:



Em 2018, queremos o i-Educar por todo o Brasil

28 de Dezembro de 2017, 23:08, por Tiago Giusti

Esta mensagem é diferente das de retrospectiva dos anos anteriores. Vamos abordar primeiro sobre o futuro, encerrando com um resumo de como foi 2017.



Prefeitura de Criciúma implanta o i-Educar na rede municipal de ensino

20 de Dezembro de 2017, 11:04, por Tiago Giusti

Buscando melhorar o sistema de informações da rede municipal de ensino de Criciúma, a Administração Municipal, através da Secretaria de Educação e da Diretoria de Tecnologia da Informação (TI), implantará um software de gestão de dados nas unidades educacionais. Denominado i-Educar, o sistema aperfeiçoará o armazenamento de dados e auxiliará gestores e professores de Criciúma.



Retrospectiva i-Educar 2016: o que conseguimos realizar?

31 de Dezembro de 2016, 12:00, por Tiago Giusti

Chegamos a mais um 31/12 e é hora de fazermos a retrospectiva da Comunidade i-Educar, como temos feito todos os finais de ano.