Gostaria da opinião de vocês sobre um tema que já se tornou mito do mundo do software livre, a viabilização de um modelo de negócios.
Particularmente acredito muito na potencialidade econômica do software livre, porém, muitas pessoas me questionam sobre a veracidade da questão. E o que sempre vejo é que estas pessoas carregam consigo um mito terrível de que software livre é apenas uma onda onde alguns programadores loucos decidem desenvolver alguma coisa e licenciam como livre só para terem o prestígio. Para estas pessoas software livre é apenas passa tempo de alguns, e duvidam sempre da viabilidade econômica de tal artefato. O que sou sempre questionado é o fato da venda do software, pois, para a mente de muitas dessas pessoas, o que faz com que as empresas de TI se mantenham no mercado é o fato de estas terem um software que é delas, quando na verdade não é isso, pois o que leva, normalmente, um cliente a optar por um ou outro fornecedor está mais ligado ao prestígio dos fornecedores em questão, aos seus dados históricos, se a empresa é bem vista no mercado, se ela oferece garantias, etc e não o “produto” software em si.
Portanto gostaria da opinião dos senhores sobre a viabilidade de ter empresas especializada na prestação de serviços e desenvolvimento de soluções em plataforma livre. Mais precisamente, os senhores acham que existe a necessidade de ter empresas especializadas no I-educar, por exemplo?
Atenciosamente:
Adriano Pecenin.
Autor: Adriano Pecenin
1Um comentário