Ir para o conteúdo

 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

InVesalius participa do I Encontro de Python Científico na Petrobras

11 de Março de 2008, 17:50 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Visualizado 11 vezes

           
Telas do software InVesalius com projeção estéreo, a esquerda, e participantes do Encontro no Cenpes, a direita

O software InVesalius marcou presença no I Encontro de Python Científico brasileiro, realizado no Cenpes (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello) da Petrobras, no Rio de Janeiro, realizado durante os dias 20 e 21 de fevereiro

 


 


Além da troca de experiência entre desenvolvedores, o evento possibilitou que fossem realizados testes em uma sala de projeção estéreo, utilizando o modo de visualização Crystal-Eyes, disponível na versão 2.0.25 do software InVesalius. Com óculos especiais e uma tela de projeção adequada, os participantes tiveram a sensação de navegar por dentro de crânios humanos, como se pudessem tocar suas estruturas.

Métodos de visualização estéreo, como o testado no Cenpes, podem ser uma alternativa a protótipos rápidos (réplicas físicas) em diversas áreas - dentre as quais a medicina. Eles oferecem a noção de profundidade aos usuários, freqüentemente sem a necesssidade de grandes investimentos. Empresas nacionais como a Tecnoglasses, por exemplo, comercializam óculos de lentes azul-vermelha com custos bastante acessíveis. Tais óculos possibilitam que o usuário enxergue imagens geradas pelo software InVesalius, oferecendo a sensação de profundidade em estruturas anatômicas.

 



De acordo com o analista de sistemas Luis Gustavo Neves, da Petrobras, a sala de projeção estéreo permite que sejam identificadas oportunidades de melhoria em projetos tridimensionais. "Muitos
detalhes e por vezes a verdadeira forma das estruturas não se revelam até fazermos testes na sala de projeção estéreo. A nova dimensão gerada através da projeção estéreo, muitas vezes fornece aos técnicos instantaneamente uma maior compreensão dos modelos."

Saiba mais sobre o Encontro, acessando Reportagem da Petrobras.


Autor: Tatiana Al-Chueyr Pereira Martins


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

Tutorial passo-a-passo sobre uso do software InVesalius 3

17 de Abril de 2010, 11:45, por Desconhecido

Se você tem interesse em utilizar o software de reconstrução 3D de imagens médicas InVesalius, mas não sabe por onde começar, acesse já o tutorial escrito pelo designer Cícero Moraes:



InVesalius 3 Beta 2 disponível

6 de Março de 2010, 11:41, por Desconhecido

Para saber mais sobre o InVesalius 3.0.0 Beta 2, leia:
http://svn.softwarepublico.gov.br/trac/invesalius/wiki/releases/pt/changelog

Continue contribuindo com a Comunidade InVesalius!

------------------------------------



Siga cada passo do InVesalius com o Twitter!

8 de Fevereiro de 2010, 9:57, por Desconhecido

Acompanhar o InVesalius pelo Twitter permitirá que você saiba, em primeira mão, sobre:



InVesalius 3 Beta 1 disponível para testes em Windows e GNU Linux

27 de Janeiro de 2010, 10:50, por Desconhecido



Trabalho acadêmico discute aplicação do OpenBRR ao InVesalius

6 de Novembro de 2009, 16:35, por Desconhecido

Autor: Tatiana Al-Chueyr Pereira Martins