O Assunto não é diretamente relacionado com InVersalius, mas com o desenvolvimento em VTK+Python.
Alguem tem experiência no desenvolvimento de shaders com VTK + Python?
Estou portando um aplicativo que desenvolvi com VTK+Python para usar os óculos VR RIFT. Dentre as adaptações que o software precisa, estão a correção da distorção das lentes. Para isso se faz necessário uma filtragem tipo Barrel compensando a distorção das lentes.
Em minha primeira abordagem fiz a correção usando a CPU mas isso derrubou meu frame rate. A solução correta e usada nos demais aplicativos que usam os óculos RIFT é implementar a filtragem em GPU com shaders. Nesse ponto encontrei uma deficiência do VTK que não tem uma implementação madura para uso dos shaders. Estava usando a versão 5.6.1 que não suporta shader! Então migrei para ultima release 6.1.0 e uma das alterações foi remodelar a implementação de shaders, não entanto os componentes da documentação não estão presentes, nada funciona e não achei uma referência consistente sobre o assunto.
Minha melhor referência foi um artigo "Using Hardware Shaders in VTK", mas ele se refere ao modelo antigo que ja não existe mais na ultima release e também não funcionou na versão 5.6.1.
Qualquer experiência com o assunto seria bem vinda, mesmo que eu tenha que migrar para uma versão mais antiga.
Autor: Rogério Bulha Siqueira