Tatiana,
Gostaria de saber sobre a possibilidade de incluir algumas ferramentas para o projeto:
A - seleção volumétrica. Essa ferramenta poderia ser:
1- simples com seleção retangular 2D nos campos sagital, coronal e/ ou axial. Dessa forma poderíamos delimitar a área de interesse arrastando os limites da seleção a medida que navegamos sobre as fatias nos vários sentidos. Obviamente que o resultado seria uma figura volumétrica de 6 faces com possibilidade da função CROP. Menor consumo de hardware.
2- seleção complexa: Assim como já existe nos programas de criação 3D o invesalius poderia ter uma ferramenta de iserção de figuras geométricas 3D que poderíamos moldar simplesmente arrastando suas arestas ou pontos de edição. Dessa forma poderímos criar incidências radiográficas com propiedades 3D. Por exemplo: selecionar apenas a arcada dentária que tem forma de "U" e em seguida planificá-la (esticar o "U") tal qual uma incidência radiográfica odontológica do tipo panorâmica.
B- Uma ferramenta de giro e/ou controle da posição tridimensional da figura mais sofisticada como por exemplo a que encontramos no programa Google Earth.
Com essas ferramentas praticamente poderíamos dissecar virtualmente o paciente.
Outra observação: importei 217 fatias do sistema denominado de Cone Beam. O programa ficou bastante pesado. No rwindows nem rodou (runtime error). Tenho 2GB de ram no sistema e o Ksensors indicava 1,8GB de ram alocada.
Renan
Autor: Renan Calliari
22 comentários
B: svn.softwarepublico.gov.br/trac/invesalius/ticket/234 Você saberia informar a dimensão das imagens deste exame? É possível ver este dado na janela de importação. Seu computador possui placa de video? Qual o processador? O desempenho do InVesalius também depende destes fatores, não apenas da quantidade de memória disponível. Continue participando da comunidade! Abraços, Tatiana
Qto ao tamnaho das imagens: 640x640 1660C, espaçamento de 0,25. O sitema cone beam é tb conhecido como i-cat e oferece apenas imagens do tipo tomográfico, isto é, apenas tecido duro, ósseo e/ou calcificado. Qto ao desenvolver ou contratar desenvolvedores: não tenho conhecimeto para desenvolver e duvido q encontre desenvolvedores aqui no na minha região com capacidade para tal tarefa e mesmo q encontre eu não teria recursos financeiros. Apenas tenho idéias como usuário final com conhecimento em anatomia. Por incrível q possa parecer poucos profissionais da área da saúde tem feeling para compreender imagens tomográficas, já passei por essa experiência de indagar o profissional da a´rea médica e ele não saber explicar o que via no meu exame. Renan