Ir para o conteúdo

 Voltar a invesalius-dev
Tela cheia

Sugestão de ferramentas

24 de Março de 2010, 23:24 , por Desconhecido - | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Visualizado 71 vezes

Tatiana,

 Gostaria de saber sobre a possibilidade de incluir algumas ferramentas para o projeto:

A - seleção volumétrica. Essa ferramenta poderia ser:

1- simples com seleção retangular 2D nos campos sagital,  coronal e/ ou axial. Dessa forma poderíamos delimitar a área de interesse arrastando os limites da seleção a medida que navegamos sobre as fatias nos vários sentidos. Obviamente que o resultado seria uma figura volumétrica de 6 faces com possibilidade da função CROP. Menor consumo de hardware.

2- seleção complexa: Assim como já existe nos programas de criação 3D o invesalius poderia ter uma ferramenta de iserção de figuras geométricas 3D que poderíamos moldar simplesmente arrastando suas arestas ou pontos de edição. Dessa forma poderímos criar incidências radiográficas com propiedades 3D. Por exemplo: selecionar apenas a arcada dentária que tem forma de "U" e em seguida planificá-la (esticar o "U") tal qual uma incidência radiográfica odontológica do tipo panorâmica.

 B- Uma ferramenta de giro e/ou controle da posição tridimensional da figura mais sofisticada como por exemplo a que  encontramos no programa Google Earth.

 Com essas ferramentas praticamente poderíamos dissecar virtualmente o paciente.

Outra observação: importei 217 fatias do sistema denominado de Cone Beam. O programa ficou bastante pesado. No rwindows nem rodou (runtime error). Tenho 2GB de ram no sistema e o Ksensors indicava 1,8GB de ram alocada.

 Renan


Autor: Renan Calliari


22 comentários

  • 45bc47f23454bc6f0bb5eefccad4b879?only path=false&size=50&d=404Tatiana Al-Chueyr Pereira Martins(usuário não autenticado)
    25 de Março de 2010, 13:35

     

    Boa tarde Renan,

    Muito obrigada pelas sugestões.

    Existe sim a possibilidade de implementar tais funcionalidades. Hoje a nossa principal limitação é recursos humanos - somos apenas três desenvolvedores. A forma mais rápida de ter tais funcionalidades implementadas seria ou você mesmo desenvolvê-las ou contratar uma empresa / um desenvolvedor para implementá-las. Como o software é livre, incentivamos tais ações.

    Temos interesse no desenvolvimento destas funcionalidades, mas ainda não há previsão para desenvolvê-las. De toda forma, criei tarefas no nosso sistema de gerenciamento de atividade relacionadas a elas:

    A: svn.​soft​ware​publ​ico.​gov.​br/t​rac/​inve​sali​us/t​icke​t/23​5
    B: svn.​soft​ware​publ​ico.​gov.​br/t​rac/​inve​sali​us/t​icke​t/23​4

    Você saberia informar a dimensão das imagens deste exame? É possível ver este dado na janela de importação.

    Seu computador possui placa de video? Qual o processador? O desempenho do InVesalius também depende destes fatores, não apenas da quantidade de memória disponível.

    Continue participando da comunidade!

    Abraços,

    Tatiana

  • Ef84c8f446f4169c170e5d88cff04bd1?only path=false&size=50&d=404Renan Calliari(usuário não autenticado)
    26 de Março de 2010, 0:23

     

    Tatiana,

     Como sou micreiro costumo ter boas ou razoáveis configurações de hardware. Tenho sim uma placa aceleradora 3D Nvidia GF 7600 GT 256mb, não é o bixo atualmente mas era na época era.. Minha MB é uma p5wdg2ws-pro com 2gb 800mhz mas a estabilidade vem do chipset 975x. Sempre qdo instalo o linux deixo uma swap com o dobro do q possuo de RAM, sei q nos tempos atuais isso já não tem a mesma importância dos tempos do rh8 ou rh9 mas continuo com o padrão. O processador não é lá grande coisa comaparado aos core 2 duo, mas o pentium D805 (2.66) overclockado a 3.4 oferece uma velocidade razoável.
    Qto ao tamnaho das imagens: 640x640 1660C, espaçamento de 0,25. O sitema cone beam é tb conhecido como i-cat e oferece apenas imagens do tipo tomográfico, isto é, apenas tecido duro, ósseo e/ou calcificado.

    Qto ao desenvolver ou contratar desenvolvedores: não tenho conhecimeto para desenvolver e duvido q encontre desenvolvedores aqui no na minha região com capacidade para tal tarefa e mesmo q encontre eu não teria recursos financeiros.  Apenas tenho idéias como usuário final com conhecimento em anatomia. Por incrível q possa parecer poucos profissionais da área da saúde tem feeling para compreender imagens tomográficas, já passei por essa experiência de indagar o profissional da a´rea médica e ele não saber explicar o que via no meu exame.

     Renan

     

Tutorial passo-a-passo sobre uso do software InVesalius 3

17 de Abril de 2010, 11:45, por Desconhecido

Se você tem interesse em utilizar o software de reconstrução 3D de imagens médicas InVesalius, mas não sabe por onde começar, acesse já o tutorial escrito pelo designer Cícero Moraes:



InVesalius 3 Beta 2 disponível

6 de Março de 2010, 11:41, por Desconhecido

Para saber mais sobre o InVesalius 3.0.0 Beta 2, leia:
http://svn.softwarepublico.gov.br/trac/invesalius/wiki/releases/pt/changelog

Continue contribuindo com a Comunidade InVesalius!

------------------------------------



Siga cada passo do InVesalius com o Twitter!

8 de Fevereiro de 2010, 9:57, por Desconhecido

Acompanhar o InVesalius pelo Twitter permitirá que você saiba, em primeira mão, sobre:



InVesalius 3 Beta 1 disponível para testes em Windows e GNU Linux

27 de Janeiro de 2010, 10:50, por Desconhecido



Trabalho acadêmico discute aplicação do OpenBRR ao InVesalius

6 de Novembro de 2009, 16:35, por Desconhecido

Autor: Tatiana Al-Chueyr Pereira Martins