Ir para o conteúdo

 Voltar a invesalius-dev
Tela cheia

Testes de Comunicação InVesalius - PACS (dcm4che)

18 de Novembro de 2010, 10:26 , por Desconhecido - | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Visualizado 541 vezes

Olá!

Chamo-me André, sou estudante de Ciência da Computação e há alguns meses descobri o InVesalius. Atualmente estou num projeto de desenvolvendo de um PACS que dará amparo ao armazenamento de imagens DICOM geradas por um aparelho de Tomografia Computadorizada e disponibilizará tais imagens num visualizador.

Testei diversos visualizadores, mas me apaixonei pelo InVesalius por ir além de um simples visualizador. Agora, o 'x' da questão é fazê-lo se comunicar com o dcm4che. Observei que alguns membros da comunidade já vêm trabalhando neste projeto.

Gostaria de saber como posso fazer testes das implementações presentes nos branch's do ge001 e, a partir daí, fornecer possíveis contribuições. Sou meio leigo em python, mas tenho revisado esta linguagem.

 

Obrigado pela atenção e grande abraço!

Autor: André Almeida


66 comentários

  • 4fc11d72fb1974e943174c8ca2fa8765?only path=false&size=50&d=404Thiago Franco Moraes(usuário não autenticado)
    18 de Novembro de 2010, 11:28

     

    Olá André, Excelente! Seria muito bom contar com a sua colaboração.Você está pensando em implementar o protocolo de comunicação do DICOM? Ou vai utilizar alguma biblioteca? Se for implementar o protocolo, as implementações presentes no ge001 são um ponto de partida, você só deve respeitar a licença, que é GLP 2.Abraços.

    • 8ccad170d6ed8682ffcfe6cc3787f2cd?only path=false&size=50&d=404André Almeida(usuário não autenticado)
      18 de Janeiro de 2011, 11:05

       

      Olá Thiago, olá a todos...

      Primeiramente, desculpe pela demora na resposta. Tive alguns contratempos e só agora pude aparecer por aqui. Penso em implementar um protocolo para que haja a comunicação entre o servidor dcm4che e o InVesalius. Pretendo a partir do InVesalius buscar imagens DICOM do servidor dcm, como já é realizado em softwares como o Mayam e Oviyam.

      No momento estou lendo os enunciados de abertura dos projetos e realizando o que é indicado. Porém não entendi como testar o código que produzo nesta comunicação e é neste ponto que gostaria de alguma ajuda/sugestão.

       

      Abraços e ótima semana!

      • 4fc11d72fb1974e943174c8ca2fa8765?only path=false&size=50&d=404Thiago Franco Moraes(usuário não autenticado)
        18 de Janeiro de 2011, 11:28

         

        Olá André,No GE001 não foi utilizado nenhuma ferramenta de testes automatizado. Eram utilizados os logs do dcm4chee e o software wireshark para saber se os pacotes estavam corretos e se recebeu a resposta esperada, por exemplo: se foi mandada uma mensagem de c-get request então é esperada como resposta um c-get response.Eu recomendo a você olhar o trunk gdcm que parece estar implementando a parte de comunicação do dicom.Abraços e ótima semana para você também!

        • 8ccad170d6ed8682ffcfe6cc3787f2cd?only path=false&size=50&d=404André Almeida(usuário não autenticado)
          20 de Janeiro de 2011, 10:24

           

          Thiago,

          Obrigado pelas informações. Estou seguindo, e procurando entender, as tarefas que já foram realizadas em relação a utilização do dcm4che e InVesalius. Porém, não consegui entender ainda como realizar o teste pelo wireshark. Instalei o programa, consigo listar as interfaces, mas não compreendo como "chamar" os códigos criados para realizar este teste e observar se a resposta condiz com o esperado.

          Agora também analisarei o trunk gdcm, pelo pouco que já vi ele possui dados bem interessantes.

          • 4fc11d72fb1974e943174c8ca2fa8765?only path=false&size=50&d=404Thiago Franco Moraes(usuário não autenticado)
            20 de Janeiro de 2011, 10:43

             

            Olá André,O código criado você roda pelo terminal. O wireshark você verifica os pacotes enviados e recebidos, ele deve estar rodando antes de rodar o código que você criou. No wireshark você deve indicar qual a interface que você quer "escutar", por exemplo, no linux, a interface eth0. A partir dai você consegue analisar qualquer pacote que entra e sai pela interface escolhida. Mas como você quer apenas analisar os pacotes dicom, em filter ( aquele campo de texto no topo da interface) escreva dicom. Então você envia um pacote pelo seu código e verifica se foi criado corretamente e obteve a resposta esperada, nisso o wireshark ajuda, já que ele consegue parsear os pacotes dicom.

            • 8ccad170d6ed8682ffcfe6cc3787f2cd?only path=false&size=50&d=404André Almeida(usuário não autenticado)
              31 de Janeiro de 2011, 11:49

               

              Thiago,

              Obrigado pela informação. Estou verificando meus códigos aqui, como comecei agora a ver python ainda estou a passos lentos. Mais uma vez obrigado e uma ótima semana!

               (:

Tutorial passo-a-passo sobre uso do software InVesalius 3

17 de Abril de 2010, 11:45, por Desconhecido

Se você tem interesse em utilizar o software de reconstrução 3D de imagens médicas InVesalius, mas não sabe por onde começar, acesse já o tutorial escrito pelo designer Cícero Moraes:



InVesalius 3 Beta 2 disponível

6 de Março de 2010, 11:41, por Desconhecido

Para saber mais sobre o InVesalius 3.0.0 Beta 2, leia:
http://svn.softwarepublico.gov.br/trac/invesalius/wiki/releases/pt/changelog

Continue contribuindo com a Comunidade InVesalius!

------------------------------------



Siga cada passo do InVesalius com o Twitter!

8 de Fevereiro de 2010, 9:57, por Desconhecido

Acompanhar o InVesalius pelo Twitter permitirá que você saiba, em primeira mão, sobre:



InVesalius 3 Beta 1 disponível para testes em Windows e GNU Linux

27 de Janeiro de 2010, 10:50, por Desconhecido



Trabalho acadêmico discute aplicação do OpenBRR ao InVesalius

6 de Novembro de 2009, 16:35, por Desconhecido

Autor: Tatiana Al-Chueyr Pereira Martins