Oi Tatiana,
Eu obtive algumas imagens DICOM, inclusive algumas que vocês disponibilizam no site. Tem uma que é do tórax inteiro, que eu não consigo abrir no inversalius 2, mas consigo na versão 1. Pelo que vejo a primeira versão é mais estável, ou eu estou enganado? Tenho outras imagens que acontece a mesma coisa. Consigo abrir no inversalius 2 apenas imagens menos complexas. Será que eu estou fazendo algo errado???
Saudações
Autor: Daniel Legendre
66 comentários
- reduzir o número de fatias a serem importadas (ao invés de importar as 300 fatias de uma vez, importar apenas parte, caso a região de interessse seja menor) ou
- reduzir a resolução das imagens a serem importadas. Com isso você perderá um pouco de qualidade (muitas vezes é imperceptível) e poderá reconstruir todas as fatias simultaneamente. Ambos procedimentos podem ser realizados através de configurações na janela de importação. Acredito que seu interesse seja no segundo caso, então explicarei ele. Caso você tenha interesse em saber como selecionar apenas parte das fatias, por favor, comunique que explicaremos como selecionar apenas parte das imagens a serem reconstruídas. Para reduzir a resolução das imagens você deve adotar os seguintes passos: Abrir janela de importação de arquivos DICOM
Clicar sobre o botão de importação de fatias
Na região inferior da janela de importação há o termo "Espaçamento" e abaixo dele há caixas de texto precedidas pelos textos X, Y, Z. A princípio, as caixas de texto correspondentes são preenchidas com o valor "1.0". Altere o valor de X para "1.4", por exemplo. Automaticamente ele irá ser inserido no campo do Y. Com isso a imagem que antes tinha resolução 300x300 passa a ter resolução 214x214 (os valores de espaçamento e de tamanho da imagem são inversamente proporcionais) e as chances de você conseguir reconstruí-la são maiores.
Aperte o botão "Criar". Em casa, foi suficiente alterar o valor de espaçamento do X (e automaticamente do Y) para 1.4. Caso o software InVesalius 2.0 permaneça não funcionando, sugiro que tente o valor 1.8. Isso deve bastar para você visualizar o caso chest01 tendo 1GB de RAM em seu computador. Estamos tentando automatizar os valores de importação de modo dinâmico, de modo que o software não tenha esse problema que você relatou. Assim que tivermos resultados, disponibilizaremos uma nova versão aqui no Portal. Por favor, apresente suas dúvidas caso haja algum novo problema. Abraços, Tatiana Observação: para termos ilustrativos, meu computador pessoal possui a seguinte configuração:
AMD Athlon 64 3500+ 2.21 GHz 1 GB de RAM e placa de Video NVIDIA GForce 6600 de 256MB