Ir para o conteúdo

 Voltar a invesalius-usrs
Tela cheia

capacidade de memoria ram

30 de Janeiro de 2010, 14:05 , por Desconhecido - | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Visualizado 24 vezes
bom dia, estou tentando utilizar a versao 3.0 em um macbook pro, com windows 7 virtual. apos os problemas Já resolvidos com ajuda da tatiana (obrigado) demora demais para conseguir abrir os arquivos e reconstruir. estou usando os dois membros inferiores de um paciente inteiro, em quase 700 imagens.... imagino que seja excesso de volume di informaçoes. existe um numeor ideal de imagens para se trabalhar?? a diferença de memoria RAm (uso 2g) para 4 resolveria o problema? (sou médico do HC meu conhecimento de informatica é absolutamente nulo) obrigado

Autor: guilherme gaiarsa


44 comentários

  • 45bc47f23454bc6f0bb5eefccad4b879?only path=false&size=50&d=404Tatiana Al-Chueyr Pereira Martins(usuário não autenticado)
    30 de Janeiro de 2010, 14:28

     

    Boa tarde Guilherme!

    A tendência é o desempenho do InVesalius melhorar quando houver mais memória. Portanto, sim, é vantajoso fazer o upgrade para 4 GB de memória.

    Quando lançarmos a versão para MacOS X você também já deverá ter um desempenho melhor. O desempenho do programa é significativamente melhor em sistemas operacionais 64 bits.

    Você está utilizando VMWare para virtualizar o Windows 7? Em caso afirmativo, quanto te memória está alocada para esta máquina virtual..?

    De nossa parte, além do pacote para MacOS X, também estamos trabalhando para melhorar o uso de memória. Esperamos tornar o programa cada vez mais rápido e eficiente.

    Por enquanto, há algo que pode melhorar a rapidez do InVesalius 3 em sua máquina, sem prejudicar significativamente a reconstrução de casos com esta dimensão (700 imagens). Na tela de importação, há uma estrutura (lá embaixo) com o texto "Manter todas as fatias". Se você selecioná-la e escolher "Pular 1 a cada 2 fatias", você estará trabalhando com metade dos dados originais e a reconstrução será muito mais rápida.

    Como você é médico, poderá avaliar melhor do que eu (mera eng. de computação) o quanto a qualidade da reconstrução foi prejudicada... Se possível, dê um feedback para nós!

    Abraços,

    Tatiana

    • 514abe208b45457a8f0c905d43751e5c?only path=false&size=50&d=404guilherme gaiarsa(usuário não autenticado)
      1 de Fevereiro de 2010, 19:24

       

      tatiana, obrigado.infelizmente preciso pedir pra alguem importar, é meio dificil comprar memoria ram pra mac...pelo menos nao achei..percebi a possibilidade de pular algumas fatias, entao, vamos para as sugestoes. podemos ter mais opções de pular, como pular 4 a cada 5 (eventualmente se faz cortes de 1mm para membros inferiores...seriam mais de 1000 cortes) e / ou selecionar manualmente quais cortes utilizar, poderíamos fazer reconstruções menos detalhadas ao longo das pernas, e mais detalhadas nas articulações....algumas ferramentas de medidas e de traçar linhas e angulos seriam extremamente úteis em ortopedia....e finalmente, alguma ferramenta que permita apagar tudo a partir de certo corte coronal ou sagital, por exemplo, estou com um caso, onde é muito difícil apagar a mesa de exame....ela é semelhante ao osso, não consigo retirá-la da imagem. mas o programa esta muito util, apenas falta habilidade minha com o computador....pensando no meio médico, isto é muito comum, precisamos de ferramentas muito simples... obrigadoGuilherme 

      • 45bc47f23454bc6f0bb5eefccad4b879?only path=false&size=50&d=404Tatiana Al-Chueyr Pereira Martins(usuário não autenticado)
        2 de Fevereiro de 2010, 10:16

         

        Bom dia Guilherme,

        Respostas abaixo:

        infelizmente preciso pedir pra alguem importar, é meio dificil comprar memoria ram pra mac...pelo menos nao achei..

        Até onde tenho conhecimento, a memória para os notebooks Apple mais recentes é a mesma de outros notebooks. Não é  específica. Juntamente, o upgrade de memória é um dos poucos recursos que você pode fazer sem se preocupar em perder a garantia de seu MacOS (está no manual de meu MacBook, pelo menos). Sugiro que leve em uma assistência técnica (autorizada ou não da Apple) e faça o upgrade. A diferença de preço para este tipo de serviço ser feito por empresas autorizadas pela Apple é muito grande e não é necessária, neste caso.

        Farei o possível para gerar o instalador para MacOS X o quanto antes.. Isso já proporcionará melhorias.

        podemos ter mais opções de pular, como pular 4 a cada 5 (eventualmente se faz cortes de 1mm para membros inferiores...

        Ok, faremos isso. Aguarde no InVesalius 3.0.0 Beta 2. Criamos uma nova entrada no nosso sistema de gestão de bugs e de sugestões de melhorias [1].

        ou selecionar manualmente quais cortes utilizar

        Luiz Aquino também havia dado esta sugestão, não temos previsão de implementá-la [2], mas entendemos sua importância.

        poderíamos fazer reconstruções menos detalhadas ao longo das pernas, e mais detalhadas nas articulações....

        Adicionei sua sugestão ao sistema de tickets, mas também não temos previsão de implementá-la [3].

        algumas ferramentas de medidas e de traçar linhas e angulos seriam extremamente úteis em ortopedia....

        Estas funcionalidades já estão no forno e serão disponibilizadas no próximo release InVesalius 3.0.0 Beta 2, no fim de fevereiro... Aguarde!

        e finalmente, alguma ferramenta que permita apagar tudo a partir de certo corte coronal ou sagital, por exemplo, estou com um caso, onde é muito difícil apagar a mesa de exame....ela é semelhante ao osso, não consigo retirá-la da imagem.

        Há algumas ferramentas no InVesalius 3.0.0 Beta 1 que podem  lhe auxiliar nesta tarefa.

        (i) Edição fatia-a-fatia manual.

        Com esta ferramenta você desenha sobre cada fatia 2D, e pode remover as regiões indesejadasa (no caso, a mesa). Esta opção está disponível em "2. Selecione a região de interesse", em "Ferramentas avançadas de edição". O resultado será aplicado através da geração de superfícies, a partir da máscara editada. No manual você pode encontrar explicações sobre como utilizar esta ferramenta. Este método é muito trabalhoso, não aconselho para seu caso.

        (ii) Separação de superfície por região.

        Esta opção está disponível em "3. Configure a superfície 3D", em "Ferramentas avançadas". Supondo que toda a estrutura anatômica de interesse esteja conectada (todas as partes tenham alguma interseção), você pode clicar sobre "Separar maior superfície". Caso você queira separar todas as regiões desconexas, gerando uma superfície por região, clieuqe sobre "Separar todas regiões desconexas". Por fim, você pode selecionar manualmente quais são as regiões de interesse na superfície, clicando sobre "Selecionar as regiões de interesse" (botão ficará pressionado), selecionando um ponto sobre cada região da superfície 3D desconexa, e então pressionando o botão novamente. Este método funciona para superfícies 3D existentes. Ele é bastante simples e pode lhe ajudar bastante neste caso.

        (iii) Plano de corte em projeção volumétrica 3D

        Na projeção volumétrica (modelo 3D colorido, com transparências), há uma ferramenta chamada "plano de corte". Para utilizá-la é necessário:

        clicar sobre o botão onde há uma imagem de crânio, ao lado direto da janela "Volume";
        escolher um modo de projeção volumétrica da lista - uma boa opção é o "Padrão";
        após o volume ter sido exibido na tela, abra novametne este menu de projeção volumétrica (clicando sobre o botão do crânio) e lá embaixo você encontrará a opção "Ferramentas" -- selecione "Plano para corte";
        Você poderá movimentar o plano de corte, utilizando o botão direito do mouse. Para girá-lo, vá para a borda do plano de corte e o movimente. O conteúdo que estiver de um dos lados do plano de corte será removido, e o conteúdo do ouro lado do plano de corte será mantido.

        As desvantagens deste caso é que o modelo não pode ser exportado, por exemplo, para STL. Ele só pode ser visualizado no próprio InVesalius.

        Se tiver dúvidas em utilizar alguma das ferramentas, por favor, avise no fórum.

        Pretendemos implementar outras funcionalidades que auxiliem nesta situação (ex: [4]), mas não temos previsão.

        mas o programa esta muito util, apenas falta habilidade minha com o computador....pensando no meio médico, isto é muito comum, precisamos de ferramentas muito simples...

        Para nós seu feedback é muito importante. Ficamos felizes que ele esteja lhe auxiliando. Por favor, dê sugestões para simplificarmos a interface do InVesalius, de modo que o uso seja simplificado.

        Abraços,

        Tatiana

        [1] svn.​soft​ware​publ​ico.​gov.​br/t​rac/​inve​sali​us/t​icke​t/16​8

        [2] svn.​soft​ware​publ​ico.​gov.​br/t​rac/​inve​sali​us/t​icke​t/15​5

        [3] svn.​soft​ware​publ​ico.​gov.​br/t​rac/​inve​sali​us/t​icke​t/16​9

        [4] svn.​soft​ware​publ​ico.​gov.​br/t​rac/​inve​sali​us/t​icke​t/17​0

    • 514abe208b45457a8f0c905d43751e5c?only path=false&size=50&d=404guilherme gaiarsa(usuário não autenticado)
      1 de Fevereiro de 2010, 19:32

       

      tatiana, sobre o windows, fui verificar é verdade, utilizando o windows 7 no paralels desktop, eles estava com ram de 750mb, estou alterando para 1g e vendo se melhora, reprtarei novidades.obrigado 

Tutorial passo-a-passo sobre uso do software InVesalius 3

17 de Abril de 2010, 11:45, por Desconhecido

Se você tem interesse em utilizar o software de reconstrução 3D de imagens médicas InVesalius, mas não sabe por onde começar, acesse já o tutorial escrito pelo designer Cícero Moraes:



InVesalius 3 Beta 2 disponível

6 de Março de 2010, 11:41, por Desconhecido

Para saber mais sobre o InVesalius 3.0.0 Beta 2, leia:
http://svn.softwarepublico.gov.br/trac/invesalius/wiki/releases/pt/changelog

Continue contribuindo com a Comunidade InVesalius!

------------------------------------



Siga cada passo do InVesalius com o Twitter!

8 de Fevereiro de 2010, 9:57, por Desconhecido

Acompanhar o InVesalius pelo Twitter permitirá que você saiba, em primeira mão, sobre:



InVesalius 3 Beta 1 disponível para testes em Windows e GNU Linux

27 de Janeiro de 2010, 10:50, por Desconhecido



Trabalho acadêmico discute aplicação do OpenBRR ao InVesalius

6 de Novembro de 2009, 16:35, por Desconhecido

Autor: Tatiana Al-Chueyr Pereira Martins