Sou estudante de Psicologia e baixei hoje o InVesalius para testar. Achei muito bom o programa, por enquanto só utilizei a versão 1 pois estou usando o Windows Vista SE e nem sempre as coisas funcionam nesta versão do sistema operacional... Bom, a versão 1 do InVesalius funcionou perfeitamente, inclusive a renderização em 3D, isso que meu vídeo é um S3 onboard.
Estou escrevendo por que gostaria de mais arquivos de exemplo, especialmente do cérebro e sistema nervoso.
Li sobre os prolemas de privacidade para disponibilizar as imagens DICOM no site do programa, então procurei na internet para ver se encontrava imagens que estivessem disponíveis sem essas questões. Uma das fontes que encontrei foi na página http://primate-brain.org/ .
O problema com os datasets do site citado é que a versão disponível para download do conjunto de imagens vem em um único arquivo .jpg... Até pensei em cortar quadro por quadro, mas como não sei automatizar essa tarefa no computador, seria extremamente massante. Outra solução seria iniciar o navegador java e ir baixando imagem por imagem, neste caso com a vantagem de que as imagens viriam em alta resolução. Mas ainda assim seria bastante demorado.
Gostaria de saber se é possível alguém disponibilizar algum arquivo de exemplo no site ou no ftp do InVesalius que permitisse uma boa visualização do sistema nervoso.
Autor: Claudio Drews

33 comentários
Eu não tinha idéia se o programa funcionaria no meu computador, então optei pela versão mais estável e com menos recursos. Mas irei baixar e testar o InVesalius 2, e assim que tiver feito isso irei postar minhas impressões aqui.
Quanto ao InVesalius 1, só é preciso um pouco de paciência enquanto ele renderiza, pois os meus recursos de hardware são limitados, mas com um pouco de jeito funciona sem problemas.
Quanto as limitações do InVesalius para a visualização de imagens de ressonância magnética, acho que podem ser contornadas de diversas maneiras. Por exemplo, usando o arquivo Cranium01, na visualização inicial do programa, é possível ter uma boa visão da estrutura do cérebro e até mesmo do dano causado no lobo frontal, ajustando o controle Window para 613 e o controle Leve para 1181 (isso na tela do meu notebook, os valores devem variar dependendo do monitor utilizado).
Da visualização 3D eu não pude explorar muita coisa ainda, mas acho que esse programa promete.