Olá Tatiana, tudo bem?
Primeiro gostaria de agradecer pelas dúvidas que você tem tirado.
Minha pesquisa consiste em ensaiar numericamente no ANSYS através do Método dos Elementos Finitos (Finite Element Analysis, FEA) o comportamento mecânico (propriedades elásticas; tensão, compressão, cisalhamento) de ossos trabeculares adquiridos através de microtomografia computadorizada A dimensão da minha amostra será de 10x10x10cm, onde o microtomógrafo [1] fará os slices (em torno de 200 fatias) e daí reconstruirei o modelo 3D. Gostaria de saber se o InVesalius me fornecerá bons resultados em comparação à outros softwares, tal como Mimics [2].
Muito obrigado,
Abraços!
[1] http://www.skyscan.be/products/1172.htm
[2] http://www.materialise.com/materialise/view/en/92458-Mimics.html
Autor: Endrigo Ramos
33 comentários
www.softwarepublico.gov.br/dotlrn/clubs/invesalius/forums/message-view?message%5fid=3159271 O InVesalius busca oferecer as mesmas funcionalidades de bons softwares da área. Até onde temos conhecimento, nunca foi realizado um teste para comparar exaustivamente InVesalius e Mimics. Já foram realizadas teses e dissertações, por diversas pessoas (dentre os quais Eduardo Meurer e Cristiane Brasil, que estão na Comunidade InVesalius), nos quais eles utilizaram o InVesalius e outros softwares da área - mas com outros objetivos que não a comparação direta - e obtiveram resultados bastante semelhantes. A margem de erro para reconstruções geradas através do InVesalius, em relação a demais softwares testados, tem sido mínima. Está sendo realizado um estudo, por parte de Marcelo Salles e Carla Ruffeil, do Labi3D da Odontologia da USP, no qual eles comparam medidas em modelos reconstruídos com InVesalius e com Vitrea, utilizando como referência crânios secos. Como resultado, há uma mensagem de Marcelo Salles onde ele diz:
"Após o término da parte experimental da tese e análise estatística dos dados ficamos muito felizes com o desempenho do módulo de craniometria 3D do InVesalius 2.0. Não houve diferenças estatísticas, tanto
nas medidas lineares quanto nas angulares, quando comparadas ao padrão-ouro e nem ao software Vitrea 3.8.1.1. Vale ressaltar que esses resultados foram observados para ambos os avaliadores (Carla e Marcelo Sales)." Ainda há muito o que melhorarmos no InVesalius. Entretanto, ele já foi utilizado com bastante eficiência para a reconstrução de mais de 800 casos médicos, dentro do CenPRA, e tem sido utilizado por empresas como a Einco (http://www.eincobio.com.br/portugues/modelagem/index.php), que vendem serviços na área. Neste site, inclusive, há uma imagem de printscreen do InVesalius 1.0. O software InVesalius ainda tem muito o que madurecer. Entretanto, precisamos do apoio de vocês, usuários, para melhorá-lo. É fundamental que todos reportem erros e dêem. Apenas assim poderemos melhorá-lo. Problemas como os apontados por José Guilherme Carvalho Belucci (http://www.softwarepublico.gov.br/dotlrn/clubs/invesalius/forums/message-view?message%5fid=3390204)
são de grande valia e apresentam pontos do InVesalius a serem melhorados. Estamos trabalhando nestas questões e em breve disponibilizaremos versões com atualizações. Entretanto, o InVesalius só será melhor se tivermos retorno da Comunidade em relação aos problemas encontrados. Abraços, Tatiana