Prezados Tatiana, Paulo e Tiago,
Na versão do InVesalius-3.0 instalada no Ubuntu 9.10 64 bits (interface GNOME), o programa não encerra com a opção "Sair" do menu "Arquivo". Entretanto, clicando no botão marcado com "X" no canto superior esquerdo (barra superior) da janela, ocorre o encerramento normal. Este também acontece com a opção "Fechar" do menu que é aberto ao se clicar com o botão direito do mouse no rótulo "InVesalius 3" da barra de tarefas. Em ambos esses casos, o programa encerrou prontamente, sem perguntar se o usuário desejaria salvar o projeto. Estes encerramentos deram-se por alguma rotina intrínseca ou foram efetivados pelo GNOME?
Quanto ao desempenho, o processamento de imagens continua demandando grande capacidade de memória. Em duas vezes, o programa fechou espontaneamente (colapso) na fase de carregamento das imagens. Na primeira vez, havia outras janelas abertas, de outros programas, e o sistema estava sobrecarregado. Na segunda, estavam abertos, além do sistema operacional em si, apenas o InVesalius-3.0 o monitor do sistema e pôde-se ver que, antes do colapso, estavam usados 94 % dos 4 GB de memória RAM e 100 % do 1 GB da partição swap, embora o uso das CPUs 1 e 2 não fosse muito grande. Ao executar o programa após esse segundo colapso, a execução iniciou perguntando sobre o idioma a ser utilizado, como na primeira execução. Isto não ocorrera após o primeiro desses dois colapsos, quando, aparentemente, as configurações foram mantidas. Pergunto se, em uma outra instalação, não seria interessante configurar uma partição swap maior (talvez maior que todo o tamanho da memória RAM) ou se isto não teria efeito na execução do programa?
Por fim, ao utilizar um terceiro arquivo DICOM no InVesalius-3.0, notei que, após carregadas as imagens, para a geração da imagem 3D, o monitor mostrava uma sobrecarga no uso da CPU1 (100 %) e pouco uso da CPU2 (cerca de 10 % ou menos). Depois de algum tempo, apareceu a notificação "Pronto" na parte inferior esquerda da janela, sem que a imagem 3D fosse mostrada no quadrante inferior esquerdo e a barra de progresso (parte inferior direita da janela) parou em cerca de 75 % do curso, sem atingir o final. Isto não acontecera antes e, nas vezes anteriores em que utilizei o programa, parecia que o monitor indicava um uso equilibrado das CPUs 1 e 2.
Raul.
Autor: Raul Bolliger Neto
66 comentários
Abrir o projeto inv3 criado previamente
Tentar realizar a reconstrução 3D Boa semana e continue contribuindo...! Abraços, Tatiana [1] www.softwarepublico.gov.br/dotlrn/clubs/invesalius/forums/message-view?message_id=18486041 [2] svn.softwarepublico.gov.br/trac/invesalius/ticket/165 [3] www.softwarepublico.gov.br/dotlrn/clubs/invesalius/file-storage/index?folder_id=6827382 [4] www.softwarepublico.gov.br/dotlrn/clubs/invesalius/file-storage/?folder_id=18534911
A primeira vez que o sistema entrou em colapso, processava um arquivo de 1053 itens com 1,6 GB na pasta, sendo que eu escolhera o modo "pular 2 itens a cada 3". O arquivo contém 7 séries, das quais listo, para cada uma, o tamanho que aparece na tela de seleção de séries do InVesalius-3.0, com o número de itens entre parênteses:
512x307 (1), 768X768 (24), 768X768 (24), 768X768 (478), 1024x1024 (478), 768X768 (24), 768X768 (24)
O InVesalius-3.0 estava aberto no segundo desktop virtual (uso 4 áreas de trabalho, com efeitos do compiz - o que, por si, ocupa memória), junto com o monitor do sistema. No primeiro desktop virtual estavam abertos o navegador Firefox (com duas abas), o OpenOffice, o terminal (console) e uma ou duas instâncias do Nautilus (navegador de arquivos). Resta dizer que a placa de vídeo deste laptop é a Intel que, ao que parece, é "onboard" e deve usar parte dos 4 GB da memória RAM como buffer de tela.
No segundo colapso, estavam abertos o Invesalius-3.0 e o monitor de sistema, apenas.
Havia selecionado para carregar uma das séries do arquivo anterior, com 478 itens e tamanho 1024x1024, sem pular imagens.
Faltou dizer, na mensagem anterior, que, antes do encerramento "espontâneo" do programa no segundo colapso, o monitor do sistema também ficou "travado" com a saturação da memória RAM e da partição swap, por vários minutos, sem mostrar progressão nos gráficos de uso do sistema.
Estes dois colapsos não se deram no primeiro carregamento, antes da tela para seleção das séries, mas sim no processamento entre esta tela e aquela que mostra os quatro quadrantes (planos axial, sagital, coronal e reconstrução 3D).
No travamento (parada de progressão) que ocorreu durante a reconsrução 3D (já com a tela dos quadrantes, após seleção de máscara), usava um arquivo de 615 itens,com 310 MB, divididos em três séries: 888x517 (1), 512x512(307), 512x512(307).
Está difícil acessar os itens da página do software publico, freqüentemente ocorrendo mensagens de falha no carregamento ou dificuldade de conexão. Levo os arquivos solicitados na próxima terça-feira.
Raul.
Esqueci-me de comentar na última postagem. Não salvei o projeto e não tentei reproduzir a reconstrução.
Saudações, Raul.