Olá a todos,
[Adail]
Achei melhor mudar o tópico da mensagem, pois recebemos outros relatos do problema que você teve e observamos que o erro de travamento na janela de importação do InVesalius está associado a imagens dicom que foram obtidas com o modelo de equipamento Aquilion da Toshiba.
Entendemos que o Aquilion é um dos equipamentos de TC mais modernos da atualidade e possui características excepcionais. Na hora de gerar o dicom, entretanto, este equipamento deve estar inserindo alguma informação específica no arquivo dicom, o que impede que ele seja aberto pelo InVesalius e alguns outros software da área.
Disponibilizamos as imagens dos headers / tags que você nos enviou por email para os seguintes links internos do Portal, para que outros usuários possam estar analisando e tentando nos ajudar a resolver este problema.
Imagem 01 de Tags DICOM de TC com Aquilion
Imagem 02 de Tags DICOM de TC com Aquilion
Ainda não conseguimos solucionar o problema. Ainda assim, tivemos algumas tentativas frustadas, as quais achamos interessante reportar:
- tentamos modificar os tags dos arquivos dicom obtidos com o Aquilion utilizando o software gratuito DicomWorks. Inserimos apenas os campos que são necessários para a reconstrução, nos baseando em outros arquivos dicom existentes. Não adiantou.
- analisamos o código fonte do InVesalius e verificamos que o problema está sendo gerado pela biblioteca VTK, utilizada no desenvolvimento. Acabamos de enviar um email para a lista de discussões de usuários / desenvolvedores de tal biblioteca.
Continuamos a análise e tendo algum resultado, comunicamos.
Abraços,
Autor: Tatiana Al-Chueyr Pereira Martins
44 comentários
Descobrimos o motivo para as imagens obtidas com o Aquilion não estarem sendo abertas com o InVesalius. Os arquivos em questão são um formato de DICOM comprimido. Atualmente, o InVesalius dá suporte apenas a arquivos DICOM não comprimidos. Do mesmo modo que o formato JPEG permite reduzir drasticamente o tamanho de imagens (originalmente, por exemplo, no formato BITMAP), sem perder informações, o Aquilion permite comprimir as informações da imagem DICOM, gerando arquivos bem menores. Você poderia gerar imagens DICOM não comprimidas com o Aquilion Toshiba, para averiguarmos o fato? Pretendemos futuramente dar suporte a leitura de DICOM comprimido, mas não há previsões para tal funcionalidade. Abraços, Tatiana Obs: Agredecemos a Sean McBride, Jean-Pierre Roux e Mathieu Maleterre que responderam a nossa pergunta na lista de discussões do VTK (biblioteca utilizada no desenvolvimento do InVesalius) e permitiram que identificássemos o problema.