Ir para o conteúdo

 Voltar a invesalius-usrs
Tela cheia

Problema na Importação de TCs obtidas com Equipamento Toshiba Aquilion

30 de Novembro de 2007, 11:24 , por Desconhecido - | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Visualizado 49 vezes

Olá a todos,

[Adail]
Achei melhor mudar o tópico da mensagem, pois recebemos outros relatos do problema que você teve e observamos que o erro de travamento na janela de importação do InVesalius está associado a imagens dicom que foram obtidas com o modelo de equipamento Aquilion da Toshiba.

Entendemos que o Aquilion é um dos equipamentos de TC mais modernos da atualidade e possui características excepcionais. Na hora de gerar o dicom, entretanto, este equipamento deve estar inserindo alguma informação específica no arquivo dicom, o que impede que ele seja aberto pelo InVesalius e alguns outros software da área.

Disponibilizamos as imagens dos headers / tags que você nos enviou por email para os seguintes links internos do Portal, para que outros usuários possam estar analisando e tentando nos ajudar a resolver este problema.
Imagem 01 de Tags DICOM de TC com Aquilion
Imagem 02 de Tags DICOM de TC com Aquilion 

Ainda não conseguimos solucionar o problema. Ainda assim, tivemos algumas tentativas frustadas, as quais achamos interessante reportar:

  • tentamos modificar os tags dos arquivos dicom obtidos com o Aquilion utilizando o software gratuito DicomWorks. Inserimos apenas os campos que são necessários para a reconstrução, nos baseando em outros arquivos dicom existentes. Não adiantou.
  • analisamos o código fonte do InVesalius e verificamos que o problema está sendo gerado pela biblioteca VTK, utilizada no desenvolvimento. Acabamos de enviar um email para a lista de discussões de usuários / desenvolvedores de tal biblioteca.

Continuamos a análise e tendo algum resultado, comunicamos.

Abraços,

Autor: Tatiana Al-Chueyr Pereira Martins


44 comentários

  • 48dfb8d5a4a0459d4285c752af22e7cb?only path=false&size=50&d=404Tatiana Al-Chueyr Pereira Martins(usuário não autenticado)
    6 de Dezembro de 2007, 7:02

     

    Prezados, 

    [Adail]
    Descobrimos o motivo para as imagens obtidas com o Aquilion não estarem sendo abertas com o InVesalius.

    Os arquivos em questão são um formato de DICOM comprimido. Atualmente, o InVesalius dá suporte apenas a arquivos DICOM não comprimidos.

    Do mesmo modo que o formato JPEG permite reduzir drasticamente o tamanho de imagens (originalmente, por exemplo, no formato BITMAP), sem perder informações, o Aquilion permite comprimir as informações da imagem DICOM, gerando arquivos bem menores.

    Você poderia gerar imagens DICOM não comprimidas com o Aquilion Toshiba, para averiguarmos o fato?

    Pretendemos futuramente dar suporte a leitura de DICOM comprimido, mas não há previsões para tal funcionalidade. 

    Abraços,

    Tatiana 

    Obs: Agredecemos a Sean McBride, Jean-Pierre Roux  e Mathieu Maleterre que responderam a nossa pergunta na lista de discussões do VTK (biblioteca utilizada no desenvolvimento do InVesalius) e permitiram que identificássemos o problema.

    • 17f22521cca596b9c19b600ba0e15cb0?only path=false&size=50&d=404Elaine Pires(usuário não autenticado)
      7 de Dezembro de 2007, 8:31

       

       

      Bom dia, Tatiana.

      Até hoje ao importar imagens do Aquilion não tive nenhum problema.

      Tudo correu da forma esperada.

      • 48dfb8d5a4a0459d4285c752af22e7cb?only path=false&size=50&d=404Tatiana Al-Chueyr Pereira Martins(usuário não autenticado)
        9 de Dezembro de 2007, 7:07

         

        Olá Elaine,

        É natural não ter problemas ao importar imagens obtidas com o Aquilion. O problema que foi relatado é decorrente de uma configuração do equipamento de TC ou do software do equipamento. Este problema pode ser gerado por outros equipamentos ou softwares que permitam a geração de arquivos DICOM comprimidos - não necessariamente o Aquilion.

        No software do Aquilion o radiologista deve ter a opção de determinar se as imagens serão salvadas em formato DICOM normal ou comprimido.

        No caso do Adail, tivemos a falta de sorte do radiologista salvar o exame no formado comprimido. No seu caso, sempre deve ter sido gerado o DICOM não comprimido.

        Um modo simples de se verificar como está configurado o equipamento é analisar o tamanho em KB dos arquivos gerados.

        No exame do Adail, por exemplo, ao examinarmos os tags do arquivo DICOM, observamos que havia 512 colunas e 512 linhas. Um arquivo DICOM não comprimido com estas características ocupa por volta de 515 KB ou 527 KB de memória. Entretanto, cada imagem DICOM do exame de Adail ocupava apenas 178 KB - o que é praticamente um terço (1/3) do tamanho esperado. Ou seja, o arquivo de Adail está comprimido.

        Estamos estudando novos meios de conseguir abrir arquivos DICOM comprimidos. Nosso objetivo é que o InVesalius possa ser acessível ao maior número de exames e configurações de aquisição. Entretanto, infelizmente, não temos previsão para tal trabalho ser concluído.

        Pedimos a todos usuários do software InVesalius informarem aos radiologistas a importância de gerar arquivos DICOM não comprimidos. Com isso o problema será contornado até darmos suporte a esse tipo de arquivo.

        Atenciosamente,

        Tatiana
         

        • 8192bd811601934bf1d3b88632145b53?only path=false&size=50&d=404Adail Nunes Silva(usuário não autenticado)
          10 de Dezembro de 2007, 13:07

           

          Boa Tarde! Tatiana, entrei em contato com cirurgião ortopedista que me orienta. Ele ficou de adquirir imagens do mesmo equipamento e logo que tiver em envio.

           

          abços

          Adail Nunes   

Tutorial passo-a-passo sobre uso do software InVesalius 3

17 de Abril de 2010, 11:45, por Desconhecido

Se você tem interesse em utilizar o software de reconstrução 3D de imagens médicas InVesalius, mas não sabe por onde começar, acesse já o tutorial escrito pelo designer Cícero Moraes:



InVesalius 3 Beta 2 disponível

6 de Março de 2010, 11:41, por Desconhecido

Para saber mais sobre o InVesalius 3.0.0 Beta 2, leia:
http://svn.softwarepublico.gov.br/trac/invesalius/wiki/releases/pt/changelog

Continue contribuindo com a Comunidade InVesalius!

------------------------------------



Siga cada passo do InVesalius com o Twitter!

8 de Fevereiro de 2010, 9:57, por Desconhecido

Acompanhar o InVesalius pelo Twitter permitirá que você saiba, em primeira mão, sobre:



InVesalius 3 Beta 1 disponível para testes em Windows e GNU Linux

27 de Janeiro de 2010, 10:50, por Desconhecido



Trabalho acadêmico discute aplicação do OpenBRR ao InVesalius

6 de Novembro de 2009, 16:35, por Desconhecido

Autor: Tatiana Al-Chueyr Pereira Martins