Bom dia ao forum
gostaria de colocar uma pergunta ao forum. li no manual do utilizador que o programa reconhece imagens diferentes do formato dicom. as imagens 2d que disponho e com as quais pretendo construir o volume encontram-se no formato jpeg. visto que o programa que disponho, invesalius 1.0 não permite directamente importar este formato, como é que devo proceder? agradecia que alguém me pudesse ajudar. com os melhores cumprimentos à comunidade.
armando
Autor: armando rico
1Um comentário
www.softwarepublico.gov.br/dotlrn/clubs/invesalius/file-storage/view/exe/img2dcm.exe Um mini-manual para sua utilização está presente em:
www.softwarepublico.gov.br/dotlrn/clubs/invesalius/file-storage/view/docs/manual/manual_img_to_dcm.pdf Antes de utilizar este aplicativo, chamado de img2dcm, é importante fazer algumas considerações. DICOM é um protocolo complexo. Nos arquivos DICOM não temos apenas dados da imagem (tons de cinza), mas também:
(a) informações sobre o paciente (nome, idade, sexo) - que foram configurados pelo radiologista
(b) dados sobre o a aquisição do exame - em uma tomografia computadorizada, por exemplo, tem-se: espaçamento entre fatias, espessura das fatias, posição relativa de cada fatia, série em caso de múltiplas tomadas Os dados (b) são fundamentais para qualquer posterior reconstrução tridimensional. No caso do aplicativo que escrevemos, é dada a liberdade para os usuários determinarem os parâmetros fundamentais para a reconstrução. Isso dá ao usuário o poder de causar distorções no modelo 3D reconstruído, caso os parâmetros não sejam colocados de acordo com a aquisição. Quaisquer dúvidas ou problemas, por favor, comunique. Abraços, Tatiana