Ir para o conteúdo

 Voltar a MDArte Suporte
Tela cheia

Adoção do MDArte como ambiente padrão

11 de Novembro de 2010, 9:18 , por Desconhecido - | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Visualizado 7 vezes

Prezados,

Sou Analista em TI do Ministério do Planejamento e estamos estudando a possibilidade de utilizar o MDArte como padrão de  desenvolvimento de aplicaçôes no Ministério. Gostaria, se possível, de maiores informações sobre o histórico de projetos bem sucedidos, bem como  informações sobre o tempo de aprendizado, ganho de produtividade e peso do código gerado.

Desde já agradeço

 


 

Autor: Ulisses Campoi Martins Rosa


33 comentários

  • 524d045200366b8d318f898ff5377ab3?only path=false&size=50&d=404Rodrigo Salvador Monteiro(usuário não autenticado)
    11 de Novembro de 2010, 15:03

     

    Ola Ulisses,

    Quanto ao historico de projetos bem sucedidos posso citar como principais os projetos do Sistema Gerenciados de Dados de Catalogacao Parametrizado (SGDC-P - em producao no CECAFA e em fase do homologacao pelo MP e Marinha), o NEXO (em producao na Aeronautica), o SOMAR (em pré-produção na Marinha), o Portal de Convenios (em producao no MP) e o Rationalis (em fase final de homologacao na Fundação de Estudos do Mar).

    Em relacao a curva de aprendizado o historico nos mostra que um aluno de quarto ou quinto periodo da graduacao com conhecimentos basicos de Java e UML leva de uma a duas semanas para concluir o tutorial do MDArte (disponivel na comunidade) e mais uma ou duas semanas para concluir os primeiros casos de uso de um projeto em andamento. Resumindo, em 1 mes o novo desenvolvedor esta em condicoes de usar o MDArte e contribuir com o avanco do projeto em andamento. Importante ressaltar que como sao alunos a sua dedicacao e parcial totalizando uma carga horaria semanal de 20 horas.

    O ganho de produtividade fica evidente apos superada a etapa de aprendizado mencionada acima e eh crescente a medida que o desenvolvedor acumula experiencia no uso da ferramenta. Alem do ganho de produtividade um ganho muito importante diz respeito a padronizacao do desenvolvimento que eh garantida pelo codigo gerado a partir dos modelos UML.

    Finalmente em relacao ao peso do codigo gerado, nao sei se entendi exatamente o que vc quiz dizer. Se a preocupacao for com desempenho eu tenho algumas metricas do SICONV geradas pelo SERPRO que posso te passar diretamente se for do seu interesse. Com o MDArte temos total controle sobre o codigo que eh gerado e portanto podemos fazer qualquer otimizacao que seja pertinente. O codigo gerado atualmente atendeu plenamente os requisitos de performance dos sistemas desenvolvidos ate entao. Acredito que o mais importante nessa questao eh a certeza de que o codigo eh gerado da forma que for mais conveniente para a comunidade desenvolvedora de aplicacoes usando o MDArte. A comunidade eh aberta para recebimento de novos requisitos de evolucao. Um outro documento que talvez seja interessante para vc eh o resultado das discussoes ocorridas durante o workshop promovido pelo MP sobre o uso do MDArte onde um grupo de especialistas em desenvolvimento Java teve contato com a iniciativa e externou o seu parecer sobre a abordagem.

    Tentei resumir os principais aspectos levantados pelo seu post mas tenho certeza que vc ira precisar de informacoes adicionais e mais detalhadas. Estou a disposicao. Fique a vontade para solicita-las da forma que julgar mais conveniente seja via comunidade do MDArte ou atraves de contato direto pelo meu email (salvador@cos.ufrj.br).

    Ats,

    Rodrigo.

Checklist para o projeto de interfaces

14 de Dezembro de 2011, 16:00, por Desconhecido

Este é um roteiro básico para verificação dos elementos interface para desenharmos um projeto. Vale lembrar que os projetos do MDArte são basicamente em CRUD (Create, Retrieve, Update e Delete) e não sistemas CMS com outras divisões e exibições. Cada um pode ter a sua lista e seria legal enviar comentários com adendos para ficar cada vez mais completa e padronizada.



Monthly archive for agosto 2010 CSS, Plugins, jQuery Flexigrid – Tabelas inteligentes com CSS e jQuery

14 de Dezembro de 2011, 15:46, por Desconhecido

Essa semana aqui no projeto, estávamos procurando uma solução para algumas tabelas que extrapolavam o tamanho da



Auto-Grid 960

14 de Dezembro de 2011, 15:41, por Desconhecido

Essa dica vai pra quem não tem muita paciência de configurar um js de grid 960 direto no seu código para ver o alinhamento de seus elementos.



Título na tabela do displayTag

14 de Dezembro de 2011, 15:39, por Desconhecido

O MDArte utiliza o displayTag e é possível customiza-lo de diversas maneiras. Uma coisa legal é colocar um título que só será exibido quando a consulta for executada.



CSS3:Textos com sombras

14 de Dezembro de 2011, 15:12, por Desconhecido

Se voce aplicar a propriedade “box-shadow” em um texto, a mesma vai ser aplicada em sua caixa (box). Para isso foi criada a propriedade “text-shadow”.
Seu uso é o seguinte: