Ir para o conteúdo

Tela cheia

Perguntas Frequentes

4 de Dezembro de 2014, 16:24 , por Desconhecido - | 1 Pessoa seguindo este artigo.

 Usuario 

    • 1Qual é a minha senha de acesso? Posso trocá-la?
      Se você tem vínculo com a UFRGS, é provável que seu nome de usuário e senha seja, inicialmente, o nº de seu cartão da UFRGS, sem os zeros à esquerda. Caso você não tenha vínculo com essa instituição, o código do usuário é o mesmo do informado na sua matrícula; e como código de senha, informe na primeira vez o mesmo código de usuário. Para trocar sua senha, após fazer o primeiro login, clique no ícone  "Alterar Cadastro", dentro de qualquer uma das turmas em que está cadastrado.
    • 2Quais recursos/configurações são necessárias para acessar a plataforma?

      - Recomendável conexão Banda larga;
      - Navegador Internet Explorer (versão 5.0 em diante) da Microsoft;
      -Leitor de arquivos pdf (recomendável Adobe Reader 7.0);
      -Executor de audio e vídeo Windows Media Player.

      Além da conexão banda larga, é extremante recomendável o uso do navegadorInternet Explorer (versão 5.0 em diante) da Microsoft. Navegadores como o Mozilla Firefox possuem configurações padrões de segurança que dasabilitam a execução de Java script. Muitos conteúdos são disponibilizados pelos professores no formato pdf. Certifique-se de possuir em sua máquina um leitor de arquivos pdf. 
      Para visualizar videos e utilizar o video-chat  você precisará do Windows Media Player.

      Observe também as configurações recomendadas para:
    • Microsoft Internet Explorer
    • Mozilla Firefox
    • 3Como alterar meu perfil?

      Dentro de uma turma clique em "Alterar Perfil". Nesse espaço é possível adicionar um texto de apresentação e foto. Lembre-se de, preferivelmente, inserir fotos que obedeçam a proporção 3X4. A "foto reduzida" aparece nas trocas de mensagem pelo mural de "recados".

    • 4Como insiro um arquivo em meu portfólio?

      1) Acesse a turma onde deseja inserir o arquivo e clique no ícone Portfólio;
      2) Selecione a pasta com o seu nome;
      3) Preencha a "descrição do arquivo" e localize o mesmo em sua máquina utilizando o botão "procurar";
      4) Clique em "enviar";

      OBS: Se você editou o arquivo e quer reenviá-lo não é necessário deletar o arquivo anterior e inserir novo arquivo. Você poderá substituir o arquivo anterior. Para isso, clique no ícone "editar" ao lado do arquivo a ser substituido, localize o novo arquivo na sua máquina e envie;

    • 5Como comentar os arquivos no portfólio dos colegas?

      Clique no menu e selecione o nome de um colega e clique em "enviar seu comentário". 
      Para visualizar os comentários já postados clique em "ver comentário".

    • 6Como usar o Correio?

      1) Dentro de uma turma clique em "correio"
      2) Clique sobre "Compor Mensagem" para redigir uma nova mensagem;
      3) Clique sobre o nome dos participantes para adicionar os destinatários desejados. Também pode-se marcar vários destinatários e após inseri-los em bloco clicando em "Adicionar selecionados aos destinatários". Preencha os campos assunto e digite o texto da mensagem.
      Clique em "enviar chamado" para enviar  a mensagem.
      4) Para checar suas mensagens clique em "Verificar Mensagens Recebidas"  
      É possível deletar as mensagens já lidas selecionando-as e clicando em "apagar selecionadas".
      5) Clique sobre "Mensagens Enviadas" para verificar as mensagens que você enviou.

    • 7Não consigo abrir um arquivo, o que faço?

      Ao clicar no arquivo, verifique se não abre uma tarja amarela no topo da página, informando o bloqueio do download. Se for esse o caso, clique na tarja amarela e selecione "permitir download do arquivo". Para não visualizar mais essa mensagem, convém adicionar a URL ou endereço da plataforma na lista de sites seguros do seu navegador. Para isso, proceda da seguinte forma:

      1 - No topo da janela do seu navegador, clique em "Ferramentas - opções da internet - segurança";
      2 - Selecione "Sites confiáveis" e clique em "sites";
      3 - Digite ou copie o endereço da plataforma (http://eavirtual.ea.ufrgs.br) e clique em adicionar. Mantenha desabilitado o recurso "Exigir verificação do servidor https.

    • 8Para que serve o Suporte Técnico?

      Se você ainda tem dúvidas quanto a utilização dos recursos da plataforma, críticas ou sugestões, abra um chamado no Suporte Técnico. Sua mensagem será respondida pela equipe Help Desk. Se for necessário, essa equipe encaminhará o chamado para a equipe de manutenção e desenvolvimento da plataforma NAVi.

      Através do Suporte Técnico você poderá acompanhar as respostas dadas pelas equipes ao seu chamado, trocando mensagens com os técnicos até que seu questionamento seja esclarecido totalmente.

    • 9Quais requisitos básicos para visualizar vídeos?

      Para acompanhar as transmissões ou acessar a plataforma NAVi, serão necessários requisitos básicos.

      Hardware:
      - Computador com placa de som e monitor com capacidade de resolução de no mínimo 800 x 600

      Software:
      -Internet Explorer 4.0 (ou superior).
      - Windows Média Player 6.4 (ou superior).
      -Conexão com a internet banda larga, maior que 100Kbps.
      -Alguns vídeos do acervo pord.

      OBS: Alguns vídeos do acervo poderão ser visualizados com uma conexão discasa (Dial-Up), mas para tanto é necessário uma conexão mínima de 56 Kbps.Todas as transmissões "ao vivo" precisam de banda larga.

        • 10Qual o tamanho máximo para inserir um arquivo no portifólio?

          O tamanho máximo para inserir um arquivo no portifólio é de 5 MB.

        • Professor

            • 1Qual o procedimento para inserir uma notícia?

              - Clique em "Ferramentas" e depois em "criar Notícias";
              - Preencha os campos "título", "resumo" e "texto" e clique em "enviar";
              - Em "Localização" clique em "incluir aqui em...";
              - Escolha a coluna e linha da posição da notícia. IMPORTANTE! Coluna 1 pode ser visualizada tanto em "Apresentações"; quanto em "Notícias" ; já as demais colunas (2 e 3), somente em "Noticias".
              - Escolha "Restrito" se desejar que apenas as pessoas logadas no sistema visualizem a notícia (recomendável). IMPORTANTE! Caráter "público" exibe a notícia somente para quem NÃO está logado. "Público e Restrito" permitem todos (logados ou não) visualizarem a notícia.
              OBS: As caixas de texto das notícias aceita comandos HTML. Dessa forma, é possível inserir links e formatação de texto.

            • 2Qual o procedimento para inserir um lembrete?

              O procedimento é semelhante ao necessário para inserir noticias. Os lembretes podem ser visualizados tanto em Apresentaçao" quanto em "Noticias", porém apenas podem ser inseridos na coluna lateral esquerda, e por isso, não há a escolha de Colunas, apenas de Linhas.

            • 3Qual o procedimento para inserir um arquivo em Conteúdos?

              A plataforma comporta diversos tipos de arquivos (Word, Excell, Power Point, PDF, etc.) Para inserir um arquivo acesse as "Ferramentas de Gerência" e preencha o campo "descrição do arquivo" e localize o mesmo na sua máquina com o botão "procurar".
              OBS: é possível enviar apenas um link para o arquivo, se este já estiver na web.
              -Em "Localização" clique em "incluir aqui em...";
              -IMPORTANTE! Preencha o nome do arquivo que aparecerá para a turma. Por fim, escolha "público", "restrito" ou "público e restrito" e clique em "enviar".

            • 4Como incluir um ítem em Acervo?

              Proceda da mesma forma que a inclusão de arquivos em conteúdos. Especifique o tipo de arquivo a ser enviado. Após enviar e "incluir aqui em...", especifique em qual subítem de Acervo deseja inserir o arquivo: Download, Leituras Recomendadas, Referências Bibliográficas, etc.
              OBS: o histórico de mensagens digitadas no chat ficam armazenados para futura consulta em "Acervo - Aula Interativa".

            • 5Como disponibilizar Enquetes?

              1) Clique sobre ferramentas no canto superior direito da tela;
              2) Clique sobre "Criar Enquete";
              3) Preencha a pergunta da enquete e clique em "enviar";
              4) Crie possibilidade de respostas. Se desejar criar mais possibilidades clique em "Inserir Alternativas";
              5)Escolha o local onde a enquete deve aparecer. OBS: Para acompanhar o resultado da enquete clique em "Ver Resultado";
              cada aluno pode participar apenas uma vez em cada enquete.

            • 6Para que servem os Indicadores?

              A ferramenta "Indicadores" auxilia o professor na análise quantitativa da participação dos alunos. Ele traz o total de acessos dos alunos ou participantes na aula interativa (chat).
              OBS: o histórico de mensagens digitadas no chat ficam armazenados para futura consulta em "Acervo - Aula Interativa".

            • 7Como usar o Correio?

              1) Dentro de uma turma clique em correio;
              2) Clique sobre "Compor Mensagem" para redigir uma nova mensagem;
              3) Clique sobre o nome dos participantes para adicionar os destinatários desejados. Também pode-se marcar vários destinatários e após inseri-los em bloco clicando em "Adicionar selecionados aos destinatários". Preencha os campos assunto e digite o texto da mensagem.
              Clique em "enviar chamado" para enviar a mensagem.
              4) Para checar suas mensagens clique em "Verificar Mensagens Recebidas".
              É possível deletar as mensagens já lidas selecionando-as e clicando em "apagar selecionadas",
              5) Clique sobre "Mensagens Enviadas" para verificar as mensagens que você enviou.


Essa comunidade não possui posts nesse blog