Ir para o conteúdo

Noosfero Gov

Noosfero é uma plataforma web para construção de redes de colaboração e de economia solidária.
  • 552 visitas
  • 1309 downloads
  • 6.100 pessoas beneficiadas*
  • R$ 100.003,00 recursos economizados*
* Dados estimados pelo administrador do software

Download Noosfero Gov

Tela cheia

Sobre o Software

4 de Dezembro de 2014, 16:24 , por Desconhecido - | 2 Pessoas seguindo este artigo.

Noosfero é uma plataforma web voltado para a criação de redes sociais. Pode ser utilizado na criação de blogs, áreas de discussão, portfólios online, agendas de eventos, etc.

O Noosfero foi usado inicialmente pelo Cirandas.net, em 2012 foi adotado oficialmente pela USP e posteriormente pelo SERPRO. A plataforma integra ferramentas como perfil de pessoas, comunidades e empreendimentos, blogs, portfólios online, CMS para sites, RSS, fóruns, chats, eventos e compartilhamento de ideias em um mesmo sistema, além de funcionalidades providas por plugins.

Lançado em 2009, o Noosfero é também um projeto de software livre, desenvolvido pela Colivre junto com a contribuição de uma comunidade de desenvolvedores/as espalhados/as pelo mundo, que garante o lançamento de novas versões frequentemente.

Na Esfera Governamental, o Noosfero faz parte de plataformas como Participa.BR, Portal da Juventude, Portal do Software Público Brasileiro, Você.MJ, Colabora.gov.br e Dialoga Brasil.


Requisitos Mínimos

Recomenda-se o uso em produção de servidor com sistema operacional Debian GNU/Linux, em sua versão estável.

Para instalação do Noosfero, são necessários os seguintes pacotes instalados:


Novidades da versão 1.4

Há uma série de novas funcionalidades, mas a grande mudança é que agora o Noosfero executa em Rails 4.2, seguindo a infraestrutura (apache, varnish, etc) do Debian Jessie.

Para uso com pacotes Debian, siga as instruções disponíveis em:
http://download.noosfero.org/debian/jessie/

Notas importantes:

  • Para outro sistema que não seja o Debian Jessie, estes pacotes não foram testados e não se presume que funcionem.
  • É possível fazer a atualização de Debian 7 + Noosfero 1.3 para Debian 8 + Noosfero 1.4. Note que você precisa atualizar de Debian 7 para Debian 8 ao mesmo tempo que você atualiza de Noosfero 1.3 para Noosfero 1.4.

Categorias:

Relatos de Uso

mais de 1 ano
quase 2 anos

Aqui no Serpro estamos utilizando o software para criar uma rede social na intranet e também vendendo a rede para os seus clientes.

quase 2 anos

Na Universidade de Brasília, usamos o Noosfero como plataforma para o Portal da Faculdade UnB Gama, gerando páginas para os cursos, grupos e para cada professor. O Portal da FGA é mantido por estagiários da UnB, que são alunos, em geral, em início e meio de curso, do Bacharelado em Engenharia de Software. Além de prover um site em si, faz com que os alunos envolvidos aprendam muito, na prática, ao colaborar com Noosfero.

User not logged
Usuário não logado
Relate sua experiência ou do órgão/empresa com relação ao software.
* Você precisa estar logado para enviar um relato.