Ir para o conteúdo

 Voltar a OpenACS: Des...
Tela cheia

Instalação e configuração do CATIR - Eletronorte

11 de Fevereiro de 2009, 11:34 , por Desconhecido - | 1 Pessoa seguindo este artigo.
Visualizado 259 vezes

Estou estudando a instalação do CATIR aqui na Eletronorte - Brasília para ser usado na gestão do conhecimento - comunidades práticas. Fiz a instalação do OPENACS via instalador do windows, baixei o catir do SVN software publico e agora estou tentando faze-lo funcionar, e é claro algumas coisas estão faltando. Podem me dizer se existe algum material de instalação e configuração do CATIR e o script do banco no POSTGRE. Na instalação que fiz o CATIR chega a funcionar, mas diversos portles não estão disponíveis e não instalam pela opção "Instalar software".

Vi que o pessoal da Embraba fez um trabalho bom. Se tiver alguém que possa ajudar, ou marcar uma visita de nossos tecnicos de TI na Embrapa.

http://www.catir.sede.embrapa.br/pages/index

Fico no aguardo.

Autor: Paulo Roberto Mello


66 comentários

  • Ac4d5e1ff9417940e7cdaa02a9abedf2?only path=false&size=50&d=404Rodrigo Proença(usuário não autenticado)
    11 de Fevereiro de 2009, 16:56

     

    oi Paulo,

    fiz uma instalação da versão do SPB que é semelhante a do CATIR pelo SVN sem problemas. Estou rodando ela no portal do Projeto Brasil Municípios:

     http://www.projetobrasilmunicipios.gov.br/

    porém a minha roda em Linux.

     
    Pode ser algo relacionado ao Windows e para tirar a dúvida sugiro que você instale nesta máquina uma versão estável baixada do OpenACS. Já testei a que vem junto com o instalador para Windows 32 bits  e aparentemente tudo funcionou.

    Com referência aos portlets:

    1) verifique no Package Manager se eles estão instalados e habilitados;

    2) procure na administração de uma classe ou comunidade se a Applet que você quer adicionar está disponível para instalar ou já instalada neste grupo; e

    3) Se o portlet não está oculto do layout do grupo ou usuário.
    O suporte da Embrapa é feito pela empresa Arpatec, tente contacta-los para ver se podem ajudar em algo.

    Att,

    • B31659f30e9e58e2ceececc9b79a94ad?only path=false&size=50&d=404Paulo Roberto Mello(usuário não autenticado)
      12 de Fevereiro de 2009, 18:11

       

      Rodrigo.

      Vou fazer uma análise baixando o conteúdo SPB ainda no Windows, embora nossa meta também seja colocar no Linux. A idéia aqui na Eletronorte é implantar um software para comunidades práticas como parte do projeto Gestão do Conhecimento. Entrei no endereço que você passou, e me pareceu que você não esta usando para gestão do conhecimento, de qualquer forma a página de abertura ficou muito boa.

      Algumas perguntas.

      Vocês contaram com o apoio de alguma empresa, ou vocês mesmos fizeram o SITE?

      Vocês tem um roteiro de instalação / configuração que possa me passar?

      Li que o MOODLE também pode ser usado para comunidades práticas, você sabe alguma coisa?

      • 12cf2da8b1a1753868c7e20816b7dab5?only path=false&size=50&d=404Eduardo Santos(usuário não autenticado)
        13 de Fevereiro de 2009, 12:39

         

        Ola Paulo,

        O Rodrigo ja deu as dicas mais importantes, mas vou completar o que ele disse por aqui. Nao me lembro se voce fez o curso comigo. Voce fez? Eu sei que havia uma ou duas pessoas da Eletronorte la.

        O instalador do Windows deve ter criado uma pasta chamado openacs ou dotlrn no seu sistema de arquivos, dentro da psta alserver. Procure isso, e tudo o que rpecisa fazer para que funcione e jogar o conteudo que baixou do nosso Portal dentrop dessa pasta openacs ou dotlrn.

        Aqui na pagina da comunidade existe um roteiro bastante completo sobre instalacao e configuracao, mas o foco e Linux, e claro. O instalador do windows ja faz grande parte do processo automaticamente, mas precisa ter um trabalho extra para customizar e configurar. Algumas perguntas que podem te ajudar nas inatalacao do Windows:

        Voce instalou o openACS como servico? Se isso aconteceu, ele sobe sozinho quando voce inicia o computador. Caso contrario, e necessario clicar em arquivo para subir o servico?
        O PostgreSQL esta instalado e rodando, na versao 8.2. Lembre-se que ha problemas de compatibilidade na versao 8.3.
        Voce alterou o path do windows para incluir as variaveis de ambiente do OpenACS? O instalador deve fazer isso, mas e uma forma de detectar erros.

        A melhor maneira de ajudarmos na instalacao e voce fornecer informacoes detalhadas do que fez e copiar todas as possiveis mensagens de erro que o sistema mostra. So assim poderemos te ajudar mais.

         Em relacao a comparacao com Moddle, talvez uma das dificuldades do OpenACS seja a instalacao para usuarios leigos. Todavia, devemos lembrar que um sistema, principalmente para Gestao do Conhecimento, nao deve ser tocado por usuarios leigos. Voce precisa de alguem especializada para garantir a seguranca das informacoes da empresa/instituicao, e tambem precisa de algo que possa ser ampliado rapidamente, o que chamamos de escalabailidade. Vencidos os desafios de instalacao/configuracao inicial, voce tem um sistema que esta praticametne pronto para durar por muitos anos na sua empresa/instituicao.

        Depois posto mais. Agora estou sem tempo.

         Abracos.

      • Ac4d5e1ff9417940e7cdaa02a9abedf2?only path=false&size=50&d=404Rodrigo Proença(usuário não autenticado)
        13 de Fevereiro de 2009, 0:07

         

        oi Paulo,

         o OpenACS é um framework que  você pode usar para LMS, KM, CMS, etc.. No caso do projeto Brasil Municípios no momento usam apenas como gerenciador de conteúdos porém querem expandir para ensino a distância brevemente.

        A versão do OpenACS para download no Software Público não é um fork mas sim uma customização de layout, localização de termos, traduções ao português e muitas correções que foram incorporadas pelos desenvolvedores daqui.

         Este portal está sendo finamciado pelo BID onde atuo como consultor. Aqui em Brasília foram criados os primeiros de muitos sites com esta tecnologia no Brasil. O pessoal que tem conhecimento na plataforma pode ser encontrado neste forum como Felipe Gubert, Orzenil, Eduardo Santos, Landim ...e até eu!

        Quanto a documentação para instalação recomendo a oficial do site do OpenACS e o Wiki da comunidade do Software Público.

        www.​soft​ware​publ​ico.​gov.​br/d​otlr​n/cl​ubs/​open​acs/​xowi​ki/i​ndex

         Trabalhei com Moodle como ferramenta de ensino em um projeto de inclusão digital. Em minha modesta opinião acho que falta muito para atingir o nível do OpenACS com respeito a engenharia, porém na aparência e usabilidade leva vantagem pois foi criado por professores para professores e não tecnólogos.

         Contudo, novamente opinando com base em minha experiências pessoal, o OpenACS é muito mais flexível e escalável.

        Estamos querendo fazer um encontro, na verdade uma confraternização, do OpenACS em Brasília brevemente. Como sabem a linguagem script dele é o TCL que traduzindo para o bom português significa Tomar Cerveja na Latina :-)

        Att,

         Rodrigo

        • B31659f30e9e58e2ceececc9b79a94ad?only path=false&size=50&d=404Paulo Roberto Mello(usuário não autenticado)
          15 de Fevereiro de 2009, 20:24

           

          Rodrigo

          Li o material disponível no SITE, e realmente a instalação manual no ambiente LINUX, necessita de conhecimento específico em Linux, e para isso estou contando com o pessoal aqui da Eletronorte que da suporte neste sistema operacional. Fiz a instalação mais simples que é a do Windows com o objetivo de estatudar os recursos locais da ferramenta, pois já sou inscrito no CATIR como administrador da comunidade Eletronorte, e já avançei bastante no uso da ferramenta até onde tenho acesso.

          Quanto ao encontro, se vocês marcarem eu estarei lá.

          Abraços.

           

           

      • Aaa585a3b5743e24dad5fc7222fdda04?only path=false&size=50&d=404Orzenil Silva Junior(usuário não autenticado)
        13 de Fevereiro de 2009, 18:47

         

        Paulo,

        minha opinião vai em outro sentido que não sei se é a sua intenção discutir aqui no Fórum.

        Como vc está trabalhando no contexto da implantação de uma iniciativa de gestão de conhecimento (GC), no caso Comunidades de Práticas, acredito que uma série de questões precisam ser consideradas por vc antes de partir para a seleção de uma solução de software para apoiar essa iniciativa. A simples seleção de software sobre critérios puramente técnicos como facilidade de instalação, se roda sobre Linux/Windows, se é mais ou menos escalável etc é temerária no contexto de gestão do conhecimento. Isso porque em GC, principalmente em comunidades de prática, suas ações serão dirigidas a pessoas, em sua maioria, não técnicas e com pouca ou nenhuma experiência no uso de soluções baseadas em ambientes virtuais.

        Se o projeto de vcs já fez o dever de casa necessário para iniciar uma comunidade de prática como a definição de foco, de responsabilidades, de tipos de conhecimentos a serem "geridos" e de resultados a serem obtidos (elicitação de conhecimento, preservação de conhecimentos, transferência de conhecimentos, compartilhamento entre novatos e experts, coaching, redes sociais etc etc etc) você poderá considerar VÁRIAS soluções de software para auxiliá-los, em diferentes momentos. Em um determinado momento CATIR pode ser interessante, em outro algo como um "courseware" como o Moodle,  em outro solução pré-existentes disponíveis pelo Google ou Yahoo, em outro apenas e-mail ou em outros ... nenhum software!

        Com alguma experiência em iniciativas de gestão de conhecimento já vi várias iniciativas interessantes desaguarem em ações puramente de suporte técnico a usuários de comunidades virtuais, portais corporativos, intranets, ambientes virtuais de aprendizagem e outros nomes bem elaborados que a literatura em GC está cheia (e que consultores adoram vender com o nome de "solução corporativa".) Balela... cada caso em GC é um caso e o segredo (e desafio) é descobrir a melhor abordagem conhecendo a dinâmica do conhecimento na sua organização. Se vc e o seu grupo já possui esse conhecimento utilize-o prioritariamente como guia para seleção de suporte virtual adequado (ou se ele é necessário). Depois disso, avalie diferentes soluções de software, preferencialmente na forma de avaliação direta com os diferentes públicos que deverão participar de suas comunidades, em atividades concretas de interação e com resultados esperados dessa participação.

        Um livro interessante - caso vc não ainda não conheça - para ajudá-lo na tentativa de compreender a dinâmica do conhecimento em organização é Common Knowledge: How Companies Thrive by Sharing What They Know.

Oportunidade de Trabalho com OpenACS

9 de Dezembro de 2011, 16:07, por Desconhecido

Domí­nio do ambiente Linux em modo Shell;



Fundamentos de desenvolvimento e criação de comunidades virtuais com o framework OpenACS

28 de Outubro de 2010, 16:51, por Desconhecido

Durante o Latinoware, que será realizado em Foz do Iguaçu entre os dias 10 e 12 de Novembro, será realizada uma oficina sobre desenvolvimento em OpenACS. A oficina é parte da iniciativa de compartilhamento do Projeto Software Público Internacional, e conta com apoio da organização.



Oficina sobre OpenACS em Belo Horizonte

19 de Novembro de 2008, 9:43, por Desconhecido

No dia 27 de novembro de 2008, será realizado durante o Encontro Mineiro de Software Livre, uma oficina para formação de desenvolvedores OpenACS. A oficina tem por objetivo introduzir a ferramenta na cidade e atender a uma demanda crescente por especialistas na área.



Treinamento em OpenACS em Brasília tem sua aula inaugural

10 de Novembro de 2008, 9:43, por Desconhecido

Fruto de uma paceria entre a Lupa Treinamento e a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, começou no último Sábado o terceiro treinamento em OpenACS realizado em Brasília.



Instalacao do OACS 5.3 em Debian e Ubuntu

29 de Janeiro de 2008, 16:52, por Desconhecido

Acaba http://cognovis.de/developer/ou de sair do forno...