Pessoal,
Lançamos ontem um novo portal em OpenACS (www.territoriosdacidadania.gov.br) que vai dar suporte a informações do Programa Territórios da Cidadania, lançado ontem pelo Presidente Lula.
Neste portal eu criei alguns pacotes openacs, que logo está disponível nesta comunidade para avaliações e melhorias. Um deles é streaming de vídeo, que pode ser visto na página inicial dos territórios explicando o Programa.
Outro é o Maps, que pega a API do google para apontar no mapa onde está localizado a comunidade ou qualquer outra coisa. Cada território está mapeado nesta pacote (pode ser visto quando entramos no território específico) e logo depois estará mapeando cada ação do governo nos territórios. Logo logo a gente vai disponibilizar as ações concretas a serem realizadas no território e o cidadão poderá ver se a ação na sua cidade está atrasada ou não.
Esta é só uma das coisa que este portal vai fazer, em breve mostrarei mais.
Landim
Autor: Alessandro Landim

88 comentários
Adequação da relação entre o dotLRN e os subsites. Há uma espécie de consenso entre os desenvolvedores do OpenACS que cada comunidade deve funcionar como um subsite, o que eu sou totalmente contra. Acredito que deveria ser possível instanciar mais de um dotLRN na mesma aplicação, oferecendo a possibilidade de ter cada um num subsite diferente Tenho utilizado bastante as API's de grupos e subsites, e o que percebo é um trabalho até certo ponto "abandonado", mas muito bem feito que pode ser facilmente adapatado. Exemplo prático para o desenvolvimento que estou fazendo: nosso próximo Portal será um subsite do atual, em grande parte baseado no antigo pacote organizations. A idéia é que cada organização tenha uma página no Portal, e que também possa ter membros. É fácil utilizar as API's de grupos e subsites para permitir que uma organização tenha um espaço e membros, mas não é possível, por exemplo, adicionar um portlet a uma organização. Todos os outros frameworks caminham no sentido de ser fácil ao administrador mover portlets (ou widgets) na página sem a necessidade de programar, o que só é possível hoje no dotLRN. Acho que isso faz falta, e passa pela generalização do new-portal, como falei há pouco. O dotFolio é uma solução interessante, uma vez que cria uma espécie de subsite para cada usuário, mas ainda não me parece o ideal. Talvez um redirecionamento via request processor para a página com o nome do usuário fosse mais eficiente. Acredito que chegaremos nesse caminho de desenvolvimento no futuro, para que cada organização tenha seu espaço no Portal definido pelo nome (/organizations/minha_org) e não por um id numa página genérica. Acho que até fugi um pouco do assunto né? É que tenho pensando e mexido bastante nessa coisa de subsites esses dias. Parabéns Landim, o site ficou demais!!! Prepara uma apresentação para que a gente possa conhecer o seu trabalho lá no FISL. Obs.: Posso dar dica para um gato? É muito feio entrar no site e ser redirecionado para uma URL tão grande. Por quê você não faz um index.vuh para redirecionar à página correta escondendo a URL? Acho que ia ficar melhor.