Ir para o conteúdo

 Voltar a OpenACS: Des...
Tela cheia

Novo Portal utilizando o OpenACS

26 de Fevereiro de 2008, 14:10 , por Desconhecido - | 1 Pessoa seguindo este artigo.
Visualizado 5 vezes

Pessoal,

Lançamos ontem um novo portal em OpenACS (www.territoriosdacidadania.gov.br)  que vai dar suporte a informações do Programa Territórios da Cidadania, lançado ontem pelo Presidente Lula.

Neste portal eu criei alguns pacotes openacs, que logo está disponível nesta comunidade para avaliações e melhorias. Um deles é streaming de vídeo, que pode ser visto na página inicial dos territórios explicando o Programa.

Outro é o Maps, que pega a API do google para apontar no mapa onde está localizado a comunidade ou qualquer outra coisa. Cada território está mapeado nesta pacote (pode ser visto quando entramos no território específico) e logo depois estará mapeando cada ação do governo nos territórios. Logo logo a gente vai disponibilizar as ações concretas a serem realizadas no território e o cidadão poderá ver se a ação na sua cidade está atrasada ou não.

Esta é só uma das coisa que este portal vai fazer, em breve mostrarei mais.

Landim
 

Autor: Alessandro Landim


88 comentários

  • 12cf2da8b1a1753868c7e20816b7dab5?only path=false&size=50&d=404Eduardo Santos(usuário não autenticado)
    26 de Fevereiro de 2008, 14:21

     

    Parabéns Landim!!! O portal ficou demais!!!

    Perguntinhas técnicas bestas: a página inicial é uma comunidade? como você fez? 

  • Aaa585a3b5743e24dad5fc7222fdda04?only path=false&size=50&d=404Orzenil Silva Junior(usuário não autenticado)
    26 de Fevereiro de 2008, 18:32

     

    Parabéns, Landim! Dei uma olhada rapidinha mas depois vou navegar um pouco mais.

    De cara ficou a minha dúvida: por que vcs estão usando dotlrn? uma solução puramente oacs+subsites não funcionaria bem e seria mais fácil de manter? 

    Abraços! 

    • 7cbe4e406599478e7042a9fb27066e31?only path=false&size=50&d=404Alessandro Landim(usuário não autenticado)
      27 de Fevereiro de 2008, 14:05

       

      É sim Eduardo, o DotLRN tem um portal para não membros da comunidade, aí o que eu fiz foi dar permissão para o público.

      Pois é Orzenil, mas o que o pessoal quer é comunidade, eles querem que isso interaja com as sociedade e tal.

      Landim 

      • 12cf2da8b1a1753868c7e20816b7dab5?only path=false&size=50&d=404Eduardo Santos(usuário não autenticado)
        27 de Fevereiro de 2008, 14:41

         

        Ah, saquei. Você utilizou o portal para não membros. Cara, o layout ficou show de bola. Quem fez?
         

      • Aaa585a3b5743e24dad5fc7222fdda04?only path=false&size=50&d=404Orzenil Silva Junior(usuário não autenticado)
        27 de Fevereiro de 2008, 15:28

         

        Mas o OpenACS sozinho é já o "toolkit" para comunidades. Não precisa do dotLRN. 

        Eu, particularmente, acho que o dotLRN só complica um sistema de comunidades. Tiro isso das experiências que já tivemos com a implantação de comunidades de prática em que hoje refletindo melhor acho que uma solução como o dotCommunity ou dotFolio baseadas puramente em subsites  seria mais simples do que o dotLRN.

        Talvez pudéssemos discutir isso aqui uma vez que estou vendo diversas iniciativas de utilização do OpenACS baseadas diretamente na instalação do dotLRN. Daqui a pouco a gente vai ser a comunidade dotlrn ao invés da comunidade OpenACS.

        o dotLRN é uma aplicação vertical sobre as API e data model OpenACS e representa como tal um espectro de aplicação limitada em comparação com o toolkit original. Se queremos realmente que o OpenACS funcione como aplicação geral para diversos problemas da administração pública acredito que tenhamos que esclarecer para o público geral essas distinções.

        Mas é claro que a pressão pelo produto pronto em tempo super apertado atrapalha o planejamento da solução puramente OpenACS e nesse caso é compreensível o uso direto do dotlrn.

        De qualquer forma o que vcs fizeram com o dotLRN no portal do territorios da cidadania parece ser um trabalho excelente, impressionante mesmo!

        Gostaria muito de que vcs do MDA pudessem apresentar a solucão no FISL.

        Parabéns!
         

        • 12cf2da8b1a1753868c7e20816b7dab5?only path=false&size=50&d=404Eduardo Santos(usuário não autenticado)
          27 de Fevereiro de 2008, 15:59

           

          Orzenil,

          Vendo o seu post não pude deixar de me manifestar. Concordo com quase tudo o que você falou. Existe realmente uma utilização do dotLRN pelos mais variados motivos que não só os de comunidades e e-learning. Essa discussão tem acontecido até mesmo na comunidade original, onde os membros do OCT estavam até batendo boca esses dias. O fato que não podemos negar é: tem muito mais gente utilizando somente o dotLRN do que o OpenACS como um todo para o desenvolvimento de Portais. Acredito que isso tem até certo ponto atrapalho o desenvolvimento da ferramenta.

          Para que pudéssemos ter um framework mais completo, acredito que duas coisas seriam necessárias de imediato:

          Generalização do new-portal para criar a possiblidade de inserir portlets em outras páginas que não só as do dotLRN (Ex.: Portlets em subsites).
          Adequação da relação entre o dotLRN e os subsites. Há uma espécie de consenso entre os desenvolvedores do OpenACS que cada comunidade deve funcionar como um subsite, o que eu sou totalmente contra. Acredito que deveria ser possível instanciar mais de um dotLRN na mesma aplicação, oferecendo a possibilidade de ter cada um num subsite diferente

          Tenho utilizado bastante as API's de grupos e subsites, e o que percebo é um trabalho até certo ponto "abandonado", mas muito bem feito que pode ser facilmente adapatado.

          Exemplo prático para o desenvolvimento que estou fazendo: nosso próximo Portal será um subsite do atual, em grande parte baseado no antigo pacote organizations. A idéia é que cada organização tenha uma página no Portal, e que também possa ter membros. É fácil utilizar as API's de grupos e subsites para permitir que uma organização tenha um espaço e membros, mas não é possível, por exemplo, adicionar um portlet a uma organização.

          Todos os outros frameworks caminham no sentido de ser fácil ao administrador mover portlets (ou widgets) na página sem a necessidade de programar, o que só é possível hoje no dotLRN. Acho que isso faz falta, e passa pela generalização do new-portal, como falei há pouco.

          O dotFolio é uma solução interessante, uma vez que cria uma espécie de subsite para cada usuário, mas ainda não me parece o ideal. Talvez um redirecionamento via request processor para a página com o nome do usuário fosse mais eficiente. Acredito que chegaremos nesse caminho de desenvolvimento no futuro, para que cada organização tenha seu espaço no Portal definido pelo nome (/organizations/minha_org) e não por um id numa página genérica.

          Acho que até fugi um pouco do assunto né? É que tenho pensando e mexido bastante nessa coisa de subsites esses dias. Parabéns Landim, o site ficou demais!!! Prepara uma apresentação para que a gente possa conhecer o seu trabalho lá no FISL.

          Obs.: Posso dar dica para um gato? É muito feio entrar no site e ser redirecionado para uma URL tão grande. Por quê você não faz um index.vuh para redirecionar à página correta escondendo a URL? Acho que ia ficar melhor.

          • 7cbe4e406599478e7042a9fb27066e31?only path=false&size=50&d=404Alessandro Landim(usuário não autenticado)
            27 de Fevereiro de 2008, 16:15

             

            heheheh... pow cara, acho que assim é mais feio, hehehehe. Eu tentei fazer o redirect em algumas coisas, mas é muito complicado, quando eu conseguia o site ficava todo desconfigurado, porque o caminho para os CSS eram diferentes e aí é uma merda.

            Nós contratamos dois designers aqui, um fez a arte e outro implementou. Os 2 são muito bons, vamos ver se a gente contrata permanentes aqui.

            Vo ver com o Paulo se eu vo poder ir ao evento e faço a apresentação.

            Landim

          • Aaa585a3b5743e24dad5fc7222fdda04?only path=false&size=50&d=404Orzenil Silva Junior(usuário não autenticado)
            27 de Fevereiro de 2008, 17:23

             

            Eduardo,

            Eu não sei se vc tem dados para basear a sua afirmação de que tem mais gente utilizando somente o dotLRN do que o OpenACS . Se tiver, eu gostaria de conhecê-los mas enquanto não os conheço eu discordo completamente de vc.

            Até onde sei e inclusive com acompanhamento do trabalho do ]po[ e da cognovis e , em menor escala, da solution grove é que eles estão basicamente operando apenas com o Core OpenACS.

            Inclusive, o Malte tem trabalhado em um projeto europeu (E4 Project) via Cognovis puramente com oacs-5-3 e também em uma solução baseada no project-manager em parceria com a ]po[ do Frank Bergman.

            Outro caso é o Jeff Davis, com a dotconsulting em que somente opera com oacs-5-3, sem dotLRN.

            A Solution Grove por ter foco em E-learning ainda opera com o dotLRN mas cada vez mais se aproxima do Moodle para esse tipo de solução, focando OpenACS para plataformas genéricas de comunidades e integração web 2.0 

            Na Embrapa mesmo tenho muita vontade de simplesmente detornar o dotLRN e reconstruir a CATIR com OpenACS puro... quem sabe um dia! 

            Acho difícil o dotLRN sobreviver como solução de comunidades e mesmo como solução de e-learning tendo em vista o avanço do Moodle. Apesar disso o OpenACS cada vez mais avança e , na minha opinião, todos os avanços recentes do Core e Remote OpenACS são devido ao destravamento da necessidade de manter pacotes compatíveis com o dotLRN. E espero que isso continue dessa maneira...

            Aliás, o dotLRN parou. Basta observar que as únicas modificações recentes nos pacotes dotLRN específicos foram para a Zenificação dos mesmos. O trabalho do Dave Bauer com um search para o dotLRN naufragou, o trabalho do Don Baccus com a generalização do new-portal naufragou, o trabalho do pessoal do E-lane com o Assessment basicamente produziu uma peça de ficção, o pessoal de Sidney do grupo do Rafael Calvo (Weg) basicamente não trabalha mais com o dotLRN depois da saída do Nick Carrol para o Rails. Acho que os únicos avanços, e notáveis, foi do pessoal da UNED com acessibilidade e Zen.

            Até dados em contrário, OpenACS representa pra mim a única garantia de evolução.

Oportunidade de Trabalho com OpenACS

9 de Dezembro de 2011, 16:07, por Desconhecido

Domí­nio do ambiente Linux em modo Shell;



Fundamentos de desenvolvimento e criação de comunidades virtuais com o framework OpenACS

28 de Outubro de 2010, 16:51, por Desconhecido

Durante o Latinoware, que será realizado em Foz do Iguaçu entre os dias 10 e 12 de Novembro, será realizada uma oficina sobre desenvolvimento em OpenACS. A oficina é parte da iniciativa de compartilhamento do Projeto Software Público Internacional, e conta com apoio da organização.



Oficina sobre OpenACS em Belo Horizonte

19 de Novembro de 2008, 9:43, por Desconhecido

No dia 27 de novembro de 2008, será realizado durante o Encontro Mineiro de Software Livre, uma oficina para formação de desenvolvedores OpenACS. A oficina tem por objetivo introduzir a ferramenta na cidade e atender a uma demanda crescente por especialistas na área.



Treinamento em OpenACS em Brasília tem sua aula inaugural

10 de Novembro de 2008, 9:43, por Desconhecido

Fruto de uma paceria entre a Lupa Treinamento e a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, começou no último Sábado o terceiro treinamento em OpenACS realizado em Brasília.



Instalacao do OACS 5.3 em Debian e Ubuntu

29 de Janeiro de 2008, 16:52, por Desconhecido

Acaba http://cognovis.de/developer/ou de sair do forno...