Senhoras e senhores,
Devo informar que tivemos um espaço cedido pelo Ministério do Planejamento durante o Fórum Internacional de Software Livre para realizar alguma atividade que envolva a comunidade do OpenACS. Podemos utilizar o auditório deles para até trinta pessoas ou ainda podemos utilizar a sala de reuniões para nos encotrarmos. A questão é: o que vamos fazer? Acho que é uma cessão de espaço muito importante e não podemos deixar passar em branco.
Autor: Eduardo Santos
1313 comentários
Início da comunidade OpenACS, na versão 3.2.5 Base do OpenACS: sistema Web de banco de dados Datamodel voltado para aplicações de comunidade;
Principais aplicativos: CRM
Project Manager
dotFolio
]project-open[ e workflow
dotCommunity
dotLRN
e-commerce (comércio solidário)
Survey
Bug-tracker e Ticket-tracker
LRNWu Primeiro caso de uso no Brasil: MRE
Projeto CATIR da Embrapa
Casos internacionais: Universidade de Valencia, Universidade de Vienna, AIESEC, Greenpeace
Portal do Software Público Brasileiro: Integração de sistemas;
Comunidades de prática de desenvolvedores de software.
O framework GNU/ACS ACS/Java versus GNU/ACS
OpenACS: GNU/ACS em uma nova direção Datamodel voltado para aplicações de comunidade XQL query dispatcher: indepedência de banco de dados Service Contract API: reusabilidade de código,integração de aplicações,extensibilidade de pacotes
PostgreSQL
OpenACS-Core: registro e Gerenciamento de Usuários (parties object system); subsites (community object system) Registro e Gerenciamento de Aplicações (APM) Gerenciamento de Conteúdo (content repository) Fundamentos do Desenvolvimento OpenACS OCT
Gerenciamento do Código Fonte
TIPs (Technical Improvement Proposals)
Projetos Bug Tracking
Aporte de Código (voluntários e "comercial")
Project Manager
dotFolio
]project-open[ e workflow
dotCommunity
dotLRN
e-commerce (comércio solidário)
Survey
Bug-tracker e Ticket-tracker
LRNWu Primeiro caso de uso no Brasil: MRE (Rodrigo, essa aqui é pra você) Casos internacionais: Universidade de Valencia, Universidade de Vienna, AIESEC, Greenpeace
Portal do Software Público Brasileiro: Integração de sistemas;
Comunidades de prática de desenvolvedores de software. Ainda não tenho uma idéia suficiente formada da abordagem que deve ser dada a cada um desses temas. Talvez seja algo do tipo: Principais aplicativos: mostrar a facilidade do OpenACS de integrar novas funcionalidades. Eu sei, ele não faz tudo, mas já faz bastante coisa. CRM: não me lembro o que é. Alguém pode ajudar?
Project Manager: sei que é um sistema de gerenciamento de projetos simples. Dá pra mostrar a versão instalada na Embrapa?
]po[: esse é mais fácil. Tá cheio de informação por aí, e tenho um artigo da revista do Linux (disponível na comunidade) que pode ajudar.
dotCommunity: não conheço também. Alguém tem alguma informação?
dotLRN: dá pra citar vários casos de uso, principalmente no Brasil. Acho que seria legal descrever seu funcionamento, pra galera conhecer.
e-commerce: acho que o exemplo de comércio solidário citado pelo Orzenil pode ser legal, além da possibilidade de comprar cursos.
Survey: o melhor exemplo que conheço é o do Marista. Rodrigo, tem algum backup pra eu poder mostrar lá?
Bug-tracker e ticket-tracker: exemplos de como ele pode ser usado para gerenciar os mais diversos projetos podem ser bem utilizados.
LRNWu: também não conheço. Alguém tem um link? Casos internacionais: a abordagem que acho interessante dar é em relação ao grande número de usuários e portais gerenciados.
Portal do Software Público: a abordagem acredito que deva ser em cima da ginástica que eles faziam para gerenciar uma coisa que foi rapidamente integrada através de uma única ferramenta. Integração: se mostrar como a comunidade está mais organizada agora acho que facilita.
Comunidades de desenvolvedores: talves fosse interessante ligar a questão de gerenciar uma comunidade com a maneira na qual o software foi fundado, através de uma comunidade. Se a palavra é desenvolvimento colaborativo, ele já nasceu para isso. Só mais um detalhe que me preocupa: como vamos integrar o que as várias pessoas (ou mais de uma pelo menos) vão falar no dia? Acho que seria interessante se houvesse um repositório comum onde pudéssemos opinar sobre as apresentações uns do outros. Daí veio a idéia do Wimpy Point, pois quero ter a certeza de que não estarei falando besteira.