Ir para o conteúdo

 Voltar a OpenACS: Des...
Tela cheia

Upload de comunidades em nova instalação OACS

9 de Maio de 2008, 15:57 , por Desconhecido - | 1 Pessoa seguindo este artigo.
Visualizado uma vez

Baixei o dotlrn 2.4 + OACS 5.4 com Postgresql 8.3 usando somente apt-get (sem compilação) porém não achei uma forma de migrar comunidades (+fóruns e demais objetos) para a nova instalação, sem perder as configurações da nova. Alguém conhece alguma forma de exportar comunidades?

Kleyn

Autor: Kleyn Guerreiro


44 comentários

  • 12cf2da8b1a1753868c7e20816b7dab5?only path=false&size=50&d=404Eduardo Santos(usuário não autenticado)
    9 de Maio de 2008, 16:18

     

    Olá Kleyn,

    Não te aconselharia a usar essas versões. O 5.4 acabou de sair, e ainda duvido da estabilidade dele, assim como dotLRN 2.4. Além disso, algumas coisas do OpenACS não vão funcionar no PostgreSQL 8.3, principalmente a busca, já que o tsearch foi incorporado e mudou alguns nomes de função.

    Não conheço também uma forma de migrar de uma instalação antiga para uma nova. O ideal é que você atualize a sua versão para a mais nova. Isso normalmente não é difícil de fazer, mas aí depende do grau de customização que tem o seu sistema, já que as atualizações vão sobrescrever o que você tinha feito. Um processo de atualização que leve em conta o legado tem que ser feito com cuidado, testando possíveis erros e vendo o que vai se perder quando for para a nova versão.

    Existe, por último, a possibilidade de utilizar o datamanager, mas é um pacote que não vem sendo mantido desde o 5.2, o que pode te gerar problemas futuramente. Resumo: não aconselho a migrar para uma instalação nova. A melhor possibilidade é atualizar da sua versão para a mais nova.
     

    • F745fce7d57a64efba6fd9522af886f6?only path=false&size=50&d=404Kleyn Guerreiro(usuário não autenticado)
      12 de Maio de 2008, 14:46

       

      Obrigado Eduardo por suas informações. O problema com relação à extração de dados no .LRN de fato é complicado. Mas consegui fazer o Postgresql 8.3 funcionar, apenas recriando as funções reclamadas pelo .LRN à mão, utilizando o nome antigo.

      Como o ambiente de comunidades virtuais que temos aqui foi uma customização severa do .LRN, é possível atualizar apenas o AOL Server e o OpenACS, mantendo a versão legada do .LRN ou as camadas DEVEM ser atualizadas em conjunto?

      [ ]'s

      Kleyn

      • 12cf2da8b1a1753868c7e20816b7dab5?only path=false&size=50&d=404Eduardo Santos(usuário não autenticado)
        12 de Maio de 2008, 15:09

         

        Olá Kleyn,

        Acho que você ainda não entendeu direito o que é o sistema. Dê uma olhada nessa apostila que está aqui na comunidade para entender um pouco melhor da estrutura.

        De uma maneira grossa de dizer, não existe diferença entre o OpenACS e o dotLRN. O dotLRN nada mais é que uma aplicação desenvolvida em cima do OpenACS, utilizando suas características de framework para construção de aplicações para a Web. O OpenACS é composto de um núcleo (core) constituído de uma série de pacotes, as quais são utilizadas pelo dotLRN em sua estrutura. Sendo extremamente simplista (repito: é importante ler a apostila) é possível identificar na estrutura de código o que faz parte do núcleo (core) e as aplicações desenvolvidas especificamente para o dotLRN. Tudo o que tem acs-* pode-se dizer que faz parte do núcleo e o que tem dotlrn-* e *-portlet-* faz parte do dotLRN, mas não dá pra dizer que são coisas separadas.

        Tendo em vista a forte integração que existe entre as bibliotecas, eu acho muito difícil o sistema funcionar com versões diferentes de núcleo e aplicação (o dotLRN, no caso). Por mais que você tenha conseguido alterar nomes de função (todas as chamadas ao tsearch2 fazem parte do núcleo, não do dotLRN), ainda podem existir uma série de alterações que foram feitas e prejudicam a retrocompatibilidade, ou seja, compatibilidade com a versão anterior. Além do mais, não entendo qual a necessidade de atualizar algumas coisas e outras não. O trabalho é quase o mesmo.

        Em relação ao AOLServer, talvez seja sim possível atualizá-lo, mas várias alterações seriam necessárias. Ex.: patch para entrega de arquivos em background, atualização do TCL e de todos os módulos do AOLServer, enfim, várias mudanças. Isso não deve ser difícil de fazer: basta recompilar o AOLServer com as novas diretrizes e alterar a forma como o sistema é inicializado. Mas também não vejo vantagem em atualizá-lo, já que a versão 4.0.10 é muito boa e mais estável do que a 4.5.0.

        Por último, levando em consideração o seu ambiente (os Correios), vou dizer simplesmente: não atualize. O nível de customização é enorme e qualquer mudança pode fazer com que o sistema simplesmente deixe de funcionar. Há alterações das mais variadas, envolvendo desde alterações de páginas até mudanças na estrutura de dados, o que sempre prejudica esse trabalho. Feito por um especialista qualificado, esse processo não levaria menos que um mês em regime de dedicação exclusiva para ser concluído.

        • F745fce7d57a64efba6fd9522af886f6?only path=false&size=50&d=404Kleyn Guerreiro(usuário não autenticado)
          12 de Maio de 2008, 15:52

           

          Visto que as versões anteriores estão mais estáveis que as novas, de fato não estou vendo tanta vantagem em uma migração, mesmo que a tarefa fosse trivial.

          Valeu pelas Dicas

           

          Kleyn

Oportunidade de Trabalho com OpenACS

9 de Dezembro de 2011, 16:07, por Desconhecido

Domí­nio do ambiente Linux em modo Shell;



Fundamentos de desenvolvimento e criação de comunidades virtuais com o framework OpenACS

28 de Outubro de 2010, 16:51, por Desconhecido

Durante o Latinoware, que será realizado em Foz do Iguaçu entre os dias 10 e 12 de Novembro, será realizada uma oficina sobre desenvolvimento em OpenACS. A oficina é parte da iniciativa de compartilhamento do Projeto Software Público Internacional, e conta com apoio da organização.



Oficina sobre OpenACS em Belo Horizonte

19 de Novembro de 2008, 9:43, por Desconhecido

No dia 27 de novembro de 2008, será realizado durante o Encontro Mineiro de Software Livre, uma oficina para formação de desenvolvedores OpenACS. A oficina tem por objetivo introduzir a ferramenta na cidade e atender a uma demanda crescente por especialistas na área.



Treinamento em OpenACS em Brasília tem sua aula inaugural

10 de Novembro de 2008, 9:43, por Desconhecido

Fruto de uma paceria entre a Lupa Treinamento e a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, começou no último Sábado o terceiro treinamento em OpenACS realizado em Brasília.



Instalacao do OACS 5.3 em Debian e Ubuntu

29 de Janeiro de 2008, 16:52, por Desconhecido

Acaba http://cognovis.de/developer/ou de sair do forno...