Olá pessoal da Comunidade OpenACS,
Desculpe o e-mail ser um tanto extenso.
Esse é o roteiro utilizado para instalação do dotLRN que funcionou no nosso órgão.
A área de negócios do nosso órgão indicou a utilização do dotLRN para uso em um Projeto futuro.
Analisamos o software e partimos para a instalação em ambiente Windows. Entretanto, mesmo a instalação sendo simples, precisamos efetuar alguns ajustes, como senha e usuários de acesso a banco, etc. Depois disso, o upload não funcionava, sendo necessário ajustar a página file-add.tcl.
Mesmo assim, o sistema não demonstrou-se confiável. Partimos para a instalação em Debian.
Mesmo com o apoio da página oficial da Comunidade, a instalação do Debian que deveria ser simples acabou um pouco difícil. Utilizamos a última versão estável (7 - Wheezy).
Para quem deseja instalar o dotLRN, seguem os passos para a instalação ter sucesso:
1. Instalar o postgresql (apt-get install postgres-8.4) (preferencialmente a versão 8.4 - usando oldstable)
1.2 Sugiro alterar a senha do usuário do postgres (caso o banco esteja no mesmo servidor do dotLRN): sudo -u postgres psql postgres. Ao acessar a interface do banco, definir senha para o usuário do postgres ditigando: \password postgres. Depois de definir a senha: \q para sair.
2. Instalar o dotLRN (apt-get install dotlrn) - como há dependência de outros pacotes ele instala o aolserver4 e o openacs (também efetuei referência ao oldstable para instalar o openacs).
3. Alterar o arquivo /etc/dotlrn/dotlrn.sh, trocando o IP de 127.0.0.1 para o IP de acesso e também a porta de 8000 para 80 (caso queira seu servidor publicado na Internet com acesso normal à porta padrão). ** Atentar para não mexer no arquivo /etc/openacs/openacs.sh, pois o objetivo é a instalação do dotLRN.
3.1 Reiniciar o aolserver: /etc/init.d/aolserver4 restart
3.2 A Instalação do dotLRN ocorre no diretório: /usr/share/dotlrn
4. Seguir para a instalação via web, acessando o endereço: http://IPDAINSTALAÇÃO
4.1 O script criará todas as tabelas e conteúdos necessários.
4.2 Depois de concluída a instalação, reiniciar o aolserver: /etc/init.d/aolserver4 restart (tenha paciência, o serviço reinicia rápido, mas sugiro aguardar uns 2 ou 3 minutos para tudo "subir" normalmente.
5. Tudo certo até aí, a instalação ocorre e depois de reiniciado o aolserver já dá para acessar o dotlrn: http://localhost/dotlrn
6. Entretanto, ao reiniciar o servidor, não é possível acessar o dotlrn.
6.1 Quando se acessa, é exibida uma página do OpenACS indicando que houve erro na instalação.
6.2 Depois de analisar os logs, em /usr/share/dotlrn/log/error.log, verificava que não era possível se conectar ao banco.
6.3 Depois de dias de muita pesquisa, resolvi parar o serviço e subir de novo (não adianta reiniciar, foi necessário matar os processos iniciais), tudo funcionou.
6.4 O problema é que, na instalação, o script de inicialização do aolserver ocorre antes da inicialização do postgresql.
6.5 Para corrigir isso, basta editar o script de inicialização do aolserver: "/etc/init.d/aolserver4" e, na linha "Required-Start", acrescentar: postgresql
7. Agora sim, o script de inicialização do aolserver vai aguardar o postgresql iniciar e a instalação foi concluída com êxito.
O próximo passo é o xowiki que, pelo jeito, só funciona no OpenACS 5.7, é isso mesmo?
Seguindo esses passos, é possível instalar o dotLRN.
Autor: Norisvaldo Ferraz Júnior