Ir para o conteúdo

 Voltar a OpenACS: Fór...
Tela cheia

Instalação dotLRN em Debian

23 de Maio de 2013, 12:49 , por Desconhecido - | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Visualizado 48 vezes

Olá pessoal da Comunidade OpenACS,

Desculpe o e-mail ser um tanto extenso.

Esse é o roteiro utilizado para instalação do dotLRN que funcionou no nosso órgão.

A área de negócios do nosso órgão indicou a utilização do dotLRN para uso em um Projeto futuro.

Analisamos o software e partimos para a instalação em ambiente Windows. Entretanto, mesmo a instalação sendo simples, precisamos efetuar alguns ajustes, como senha e usuários de acesso a banco, etc. Depois disso, o upload não funcionava, sendo necessário ajustar a página file-add.tcl.

Mesmo assim, o sistema não demonstrou-se confiável. Partimos para a instalação em Debian.

Mesmo com o apoio da página oficial da Comunidade, a instalação do Debian que deveria ser simples acabou um pouco difícil. Utilizamos a última versão estável (7 - Wheezy).

Para quem deseja instalar o dotLRN, seguem os passos para a instalação ter sucesso:

1. Instalar o postgresql (apt-get install postgres-8.4) (preferencialmente a versão 8.4 - usando oldstable)

1.2 Sugiro alterar a senha do usuário do postgres (caso o banco esteja no mesmo servidor do dotLRN): sudo -u postgres psql postgres. Ao acessar a interface do banco, definir senha para o usuário do postgres ditigando: \password postgres. Depois de definir a senha: \q para sair.

2. Instalar o dotLRN (apt-get install dotlrn) - como há dependência de outros pacotes ele instala o aolserver4 e o openacs (também efetuei referência ao oldstable para instalar o openacs).

3. Alterar o arquivo /etc/dotlrn/dotlrn.sh, trocando o IP de 127.0.0.1 para o IP de acesso e também a porta de 8000 para 80 (caso queira seu servidor publicado na Internet com acesso normal à porta padrão). ** Atentar para não mexer no arquivo /etc/openacs/openacs.sh, pois o objetivo é a instalação do dotLRN.

3.1 Reiniciar o aolserver: /etc/init.d/aolserver4 restart

3.2 A Instalação do dotLRN ocorre no diretório: /usr/share/dotlrn

4. Seguir para a instalação via web, acessando o endereço: http://IPDAINSTALAÇÃO

4.1 O script criará todas as tabelas e conteúdos necessários.

4.2 Depois de concluída a instalação, reiniciar o aolserver:  /etc/init.d/aolserver4 restart (tenha paciência, o serviço reinicia rápido, mas sugiro aguardar uns 2 ou 3 minutos para tudo "subir" normalmente.

5. Tudo certo até aí, a instalação ocorre e depois de reiniciado o aolserver já dá para acessar o dotlrn: http://localhost/dotlrn

6. Entretanto, ao reiniciar o servidor, não é possível acessar o dotlrn.

6.1 Quando se acessa, é exibida uma página do OpenACS indicando que houve erro na instalação.

6.2 Depois de analisar os logs, em /usr/share/dotlrn/log/error.log, verificava que não era possível se conectar ao banco.

6.3 Depois de dias de muita pesquisa, resolvi parar o serviço e subir de novo (não adianta reiniciar, foi necessário matar os processos iniciais), tudo funcionou.

6.4 O problema é que, na instalação, o script de inicialização do aolserver ocorre antes da inicialização do postgresql.

6.5 Para corrigir isso, basta editar o script de inicialização do aolserver:  "/etc/init.d/aolserver4" e, na linha "Required-Start", acrescentar: postgresql

7. Agora sim, o script de inicialização do aolserver vai aguardar o postgresql iniciar e a instalação foi concluída com êxito.

O próximo passo é o xowiki que, pelo jeito, só funciona no OpenACS 5.7, é isso mesmo?

Seguindo esses passos, é possível instalar o dotLRN. 

Autor: Norisvaldo Ferraz Júnior


Oportunidade de Trabalho com OpenACS

9 de Dezembro de 2011, 16:07, por Desconhecido

Domí­nio do ambiente Linux em modo Shell;



Fundamentos de desenvolvimento e criação de comunidades virtuais com o framework OpenACS

28 de Outubro de 2010, 16:51, por Desconhecido

Durante o Latinoware, que será realizado em Foz do Iguaçu entre os dias 10 e 12 de Novembro, será realizada uma oficina sobre desenvolvimento em OpenACS. A oficina é parte da iniciativa de compartilhamento do Projeto Software Público Internacional, e conta com apoio da organização.



Oficina sobre OpenACS em Belo Horizonte

19 de Novembro de 2008, 9:43, por Desconhecido

No dia 27 de novembro de 2008, será realizado durante o Encontro Mineiro de Software Livre, uma oficina para formação de desenvolvedores OpenACS. A oficina tem por objetivo introduzir a ferramenta na cidade e atender a uma demanda crescente por especialistas na área.



Treinamento em OpenACS em Brasília tem sua aula inaugural

10 de Novembro de 2008, 9:43, por Desconhecido

Fruto de uma paceria entre a Lupa Treinamento e a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, começou no último Sábado o terceiro treinamento em OpenACS realizado em Brasília.



Instalacao do OACS 5.3 em Debian e Ubuntu

29 de Janeiro de 2008, 16:52, por Desconhecido

Acaba http://cognovis.de/developer/ou de sair do forno...