Este tutorial segue algumas definições, a saber:
1 - Tutorial instalando individualmente cada item (Apache, PHP e MySQL), sem utilizar programas facilitadores.
A versão do Redeca 3.0 é nova mas as compatibilidades com PHP e MySQL são as mesmas de sempre.
PHP: tem que ser, obrigatoriamente, menor que 5.3.x. MySQL: tem que ser, obrigatoriamente, menor que 5.5.x. Apache: recomendamos 2.2.x. No caso desse tutorial, vamos instalar o PHP 5.3. O Redeca 3.0 ainda tem alguns problemas com o PHP 5.3. Será necessário realizar um workaround para no arquivo ./lib/Zend/Controller/Action/Helper/Redirector.php, linha 360 se não me engano, no método "goto", renomeando-o, para poder funcionar.
[controller] residence.title = "Moradia" Para quem instala o PHP como CGI, é preciso mexer no .htaccess que fica na raiz do diretório, e comentar as duas linhas com php_flags para funcionar. Estamos com o seguinte ambiente:
Redeca 3.0 - variante do Jordão
residence.edit.title = "Editar - Moradia"
Os módulos exigidos pelo Redeca são instalados por padrão (pode variar entre distribuições de Linux), mas na tela de instalação ele vai acusar. Se for o caso, basta instalar os módulos do apache com o comando: # a2enmod alias # a2enmod rewrite (este aqui é necessário instalar) por exemplo. O SSL não tem problema, ele não gera incompatibilidade pq o uso é indireto, não depende da aplicação. Mas se quiser realmente usar https de verdade, teria que configurar o Apache para isso, que são outros passos que se acha em fórums, como instalar o OpenSSL e configurações extras para o Apache. Se vc não precisar disso, nem esquenta.
Os arquivos do Redeca 3.0 com algumas modificações para rodar com o PHP 5.3 estão no SVN, dentro do 3.0.0. (http://svn.softwarepublico.gov.br/trac/redeca/browser/redeca-3.0.0/redeca-php5.3%2Bmysql5.1.zip)
Seria interessante saber se ele vai funcionar bem em vários ambientes, para podemos aplicar as modificações.
Na execução do aptitude veio a seguinte mensagem que aceitei: Os pacotes a seguir possuem dependências não satisfeitas: apache2-mpm-prefork: Conflita: apache2-mpm o qual é um pacote virtual. apache2-mpm-worker: Conflita: apache2-mpm o qual é um pacote virtual. As seguintes ações resolverão estas dependências: Manter os pacotes a seguir em suas versões atuais: 1) apache2-mpm-worker [Não Instalado] Aceitar esta solução? [Y/n/q/?] y Ou tentar o comando:
(naturalmente o sistema vai perguntar se vc quer desinstalar o outro. Diz q sim)
o módulo 'worker' é para trabalhar com FastCGI, e o prefork, com o modelo padrão.
O fato do apache não processar o PHP é porque o tipo desse arquivo (.php) não está associado ao interpretador, que é uma das configurações extras que se tem q fazer com o FastCGI. Embora não seja complicado, convém, na 1a instalação, chegar ao produto o + indolor possível. No caso do 'prefork', normalmente o instalador desse módulo também habilita-o e associa o tipo .php ao interpretador.
O ambiente está instalado.
Vamos configurar os arquivos:
apache2.conf
<Directory /var/www/redeca/>
Options Indexes FollowSymLinks MultiViews
AllowOverride All
Order allow,deny
Allow from all
</Directory>
<VirtualHost *:80>
ServerAdmin abdogavinho@gmail.com
DocumentRoot /var/www/redeca/
ServerName redeca
ErrorLog /var/www/redeca/logs/redeca_log
CustomLog /var/www/redeca/logs/redeca_log combined
</VirtualHost>
O arquivo php.ini e adiante é seguir pelo manual tecnico de instalação do Redeca 1.0
Podemos testar essa instalação também no ambiente windows.
Alguem se voluntaria a testar ?
Autor: Abdo Gavinho