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1. Considerações Gerais

27 de Maio de 2015, 13:53 , por Israel Costa - | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
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SEI - Sistema Eletrônico de Informações

Manual de Instalação
Compatível com Versão 2.5.1 e superiores

Conheça também:
Manual para Carga Inicial de Dados
Web Services Versão 2.6.0


Este Manual foi um trabalho conjunto entre o TRF4, MPOG, ANATEL e demais participantes do PEN.

1.1. Sobre o SEI

O SEI - Sistema Eletrônico de Informações - é um sistema de processo eletrônico administrativo para gerir o conhecimento institucional, eliminando-se totalmente a tramitação dos procedimentos em meio físico (papel). Entre os seus principais ganhos, estão: a que virtualiza a informação, promove a celeridade dos processos de trabalho, valoriza a coerência das decisões administrativas e favorece o aumento de recursos humanos na área judiciária pelo enxugamento da área administrativa.

1.2. Sobre o Manual de Instalação

Este documento é dirigido aos profissionais de TI responsáveis pela instalação e configuração do SEI. Seu objetivo é descrever os passos necessários para realizar a instalação dos principais componentes do SEI em um ambiente preliminar para avaliação da solução.

Não serão tratadas questões específicas relacionadas à configurações de rede, balanceadores de carga, replicações, serviços de diretório e configurações de segurança. Essas questões serão tratadas a parte em outras sessões do wiki do projeto. Portanto, ele não é um passo-a-passo definitivo para ser aplicado a qualquer sistema operacional ou distribuição, devendo ser observada as características intrínsecas de cada ambiente.

O texto em questão está organizado nas seguintes sessões:

1. Considerações Gerais: Descreve os objetivos e convenções utilizadas
2. Visão Geral da Instalação: Apresentação dos componentes de hardware e software mencionados ao longo do documento
3. Infraestrutura de Hardware: Detalhamento da infraestrutura e topologia utilizada na instalação do sistema
4. Componentes de Software: Descrição da rotina de instalação dos componentes de software
5. Informações Adicionais: Demais configurações disponibilizadas pelo SEI

1.3. Sobre as aplicações

O SEI atualmente funciona com o SIP – Sistema de Permissões. Este sistema gerencia órgãos, unidades, usuários, hierarquias, sistemas e permissões para os usuários que serão utilizadas pelo Sistema Eletrônico de Informações. Além do sistema de permissões, a busca é feita pela ferramenta Solr. Solr é um projeto Open Source de um servidor de buscas. Foi desenvolvido em Java e utiliza o Lucene Core como base para indexação e busca, além de fornecer APIs baseadas em REST o que lhe permite ser integrado a praticamente qualquer linguagem de programação.

1.3.1. Arquivos que compõem às Aplicações

Os arquivos fonte e backups das bases de dados estão disponíveis em <<PENDENTE: INFORMAR LOCALIZAÇÃO>>. O servidor somente estará acessível ao IP de acesso informado previamente. Os seguintes arquivos estão disponíveis para download:

SEI-Fontes-<VERSÃO>.zip
SEI-BD-MySQL-<VERSÃO>.zip
SEI-BD-SqlServer-<VERSÃO>.zip
SEI-BD-Oracle-<VERSÃO>.zip
SEI-Novidades-<VERSÃO>.pdf
SEI-Instalacao-<VERSÃO>.pdf
SEI-Atualizacao-<VERSÃO>.pdf
SEI-Web-Services-<VERSÃO>.pdf
SEI-Publicacao-<VERSÃO>.pdf
SEI-Digitalizacao-Maio-2012.pdf
SEI-Arquitetura-Março-2015.pdf

1.3.2. Ferramentas de busca e gerador de PDF

Solr (opcional)  O motor de busca: Apache Solr 4
Busca o termo tanto nos metadados dos processos e documentos como no teor dos documentos e arquivos, inclusive com destaque para os primeiros trechos no qual o termo ocorre dentro dos arquivos (ex. PDF ou doc). Java Runtime 1.7 Tomcat 6 Solr 4. Segue o link:
http://lucene.apache.org/solr/
JODConverter (opcional) 

Esta chave é opcional, caso ela não exista apenas não será possível marcar documentos externos nos formatos OpenOffice para geração de PDF da árvore de processo (doc, xls, pps, etc.). Arquivo para instalação disponível em sei/ferramentas/jodconverter-tomcat-2.2.2.zip. Mais detalhes em http://code.google.com/p/jodconverter

1.4. Convenções utilizadas na documentação

Para facilitar a leitura deste documento, serão adotadas as convenções descritas abaixo:

- Comando a ser executado no shell do SO ($)

$ comando_a_ser_digitado
Ex: $ yum install httpd

- Comando a ser executado como usuário Root no shell do SO (#)

# comando_a_ser_digitado
Ex: # yum install httpd 

- Comando a ser executado no shell de comandos do MySQL (mysql:)

mysql: comando_a_ser_digitado
Ex: mysql: create database sei;

- Parâmetro a ser substituído com valor apropriado (<...>)

<NOME_DO_PARAMETRO_A_SUBSTITUIR: VALOR_DE_EXEMPLO>
Ex: bind-address = <IP_LOCAL_SERVIDOR_BD: 192.168.10.40>

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