Ir para o conteúdo

 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Governo federal adota sistema criado pelo FNDE

22 de Maio de 2007, 16:19 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Visualizado 100 vezes
16 de janeiro de 2007 às 16h53

Um sistema de informática desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) poderá ser aplicado, em breve, por outros órgãos do governo federal e até pela iniciativa privada. Inteiramente construído com softwares livres, o Sistema de Gestão de Demandas já despertou o interesse dos ministérios do Planejamento, do Trabalho e até da Presidência da República. Na tarde desta terça-feira, 16, será oficialmente disponibilizado a todos os interessados em suas aplicações durante solenidade no Palácio do Planalto.

A ferramenta surgiu de uma necessidade da coordenação de Tecnologia da Informação do FNDE de acompanhar as solicitações de serviços de todas as áreas do órgão, avaliando a complexidade e necessidade das demandas e a qualidade do serviço prestado. Em uso na autarquia há seis meses, o Sistema de Gestão de Demandas se mostrou eficiente para a melhoria do atendimento e também para uma melhor aplicação de recursos públicos. "Com o sistema, podemos otimizar o trabalho de nossos técnicos e a utilização dos equipamentos disponíveis, além de fazer uma previsão de custos para a execução dos serviços", afirma José Carlos Wanderley Dias de Freitas, diretor de Administração e Tecnologia do FNDE.

Funcionamento

Depois de fazer a solicitação de serviço, o técnico acompanha a execução do trabalho pelo próprio sistema, disponível na intranet do FNDE. De acordo com sua complexidade e área a ser atendida, a demanda é distribuída aos profissionais de informática, que montam um cronograma de realização do trabalho. O sistema aponta quando o serviço está em dia, em atraso ou suspenso e as razões para essas ocorrências. "Embora tenha sido desenvolvido para a área de Tecnologia da Informação, o sistema pode ser aplicado em outras atividades, como gerência de pessoal ou mesmo por empresas privadas prestadoras de serviços", explica Roberto Craveiro, coordenador-geral de Tecnologia da Informação do FNDE.

Com um orçamento anual de mais de 8 bilhões de reais, o FNDE é responsável pelo Programa Nacional do Livro Didático e pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar. A tecnologia da informação é imprescindível à atuação do órgão, já que o sítio eletrônico do FNDE é utilizado por todas as redes públicas estaduais e municipais para cadastrar projetos, escolher os livros didáticos e acompanhar repasses de recursos, entre outros serviços.

Autor: Rogério de Souza Leitão


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

Participação da Reunião de Coordenação Geral do Portal do Software Público

10 de Março de 2014, 11:47, por Desconhecido

Estamos participando hoje(10/04/2014) da Reunião de Coordenação Geral do Portal do Software Público, onde discutiremos sobre o novo portal do software publico, bem como as novas ferramentas e recursos que serão disponibilizados para as comunidades.



Quem usa o SGD?

23 de Julho de 2013, 11:42, por Desconhecido

Olá!



Visita da Delegação de Moçambique

8 de Maio de 2009, 20:21, por Desconhecido

É com grande satisfação que o SGD foi apresentado para a delegação de Moçambique que esteve no Brasil em março de 2009. Na ocasião o sistema foi apresentado pelos adminstradores da Comunidade SGD, Sr. Rogério Leitão e Sra. Pollyanna Mendes, no Edifício Sede do FNDE - Fundo Nacional de Denvolvimento da Educação.



SGD no INEP

16 de Outubro de 2007, 14:35, por Desconhecido

Autor: Rogério de Souza Leitão



SGD é apresentado na 5ª Reunião Técnica de Informática - CBTU no Rio de Janeiro

20 de Setembro de 2007, 11:23, por Desconhecido

Autor: Rogério de Souza Leitão