O Sistema de Auditoria Interna – SIAUDI, da Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB, teve sua gênese na demanda do então Presidente da CONAB Dr. Jacinto Ferreira, em 2005, no sentido de buscar a aderência da Auditoria Interna da Companhia à Estrutura Internacional de Práticas Profissionais (IPPF) do The Institute of Internal Auditors – IIA, referência mundial no segmento da auditoria interna, e às diretrizes operativas emanadas da Controladoria-Geral da União – CGU, na condição de Órgão Central do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.
A versão 1.0 do sistema SIAUDI foi desenvolvida sob os seguintes princípios: eficiência e foco em resultados; descentralização; delegação de competências; gestão compartilhada; desburocratização; segurança de dados e informações; economicidade; modernidade tecnológica; e eliminação de papel.
Sedimentado nestes princípios, com a entrada em produção do SIAUDI 1.0, os processos de relatoria e acompanhamento de pendências tornaram-se exclusivamente digitais. A tecnologia permitiu que os relatórios impressos fossem eliminados por completo, com ganhos em eficiência, autonomia, economia, proteção ambiental, celeridade e segurança de dados. A acessibilidade é compartilhada, remota e online. O modelo foi desenvolvido a partir de uma parceria entre as áreas de Auditoria Interna e de TI da Companhia.
Num processo natural de aperfeiçoamento, a partir dos anseios do corpo funcional da Audin, aliada à grande demanda dos órgãos governamentais pela cessão da versão 1.0 do aludido sistema SIAUDI, solicitou-se à área de desenvolvimento da Companhia uma nova versão, de modo a torná-lo mais robusto e com uma gama de funcionalidades que contemplassem todas as etapas do processo auditorial.
Requisitos Mínimos
Principais Características Técnicas: O SIAUDI, versão 2.0, foi desenvolvido em linguagem de programação PHP versão 5.5.1 (utilizando o framework Yii, com recursos AJAX, Jquery, Json e JavaScript).
Sistema Operacional homologado: Ubuntu 14.04.2;
Servidor HTTP homologado: Apache2;
Linguagem: PHP, última versão homologada: 5.5.9;
Banco de Dados: PostgreSQL, última versão homologada: 9.3;
SIAUDI Versão 2.0
Principais funcionalidades: É composto por cinco módulos: Módulo de Risco, Módulo para Elaboração do Plano Anual das Atividades da Auditoria Interna - PAINT, Módulo de Planejamento Específico, Módulo de Relatório e Módulo para Elaboração do Relatório Anual das Atividades da Auditoria Interna - RAINT.