Ir para o conteúdo

SIMEC - Sistema Integrado de Planejamento Orçamento e Finanças

Membros

Nenhum(a)

 Voltar a Fórum do SIMEC
Tela cheia

Atividade-CADERNO

17 de Setembro de 2014, 14:05 , por Desconhecido - | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Visualizado 12 vezes
 

 1ª Atividade Quais os desafios do E.M. e  as possíveis soluções? 


   Resposta: 

                        

                          Existem alguns desafios a serem superados para que o Ensino Médio no Brasil alcance a tão almejada excelência que dependerá da Expansão, universalização e democratização do Ensino Médio:

                       Iniciou-se um processo de expansão do E.M. em meados de1990 que ainda não pode ser visto como processo de universalização ou democratização por causa de índices altíssimos que ainda persistem, como: 

                                _Jovens que permanecem fora da escola ( Desde 2004 registra-se declínio das matrículas nesta modalidade). A provável causa seria a necessidade do jovem brasileiro de ir para o mercado de trabalho muito cedo e a falta de perspectiva;

                                _A evasão e reprovação; O E.M . não corresponde as expectativas dos jovens,que não o reconhece como meio para seu progresso social e econômico;

                                _Distorção idade-série; Quando a população atendida é de baixa renda, então, os indicadores são ainda mais cruéis: são poucos jovens os que chegam a essa etapa da educação, menos ainda os que o fazem na idade certa (no Brasil, conclusão com até 19 anos), os que estão lá muito frequentemente têm acesso a um ensino de qualidade ruim, as taxas de evasão são altas e o aprendizado adquirido com as aulas normalmente é considerado insuficiente nas avaliações oficiais do governo.

                                _ A oferta ainda reproduz desigualdades sociais de cor, raça ,sexo, modalidade, conteúdos, remuneração dos professores, infraestrutura ,gestão e investimento.A  falta  conexão entre a escola e o projeto de vida de cada um, currículo fragmentado e com poucas aulas práticas, baixo uso de tecnologia em sala, falta de professor e também de infraestrutura e de segurança coloboram para que o E.M; se torne um espelho das desigualdades e não uma ferramenta de inclusão.

                                 Essa realidade demonstra que as políticas públicas não estão senda efetivas para transformar o E.M. em instrumento de transformação social.

Autor: carla roberta benning


Essa comunidade não possui posts nesse blog