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1Como criar nova regra de comunicação interna?
Para o SNEP todas as chamadas (entrantes, saintes, internas, etc) passam por “rotas” que fazem parte das “Regras de Negócio”. Uma Rota executa ações no SNEP e para que isso aconteça algumas condições devem ser satisfeitas, tais como uma condição que "encaixe" a Origem e o Destino da chamada. Para isso, crie uma regra de ligações internas, selecionando no menu "Regras de Negócio » Rotas", clique em "Nova Regra".Em seguida, dê uma descrição para a regra, como por exemplo, "Ligações Internas". Em Origem, selecione "Grupo" e nas opções ao lado selecione "Todos", faça o mesmo procedimento em destino.
Agora precisamos definir as "Ações":
- Defina o Centro de Custos - como a imagem abaixo.
A próxima ação é discar para ramal, conforme a imagem a baixo:Pronto. Após salvar a regra, ela já estará valendo.
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2Como criar um grupo de ramais com o SNEP?
Para criar grupos de ramais, Clique em "Cadastros + > Grupos de Ramais".Os Grupos de Ramais podem ser do tipo usuário ou administrador. Esse tipo indica herança.
Por exemplo: Se uma regra de negócio for criada permitindo ligações para Administradores e o grupo Comercial for do tipo Administrador, todos os ramais que pertencem ao grupo Comercial também serão considerados pela regra como administradores.
Seleção de Ramais É possível, ao criar um grupo, que você selecione os ramais que farão parte do mesmo.
Ramais Disponíveis: Contém a relação de ramais disponíveis no sistema. Cada ramal possui o atual grupo a que ele pertence entre parênteses: Ex:1001 (admin)
Na prática: Clique em "Incluir Grupo de Ramais", dê um nome para o seu grupo de ramais e selecione os ramais para o grupo, veja a imagem a baixo:
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3Como configurar uma conta VONO?
Cadastrar um tronco no Snep é muito simples.No menu de Cadastros, clique em Troncos.
Em seguida, na parte superior direita clique em incluir.
A imagem abaixo, mostra um exemplo de um tronco que já foi incluso. No caso apresentado, o tronco está sendo alterado e as opções do tronco que devem ser preenchidas são: Nome, Tipo de Tronco, Usuário, Senha, Host Remoto, Especificar Usuário de Origem e Dominio de Origem
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4Como liberar portas no Firewall?
As portas necessárias para serem liberadas são as portas de comunicação de voz e dados.
Para a porta de comunicação de voz SIP, a porta de dados é a 5060/UDP e para o IAX é 4569/UDP. Para os dois protocolos será o range de 10000 até 20000 UDP.Apresentando um exemplo prático com Iptables, o comando ficaria da seguinte forma:
Obs: o tratamento dos pacotes é feito na tabela NAT.
1. Para ativar o roteamento dos pacotes execute
echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward<\code>
2. Para redirecionar a porta 5060 para o servidor snep execute
iptables -t nat -I PREROUTING -p udp --dport 5060 -j DNAT --to "ip do servidor snep"<\code>
Caso deseja especificar uma origem use o parâmetro
-s ip-de-origem depois do "PREROUTING"<\code>.
Da mesma forma pode ser feito para a porta do IAX(4569). Agora é necessario redirecionar o range do rtp, segue o comando:
iptables -t nat -I PREROUTING -p udp --dport 10000:20000 -j DNAT --to "ip do servidor snep"
Após liberar a entrada é necessário liberar a saída na chain POSTROUTING, conforme o exemplo:
iptables -t nat -I POSTROUTING -s "ip do servidor snep" -j MASQUERADE
Feito isso as portas estarão liberadas com sucesso tanto para entrada quanto para saída.
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5Como criar regras de tarifação?
Para criar uma regra de tarifação é necessário cadastrar uma operadora.Clique no menu "Tarifas +" > "Operador".
Esta rotina exibe uma Lista de todas as Operadoras que estejam Cadastrados no Sistema.
As Operadoras fazem parte do sub-sistema de Tarifação e tem como função manter a separação de valores de tarifas cadastrados no sistema.
Clique em "Incluir Operadoras" para cadastrar uma Operadora.
Na Tela de cadastro ou alterar da Operadora tem os campos:
Nome: Define o nome que identificará a Operadora. - Tempo de Arranque: Define o tempo em SEGUNDOS que a Operadora cobra a Tarifa de saída. Normalmente as Operadoras cobram o primeiro minuto cheio (60 segundos) de uma chamada , independente da duração desta.
- Tempo de Fracionamento: Define o tempo em SEGUNDOS das frações seguintes de incidência da tarifa. Exemplo: o valor é tarifado a cada 6 segundos em 1/10, ou seja, se a tarifa for de R$ 0,50 por minuto, a cada 6 segundos de duração , será cobrado R$ 0,05.
- Tarifa Base para Fixo: Define o valor da Tarifa padrão para chamadas a telefones Fixos.
- Tarifa Base para Celular: Define o valor da Tarifa padrão para chamadas a telefones Celulares.
- Centro de Custos: Define o(s) Centro(s) de Custo(s) que fazem parte da Operadora. Quando uma chamada é efetuada, um Centro de Custos é definido. Baseado no Centro de Custo definido para cada registro de chamada efetuada, o sistema irá encontrar a Operadora e consequentemente o valor da Tarifa.
Contudo, para que as ligações sejam tarifadas com esses valores, é necessário configurar as regras de negocio para usar o centro de custo definido nesta regra.