O lançamento será realizado durante o Congresso, quando o Centro de Pesquisas Renato Archer, disponibilizará a solução para sociedade brasileira. Haverá um estande permanente no Congresso, entre os dias 08 e 10 de novembro, para apresentar a solução aos participantes do evento, tirar dúvidas sobre o uso da ferramenta e possibilitar o cadastramento direto no Portal.
O InVesalius é o primeiro software da área médica a subir no Portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br). O software atualmente é disponibilizado gratuitamente, mas apenas agora seu código será aberto como GPL versão 2 (Licença Pública Geral). Além da reconstrução 3D com base em imagens DICOM, ele permite a geração de malhas adequadas para prototipagem rápida-impressão tridimensional de estruturas anatômicas.
Na avaliação do chefe de divisão Jorge Silva, do Centro de Pesquisas Renato Archer, a instituição tem desenvolvido o InVesalius há pelo menos 5 anos e este software tem se mostrado de grande valia para os profissionais da área de saúde no Brasil. No entanto, e mesmo com um número de quase 2000 downloads, muitos do exterior, o acesso ainda é muito limitado e o suporte pouco sistematizado.
Com o lançamento no Portal do Software Público, Jorge Silva acredita que o InVesalius alcançará vôo nunca antes imaginado pelo CenPRA, com facilidades de integração das comunidades (desenvolvimento e usuários), um suporte adequado aos usuários e a organização de uma comunidade. O gerente percebe também que modelos de negócio inovadores terão origem na parceria entre o CenPRA, do Ministério da Ciência e Tecnologia, e a SLTI, do Ministério do Planejamento.
O III Congresso é direcionado para profissionais de informática em saúde, envolvidos com práticas de Telemedicina e Telessaúde e tem como principal objetivo difundir o conceito, as capacidades em infra-estrutura, assim como os projetos já implementados e em implementação, na área de saúde. Trata-se da primeira vez que o evento é organizado fora do Estado de São Paulo, e contando como Instituição executora a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(FCM/UERJ) e com apoio do Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde (www.cbtms.org.br).
As inscrições para o evento também podem ser feitas pelo endereço http://www.lampada.uerj.br/cbtm2007/programa.htm
Autor: Coordenação Software Público
0sem comentários ainda
Por favor digite as duas palavras abaixo