No final do mês de agosto ocorreu na cidade de Natal a CONFENIS 2010. O evento acadêmico-científico reuniu mais de 20 países, tendo como eixo-central temas relacionados aos Sistemas de Informação Empresarial (EIS-do termo em inglês Interprase Information System). Foram apresentadas dezenas de propostas de artigos para o evento, alcançado em torno de 35 trabalhos aprovados.
A iniciativa brasileira do software público foi apresentada no primeiro dia do evento na quarta-feira. O coordenador do Portal, Corinto Meffe, do Ministério do Planejamento deu destaque para o conjunto de oportunidades empresariais que são oferecidas pelo modelo do software público. Corinto disse que "o caso brasileiro pode ser considerado uma das experiências mais robustas na disponibilização de software para sociedade com a participação do setor público".
Durante a palestra foi destacado o surgimento do Portal do SPB em 2007 e todo aprendizado que vem ocorrendo desde então. Foram apresentados com detalhes a criação dos grupos de interesse para municípios, qualidade e multimídias e o ambiente dedicado às empresas, o Mercado Público Virtual, uma espécie de guia de prestadores de serviços para as soluções do Portal SPB.
Para o professor Rogério Atem, representante da organização do evento, a experiência brasileira tem obtido destaque internacional por conta do seu pioneirismo e solidez. "Pela segunda vez apresentamos o software público na CONFENIS e o público internacional sempre fica encantado com o ecossistema de produção colaborativa criado pelo Brasil", complementa o professor.
Durante o evento foi assinada carta de disponibilização da solução de número 41 no Portal. Se trata de um ERP livre, denominado ERP5, desenvolvido pela empresa francesa NEXDI em parceria com o Instituto Federal Fluminense. A carta foi assinada durante o encerramento do evento na sexta-feira, dia 27/08.
0sem comentários ainda
Por favor digite as duas palavras abaixo