O Peru anunciou que vai aderir ao modelo do software público desenvolvido pelo Brasil. O país, desde de 2008, tem um portal dedicado aos softwares desenvolvidos pelo setor público, que funciona como um repositório de soluções. Com o anúncio, o Peru passa a ser o segundo país que vai aderir ao modelo do software público, somando-se assim ao Paraguai.
No dia 13 de novembro foi realizada uma reunião entre o coordenador do Portal brasileiro, Corinto Meffe, e o chefe de informática da presidência da república para tratar dos primeiros pontos de aproximação entre os dois Portais. Jaime Honores Coronado deixou claro que desde o princípio a intenção era de abrir os códigos e as documentações das soluções. “Somente estávamos realizando os estudos jurídicos para começarmos a liberação das soluções”, reforçou o chefe de informática.
Para Corinto Meffe o governo peruano foi bastante receptivo na aproximação com o modelo original do software público. Meffe considera o ambiente desenvolvido pelo governo peruano muito amigável para o usuário e analisa que o Portal desenvolvido pelo Peru poderá servir de modelo para os outros países.
Durante reunião realizada na cidade de Lima, Jaime considerou que dentre as oitenta soluções já disponibilizadas no Portal peruano pelo menos trinta podem ser licenciadas de forma livre. “No governo adotamos software livre há muitos anos e o modelo do software público vai reforçar a nossa política”, complementou Jaime.
No dia 24 de novembro, representando a oficina da presidência em reunião na cidade de Brasília, César Vilchez informou o interesse do governo peruano em participar no projeto do software público internacional. César Vilchez, um dos responsáveis pelo Portal peruano, explicou que falta somente tornar as soluções livres e tal procedimento começará a ser tratado ainda neste ano.
Até o final do ano os portais do Paraguai, do Peru e do Brasil estarão interligados por um item de menu criado com exclusividade para o projeto software público internacional.
0sem comentários ainda
Por favor digite as duas palavras abaixo