Ir para o conteúdo

Tela cheia

Pesquisador da Inglaterra conhece experiência do Software Público

15 de Julho de 2008, 9:06 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Visualizado 20 vezes

No dia 08 de julho, o pesquisador Ivor Jones, da Universidade de Londres, visitou a gerência de inovações tecnológicas, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI, nas dependências do Ministério do Planejamento, para conhecer as iniciativas de software livre do Ministério. O pesquisador faz mestrado investigando o impacto do software livre no desenvolvimento econômico do Brasil, em projeto do Instituto de Estudos das Américas http://americas.sas.ac.uk/.


Em sua visita a SLTI, Ivor conversou com Cláudio Muniz Machado, gerente de gestão coorporativa, que falou sobre os padrões de interoperabilidade do governo federal, a e-Ping, e sobre a política de transparência fiscal e padrões abertos no Governo Federal. Também conversou com Corinto Meffe sobre o modelo do Software Público, momento em que teve oportunidade de conhecer o Portal SPB e sua estrutura.

O pesquisador demonstrou interesse na iniciativa do Software Público e comentou se tratar de um projeto inovador e criativo em função do seu objetivo de aproximar a oferta do software, a demanda e os prestadores de serviço. O pesquisador disse que "essa estrutura do Portal SPB pode aumentar a capacidade de desenvolvimento de software das organizações públicas e privadas e estimular a atividade econômica do país. ”

Ivor permanece no Brasil por 2 meses visitando empresas públicas, privadas e ONGs, nas cidades de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Durante a visita ao Brasil ele pretende coletar dados para alimentar sua pesquisa sobre software livre.

O roteiro das Visitas para pesquisa

Essas são algumas das instituições que o pesquisador já visitou ou agendou a visita: em São Paulo, Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô; em Brasília, Banco do Brasil, DATAPREV, SERPRO, Ministérios das Comunicações, da Ciência e Tecnologia, do Meio Ambiente, da Educação, do Planejamento, CNPQ e UNB; no Rio de Janeiro, Datasus, FGV - Faculdade de Direito, BNDES, FINEP e CDI; e em Porto Alegre, Procergs, PUCRS, UFRGS e Associação SoftwareLivre.Org.

Autor: Coordenação Software Público


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.