No mês de março,em que foi comemorado o Dia Mundial do Consumidor, o PROCON, órgão público, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos-SEJUDH e que tem como missão formular e implantar políticas públicas voltadas para a proteção e defesa do consumidor, com ênfase na Educação para o Consumo, visando à melhoria da qualidade de vida do cidadão, implantou o Sistema de Gerenciamento do Atendimento, versão livre, desenvolvido pela DATAPREV, totalmente baseado em tecnologias de software livre e de código aberto.
Através do SGA é possível gerenciar filas e fluxo de atendimento em quaisquer tipos de empresas ou organizações que prestam serviço de atendimento presencial à pessoas.
O SGA oferece o controle de filas de atendimento através de emissão de senhas e chamada das mesmas através de painéis. As filas de atendimento podem conter um único serviço ou um grupo de serviços. Os painéis podem chamar um, vários ou todos os serviços. Uma unidade de atendimento pode ter vários painéis.
O SGA é mais do que um sistema de controle de filas. Ao gerenciar o fluxo de atendimento, o sistema apresenta uma série de recursos que auxiliam na gerência e administração das unidades de atendimento; Fornece uma diversidade de informações gerenciais preciosas, através de relatórios, estatísticas e gráficos avançados sobre atendimentos de uma unidade, de um grupo de unidades ou de todas elas.
É possível obter estatísticas e tempos médios de atendimento por atendente, por período e por unidade, entre outras. Pode-se obter dados detalhados ou agregados.As informações gerenciais fornecidas pelo SGA possibilitam aos gestores planejar, acompanhar, monitorar, otimizar e agilizar o atendimento aos clientes. “Com o intuito de cada vez mais melhorar os nossos serviços e modernizar a Gestão Pública, essa ferramenta nos auxiliará no atendimento ao consumidor, em especial diminuir o tempo de espera do cidadão para ser atendido pelo Procon Estadual”, relata a Superintendente de Defesa ao Consumidor, Gisela Simona Viana de Souza.
O processo de implantaçao contou com recursos materiais e humanos existentes no órgão, além do auxilio do portal do Software Público Brasileiro e a equipe de Tecnologia da Informação do Procon-MT, o Analista de Segurança da Informação: Cristiano Henrique de Oliveira e o Analista de Sistemas: Kembolle Amilkar de Oliveira.
Mais informações podem ser obtidas junto ao Procon Estadual que atende ao público das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA) nº 917, no bairro Araés. O órgão também tem um posto de atendimento no Ganha Tempo, localizado na Praça Ipiranga, Centro. Os telefones para esclarecimentos de dúvidas são 151 e (65) 3613 8509.
Fonte: Procon - MT
0sem comentários ainda
Por favor digite as duas palavras abaixo