Ir para o conteúdo

Tela cheia

Software criado no FNDE será adotado pelo governo federal

12 de Fevereiro de 2007, 15:26 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Visualizado 35 vezes

Um Sistema de Informática desenvolvido no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) poderá ser aplicado, em breve, por outros órgãos do governo federal e até pela iniciativa privada. Inteiramente construído com softwares livres, o Sistema de Gestão de Demandas já despertou o interese dos Ministérios do Planejaemnto e do Trabalho e Emprego e da própria Presidência da República. A tal ponto que, na tarde desta terça-feira (16), será oficialmente disponibilizado a todos os interessados em suas aplicações durante solenidade no Palácio do Planalto.

A ferramenta surgiu de uma necessidade da coordenação de Tecnologia da Informação do FNDE de acompanhar as solicitações de serviços de todas as áreas do órgão, avaliando a complexidade e necessidade das demandas e a qualidade do serviço prestado. Em uso na autarquia há seis meses, o Sistema de Gestão de Demandas se mostrou eficiente para a melhoria do atendimento e também para uma melhor aplicação de recursos públicos. “Com o sistema, podemos otimizar o trabalho de nossos técnicos e a utilização dos equipamentos disponíveis, além de fazer uma previsão de custos para a execução dos serviços”, afirma José Carlos Wanderley Dias de Freitas, diretor de Administração e Tecnologia do FNDE.

Funcionamento – Depois de fazer a solicitação de serviço, o técnico acompanha a execução do trabalho pelo próprio sistema, disponível na intranet do FNDE. De acordo com sua complexidade e área a ser atendida, a demanda é distribuída aos profissionais de informática, que montam um cronograma de realização do trabalho. O sistema aponta quando o serviço está em dia, em atraso ou suspenso e as razões para essas ocorrências. “Embora tenha sido desenvolvido para a área de Tecnologia da Informação, o sistema pode ser aplicado em outras atividades, como gerência de pessoal ou mesmo por empresas privadas prestadoras de serviços”, explica Roberto Craveiro, coordenador-geral de Tecnologia da Informação do FNDE.

O próximo passo na programação da coordenação de TC da autarquia será o início de utilização do Sistema de Gerenciamento de Projetos que está sendo desenvolvido pela autarquia para planejamento e acompanhamento dos trabalhos de informática realizados no FNDE e que funcionará integrado com o SGP.

Com um orçamento anual de mais de R$ 8 bilhões, o FNDE é responsável por diversos programas voltados para a educação básica, como o Programa Nacional do Livro Didático e o Programa Nacional de Alimentação Escolar. A tecnologia da informação é imprescindível à atuação do órgão, já que o sítio eletrônico do FNDE é utilizado por todas as redes públicas estaduais e municipais para cadastrar projetos, escolher os livros didáticos e acompanhar repasses de recursos, entre outros serviços. 

Fonte: ASCOM-FNDE (17.01.2007)

Autor: Coordenação Software Público


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.