O conceito de software público alcançou consenso entre 18 países no mês de julho em reunião realizada pelo Centro Latinoamericano de Administração para o Desenvolvimento-CLAD, que conta com a associação de 21 países iberoamericanos.
O consenso foi obtido durante a XII Conferência de Ministros da Administração Pública e Reforma do Estado, que ocorreu na cidade de Buenos Aires. O modelo do software público desenvolvido pelo Brasil foi apresentado como uma das ferramentas para aprimorar as políticas de governo eletrônico entre os países membros.
A palestra foi realizada por Corinto Meffe, representante da coordenação do Portal brasileiro, que também desempenhou a função de consultor técnico para ajudar na aprovação final do documento. Os detalhes do Consenso de Buenos Aires podem ser obtidos no endereço: http://antigo.softwarepublico.gov.br/spb/download/file/consenso.pdf
Fausto Alvim, coordenador do projeto do Software Público Internacional informou que "a partir de agora cada país poderá criar o seu projeto local de compartilhamento de software público e o ambiente internacional vai receber as soluções livres desenvolvidas por cada um dos países".
Já para Johanan Pacheco, consultor do CLAD, “O modelo do Software Público contribui para a consecução do principais objetivos da Carta Iberoamericana de Governo Eletrônico dentre eles o de melhorar a gestão pública e alcançar uma sociedade da informação e do conhecimento inclusiva, centrada nas pessoas e orientada para o desenvolvimento,de acordo com as realidades e e necessidades de cada país”.
A próxima etapa prevê o lançamento do Portal dedicado ao Software Público Internacional, cujo ambiente ficará sob a coordenação do CLAD com suporte técnico do Brasil e apoio institucional do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento-PNUD.
Conheça a carta assinada entre o PNUD e o CLAD para a criação do Portal do Software Público Internacional pelo endereço
http://antigo.softwarepublico.gov.br/spb/download/file/clad.pdf
0sem comentários ainda
Por favor digite as duas palavras abaixo