Ir para o conteúdo

Tela cheia

Software Público no Free Software Asunción no Paraguai

28 de Abril de 2010, 19:12 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Visualizado 7 vezes

Nos dias 23 e 24 de abril realizou-se o Primeiro Congresso Internacional de Tecnologias Abertas no Paraguai, o Free Software Asunción. O evento contou com mais de 500 participantes de todos os países da América Latina, além de convidados da Índia, Itália, Estados Unidos. Foram mais de 20 apresentações distribuídas em três salas e um auditório do hotel Crowne Plaza.

As apresentações estavam muito bem divididas entre conceituais, sócio-políticas e outras bastante técnicas, envolvendo tutoriais em linguagens de programação como o Python e o uso de ferramentas como o Blender e o Invesalius (apresentado por Tatiana Al-Chueyr Pereira), que foi também mencionado como um dos exemplos de softwares disponibilizados pelo portal software público na palestra de Cesar Brod.

Brod contou um pouco sobre a evolução do software livre no Brasil e todo o processo de maturação do processo de desenvolvimento, envolvimento comunitário e a possibilidade de criação de modelos de negócios de sucesso. Segundo Brod, as quase 40 soluções disponibilizadas no Portal Software Público, que completou três anos neste mês de abril, são o melhor exemplo da forma pela qual um país pode conquistar a soberania tecnológica através da superioridade técnica do modelo de produção e serviços de forma comunitária, com responsabilidade social por um conhecimento que é de todos.

Nazaré Bretas, do Ministério de Planejamento, participou, no dia 23, no painel sobre tecnologia e governos, acompanhada de representantes dos governos da Argentina, Equador,Paraguai, Cuba e Bolívia. Este painel acabou estendendo-se para o dia 24, para uma discussão sobre soberania nacional e tecnologias livres, que decidiu pela elaboração da Carta de Asunción, uma proposta para que todos os governos do mundo tenham em conta a necessidade de priorizar a adoção e o desenvolvimento de tecnologias livres, em especial aquelas necessárias ao exercício do poder público e à formação de crianças e jovens. Durante a abertura oficial do evento o presidente do SERPRO, Marcos Mazoni, apresentou o quadro atual do uso do software livre no governo brasileiro.

O evento foi organizado pela Mesa Multisectorial de Software Libre e
pela Sociedade Educativa Tercer Milenio, com co-organização da Conatel e o apoio do governo do Paraguai, da Itaipu Binacional, do Parque Tecnológico de Itaipu, entre outros. Em um evento deste porte, que logrou atingir um altíssimo nível de discussão e colaboração entre países da América Latina, sempre é difícil destacar apenas alguns entre os tantos que trabalharam para o seu sucesso. Mas deve-se reconhecer o esforço especial de Nicolás Pereyra Molinas e Nicolás Caballero, ambos do gabinete civil da presidência da república do Paraguai. Esperamos ver mais edições do Free Software Asunción, contando com uma participação sempre crescente.

colaboração de César Brod


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.