O Sistema de Protocolo Eletrônico de Documentos (SPED) é um sistema WEB que surgiu da necessidade de integrar o controle na troca de documentos internos e externos das Organizações Militares do Exército. A partir desta necessidade o sistema foi desenvolvido pelo Exército para controlar o protocolo de documentos.
Em julho de 2007 a Força Aérea Brasileira se interessou em participar do projeto e passou a chamá-lo dentro da aeronáutica de SIGADAER - Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos da Aeronáutica.
Este nome tem origem nas normas que o CONARQ (Conselho Nacional de Arquivologia) elaborou chamada SIGAD (Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos). A intenção do projeto é implementar as normas do CONARQ para que o sistema se torne um SIGAD.
Principais Características do Sistema:
* Visa atender às normas do CONARQ;
* Desenvolvido sob arquitetura WEB;
* O sistema foi desenvolvido em parceria com o Exército e Aeronáutica;
* Código fonte do sistema sob domínio do Exército e Aeronáutica;
* Projeto em constante evolução;
* Arquitetura do sistema permite maior simplicidade e uso de poucos recursos de rede;
* Fluxo documental bem definido;
* Sistema parametrizado pela organização;
* Editor de texto próprio com caracteres especiais;
* Tramitação dos documentos digitalmente;
Perspectivas futuras:
* Integração com o Correio Corporativo para trâmite de documentos entre outras organizações que possuem o sistema instalado.
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