Envio este email tanto para a lista técnica quanto a de negócios pois minha pergunta se enquadra em ambas.
Quando uma entidade externa àquela onde temos o SEI implantado nos remete um processo, estamos scanneando o último despacho, deixando o processo original disponível para consulta e, ao final dos trâmites internos (eletrônicos via SEI), imprimimos e juntamos ao processo original o despacho em resposta, devolvendo o processo físico.
Porém, estamos avaliando uma situação semelhante quando tratarmos de duas instâncias distintas do SEI conversando. E quando digo instâncias, não me refiro a órgãos, mas sim a bancos separados. Nesse caso, entendo que não exista tramitação propriamente dita entre as diferentes instalações do SEI, por esse motivo fica a dúvida de como proceder no recebimento e resposta de processos dessa natureza.
Pensamos em três opções:
1. Tratar bem semelhante ao que fazemos com o físico. Usuários de instâncias diferentes são considerados usuários externos, as repostas serão dadas via email com os documentos confeccionados na outra instância, mas juntar os mesmos no processo original ficaria a cargo do órgão que detém o processo original (me parece a ideia mais "prática" até agora). OU 2. Criar uma unidade nos órgãos onde seriam adicionados usuários do outro órgão para autuar em processos pontuais (parece confuso). OU 3. Adotar uma instância única com diferentes órgãos e evitar empecilhos de comunicação. Porém, vejo duas problemáticas: acesso consultivo a processos de outros órgãos (às vezes até autarquias) e modelos de documentos compartilhados que deveriam ser padronizados.
Os senhores possuem algumas experiência nesse quesito?
O barramento do PEN [1] é para tratar disso. Manda um email para o processo.eletronico@planejamento.gov.br para saber do andamento do projeto. Não sei como seria em esferas/poderes diferentes.
________________________________ De: sei-negocio em nome de Bruno Davi Kretzmann Enviado: segunda-feira, 20 de junho de 2016 13:51 Para: sei-negocio@listas.softwarepublico.gov.br; sei-tecnico@listas.softwarepublico.gov.br Assunto: [sei-negocio] Tramitação entre Órgãos
Boa tarde.
Envio este email tanto para a lista técnica quanto a de negócios pois minha pergunta se enquadra em ambas.
Quando uma entidade externa àquela onde temos o SEI implantado nos remete um processo, estamos scanneando o último despacho, deixando o processo original disponível para consulta e, ao final dos trâmites internos (eletrônicos via SEI), imprimimos e juntamos ao processo original o despacho em resposta, devolvendo o processo físico.
Porém, estamos avaliando uma situação semelhante quando tratarmos de duas instâncias distintas do SEI conversando. E quando digo instâncias, não me refiro a órgãos, mas sim a bancos separados. Nesse caso, entendo que não exista tramitação propriamente dita entre as diferentes instalações do SEI, por esse motivo fica a dúvida de como proceder no recebimento e resposta de processos dessa natureza.
Pensamos em três opções:
1. Tratar bem semelhante ao que fazemos com o físico. Usuários de instâncias diferentes são considerados usuários externos, as repostas serão dadas via email com os documentos confeccionados na outra instância, mas juntar os mesmos no processo original ficaria a cargo do órgão que detém o processo original (me parece a ideia mais "prática" até agora). OU 2. Criar uma unidade nos órgãos onde seriam adicionados usuários do outro órgão para autuar em processos pontuais (parece confuso). OU 3. Adotar uma instância única com diferentes órgãos e evitar empecilhos de comunicação. Porém, vejo duas problemáticas: acesso consultivo a processos de outros órgãos (às vezes até autarquias) e modelos de documentos compartilhados que deveriam ser padronizados.
Os senhores possuem algumas experiência nesse quesito?