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Improve section about interface and design

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OSS-2017/spb.tex
... ... @@ -129,17 +129,18 @@ Oferecer à população uma experiência unificada desses ambientes é fundament
129 129 para estimular o uso da plataforma, uma vez que reduz a percepção de
130 130 complexidade.
131 131  
132   -Assim, a arquitetura da informação está sendo redesenhada para proporcionar uma
133   -navegação transparente e que atenda aos diversos tipos de usuário. Os modelos
134   -de interação de cada ferramenta estão sendo harmonizados, diminuindo a curva de
135   -aprendizado. Ao mesmo tempo, um novo estilo visual está sendo criado para
136   -apresentar essa experiência unificada e para atender as diretrizes de
  132 +Assim, a arquitetura da informação do portal foi redesenhada para proporcionar uma
  133 +navegação transparente e que atenda aos usuários de diversos perfis. Os modelos
  134 +de interação de cada ferramenta passou por um processo de harmonização, reduzindo a curva de
  135 +aprendizagem. Ao mesmo tempo, um novo estilo visual foi criado para unificar a navegação e atender as diretrizes de
137 136 Identidade Padrão de Comunicação Digital do Governo Federal.
138 137  
139   -Os usuários fazem parte do processo. Em 2014, foi aplicado um questionário para
140   -avaliar a satisfação das pessoas com o portal antigo e identificar problemas de
141   -experiência do usuário. Em 2015, estão previstas pelo menos 4 atividades de
142   -validação da nova plataforma com usuários e cidadãos interessados.
  138 +Com o crescimento das funcionalidades e o acoplamento de novas ferramentas, o estilo visual foi constantemente evoluído para manter a navegação unificada. Com ferramentas de contextos distintos, que muitas vezes apresentavam funcionalidades de conceitos semelhantes, construir interfaces transparentes com a união dos diferentes contextos se tornou um desafio. Em diversos momentos, para cada funcionalidade requisitada pelo portal, nos deparamos com dados provenientes das ferramentas com padrões de estrutura e informação distintos que precisavam dançar juntos. A interface passou a ser o ponto de encontro dessas informações, um elo que precisava estar transparente ao usuário. Funcionalidades em comum entre as ferramentas como visualização e edição de perfil e busca, visualização e edição de conteúdo foram harmonizadas a estrutura e demais funcionalidades do portal.
  139 +
  140 +Outro ponto crítico está relacionado a responsividade. Provida e suportada em diversas maneiras por cada ferramenta e em alguns casos, não existente, a responsividade do portal precisou ser elaborada de acordo com o limite de cada ferramenta. No caso do Noosfero, que não provê um suporte a responsividade oficial, o projeto precisou se dedicar a expansão da ferramenta, com diversas contribuições e diálogos com a comunidade e mantenedores. Todos os integrantes do projeto se envolveram desde o estudo, desenho e codificação de uma nova interface com suporte a responsividade para o Noosfero e que ainda não foi concluída.
  141 +
  142 +Os usuários fazem parte do processo. Em 2014, foi aplicado um questionário para avaliar a satisfação das pessoas com o portal antigo e identificar problemas de experiência do usuário.
  143 +Em 2015 e 2016, realizamos atividades de validação da nova plataforma com usuários e cidadãos interessados. O retorno dessas atividades foi decisivo para o direcionamento dos esforços e determinação das principais áreas. Aproximar o usuário as funcionalidades que ele tem mais interesse e projetar uma navegação que se aprofunde junto com apronfudamento do conhecimento do usuário.
143 144  
144 145 \section{Architecture}
145 146  
... ...