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1 | +Reviewer 1 | |
2 | +--- | |
3 | + | |
4 | +Resumo (Summary): Uma breve descrição do artigo | |
5 | + | |
6 | +O artigo apresenta uma visao geral da experiência do desenvolvimento do novo Portal SPB, explicando algumas questões técnicas relacionadas e algumas lições aprendidas durante a execução do projeto. | |
7 | + | |
8 | +Pontos Fortes (Paper Strengths): Quais os pontos positivos do artigo? | |
9 | ++ desenvolvimento de uma plataforma computacional de uso geral em larga escala capaz de gerar um nicho de desenvolvimento de software nacional | |
10 | + | |
11 | +Pontos Fracos (Paper Weakness): Quais os aspectos negativos do artigo? | |
12 | +- falta de embasamento teórico mais detalhado (incluindo referências) | |
13 | +- falta de visões compartilhadas entre equipe desenvolvedora e equipe consumidora (o viés é da equipe desenvolvedora) | |
14 | +- questões de qualidade de escrita (informal e de Português) | |
15 | +- lições aprendidas mais específicas do processo de desenvolvimento | |
16 | + | |
17 | +Comentários para os Autores (Comments to Authors): Comentários e sugestões para o autor melhorar a qualidade do artigo | |
18 | +Alguns comentários gerais e específicos: | |
19 | +- nome do LAPPIS: "Sofware" -> Software | |
20 | +- "30 months work on the SPB project" -> revisar Inglês | |
21 | +- "Nesse contexto, criamos uma plataforma baseada na integração e evolução de ferramentas livres existentes" -> este fragmento informa que os autores foram os desenvolvedores do Portal SPB. No entanto, o MP não participou do desenvolvimento com estudos, sobretudo considerando a visão ágil? E sobre a autoria da versão antiga, ou legado do SPB? Nada foi aproveitado de modo que a autoria do novo portal seja somente resultante deste projeto? | |
22 | +- A última frase do do primeiro parágrafo da introdução, que menciona sobre metodologias ágeis no governo, está desconexa do restante do parágrafo, que trata de software público. Sugiro revisar isso e melhor argumentar o contexto que os autores pretendem trazer para motivar o relato. | |
23 | +- "as metodologias de desenvolvimento de software livre ou ágeis, isto é, os métodos colaborativos e empíricos de desenvolvimento de software" -> esta equivalência não é adequada, pois assume-se que metodologias de desenvolvimento de software livre ou ágeis = métodos colaborativos e empíricos de desenvolvimento de software. Além disso, métodos empíricos, que acredito fazer alusão à aplicação da base de experimentação, parece não fazer sentido algum nesta sentença. | |
24 | +- "vários problemas técnicas." -> técnicos | |
25 | +- "nao estava mias sendo desenvolvido" -> mais | |
26 | +- Figura 1 é inserida antes de ser citada no texto e há um espaço em branco após a figura, fora do formato da SBC. | |
27 | +- "lançamos uma plataforma sem precedentes para | |
28 | +o governo brasileiro aplicar métodos colaborativos de desenvolvimento de software." -> qual a novidade em relação a outros conjuntos ou kits ou sets de ferramentas que podem ser utilizados para o desenvolvimento de software? Por que "sem precedente"? Qual o impacto prático do Portal SPB? Quais as estatísticas de uso? Qual é a sua motivação ou alvo? | |
29 | +- "desde o início da computação, a maioria dos desenvolvedores trabalhavam da maneira que agora identificamos como software livre" -> sentença confusa. | |
30 | +- "Essa forte concorrência entre os fornecedores traz benefícios para os usuários, porque dá melhores garantias em relação à evolução do sistema, levando a uma redução dos custos" -> isso se dá em um cenário de software livre ou FOSS? Existe esta concorrência tão significativa como no mercado de software tradicional/proprietário? Este trecho carece de melhores explicações. | |
31 | +- "Haviam outros requisitos" -> Havia | |
32 | +- "funcionaria corretamente se houver" -> se houvesse | |
33 | +- "Assim, no primeiro momento, desejamos disponibilizar uma versao inicial que poderia substituir o antigo portal SPB" -> mas já não foi disponibilizada? Ainda há módulos a serem construídos? E quanto aos estudos de usabilidade e ajustes pós-implantação? | |
34 | +- "Analisando todos esses requisitos, criamos o projeto de evolução do SPB baseado em ferramentas de software livre existentes. No entanto, a | |
35 | +integração de vários sistemas existentes que já foram implementados em diferentes linguagens de programação e arcabouços" ... "o portal SPB foi composto por mais de dez sistemas" -> como se deu a escolha destas ferramentas e/ou sistemas? Que estudos embasaram esta escolha? Foi realizado algum survey com a comunidade de desenvolvedores e usuários? Foi definido pelo cliente? Ou foi uma seleção por conveniência ou experiência da equipe? Isso não está claro. | |
36 | +- "Nós também estávamos convencidos de que seria impossível fornecer todas as funcionalidade com uma única ferramenta" -> como remediar este cenário? A comunidade de desenvolvedores não poderia participar da evolução do próprio portal? Uma vez que o portal tem por finalidade apoiar o desenvolvimento de software público e com foco em FOSS, por que não foi preparado para que a própria comunidade pudesse manter e evoluir a sua estrutura? | |
37 | +- "sem confundí-lo" -> confundi-lo | |
38 | +- "Temos 3 grandes" -> Temos três grandes | |
39 | +- "No novo portal SPB, cada software tem um conjunto padrao de páginas e ferramentas. Além de acessar as páginas de suporte (como FAQ e guia de instalação) dentro da plataforma" -> deve ser uma frase só que está quebrada em duas. Revisar. | |
40 | +- "sua evolução pelos resultados métricas" -> ? | |
41 | +- "cada análise métrica sao públicos" -> ? | |
42 | +- "informação do no portal SPB" -> do portal | |
43 | +- "a arquitetura ... re-projetada para fornecer uma navegação | |
44 | +transparente e alcançar usuários com perfis diferentes" -> o que se entende por navegação transparente? Isso não está claro. E que perfis de usuários são esses? | |
45 | +- "Um processo de harmonização foi empregado nos modelos de interação de cada ferramenta para reduzir a curva de aprendizado" -> o que se entende por estes modelos de interação? Novamente, não está claro e não permite ao leitor compreender como foi a avaliação com usuário. | |
46 | +- "Além disso, ferramentas de origens diferentes, que em muitos casos fornecem funcionalidades semelhantes, o que nos levou ao desenvolvimento de uma interface unificada." -> Reescrever. | |
47 | +- "dos ferramentas" -> das | |
48 | +- "Nós nos engajamos em seu desenvolvimento" -> ? | |
49 | +- A utilização de DevOps deveria ser melhor introduzida e explicada. | |
50 | +- "Como se pode ver, o projeto tinha muitos tipos diferentes de stakeholders que tinham de ser organizados e sincronizados." -> Quais? Por quê? | |
51 | +- "Essa dinâmica incentivamos aos demais alunos" -> Reescrever. | |
52 | +- "Entretanto, depois de meses de trabalho e mostrando resultados, eles deixaram de resistir aos métodos empíricos." -> que métodos são estes? O que os autores realmente entendem por este conceito? | |
53 | +- "... o mapeamento sistemático das ..." -> ? | |
54 | +- "Observe que este fluxo de trabalho proporcional a nós e aos envolvidos pelo governo brasileiro uma rastreabilidade completa de uma visao de alto nível de cada funcionalidade (requisito) até para o nível mais baixo (código)." -> Reescrever. | |
55 | +- A seção 8 não traz as conclusões frente ao objetivo do artigo, introduzindo diretamente apenas a listagem de lições aprendidas, sem de fato trazer um balanço sumarizado da experiência relatada. Além disso, muitas lições aprendidas não trazem novidade para a comunidade: quais são as lições específicas e que não foram reportadas até o momento? | |
56 | +- "No final do projeto, notamos que as habilidades desenvolvidas | |
57 | +pelos alunos estavam no estado da arte da prática de engenharia de software. Depois que o projeto terminou, tivemos membros da equipe que abraçaram com sucesso oportunidades em organizações públicas, privadas, nacionais e internacionais, além dos estudantes que entraram no empreendedorismo e abriram suas próprias empresas." -> este é um exemplo de trechos trazidos nas lições aprendidas com uma discussão rasa e informal, sem dados mais concretos sobre os pontos colocados. Qual o resultado concreto para os alunos envolvidos? Além disso, há diversos trabalhos sobre a relação academia-indústria e o relato não se preocupou em fazer menção. Para além de diversos trabalhos já publicados em toda a história do SBQS, sugiro este do SBES 2012: "Strategic Alignment between Academy and Industry: A Virtuous Cycle to Promote Innovation in Technology". | |
58 | +- "Nao aceitar más decisoes técnicas por questoes políticas." -> ao descrever essa "lição aprendida", os autores mencionam que o Colab foi reescrito para ser um "sistema de sistema". Acredito que este conceito deveria ser utilizado com mais atenção. Buscar trabalhos publicados pelo grupo da Elisa Nakagawa e José Maldonado (USP-SC). Ainda nesta lição, os autores apontam que "o MP os obrigou a aceitar uma questão técnica". Esta afirmação é forte. Uma vez que o relato é de autoria somente de um lado do projeto e se a lição é não aceitar, como proceder então com uma avaliação mais crítica? Acredito que o relato deveria envolver os dois lados do projeto (desenvolvedor e adquirente), especialmente neste caso (Portal SPB). | |
59 | +- "Considerar a sustentabilidade desde o início." -> o seguinte trecho desta lição precisa de mais explicações: "os técnicos MP constantemente evitavam essa responsabilidade". Outro ponto está no trecho "nós organizamos uma equipe de DevOps específica". Por que DevOps é colocado como uma bala de prata? | |
60 | +- "observamos que os técnicos MP sempre dependiam do nosso apoio para atualizar a plataforma, mesmo com toda a automaçao fornecida por nós. Ficamos tristemente com um sentimento de incerteza sobre o futuro da plataforma após o término do projeto." -> ajustar para "técnicos do MP". Além disso, este trecho não traz uma lição de caráter técnico (ver o uso de "tristemente"). Como se configurou este cenário? Qual o contexto? Por que a incerteza, se o projeto terminou? Quais os próximos passos? Novamente, a experiência carece de uma visão compartilhada entre as partes envolvidas. | |
61 | +- "da infra-estrutura plataforma" -> da infraestrutura da plataforma (?) | |
62 | +review | |
63 | + | |
64 | +Reviewer 2 | |
65 | +--- | |
66 | + | |
67 | +Resumo (Summary): Uma breve descrição do artigo | |
68 | +Apresentação da arquitetura, do processo de trabalho e das lições aprendidas no desenvolvimento de um portal de software público brasileiro. | |
69 | + | |
70 | +Pontos Fortes (Paper Strengths): Quais os pontos positivos do artigo? | |
71 | +Trata-se de uma experiência em um grande projeto de bastante relevância que envolveu equipes mistas. | |
72 | + | |
73 | +Pontos Fracos (Paper Weakness): Quais os aspectos negativos do artigo? | |
74 | +Não fica evidente a contribuição com a qualidade de software. | |
75 | +Algumas opiniões muito pessoais, há que ter uma certa impessoalidade em determinadas afirmações. | |
76 | +Algumas descobertas que já são de conhecimento comum. | |
77 | + | |
78 | +Comentários para os Autores (Comments to Authors): Comentários e sugestões para o autor melhorar a qualidade do artigo | |
79 | +Realizar uma revisão de gramática geral. | |
80 | +Reescrever determinadas opiniões que estão muito pessoais, como por exemplo, "tristemente" | |
81 | +Acho que faltou um survey para coletar as impressões dos envolvidos neste processo. Acredito que as constatações ficariam menos subjetivas. | |
82 | + | |
83 | +Reviewer 3 | |
84 | +--- | |
85 | +Resumo (Summary): Uma breve descrição do artigo | |
86 | +O artigo apresenta a "historia" do desenvolvimento da nova plataforma do Portal do Software Publico Brasileiro. | |
87 | + | |
88 | +Pontos Fortes (Paper Strengths): Quais os pontos positivos do artigo? | |
89 | +- artigo bem escrito e super agradável de ler | |
90 | +- lições aprendidas mostra o grande valor da parceria academia-industria | |
91 | +- a apresentação do portal dos requisitos definidos às grandes funcionalidades desenvolvidas | |
92 | + | |
93 | +Pontos Fracos (Paper Weakness): Quais os aspectos negativos do artigo? | |
94 | +- no resumo na introdução é comentado que foi utilizado práticas ageis. No entanto. nada é apresentado durante o artigo. Por exemplo, nenhuma lição aprendida sobre a aplicação da metodologia ágil é apresentada | |
95 | +- a ausência de uma parte mais técnica do ponto de vista de desenvolvimento e avaliação da qualidade do sistema. O artigo se limita a descriçãod das funcionaldiades. | |
96 | +- ausência da discussão sobre manutenção evolutiva. | |
97 | +- não se explica como foi avaliado o sistema (seria interessante para a comunidade SBQS) | |
98 | + | |
99 | +Comentários para os Autores (Comments to Authors): Comentários e sugestões para o autor melhorar a qualidade do artigo | |
100 | +Trabalho muito bonito e muito interessante. Parabenizo toda a equipe pela realização. Como artigo científico sugiro que coloquem em valor as dificuldades técnicas de manutenção evolutiva de um software livre e o uso de metodologias ágeis na pratica. Terminei a leitura sem saber exatamente quais as práticas foram realmente aplicadas. | ... | ... |