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... | ... | @@ -5,8 +5,7 @@ |
5 | 5 | % |
6 | 6 | Nossa equipe foi composta principalmente de estudantes de graduação em |
7 | 7 | engenharia de software, que tiveram a oportunidade de interagir com |
8 | -desenvolvedores sênior e designers dentro da equipe, bem como com a equipe de | |
9 | -técnicos e gerentes do governo brasileiro. | |
8 | +desenvolvedores e designers sêniores dentro da equipe, bem como com a equipe de técnicos e gerentes do governo brasileiro. | |
10 | 9 | % |
11 | 10 | Eles interagiram com profissionais que possuíam diversos conhecimentos e foram |
12 | 11 | capazes de participar em todos os níveis do processo de desenvolvimento de |
... | ... | @@ -37,19 +36,14 @@ maneira coletiva, colaborativa e aberta. E mesmo sob um ambiente potencialmente |
37 | 36 | adverso, o projeto entregou a solução desejada com sucesso. |
38 | 37 | % |
39 | 38 | Ao final do projeto, notamos que as habilidades desenvolvidas pelos alunos |
40 | -estavam no estado da arte da prática de engenharia de software. Depois que o | |
41 | -projeto terminou, tivemos membros da equipe que abraçaram com sucesso | |
39 | +os capacitaram próximo ao estado da prática de engenharia de software. Após a conclus\~ao do | |
40 | +projeto, tivemos membros da equipe que abraçaram com sucesso | |
42 | 41 | oportunidades em organizações públicas, privadas, nacionais e internacionais, |
43 | -além dos estudantes que entraram no empreendedorismo e abriram suas próprias | |
44 | -empresas. No início do projeto, as partes interessadas do governo brasileiro | |
45 | -tinham certas expectativas sobre o desenvolvimento de projetos que, digamos, | |
46 | -não correspondiam exatamente ao nosso trabalho baseado em práticas ágeis e de | |
47 | -software livre. Tivemos que desenvolver estratégias que apoiassem diferentes | |
48 | -culturas organizacionais. Conforme relatado na seção\ref{sec:process}, o Ministério do Planejamento é | |
49 | -organizado em uma estrutura organizacional hierárquica, tipicamente, | |
50 | -um paradigma de desenvolvimento tradicional. Portanto, tivemos que criar um | |
51 | -processo de ``tradução'' entre nossa equipe e os analistas do MP que gerenciaram o | |
52 | -projeto do lado deles. | |
42 | +além dos estudantes que empreenderam e abriram suas próprias | |
43 | +empresas. Conforme relatado na seção\ref{sec:process}, o MP possui uma estrutura organizacional funcional, hierárquica, tipicamente presente no paradigma de desenvolvimento tradicional. Diante disso, tivemos que desenvolver estratégias e processos de trabalho que apoiassem a comunicação de diferentes culturas organizacionais. | |
44 | + | |
45 | + | |
46 | + | |
53 | 47 | |
54 | 48 | \textbf{Gerenciar separadamente os objetivos de nível estratégico e de nível operacional.} |
55 | 49 | % |
... | ... | @@ -62,43 +56,33 @@ sobrecarregando os professores, uma vez eles eram responsáveis por |
62 | 56 | manter o alinhamento estratégico do MP sincronizado com os planejamentos de |
63 | 57 | implementação da equipe de desenvolvimento, especialmente à luz do |
64 | 58 | desmembramento cultural acima mencionado. A mistura de ambas as preocupações |
65 | -nas mesmas discussões causava confusão em ambos os lados. Para o meio e fim do | |
59 | +nas mesmas discussões causava confusão em ambos os lados. Na metade final do | |
66 | 60 | projeto, conseguimos manter essas preocupações separadas, o que facilitou o |
67 | 61 | trabalho de todos os envolvidos. |
68 | 62 | |
69 | 63 | \textbf{Não aceitar más decisões técnicas por questões políticas.} |
70 | 64 | % |
71 | -Nas fases iniciais do projeto, por motivação política e pessoal, os principais | |
72 | -atores do governo brasileiro, envolvidos na época, impuseram o uso da Colab | |
73 | -para orientar o desenvolvimento da nova plataforma SPB. Nossa equipe estava | |
74 | -totalmente contra a essa ideia, porque já sabíamos que o Colab era um projeto | |
75 | -muito experimental e sua adoção poderia aumentar dramaticamente a complexidade | |
76 | -do projeto. Mesmo nós fornecendo as razões técnicas para não utilizar Colab, MP | |
77 | -foi inflexível e tivemos de gerir este problema. Fizemos mudanças maciças e, ao | |
78 | -final do projeto, reescrevemos completamente o Colab e o tornamos estável (o | |
79 | -transformando em um Sistema de Sistema em camada de aplicação). É importante | |
80 | -notar que o MP nos obrigou a aceitar uma questão técnica baseada apenas em | |
81 | -interesses políticos, sem considerar todos os recursos que seriam gastos devido | |
82 | -a essa decisão. Ao final do projeto, verificamos que a Colab de fato consumiu a | |
83 | -maior quantidade do orçamento e aumentou a complexidade do projeto. | |
65 | +Nas fases iniciais do projeto, por motivação política, os principais | |
66 | +atores do MP, envolvidos à época, impuseram a restrição do uso do software Colab. Nossa equipe foi contra a essa ideia, porque sabíamos que o Colab era um projeto | |
67 | +muito experimental e sua adoção poderia aumentar a complexidade | |
68 | +do projeto. Mesmo com as justificativas técnicas para não adoção do Colab, o MP manteve a restrição e tivemos de gerir este problema. Para adequar o Colab às necessidades do SPB, ao | |
69 | +final do projeto, tivemos que reescrevê-lo e com isso, o tornamos estável (o | |
70 | +transformando em um Sistema de Sistema em camada de aplicação). Ao final do projeto, verificamos que o Colab, de fato, consumiu a | |
71 | +maior quantidade do orçamento e contribuiu sobremaneira para o aumento da complexidade do projeto. | |
84 | 72 | |
85 | 73 | \textbf{Considerar a sustentabilidade desde o início.} |
86 | 74 | % |
87 | 75 | No processo de implantação da plataforma SPB na estrutura do MP, tivemos que |
88 | -interagir com os técnicos do MP. Fizemos vários workshops, treinamento e uma | |
76 | +interagir com os técnicos do MP. Realizamos workshops, treinamentos e uma | |
89 | 77 | documentação meticulosa descrevendo todos os procedimentos necessários para |
90 | -atualizar a plataforma, no entanto, percebemos que os técnicos do MP | |
91 | -constantemente evitavam essa responsabilidade. Depois de notar essa situação, | |
92 | -nós organizamos uma equipe de DevOps específica que automatizou completamente | |
93 | -todo o procedimento de implantação. Nós simplificamos toda a implantação da | |
94 | -plataforma para algumas etapas: (1) configurações iniciais (apenas configuração | |
95 | -SSH) e (2) a execução de comandos simples para atualizar completamente a | |
96 | -plataforma. Ao final do projeto, observamos que os técnicos do MP sempre dependiam | |
78 | +atualizar a plataforma. Organizamos uma equipe específica de DevOps que automatizou completamente | |
79 | +todo o procedimento de implantação. Simplificamos a implantação da | |
80 | +plataforma em algumas etapas: (1) configurações iniciais (apenas configuração | |
81 | +SSH) e (2) a execução de comandos para atualizar completamente o ambiente. Ao final do projeto, observamos que os técnicos do MP sempre dependiam | |
97 | 82 | do nosso apoio para atualizar a plataforma, mesmo com toda a automação |
98 | -fornecida por nós. Ficamos tristemente com um sentimento de incerteza sobre o | |
99 | -futuro da plataforma após o término do projeto. Em retrospectiva, percebemos | |
83 | +fornecida por nós. Em retrospectiva, percebemos | |
100 | 84 | que o MP dedicou analistas de sistemas e gerentes para o projeto, mas não |
101 | -técnicos de operações e desenvolvedores, que deveria ter sido envolvido com o | |
85 | +técnicos de operações e desenvolvedores, que deveriam ter sido envolvidos com o | |
102 | 86 | processo para que pudessem, pelo menos, de forma confortável, fazer a manutenção |
103 | 87 | da infra-estrutura plataforma. |
104 | 88 | |
... | ... | @@ -111,6 +95,6 @@ disponíveis no próprio Portal SPB. Também contribuímos com funcionalidades e |
111 | 95 | melhorias para as respectivas comunidades dos projetos integrados: que |
112 | 96 | beneficiam essas comunidades, assim como nós, pois podemos compartilhar o |
113 | 97 | desenvolvimento futuro e o esforço de manutenção com outras organizações que |
114 | -participam de seus projetos. | |
98 | +participam desses projetos. | |
115 | 99 | |
116 | 100 | ... | ... |