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cbsoft2017/content/01-introduction.tex
@@ -10,7 +10,7 @@ algumas responsabilidades relacionadas ao seu uso, mas tem os mesmos princípios | @@ -10,7 +10,7 @@ algumas responsabilidades relacionadas ao seu uso, mas tem os mesmos princípios | ||
10 | de desenvolvimento de software livre, tal qual a tendência à descentralização | 10 | de desenvolvimento de software livre, tal qual a tendência à descentralização |
11 | na tomada de decisões, o compartilhamento de informações e do desenvolvimento | 11 | na tomada de decisões, o compartilhamento de informações e do desenvolvimento |
12 | (código), e a interação contínua com seus usuários. Em 2007, o governo federal | 12 | (código), e a interação contínua com seus usuários. Em 2007, o governo federal |
13 | -lançou o portal SPB com o objetivo de compartilhar projetos de software livre | 13 | +lançou o Portal SPB com o objetivo de compartilhar projetos de software livre |
14 | desenvolvidos pelo governo brasileiro. Adicionalmente, a Instrução Normativa | 14 | desenvolvidos pelo governo brasileiro. Adicionalmente, a Instrução Normativa |
15 | (IN 04/2012) determina que os agentes públicos devem priorizar as soluções | 15 | (IN 04/2012) determina que os agentes públicos devem priorizar as soluções |
16 | disponíveis no Portal SPB. Em suma, a aquisição de uma solução proprietária | 16 | disponíveis no Portal SPB. Em suma, a aquisição de uma solução proprietária |
@@ -24,7 +24,7 @@ encontros para coletar os requisitos via os agentes do governo federal e da | @@ -24,7 +24,7 @@ encontros para coletar os requisitos via os agentes do governo federal e da | ||
24 | sociedade, foi desenvolvida, entre janeiro de 2014 e junho de 2016, uma nova | 24 | sociedade, foi desenvolvida, entre janeiro de 2014 e junho de 2016, uma nova |
25 | plataforma para o Portal SPB, pela Universidade de Brasília (UnB) e a | 25 | plataforma para o Portal SPB, pela Universidade de Brasília (UnB) e a |
26 | Universidade de São Paulo (USP) em parceria com o Ministério de Orçamento, | 26 | Universidade de São Paulo (USP) em parceria com o Ministério de Orçamento, |
27 | -Planejamento e Gestão (MP). Este foi projetado como uma plataforma integrada | 27 | +Planejamento e Gestão (MP). O novo SPB foi projetado como uma plataforma integrada |
28 | para desenvolvimento de software colaborativo, e inclui funcionalidades para | 28 | para desenvolvimento de software colaborativo, e inclui funcionalidades para |
29 | redes sociais, listas de discussão, sistema de controle de versão e | 29 | redes sociais, listas de discussão, sistema de controle de versão e |
30 | monitoramento de qualidade de código-fonte. Para coordenar e desenvolver esse | 30 | monitoramento de qualidade de código-fonte. Para coordenar e desenvolver esse |
@@ -43,7 +43,7 @@ Todo o desenvolvimento foi feito de forma aberta, e as mudanças que | @@ -43,7 +43,7 @@ Todo o desenvolvimento foi feito de forma aberta, e as mudanças que | ||
43 | precisávamos nas ferramentas foram devolvidas às suas respectivas comunidades. | 43 | precisávamos nas ferramentas foram devolvidas às suas respectivas comunidades. |
44 | Nosso processo foi baseado em práticas ágeis e nos mecanismos empíricos das | 44 | Nosso processo foi baseado em práticas ágeis e nos mecanismos empíricos das |
45 | comunidades de software livre. Definimos ciclos de desenvolvimento e lançamos 5 | 45 | comunidades de software livre. Definimos ciclos de desenvolvimento e lançamos 5 |
46 | -versões do novo SPB Portal. A primeira versão (beta) foi disponibilizada em | 46 | +versões do novo Portal SPB. A primeira versão (beta) foi disponibilizada em |
47 | setembro de 2014, apenas 9 meses desde o início do projeto. O antigo portal foi | 47 | setembro de 2014, apenas 9 meses desde o início do projeto. O antigo portal foi |
48 | desligado em setembro de 2015. Por fim, a última versão foi entregue em junho | 48 | desligado em setembro de 2015. Por fim, a última versão foi entregue em junho |
49 | de 2016. | 49 | de 2016. |
@@ -55,5 +55,5 @@ para cumprir suas exigências, ao mesmo tempo ser o mais fiel possível às | @@ -55,5 +55,5 @@ para cumprir suas exigências, ao mesmo tempo ser o mais fiel possível às | ||
55 | comunidades de software livre envolvidas. Além disso, discutiremos várias | 55 | comunidades de software livre envolvidas. Além disso, discutiremos várias |
56 | lições aprendidas para fornecer um ambiente virtual colaborativo e distribuído, | 56 | lições aprendidas para fornecer um ambiente virtual colaborativo e distribuído, |
57 | envolvendo uma grande equipe de estudantes de graduação e desenvolvedores | 57 | envolvendo uma grande equipe de estudantes de graduação e desenvolvedores |
58 | -sêniors remotos. | 58 | +seniores remotos. |
59 | 59 |
cbsoft2017/content/04-architecture.tex
1 | -\section{Visão geral do novo portal SPB} | 1 | +\section{Visão geral do novo Portal SPB} |
2 | \label{sec:architecture} | 2 | \label{sec:architecture} |
3 | 3 | ||
4 | -Com base na extensa lista de requisitos funcionais definidos pelo Governo | 4 | +Com base em uma extensa lista de requisitos funcionais definidos pelo Governo |
5 | Federal do Brasil, selecionamos alguns sistemas livres compor a solução | 5 | Federal do Brasil, selecionamos alguns sistemas livres compor a solução |
6 | proposta para o novo SPB. Avaliamos os sistemas que juntos poderiam fornecer o | 6 | proposta para o novo SPB. Avaliamos os sistemas que juntos poderiam fornecer o |
7 | maior sub-conjunto possível dos requisitos. Nós também estávamos convencidos de | 7 | maior sub-conjunto possível dos requisitos. Nós também estávamos convencidos de |
@@ -30,7 +30,7 @@ aprenderam a desenvolver para os sistemas designados e contribuíram para as | @@ -30,7 +30,7 @@ aprenderam a desenvolver para os sistemas designados e contribuíram para as | ||
30 | comunidades originais, de modo que a versão que usamos não era | 30 | comunidades originais, de modo que a versão que usamos não era |
31 | significativamente diferente do original. | 31 | significativamente diferente do original. |
32 | 32 | ||
33 | -Ao final do projeto, o portal SPB foi composto por mais de dez sistemas, como | 33 | +Ao final do projeto, o Portal SPB foi composto por mais de dez sistemas, como |
34 | Colab, Noosfero, Mezuro, Gitlab, Mailman, Postfix e Munin. A seguir | 34 | Colab, Noosfero, Mezuro, Gitlab, Mailman, Postfix e Munin. A seguir |
35 | apresentamos os mais relevantes, bem como como eles foram integrados na | 35 | apresentamos os mais relevantes, bem como como eles foram integrados na |
36 | plataforma. | 36 | plataforma. |
@@ -48,7 +48,7 @@ mecanismo de busca integrado. | @@ -48,7 +48,7 @@ mecanismo de busca integrado. | ||
48 | redes sociais e de colaboração. Além dos recursos clássicos de redes sociais, | 48 | redes sociais e de colaboração. Além dos recursos clássicos de redes sociais, |
49 | ele também fornece recursos de publicação de conteúdo, como blogs e CMS | 49 | ele também fornece recursos de publicação de conteúdo, como blogs e CMS |
50 | (\textit{Content Management System}) de propósito geral. A maioria das | 50 | (\textit{Content Management System}) de propósito geral. A maioria das |
51 | -interações do usuário com o novo SPB são através do Noosfero: registro do usuário, | 51 | +interações do usuário com o novo SPB são através do Noosfero, como registro do usuário, |
52 | páginas do projeto e de documentação e formulários de contato. | 52 | páginas do projeto e de documentação e formulários de contato. |
53 | 53 | ||
54 | \item \textbf{Gitlab\footnote{\url{http://gitlab.com}}:} é um gerenciador web | 54 | \item \textbf{Gitlab\footnote{\url{http://gitlab.com}}:} é um gerenciador web |
cbsoft2017/content/07-process.tex
@@ -21,10 +21,10 @@ diferentes espalhados pelo Brasil, ou até outros países, o que levou muita da | @@ -21,10 +21,10 @@ diferentes espalhados pelo Brasil, ou até outros países, o que levou muita da | ||
21 | comunicação a ser on-line. | 21 | comunicação a ser on-line. |
22 | 22 | ||
23 | Em resumo, nosso processo de trabalho foi baseado em práticas de | 23 | Em resumo, nosso processo de trabalho foi baseado em práticas de |
24 | -desenvolvimento de software livre e colaborativo. O processo de | ||
25 | -desenvolvimento foi definido com base na adaptação de diferentes práticas ágeis e de software livre, destacando o alto grau de automação | ||
26 | -resultante das práticas de DevOps. Assim, o processo de trabalho foi executado | ||
27 | -de forma cadenciada e contínua. | 24 | +desenvolvimento de software livre e colaborativo. O processo de desenvolvimento |
25 | +foi definido com base na adaptação de diferentes práticas ágeis e de software | ||
26 | +livre, destacando o alto grau de automação resultante das práticas de DevOps. | ||
27 | +Assim, o processo de trabalho foi executado de forma cadenciada e contínua. | ||
28 | 28 | ||
29 | Finalmente, o último grupo de participantes desse projeto foi composto por | 29 | Finalmente, o último grupo de participantes desse projeto foi composto por |
30 | funcionários do Ministério | 30 | funcionários do Ministério |
@@ -38,12 +38,12 @@ organizados e sincronizados. | @@ -38,12 +38,12 @@ organizados e sincronizados. | ||
38 | \subsection{Organização da equipe} | 38 | \subsection{Organização da equipe} |
39 | 39 | ||
40 | Aproximadamente 70\% das equipes de desenvolvimento foram compostas por | 40 | Aproximadamente 70\% das equipes de desenvolvimento foram compostas por |
41 | -estudantes de engenharia de software da UnB e que trabalharam fisicamente no mesmo | ||
42 | -laboratório. Cada aluno tinha seu próprio horário baseado em suas aulas, o que | ||
43 | -complicava a implementação da programação em pares. Os desenvolvedores sênior | ||
44 | -tentavam sincronizar sua agenda com os alunos em sua sub-equipe. Para lidar com | ||
45 | -esse ambiente, tivemos algumas regras básicas que guiaram a organização do | ||
46 | -projeto: | 41 | +estudantes de engenharia de software da UnB e que trabalharam fisicamente no |
42 | +mesmo laboratório. Cada aluno tinha seu próprio horário baseado em suas aulas, | ||
43 | +o que complicava a implementação da programação em pares. Os desenvolvedores | ||
44 | +sênior tentavam sincronizar sua agenda com os alunos em sua sub-equipe. Para | ||
45 | +lidar com esse ambiente, tivemos algumas regras básicas que guiaram a | ||
46 | +organização do projeto: | ||
47 | 47 | ||
48 | \begin{enumerate} | 48 | \begin{enumerate} |
49 | \item As aulas têm alta prioridade para estudantes de graduação; | 49 | \item As aulas têm alta prioridade para estudantes de graduação; |
@@ -105,7 +105,7 @@ de terminal GNU/Linux com o tmate, o que lhes permitia compartilhar o mesmo | @@ -105,7 +105,7 @@ de terminal GNU/Linux com o tmate, o que lhes permitia compartilhar o mesmo | ||
105 | editor, com ambos digitando e vendo a tela. Para perguntas e discussão rápida, | 105 | editor, com ambos digitando e vendo a tela. Para perguntas e discussão rápida, |
106 | usamos o IRC. Para a notificação geral, usamos as listas de discussão. | 106 | usamos o IRC. Para a notificação geral, usamos as listas de discussão. |
107 | 107 | ||
108 | -Para a gestão do projeto utilizávamos o próprio portal SPB; Primeiro para | 108 | +Para a gestão do projeto utilizávamos o próprio Portal SPB; Primeiro para |
109 | validá-lo por nós mesmos, e também porque ele tem todas as ferramentas | 109 | validá-lo por nós mesmos, e também porque ele tem todas as ferramentas |
110 | necessárias para o nosso projeto. Basicamente, criamos uma página Wiki, no | 110 | necessárias para o nosso projeto. Basicamente, criamos uma página Wiki, no |
111 | Gitlab integrado ao SPB, com um mapeamento entre as visões estratégica, tática | 111 | Gitlab integrado ao SPB, com um mapeamento entre as visões estratégica, tática |
cbsoft2017/content/09-lessons.tex
@@ -102,12 +102,12 @@ técnicos de operações e desenvolvedores, que deveria ter sido envolvido com o | @@ -102,12 +102,12 @@ técnicos de operações e desenvolvedores, que deveria ter sido envolvido com o | ||
102 | processo para que pudessem, pelo menos, de forma confortável, fazer a manutenção | 102 | processo para que pudessem, pelo menos, de forma confortável, fazer a manutenção |
103 | da infra-estrutura plataforma. | 103 | da infra-estrutura plataforma. |
104 | 104 | ||
105 | -Por fim, o novo portal do Software Público Brasileiro está disponível em | 105 | +Por fim, o novo Portal do Software Público Brasileiro está disponível em |
106 | \url{https://softwarepublico.gov.br}. Toda a documentação, incluindo a | 106 | \url{https://softwarepublico.gov.br}. Toda a documentação, incluindo a |
107 | arquitetura detalhada e os manuais de operação, também estão disponíveis em | 107 | arquitetura detalhada e os manuais de operação, também estão disponíveis em |
108 | \url{https://softwarepublico.gov.br/doc}. Todas as ferramentas integradas são | 108 | \url{https://softwarepublico.gov.br/doc}. Todas as ferramentas integradas são |
109 | software livre e nossas contribuições foram publicadas em repositórios abertos, | 109 | software livre e nossas contribuições foram publicadas em repositórios abertos, |
110 | -disponíveis no próprio portal SPB. Também contribuímos com funcionalidades e | 110 | +disponíveis no próprio Portal SPB. Também contribuímos com funcionalidades e |
111 | melhorias para as respectivas comunidades dos projetos integrados: que | 111 | melhorias para as respectivas comunidades dos projetos integrados: que |
112 | beneficiam essas comunidades, assim como nós, pois podemos compartilhar o | 112 | beneficiam essas comunidades, assim como nós, pois podemos compartilhar o |
113 | desenvolvimento futuro e o esforço de manutenção com outras organizações que | 113 | desenvolvimento futuro e o esforço de manutenção com outras organizações que |
cbsoft2017/content/10-finals.tex
@@ -8,9 +8,9 @@ podem melhorar a experiência de mundo real de seus alunos por meio desse tipo | @@ -8,9 +8,9 @@ podem melhorar a experiência de mundo real de seus alunos por meio desse tipo | ||
8 | de projeto. É um relato que atende uma ampla audiência, de estudantes à | 8 | de projeto. É um relato que atende uma ampla audiência, de estudantes à |
9 | professores, bem como, de desenvolvedores à gerentes de projetos. | 9 | professores, bem como, de desenvolvedores à gerentes de projetos. |
10 | 10 | ||
11 | -\section*{Biografia} | 11 | +\section*{Breve biografia} |
12 | 12 | ||
13 | -{\bf Paulo Meirelles} é professor do Bacharelado em Engenharia de Software da | 13 | +{\it Paulo Meirelles} é professor do Bacharelado em Engenharia de Software da |
14 | Universidade de Brasília. É pesquisador-colaborador do Centro de Competência em | 14 | Universidade de Brasília. É pesquisador-colaborador do Centro de Competência em |
15 | Software Livre da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, está realizando | 15 | Software Livre da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, está realizando |
16 | seu pós-doutorado no Departamento de Ciência da Computação no Instituto de | 16 | seu pós-doutorado no Departamento de Ciência da Computação no Instituto de |
@@ -19,19 +19,23 @@ Ciência da Computação no IME-USP, na área de Sistemas de Software. Foi | @@ -19,19 +19,23 @@ Ciência da Computação no IME-USP, na área de Sistemas de Software. Foi | ||
19 | pesquisador visitante na Southern Illinois University Carbondale, Estados | 19 | pesquisador visitante na Southern Illinois University Carbondale, Estados |
20 | Unidos, em 2011. Tem um amplo histórico de colaboração com a comunidade | 20 | Unidos, em 2011. Tem um amplo histórico de colaboração com a comunidade |
21 | software livre brasileira, entre outras, ministrando dezenas de palestras e | 21 | software livre brasileira, entre outras, ministrando dezenas de palestras e |
22 | -parcipando de vários paineis em eventos nacionais e internacionais nas últimas | 22 | +parcipando como painelista em vários eventos nacionais e internacionais nas últimas |
23 | duas décadas. Mais recentemente, coordenou a Evolução do Portal do Software | 23 | duas décadas. Mais recentemente, coordenou a Evolução do Portal do Software |
24 | -Público Brasileiro e foi consultor do projeto Participa.Br, da Secretaria-Geral | 24 | +Público Brasileiro. Também, foi consultor do projeto Participa.Br, na Secretaria-Geral |
25 | da Presidência da República, para o desenvolvimento de uma plataforma de | 25 | da Presidência da República, para o desenvolvimento de uma plataforma de |
26 | -participação social com software livre. | 26 | +participação social baseada em projetos de software livre. |
27 | \\ | 27 | \\ |
28 | \\ | 28 | \\ |
29 | -{\bf Hilmer Neri} é professor do Bacharelado em Engenharia de Software da | ||
30 | -Universidade de Brasília. Atualmente, está realizando | ||
31 | -seu doutorado na COOPE-UFRJ... | 29 | +{\it Hilmer Neri} é professor do Bacharelado em Engenharia de Software da |
30 | +Universidade de Brasília. Está cursando o doutorado em Engenharia de Sistemas e | ||
31 | +Computação na COPPE-UFRJ. Em 2002, concluiu seu mestrado em Ciência da | ||
32 | +Computação pela Universidade Federal de Campina Grande. Acumula 20 anos de | ||
33 | +experiência profissional na indústria de software, tendo atuado em empresas nas | ||
34 | +esferas pública e privada. Nos últimos anos tem se dedicado a pesquisar e | ||
35 | +praticar aspectos da Produção de Software com foco no Gerenciamento do Produto. | ||
36 | +Nessa área, tem colaborado com o desenvolvimento de softwares livres e também | ||
37 | +com dados abertos do governo. Entusiasta da área de Engenharia de Software, é | ||
38 | +fundador e membro do laboratório LAPPIS, que possui como foco a pesquisa e a | ||
39 | +produção de software, destacando a utilização de métodos ágeis aplicados às | ||
40 | +áreas de qualidade de produto, análise de dados, segurança e software livre. | ||
32 | 41 | ||
33 | -... | ||
34 | - | ||
35 | -... | ||
36 | - | ||
37 | -... |
cbsoft2017/spb.tex
@@ -12,13 +12,13 @@ | @@ -12,13 +12,13 @@ | ||
12 | 12 | ||
13 | \begin{document} | 13 | \begin{document} |
14 | \sloppy | 14 | \sloppy |
15 | -\title{Lições aprendidas no desenvolvimento do novo portal do Software Público Brasileiro} | 15 | +\title{Lições aprendidas no desenvolvimento do novo Portal do Software Público Brasileiro} |
16 | 16 | ||
17 | \author{Paulo Meirelles\inst{1}, Hilmer Neri\inst{1}} | 17 | \author{Paulo Meirelles\inst{1}, Hilmer Neri\inst{1}} |
18 | 18 | ||
19 | \address{Laboratório de Produção, Pesquisa e Inovação em Sofware(LAPPIS)\\ | 19 | \address{Laboratório de Produção, Pesquisa e Inovação em Sofware(LAPPIS)\\ |
20 | Faculdade UnB Gama (FGA) -- Universidade de Brasília (UnB) | 20 | Faculdade UnB Gama (FGA) -- Universidade de Brasília (UnB) |
21 | -% Área Especial de Indústria Projeção A, Setor Leste -- Gama - DF -- Brasil | 21 | +% \\Área Especial de Indústria Projeção A, Setor Leste -- Gama - DF -- Brasil |
22 | \email{\{paulormm,hilmer\}@unb.br} | 22 | \email{\{paulormm,hilmer\}@unb.br} |
23 | } | 23 | } |
24 | 24 |