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Adicionando imagens e alterando texto

capitulos/31-noosfero-comunidade.tex
... ... @@ -82,7 +82,7 @@ A Figura \ref{fig:painel_controle} apresenta o Painel de Controle de uma comunid
82 82 \end{tcolorbox}
83 83  
84 84 \subsection{Alterando e adicionando links nos Blocos da Comunidade}
85   -
  85 +\label{ref:blocos_laterais}
86 86 É possível editar os hiperlinks e blocos existentes na página de uma comunidade. Para isso é necessário que o usuário seja administrador da comunidade e acesse o Painel de Controle. Com o painel de controle acessado, o usuário deve acessar a opção \includegraphics[width=3.2cm]{figuras/editar_blocos.png} (editar blocos laterais). Após isso, a Figura \ref{fig:blocos_laterais} representa a tela que será disponibilizada:
87 87  
88 88 \graphicspath{{figuras/}}
... ...
capitulos/32-noosfero-conteudos.tex
... ... @@ -107,32 +107,74 @@ Se o bloco foi adicionado corretamente, ele deve aparecer na comunidade do softw
107 107 \begin{figure}[H]
108 108 \centering
109 109 \includegraphics[width=.6\textwidth]{tela_eventos.png}
110   - \caption{Bloco com eventos na comunidade do software.}
  110 + \caption{Evento criado na comunidade do software.}
111 111 \label{fig:bloco_eventos}
112 112 \end{figure}
113 113  
114 114 \subsection{Pastas e Arquivos}
115 115  
116   -O Noosfero permite a criação de Pastas, que possuem o mesmo esquema das pastas de um sistema operacional. Dentro dessas pastas é possível guardar arquivos dentro do Noosfero, isso possibilita guardar manuais, fotos, arquivos binários do software (o código fonte é recomendado que seja guardado no repositório, explicado no capítulo \ref{cap:gitlab}), dentre outros conteúdos.
  116 +O Noosfero permite a criação de Pastas, que possuem o mesmo esquema das pastas de um sistema operacional. Dentro dessas pastas é possível guardar arquivos dentro do Noosfero, isso possibilita guardar manuais, fotos, arquivos binários do software, dentre outros conteúdos
117 117  
118   -Para criação de uma Pasta basta selecionar a opção *PASTA*, como demonstrado na Figura X. O usuário deve inserir o nome da pasta desejada, a licença aplicada, alguma descrição relevante para a pasta, categorias que podem ajudar na busca além da visibilidade.
  118 +\begin{tcolorbox}[colback=red!5,colframe=red!40!black,title=\textbf{Observação}]
  119 +O código fonte é recomendado que seja guardado no repositório, explicado no capítulo \ref{cap:gitlab}).
  120 +\end{tcolorbox}
119 121  
120   -IMAGEM
  122 +Para criação de uma Pasta basta selecionar a opção \includegraphics[width=2.4cm]{figuras/botao_pasta.png}, como demonstrado na Figura \ref{fig:tela_pasta}. O usuário deve inserir o nome da pasta desejada, a licença aplicada, alguma descrição relevante para a pasta, categorias que podem ajudar na busca além da visibilidade.
  123 +
  124 +\graphicspath{{figuras/}}
  125 +\begin{figure}[H]
  126 + \centering
  127 + \includegraphics[width=.6\textwidth]{tela_pasta.png}
  128 + \caption{Tela para criação de uma pasta no Noosfero.}
  129 + \label{fig:tela_pasta}
  130 +\end{figure}
121 131  
122   -Para a inclusão de arquivos, o usuário deve acessar a opção *ARQUIVO ENVIADO*. Essa opção permite que o usuário envie qualquer arquivo da máquina diretamente para o SPB (Noosfero), a Figura X ilustra a tela de upload de arquivos. Nessa tela o usuário deve apenas selecionar o arquivo dentro da máquina.
  132 +Para a inclusão de arquivos, o usuário deve acessar a opção \includegraphics[width=2.4cm]{figuras/botao_arquivoenv.png}. Essa opção permite que o usuário envie qualquer arquivo da máquina diretamente para o SPB (Noosfero), a Figura \ref{fig:tela_arquivoenv} ilustra a tela de upload de arquivos. Nessa tela o usuário deve apenas selecionar o arquivo dentro da máquina.
123 133  
124   -IMAGEM
  134 +\graphicspath{{figuras/}}
  135 +\begin{figure}[H]
  136 + \centering
  137 + \includegraphics[width=.6\textwidth]{tela_arquivoenv.png}
  138 + \caption{Tela para envio de um arquivo no Noosfero.}
  139 + \label{fig:tela_arquivoenv}
  140 +\end{figure}
125 141  
126 142 \subsection{Fórum}
127 143  
128 144 O conteúdo Fórum, permite a criação de tópicos de discussões e debates entre os usuários sobre uma determinada questão sobre o software ou comunidade\footnote{Maiores informações: https://pt.wikipedia.org/wiki/F\%C3\%B3rum\_de\_discuss\%C3\%A3o}.
129 145  
130   -Para incluir um evento basta selecionar a opção de acordo com o demonstrado em Incluir outros conteúdos e preencher as informações do fórum.
  146 +Para incluir um fórum basta selecionar a opção \includegraphics[width=2.4cm]{figuras/tela_forum.png} (Fórum). Logo após, a tela mostrada pela Figura \ref{fig:tela_forum} será mostrada. Nessa tela o usuário deve informar o nome do fórum, descrição, licença, posts por página e termo de uso.
131 147  
132   -Observação: Para software públicos recomendamos que seja usada a funcionalidade de Lista de Discussão - Mailmain (explicada no capítulo X) ao invés da utilização dos fóruns.
  148 +\graphicspath{{figuras/}}
  149 +\begin{figure}[H]
  150 + \centering
  151 + \includegraphics[width=.6\textwidth]{tela_forum.png}
  152 + \caption{Tela para criação de um fórum no Noosfero.}
  153 + \label{fig:tela_forum}
  154 +\end{figure}
  155 +
  156 +\begin{tcolorbox}[colback=red!5,colframe=red!40!black,title=\textbf{Observação}]
  157 +Para software públicos recomendamos que seja usada a funcionalidade de Lista de Discussão - Mailmain (explicada no capítulo \ref{cap:mailman}) ao invés da utilização dos fóruns.
  158 +\end{tcolorbox}
133 159  
134   -\subsection{Visibilidade dos Conteúdos}
  160 +\subsection{Visibilidade e Opções dos Conteúdos}
135 161  
136   -Na página de criação/edição de qualquer um dos conteúdos você encontrará uma opção de visibilidade que permite gerenciar a privacidade dos conteúdos criados. Qualquer conteúdo pode ser visto por todos os usuários, apenas por membros da comunidade ou por usuários pré-definidos. A Figura X, ilustra as opções.
  162 +Na página de criação/edição de qualquer um dos conteúdos você encontrará uma opção de visibilidade que permite gerenciar a privacidade dos conteúdos criados. Qualquer conteúdo pode ser visto por todos os usuários, apenas por membros da comunidade ou por usuários pré-definidos. A Figura \ref{fig:visibilidade_conteudo}, ilustra as opções de visibilidade.
137 163  
138   -IMAGEM
  164 +\graphicspath{{figuras/}}
  165 +\begin{figure}[H]
  166 + \centering
  167 + \includegraphics[width=.6\textwidth]{tela_visibilidade.png}
  168 + \caption{Visibilidade dos conteúdos no Noosfero.}
  169 + \label{fig:visibilidade_conteudo}
  170 +\end{figure}
  171 +
  172 +Cada conteúdo no Noosfero possui 4 opções, que permitem: \textit{(i)} abrir o conteúdo criado para edição de qualquer usuário; \textit{(ii)} permitir a criação de comentários no conteúdo criado; \textit{(iii)} receber e-mails para cada atividade no artigo e \textit{(iii)} moderar o número de comentários no artigo. A Figura \ref{fig:tela_opcoes} demonstra essas opções.
  173 +
  174 +\graphicspath{{figuras/}}
  175 +\begin{figure}[H]
  176 + \centering
  177 + \includegraphics[width=.6\textwidth]{tela_opcoes.png}
  178 + \caption{Opções gerais dos conteúdos no Noosfero.}
  179 + \label{fig:tela_opcoes}
  180 +\end{figure}
139 181 \ No newline at end of file
... ...
capitulos/33-noosfero-software.tex
... ... @@ -2,7 +2,7 @@
2 2 \section{Software}
3 3 \label{sec:software}
4 4  
5   -No novo Portal do Software Público um software....
  5 +No novo Portal do Software Público o Noosfero, permitindo a inclusão de softwares. Através dessa melhoria, . Cada software possui sua comunidade, assim é possível que membros...
6 6  
7 7 %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
8 8 %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% TUTORIAIS USUÁRIOS %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
... ... @@ -17,63 +17,93 @@ Sempre que uma página de um software é disponibilizada\footnote{As páginas de
17 17 \item \textbf{Software Exemplo} - \url{http://portal.softwarepublico.gov.br/social/softwareexemplo}
18 18 \end{itemize}
19 19  
20   -Outra opção é acessar a página de software diretamente pelo catálogo de software, que é disponibilizado no centro da página inicial do portal SPB, conforme ilustrado pela Figura \ref{fig:catalogo_software}.
  20 +Outra opção é acessar a página de software diretamente pelo catálogo de software, que é disponibilizado no centro da página inicial do portal SPB, como de acordo com a Figura \ref{fig:catalogo_software}.
21 21  
22   -%\graphicspath{{figuras/}}
23   -%\begin{figure}[H]
24   -% \centering
25   -% \includegraphics[width=0.5\textwidth]{catalogo_software}
26   -% \caption{Catalogo de Software.}
27   -% \label{fig:catalogo_software}
28   -%\end{figure}
  22 +\graphicspath{{figuras/}}
  23 +\begin{figure}[H]
  24 + \centering
  25 + \includegraphics[width=0.7\textwidth]{catalogo_software.png}
  26 + \caption{Catalogo de Software.}
  27 + \label{fig:catalogo_software}
  28 +\end{figure}
29 29  
30 30 Observação: É possível localizar o software apenas por seu nome, mas se o usuário desejar, também é possível pesquisar os software pelas suas especificações (vide Figura \ref{fig:busca_software}), que foram informadas em seu cadastro, como por exemplo: categorias, bibliotecas, banco de dados, sistema operacional, entre outras. Por isso, é importante que o coordenador mantenha e atualize as principais informações sobre o software.
31 31  
32   -%\graphicspath{{figuras/}}
33   -%\begin{figure}[htb]
34   -% \centering
35   -% \includegraphics[width=0.75\textwidth]{busca_software}
36   -% \caption{Busca de software por informações técnicas.}
37   -% \label{fig:busca_software}
38   -%\end{figure}
  32 +\graphicspath{{figuras/}}
  33 +\begin{figure}[htb!]
  34 + \centering
  35 + \includegraphics[width=0.95\textwidth]{busca_software.png}
  36 + \caption{Busca de software por informações técnicas.}
  37 + \label{fig:busca_software}
  38 +\end{figure}
39 39  
40 40 Quando o usuário seleciona um software que ele deseja, é aberta uma página contendo as principais informações sobre aquele software, conforme imagem ilustrada pela Figura \ref{fig:pagina_exemplo}.
41 41  
42 42 Para facilitar a compreensão e intuitividade por parte do usuário, todas as páginas de software quando criadas são disponibilizadas em um padrão, conforme é mostrado na Figura \ref{fig:pagina_exemplo}. A equipe de administração do SPB recomenda que todos os softwares sigam o \textit{template} disponibilizado inicialmente, a fim de facilitar a experiência do usuário.
43 43  
44   -%\graphicspath{{figuras/}}
45   -%\begin{figure}[htb!]
46   -% \centering
47   -% \includegraphics[width=0.8\textwidth]{pagina_exemplo}
48   -% \caption{Página principal de um software.}
49   -% \label{fig:pagina_exemplo}
50   -%\end{figure}
  44 +\graphicspath{{figuras/}}
  45 +\begin{figure}[H]
  46 + \centering
  47 + \includegraphics[width=0.8\textwidth]{pagina_exemplo.png}
  48 + \caption{Página padrão \textit{(default)} de um software.}
  49 + \label{fig:pagina_exemplo}
  50 +\end{figure}
51 51  
52 52 A página de software contém o resumo de informações do software, para que os usuários encontrem rapidamente o que eles precisam. Essa página e todos os seus conteúdos são públicos, sendo assim o usuário não precisa estar logado para ter acesso a esses conteúdos, especialmente para realizar download do software. Apenas se o usuário necessitar colaborar com qualquer função de escrita (fóruns, avaliações de softwares, etc) precisa estar cadastrado e logado.
53 53  
54   -Observação: É importante saber a diferença entre a página de software e a comunidade. As duas apresentam funções distintas, na página de software é consolidada as principais informações sobre aquele software (descrição, download, principais links, dentre outras informações), de forma estática. Já a comunidade, que tem um link na página de seu respectivo software, permite que o usuário realize interações com os desenvolvedores, relate bugs, entre outras funções.
  54 +\begin{tcolorbox}[colback=red!5,colframe=red!40!black,title=\textbf{Observação}]
  55 +É importante saber a diferença entre a página de software e a comunidade. As duas apresentam funções distintas, na página de software é consolidada as principais informações sobre aquele software (descrição, download, principais links, dentre outras informações), de forma estática. Já a comunidade, que tem um link na página de seu respectivo software, permite que o usuário realize interações com os desenvolvedores, relate bugs, entre outras funções.
  56 +\end{tcolorbox}
55 57  
56 58 \subsection{Categorizar o software}
57 59  
58   -Na \hyperref[sub:localizando_soft]{página de localização dos softwares}, existem diversas categorias que auxiliam o usuário a localizar o(s) software(s) mais rapidamente, conforme ilustrado pela Figura X. Essas categorias podem ser editadas, caso seja de interesse do coordenador.
  60 +Na \hyperref[sub:localizando_soft]{página de localização dos softwares}, existem diversas categorias que auxiliam o usuário a localizar o(s) software(s) mais rapidamente, conforme ilustrado pela Figura \ref{fig:pagina_exemplo}. Essas categorias podem ser editadas, caso seja de interesse do coordenador.
59 61  
60   -IMAGEM
  62 +\graphicspath{{figuras/}}
  63 +\begin{figure}[htb!]
  64 + \centering
  65 + \includegraphics[width=0.95\textwidth]{filtro_software.png}
  66 + \caption{Busca de softwares por categorias.}
  67 + \label{fig:pagina_exemplo}
  68 +\end{figure}
61 69  
62   -Para editar as categorias de um software, o coordenador deve acessar \hyperref[sub:painel_controle]{o painel de controle} do software. Após isso, ele deve clicar na opção *INFORMAÇÕES E CONFIGURAÇÕES DA COMUNIDADE* . Na tela disponibilizada pela Figura X, é possível observar uma opção para Categorizar o Software. É possível associar o software a uma ou mais categorias.
  70 +Para editar as categorias de um software, o coordenador deve acessar \hyperref[sub:painel_controle]{o painel de controle} do software. Após isso, ele deve clicar na opção \includegraphics[width=3.2cm]{figuras/infoconf_comunidade.png}(informações e configurações da comunidade). Na tela disponibilizada pela Figura \ref{fig:categorias_software}, é possível observar uma opção para Categorizar o Software. É possível associar o software a uma ou mais categorias.
63 71  
64   -IMAGEM
  72 +\graphicspath{{figuras/}}
  73 +\begin{figure}[htb!]
  74 + \centering
  75 + \includegraphics[width=0.5\textwidth]{categorias_software}
  76 + \caption{Categorias de um software.}
  77 + \label{fig:categorias_software}
  78 +\end{figure}
65 79  
66 80 \subsection{Avaliar um software}
67 81  
68   -Para avaliar um software, é necessário entrar e realizar o login e \hyperref[sub:localizando_soft]{localizar o software desejado}. Após isso, basta clicar em “Avalie este software”, conforme ilustrado pela Figura X.
  82 +Para avaliar um software, é necessário \hyperref[cap:cadastro]{registrar e/ou realizar o login no portal} e \hyperref[sub:localizando_soft]{localizar o software desejado}. Após isso, basta clicar em “Avalie este software”, conforme visualizado pela Figura \ref{fig:avalie_software}.
69 83  
70   -IMAGEM
  84 +\graphicspath{{figuras/}}
  85 +\begin{figure}[htb!]
  86 + \centering
  87 + \includegraphics[width=0.65\textwidth]{avalie_software.png}
  88 + \caption{Localização da opção para avaliação de um software.}
  89 + \label{fig:avalie_software}
  90 +\end{figure}
71 91  
72 92 Já na área de avaliação, o usuário pode fazer um depoimento em texto, baseado na experiência de uso de um software em específico. Também é possível qualificar essa experiência, basta clicar na quantidade de estrelas correspondente a satisfação no uso.
73 93  
74   -Há também outros dados adicionais que não são obrigatórios, como por exemplo, a instituição, o valor economizado e a quantidade de pessoas beneficiadas. Para concluir basta clicar em enviar.
  94 +Há também outros dados adicionais que não são obrigatórios, como por exemplo, a instituição, o valor economizado e a quantidade de pessoas beneficiadas. Para concluir basta clicar em enviar. A Figura \ref{fig:relato_uso} mostra a tela de criação de uma avaliação.
75 95  
  96 +\graphicspath{{figuras/}}
  97 +\begin{figure}[htb!]
  98 + \centering
  99 + \includegraphics[width=0.8\textwidth]{relato_uso.png}
  100 + \caption{Tela para cadastro de um relato de uso no software.}
  101 + \label{fig:relato_uso}
  102 +\end{figure}
  103 +
  104 +\begin{tcolorbox}[colback=red!5,colframe=red!40!black,title=\textbf{Observação}]
76 105 Observação: As avaliações de softwares são moderadas pela equipe de administração do SPB, e só são disponibilizadas na página do software quando o seu conteúdo é aprovado pela equipe.
  106 +\end{tcolorbox}
77 107  
78 108 %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
79 109 %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% TUTORIAIS TÉCNICOS %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
... ... @@ -93,67 +123,53 @@ Para que o coordenador possa administrar o software é necessário que ele siga
93 123 Após seguir esses passos é necessário enviar um e-mail para a equipe do SPB \href{mailto:admin@softwarepublico.gov.br}{(admin@softwarepublico.gov.br)} solicitando permissões de administrador do software.
94 124  
95 125 \subsection{Acessar o painel de controle de um software}
96   -\label{sub:painel_controle}
97   -
98   -Após a equipe de administração do SPB atribuir as permissões de administrador para o usuário, basta ele acessar a página do software novamente (http://portal.softwarepublico.gov.br/social/[nomedosoftware]) e logo abaixo da logomarca terá um link chamado Painel de Controle, conforme imagem ilustrada pela Figura X.
99   -
100   -IMAGEM
101 126  
102   -A Figura X apresenta o Painel de Controle de uma comunidade. Neste painel, constam todas as opções de administração da página de software e da comunidade.
103   -
104   -IMAGEM
  127 +Para acesso ao painel de controle do software é utilizado o mesmo procedimento para o painel de controle da comunidade, por isso deve-se verificar a seção \ref{sub:painel_controle}.
105 128  
106 129 \subsection{Alterar informações do software}
107 130  
108 131 No painel de controle da página de software, é possível o coordenador alterar as principais informações sobre o software (plataformas, descrição, características, link de demonstração, sistemas operacionais suportados, dentre outras informações)
109 132  
110   -Para acessar o painel de controle basta clicar na opção *INFORMAÇÃO DE SOFTWARE*. Após acessar essa opção, a tela mostrada pela Figura X será disponibilizada. Esta tela possui duas abas, sendo a primeira aba destinada a informações mais básicas, e a segunda aba sendo de informações mais técnicas.
  133 +Para acessar o painel de controle basta clicar na opção \includegraphics[width=2.4cm]{figuras/botao_infosoftware.png} (Informação de Software). Após acessar essa opção, a tela mostrada pela Figura \ref{fig:alteracoes_software} será disponibilizada. Esta tela possui duas abas, sendo a primeira aba destinada a informações mais básicas, e a segunda aba sendo de informações mais técnicas.
111 134  
112   -IMAGEM
  135 +\graphicspath{{figuras/}}
  136 +\begin{figure}[htb!]
  137 + \centering
  138 + \includegraphics[width=0.8\textwidth]{edicao_software.png}
  139 + \caption{Tela para alterações no cadastro do software.}
  140 + \label{fig:alteracoes_software}
  141 +\end{figure}
113 142  
114 143 É importante que o coordenador revise e atualize todas as informações periodicamente. Quanto mais informações forem cadastradas, mais fácil será para os usuários localizar os softwares desejados no catálogo.
115 144  
116 145 \subsection{Alterando e Adicionando Links e Bloco do Software}
117 146 \label{sec:block_software}
118 147  
119   -É possível editar os hiperlinks e blocos existentes na página de um software. Para isso é necessário que o usuário seja administrador do software e acesse o Painel de Controle. Com o painel de controle acessado, o usuário deve acessar a opção *EDITAR BLOCOS LATERAIS*. Após isso, a Figura X representa a tela que será disponibilizada:
120   -
121   -IMAGEM
122   -
123   -Esta tela trata da disposição dos conteúdos na página de software. O esqueleto/template padrão para software no portal do SPB é formado por 3 sessões ou áreas:
124   -
125   -\begin{itemize}
126   - \item 2- Menu esquerdo
127   - \item 1- Centro (Área Principal)
128   - \item 3- Menu direito
129   -\end{itemize}
130   -
131   -Cada sessão/área é formado por vários blocos. Cada bloco suporta um tipo de conteúdo, entre eles: bloco de links, vídeos, login/logout, conteúdo recente, estatísticas, entre outros tipos.
132   -
133   -Para editar informações de blocos existentes, basta sobrepor o ponteiro do mouse sobre o bloco desejado. Após isso será apresentada a barra indicada pela Figura X, depois basta selecionar a opção Editar *EDITAR*
134   -
135   -IMAGEM
136   -
137   -No exemplo ilustrado pela Figura X, é realizado a edição das informações relacionado ao bloco de ajuda, presente nas páginas de softwares.
138   -
139   -IMAGEM
140   -
141   -Também é possível a adição de blocos com conteúdos diferentes. Para realizar esse procedimento, basta selecionar a opção *ADICIONAR UM BLOCO* . A tela ilustrada pela Figura X permite o coordenador a inclusão de vários tipos de conteúdos na página.
142   -
143   -IMAGEM
144   -
145   -Observação: Não é recomendado alterar a disposição dos conteúdos, apenas editar os blocos já existentes na página.
146   -
  148 +É possível editar os hiperlinks e blocos existentes na página de um software. Para isso é necessário que o usuário seja administrador do software \hyperref[sub:painel_controle]{e acesse o Painel de Controle}. Com o painel de controle acessado, o usuário deve acessar a opção \includegraphics[width=3.2cm]{figuras/editar_blocos.png}(Editar blocos laterais). Na seção \ref{ref:blocos_laterais}, é apresentado um breve tutorial sobre a edição dos blocos laterais de uma comunidade, no entanto, o procedimento para software é o mesmo.
147 149  
148 150 \subsection{Disponibilizando uma nova versão de um software no Portal}
149 151  
150 152 Quando o software é disponibilizado e feito a revisão dos textos/blocos/links no software o último passo é disponibilizá-lo para download. Para isso o usuário deve acessar o seu painel de controle, acessar a opção "Gerenciar Conteúdo".
151 153  
152   -É recomendado que o usuário crie uma pasta para colocar as versões estáveis do software, que serão disponibilizadas para Download. Para isso o usuário deve acessar a opção *NOVO CONTEÚDO* e logo em seguida \href{sub:folder}{Pasta}.
153   -
154   -Logo depois de criar a pasta e subir os conteúdos relacionados ao software. Deve-se escolher a opção \href{sec:block_software}{editar blocos laterais} no painel de controle da página do Software. Para editar o usuário deve clicar no botão *EDITAR* no bloco de download do software, onde será aberta uma popup, conforme é mostrado na Figura X.
155   -
156   -IMAGEM
  154 +É recomendado que o usuário crie uma pasta para colocar as versões estáveis do software, que serão disponibilizadas para Download. Para isso o usuário deve acessar a opção \includegraphics[width=3.2cm]{figuras/novo_conteudo.png}(Novo conteúdo) e logo em seguida \href{sub:folder}{Pasta}.
  155 +
  156 +Logo depois de criar a pasta e subir os conteúdos relacionados ao software. Deve-se escolher a opção \href{sec:block_software}{editar blocos laterais} no painel de controle da página do Software. Para editar o bloco de downloads (Figura \ref{fig:bloco_downloads}), o usuário deve clicar no botão \includegraphics[width=.45cm]{editar.png}(editar) no bloco de download do software, onde será aberta uma popup, conforme é mostrado na Figura \ref{fig:bloco_estavel}.
  157 +
  158 +\graphicspath{{figuras/}}
  159 +\begin{figure}[htb!]
  160 + \centering
  161 + \includegraphics[width=0.8\textwidth]{bloco_downloads.png}
  162 + \caption{Bloco de download do software.}
  163 + \label{fig:bloco_downloads}.
  164 +\end{figure}
  165 +
  166 +\graphicspath{{figuras/}}
  167 +\begin{figure}[htb!]
  168 + \centering
  169 + \includegraphics[width=0.8\textwidth]{bloco_estavel.png}
  170 + \caption{Tela de alteração do bloco de downloads do software.}
  171 + \label{fig:bloco_estavel}.
  172 +\end{figure}
157 173  
158 174 Posteriormente, o usuário deve preencher as informações do grupo de opções Opções de Download, que incluem:
159 175  
... ...
capitulos/4-mailman.tex
... ... @@ -8,8 +8,11 @@ O Mailman também fornece uma interface web simples, que permite os usuários ad
8 8  
9 9 \section{Criação da Lista de e-mail do Software}
10 10  
11   -Todo software possui uma lista de discussão, cujo endereço sempre será [nomedosoftware]@listas.softwarepublico.gov.br.
  11 +Todo software possui uma lista de discussão, cujo endereço sempre será:
12 12  
  13 +\begin{lstlisting}[basicstyle=\small]
  14 +[nomedosoftware]@listas.softwarepublico.gov.br
  15 +\end{lstlisting}
13 16  
14 17 A lista do software é criada pela equipe de administração do portal SPB no momento da criação do software. Após a criação da lista, é atribuindo a permissão de administrador a um dos coordenadores da comunidade. O administrador receberá um e-mail com o link e a senha de administração.
15 18  
... ... @@ -17,7 +20,9 @@ A lista do software é criada pela equipe de administração do portal SPB no mo
17 20  
18 21 Após a criação da lista de e-mail, o coordenador do software receberá um e-mail com o endereço (link) e a senha de administração da respectiva lista.
19 22  
20   -Observação: Para administração de uma lista é fornecida apenas uma senha para todos os administradores.
  23 +\begin{tcolorbox}[colback=red!5,colframe=red!40!black,title=\textbf{Observação}]
  24 +Para administração de uma lista é fornecida apenas uma senha para todos os administradores.
  25 +\end{tcolorbox}
21 26  
22 27 Para realizar a administração da lista é necessário acessar o seguinte endereço: \url{https://listas.softwarepublico.gov.br}, a Figura X mostra a tela resultante do acesso a esse endereço.
23 28  
... ...
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