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Adicionando imagens e alterando texto

capitulos/31-noosfero-comunidade.tex
@@ -82,7 +82,7 @@ A Figura \ref{fig:painel_controle} apresenta o Painel de Controle de uma comunid @@ -82,7 +82,7 @@ A Figura \ref{fig:painel_controle} apresenta o Painel de Controle de uma comunid
82 \end{tcolorbox} 82 \end{tcolorbox}
83 83
84 \subsection{Alterando e adicionando links nos Blocos da Comunidade} 84 \subsection{Alterando e adicionando links nos Blocos da Comunidade}
85 - 85 +\label{ref:blocos_laterais}
86 É possível editar os hiperlinks e blocos existentes na página de uma comunidade. Para isso é necessário que o usuário seja administrador da comunidade e acesse o Painel de Controle. Com o painel de controle acessado, o usuário deve acessar a opção \includegraphics[width=3.2cm]{figuras/editar_blocos.png} (editar blocos laterais). Após isso, a Figura \ref{fig:blocos_laterais} representa a tela que será disponibilizada: 86 É possível editar os hiperlinks e blocos existentes na página de uma comunidade. Para isso é necessário que o usuário seja administrador da comunidade e acesse o Painel de Controle. Com o painel de controle acessado, o usuário deve acessar a opção \includegraphics[width=3.2cm]{figuras/editar_blocos.png} (editar blocos laterais). Após isso, a Figura \ref{fig:blocos_laterais} representa a tela que será disponibilizada:
87 87
88 \graphicspath{{figuras/}} 88 \graphicspath{{figuras/}}
capitulos/32-noosfero-conteudos.tex
@@ -107,32 +107,74 @@ Se o bloco foi adicionado corretamente, ele deve aparecer na comunidade do softw @@ -107,32 +107,74 @@ Se o bloco foi adicionado corretamente, ele deve aparecer na comunidade do softw
107 \begin{figure}[H] 107 \begin{figure}[H]
108 \centering 108 \centering
109 \includegraphics[width=.6\textwidth]{tela_eventos.png} 109 \includegraphics[width=.6\textwidth]{tela_eventos.png}
110 - \caption{Bloco com eventos na comunidade do software.} 110 + \caption{Evento criado na comunidade do software.}
111 \label{fig:bloco_eventos} 111 \label{fig:bloco_eventos}
112 \end{figure} 112 \end{figure}
113 113
114 \subsection{Pastas e Arquivos} 114 \subsection{Pastas e Arquivos}
115 115
116 -O Noosfero permite a criação de Pastas, que possuem o mesmo esquema das pastas de um sistema operacional. Dentro dessas pastas é possível guardar arquivos dentro do Noosfero, isso possibilita guardar manuais, fotos, arquivos binários do software (o código fonte é recomendado que seja guardado no repositório, explicado no capítulo \ref{cap:gitlab}), dentre outros conteúdos. 116 +O Noosfero permite a criação de Pastas, que possuem o mesmo esquema das pastas de um sistema operacional. Dentro dessas pastas é possível guardar arquivos dentro do Noosfero, isso possibilita guardar manuais, fotos, arquivos binários do software, dentre outros conteúdos
117 117
118 -Para criação de uma Pasta basta selecionar a opção *PASTA*, como demonstrado na Figura X. O usuário deve inserir o nome da pasta desejada, a licença aplicada, alguma descrição relevante para a pasta, categorias que podem ajudar na busca além da visibilidade. 118 +\begin{tcolorbox}[colback=red!5,colframe=red!40!black,title=\textbf{Observação}]
  119 +O código fonte é recomendado que seja guardado no repositório, explicado no capítulo \ref{cap:gitlab}).
  120 +\end{tcolorbox}
119 121
120 -IMAGEM 122 +Para criação de uma Pasta basta selecionar a opção \includegraphics[width=2.4cm]{figuras/botao_pasta.png}, como demonstrado na Figura \ref{fig:tela_pasta}. O usuário deve inserir o nome da pasta desejada, a licença aplicada, alguma descrição relevante para a pasta, categorias que podem ajudar na busca além da visibilidade.
  123 +
  124 +\graphicspath{{figuras/}}
  125 +\begin{figure}[H]
  126 + \centering
  127 + \includegraphics[width=.6\textwidth]{tela_pasta.png}
  128 + \caption{Tela para criação de uma pasta no Noosfero.}
  129 + \label{fig:tela_pasta}
  130 +\end{figure}
121 131
122 -Para a inclusão de arquivos, o usuário deve acessar a opção *ARQUIVO ENVIADO*. Essa opção permite que o usuário envie qualquer arquivo da máquina diretamente para o SPB (Noosfero), a Figura X ilustra a tela de upload de arquivos. Nessa tela o usuário deve apenas selecionar o arquivo dentro da máquina. 132 +Para a inclusão de arquivos, o usuário deve acessar a opção \includegraphics[width=2.4cm]{figuras/botao_arquivoenv.png}. Essa opção permite que o usuário envie qualquer arquivo da máquina diretamente para o SPB (Noosfero), a Figura \ref{fig:tela_arquivoenv} ilustra a tela de upload de arquivos. Nessa tela o usuário deve apenas selecionar o arquivo dentro da máquina.
123 133
124 -IMAGEM 134 +\graphicspath{{figuras/}}
  135 +\begin{figure}[H]
  136 + \centering
  137 + \includegraphics[width=.6\textwidth]{tela_arquivoenv.png}
  138 + \caption{Tela para envio de um arquivo no Noosfero.}
  139 + \label{fig:tela_arquivoenv}
  140 +\end{figure}
125 141
126 \subsection{Fórum} 142 \subsection{Fórum}
127 143
128 O conteúdo Fórum, permite a criação de tópicos de discussões e debates entre os usuários sobre uma determinada questão sobre o software ou comunidade\footnote{Maiores informações: https://pt.wikipedia.org/wiki/F\%C3\%B3rum\_de\_discuss\%C3\%A3o}. 144 O conteúdo Fórum, permite a criação de tópicos de discussões e debates entre os usuários sobre uma determinada questão sobre o software ou comunidade\footnote{Maiores informações: https://pt.wikipedia.org/wiki/F\%C3\%B3rum\_de\_discuss\%C3\%A3o}.
129 145
130 -Para incluir um evento basta selecionar a opção de acordo com o demonstrado em Incluir outros conteúdos e preencher as informações do fórum. 146 +Para incluir um fórum basta selecionar a opção \includegraphics[width=2.4cm]{figuras/tela_forum.png} (Fórum). Logo após, a tela mostrada pela Figura \ref{fig:tela_forum} será mostrada. Nessa tela o usuário deve informar o nome do fórum, descrição, licença, posts por página e termo de uso.
131 147
132 -Observação: Para software públicos recomendamos que seja usada a funcionalidade de Lista de Discussão - Mailmain (explicada no capítulo X) ao invés da utilização dos fóruns. 148 +\graphicspath{{figuras/}}
  149 +\begin{figure}[H]
  150 + \centering
  151 + \includegraphics[width=.6\textwidth]{tela_forum.png}
  152 + \caption{Tela para criação de um fórum no Noosfero.}
  153 + \label{fig:tela_forum}
  154 +\end{figure}
  155 +
  156 +\begin{tcolorbox}[colback=red!5,colframe=red!40!black,title=\textbf{Observação}]
  157 +Para software públicos recomendamos que seja usada a funcionalidade de Lista de Discussão - Mailmain (explicada no capítulo \ref{cap:mailman}) ao invés da utilização dos fóruns.
  158 +\end{tcolorbox}
133 159
134 -\subsection{Visibilidade dos Conteúdos} 160 +\subsection{Visibilidade e Opções dos Conteúdos}
135 161
136 -Na página de criação/edição de qualquer um dos conteúdos você encontrará uma opção de visibilidade que permite gerenciar a privacidade dos conteúdos criados. Qualquer conteúdo pode ser visto por todos os usuários, apenas por membros da comunidade ou por usuários pré-definidos. A Figura X, ilustra as opções. 162 +Na página de criação/edição de qualquer um dos conteúdos você encontrará uma opção de visibilidade que permite gerenciar a privacidade dos conteúdos criados. Qualquer conteúdo pode ser visto por todos os usuários, apenas por membros da comunidade ou por usuários pré-definidos. A Figura \ref{fig:visibilidade_conteudo}, ilustra as opções de visibilidade.
137 163
138 -IMAGEM 164 +\graphicspath{{figuras/}}
  165 +\begin{figure}[H]
  166 + \centering
  167 + \includegraphics[width=.6\textwidth]{tela_visibilidade.png}
  168 + \caption{Visibilidade dos conteúdos no Noosfero.}
  169 + \label{fig:visibilidade_conteudo}
  170 +\end{figure}
  171 +
  172 +Cada conteúdo no Noosfero possui 4 opções, que permitem: \textit{(i)} abrir o conteúdo criado para edição de qualquer usuário; \textit{(ii)} permitir a criação de comentários no conteúdo criado; \textit{(iii)} receber e-mails para cada atividade no artigo e \textit{(iii)} moderar o número de comentários no artigo. A Figura \ref{fig:tela_opcoes} demonstra essas opções.
  173 +
  174 +\graphicspath{{figuras/}}
  175 +\begin{figure}[H]
  176 + \centering
  177 + \includegraphics[width=.6\textwidth]{tela_opcoes.png}
  178 + \caption{Opções gerais dos conteúdos no Noosfero.}
  179 + \label{fig:tela_opcoes}
  180 +\end{figure}
139 \ No newline at end of file 181 \ No newline at end of file
capitulos/33-noosfero-software.tex
@@ -2,7 +2,7 @@ @@ -2,7 +2,7 @@
2 \section{Software} 2 \section{Software}
3 \label{sec:software} 3 \label{sec:software}
4 4
5 -No novo Portal do Software Público um software.... 5 +No novo Portal do Software Público o Noosfero, permitindo a inclusão de softwares. Através dessa melhoria, . Cada software possui sua comunidade, assim é possível que membros...
6 6
7 %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% 7 %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
8 %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% TUTORIAIS USUÁRIOS %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% 8 %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% TUTORIAIS USUÁRIOS %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
@@ -17,63 +17,93 @@ Sempre que uma página de um software é disponibilizada\footnote{As páginas de @@ -17,63 +17,93 @@ Sempre que uma página de um software é disponibilizada\footnote{As páginas de
17 \item \textbf{Software Exemplo} - \url{http://portal.softwarepublico.gov.br/social/softwareexemplo} 17 \item \textbf{Software Exemplo} - \url{http://portal.softwarepublico.gov.br/social/softwareexemplo}
18 \end{itemize} 18 \end{itemize}
19 19
20 -Outra opção é acessar a página de software diretamente pelo catálogo de software, que é disponibilizado no centro da página inicial do portal SPB, conforme ilustrado pela Figura \ref{fig:catalogo_software}. 20 +Outra opção é acessar a página de software diretamente pelo catálogo de software, que é disponibilizado no centro da página inicial do portal SPB, como de acordo com a Figura \ref{fig:catalogo_software}.
21 21
22 -%\graphicspath{{figuras/}}  
23 -%\begin{figure}[H]  
24 -% \centering  
25 -% \includegraphics[width=0.5\textwidth]{catalogo_software}  
26 -% \caption{Catalogo de Software.}  
27 -% \label{fig:catalogo_software}  
28 -%\end{figure} 22 +\graphicspath{{figuras/}}
  23 +\begin{figure}[H]
  24 + \centering
  25 + \includegraphics[width=0.7\textwidth]{catalogo_software.png}
  26 + \caption{Catalogo de Software.}
  27 + \label{fig:catalogo_software}
  28 +\end{figure}
29 29
30 Observação: É possível localizar o software apenas por seu nome, mas se o usuário desejar, também é possível pesquisar os software pelas suas especificações (vide Figura \ref{fig:busca_software}), que foram informadas em seu cadastro, como por exemplo: categorias, bibliotecas, banco de dados, sistema operacional, entre outras. Por isso, é importante que o coordenador mantenha e atualize as principais informações sobre o software. 30 Observação: É possível localizar o software apenas por seu nome, mas se o usuário desejar, também é possível pesquisar os software pelas suas especificações (vide Figura \ref{fig:busca_software}), que foram informadas em seu cadastro, como por exemplo: categorias, bibliotecas, banco de dados, sistema operacional, entre outras. Por isso, é importante que o coordenador mantenha e atualize as principais informações sobre o software.
31 31
32 -%\graphicspath{{figuras/}}  
33 -%\begin{figure}[htb]  
34 -% \centering  
35 -% \includegraphics[width=0.75\textwidth]{busca_software}  
36 -% \caption{Busca de software por informações técnicas.}  
37 -% \label{fig:busca_software}  
38 -%\end{figure} 32 +\graphicspath{{figuras/}}
  33 +\begin{figure}[htb!]
  34 + \centering
  35 + \includegraphics[width=0.95\textwidth]{busca_software.png}
  36 + \caption{Busca de software por informações técnicas.}
  37 + \label{fig:busca_software}
  38 +\end{figure}
39 39
40 Quando o usuário seleciona um software que ele deseja, é aberta uma página contendo as principais informações sobre aquele software, conforme imagem ilustrada pela Figura \ref{fig:pagina_exemplo}. 40 Quando o usuário seleciona um software que ele deseja, é aberta uma página contendo as principais informações sobre aquele software, conforme imagem ilustrada pela Figura \ref{fig:pagina_exemplo}.
41 41
42 Para facilitar a compreensão e intuitividade por parte do usuário, todas as páginas de software quando criadas são disponibilizadas em um padrão, conforme é mostrado na Figura \ref{fig:pagina_exemplo}. A equipe de administração do SPB recomenda que todos os softwares sigam o \textit{template} disponibilizado inicialmente, a fim de facilitar a experiência do usuário. 42 Para facilitar a compreensão e intuitividade por parte do usuário, todas as páginas de software quando criadas são disponibilizadas em um padrão, conforme é mostrado na Figura \ref{fig:pagina_exemplo}. A equipe de administração do SPB recomenda que todos os softwares sigam o \textit{template} disponibilizado inicialmente, a fim de facilitar a experiência do usuário.
43 43
44 -%\graphicspath{{figuras/}}  
45 -%\begin{figure}[htb!]  
46 -% \centering  
47 -% \includegraphics[width=0.8\textwidth]{pagina_exemplo}  
48 -% \caption{Página principal de um software.}  
49 -% \label{fig:pagina_exemplo}  
50 -%\end{figure} 44 +\graphicspath{{figuras/}}
  45 +\begin{figure}[H]
  46 + \centering
  47 + \includegraphics[width=0.8\textwidth]{pagina_exemplo.png}
  48 + \caption{Página padrão \textit{(default)} de um software.}
  49 + \label{fig:pagina_exemplo}
  50 +\end{figure}
51 51
52 A página de software contém o resumo de informações do software, para que os usuários encontrem rapidamente o que eles precisam. Essa página e todos os seus conteúdos são públicos, sendo assim o usuário não precisa estar logado para ter acesso a esses conteúdos, especialmente para realizar download do software. Apenas se o usuário necessitar colaborar com qualquer função de escrita (fóruns, avaliações de softwares, etc) precisa estar cadastrado e logado. 52 A página de software contém o resumo de informações do software, para que os usuários encontrem rapidamente o que eles precisam. Essa página e todos os seus conteúdos são públicos, sendo assim o usuário não precisa estar logado para ter acesso a esses conteúdos, especialmente para realizar download do software. Apenas se o usuário necessitar colaborar com qualquer função de escrita (fóruns, avaliações de softwares, etc) precisa estar cadastrado e logado.
53 53
54 -Observação: É importante saber a diferença entre a página de software e a comunidade. As duas apresentam funções distintas, na página de software é consolidada as principais informações sobre aquele software (descrição, download, principais links, dentre outras informações), de forma estática. Já a comunidade, que tem um link na página de seu respectivo software, permite que o usuário realize interações com os desenvolvedores, relate bugs, entre outras funções. 54 +\begin{tcolorbox}[colback=red!5,colframe=red!40!black,title=\textbf{Observação}]
  55 +É importante saber a diferença entre a página de software e a comunidade. As duas apresentam funções distintas, na página de software é consolidada as principais informações sobre aquele software (descrição, download, principais links, dentre outras informações), de forma estática. Já a comunidade, que tem um link na página de seu respectivo software, permite que o usuário realize interações com os desenvolvedores, relate bugs, entre outras funções.
  56 +\end{tcolorbox}
55 57
56 \subsection{Categorizar o software} 58 \subsection{Categorizar o software}
57 59
58 -Na \hyperref[sub:localizando_soft]{página de localização dos softwares}, existem diversas categorias que auxiliam o usuário a localizar o(s) software(s) mais rapidamente, conforme ilustrado pela Figura X. Essas categorias podem ser editadas, caso seja de interesse do coordenador. 60 +Na \hyperref[sub:localizando_soft]{página de localização dos softwares}, existem diversas categorias que auxiliam o usuário a localizar o(s) software(s) mais rapidamente, conforme ilustrado pela Figura \ref{fig:pagina_exemplo}. Essas categorias podem ser editadas, caso seja de interesse do coordenador.
59 61
60 -IMAGEM 62 +\graphicspath{{figuras/}}
  63 +\begin{figure}[htb!]
  64 + \centering
  65 + \includegraphics[width=0.95\textwidth]{filtro_software.png}
  66 + \caption{Busca de softwares por categorias.}
  67 + \label{fig:pagina_exemplo}
  68 +\end{figure}
61 69
62 -Para editar as categorias de um software, o coordenador deve acessar \hyperref[sub:painel_controle]{o painel de controle} do software. Após isso, ele deve clicar na opção *INFORMAÇÕES E CONFIGURAÇÕES DA COMUNIDADE* . Na tela disponibilizada pela Figura X, é possível observar uma opção para Categorizar o Software. É possível associar o software a uma ou mais categorias. 70 +Para editar as categorias de um software, o coordenador deve acessar \hyperref[sub:painel_controle]{o painel de controle} do software. Após isso, ele deve clicar na opção \includegraphics[width=3.2cm]{figuras/infoconf_comunidade.png}(informações e configurações da comunidade). Na tela disponibilizada pela Figura \ref{fig:categorias_software}, é possível observar uma opção para Categorizar o Software. É possível associar o software a uma ou mais categorias.
63 71
64 -IMAGEM 72 +\graphicspath{{figuras/}}
  73 +\begin{figure}[htb!]
  74 + \centering
  75 + \includegraphics[width=0.5\textwidth]{categorias_software}
  76 + \caption{Categorias de um software.}
  77 + \label{fig:categorias_software}
  78 +\end{figure}
65 79
66 \subsection{Avaliar um software} 80 \subsection{Avaliar um software}
67 81
68 -Para avaliar um software, é necessário entrar e realizar o login e \hyperref[sub:localizando_soft]{localizar o software desejado}. Após isso, basta clicar em “Avalie este software”, conforme ilustrado pela Figura X. 82 +Para avaliar um software, é necessário \hyperref[cap:cadastro]{registrar e/ou realizar o login no portal} e \hyperref[sub:localizando_soft]{localizar o software desejado}. Após isso, basta clicar em “Avalie este software”, conforme visualizado pela Figura \ref{fig:avalie_software}.
69 83
70 -IMAGEM 84 +\graphicspath{{figuras/}}
  85 +\begin{figure}[htb!]
  86 + \centering
  87 + \includegraphics[width=0.65\textwidth]{avalie_software.png}
  88 + \caption{Localização da opção para avaliação de um software.}
  89 + \label{fig:avalie_software}
  90 +\end{figure}
71 91
72 Já na área de avaliação, o usuário pode fazer um depoimento em texto, baseado na experiência de uso de um software em específico. Também é possível qualificar essa experiência, basta clicar na quantidade de estrelas correspondente a satisfação no uso. 92 Já na área de avaliação, o usuário pode fazer um depoimento em texto, baseado na experiência de uso de um software em específico. Também é possível qualificar essa experiência, basta clicar na quantidade de estrelas correspondente a satisfação no uso.
73 93
74 -Há também outros dados adicionais que não são obrigatórios, como por exemplo, a instituição, o valor economizado e a quantidade de pessoas beneficiadas. Para concluir basta clicar em enviar. 94 +Há também outros dados adicionais que não são obrigatórios, como por exemplo, a instituição, o valor economizado e a quantidade de pessoas beneficiadas. Para concluir basta clicar em enviar. A Figura \ref{fig:relato_uso} mostra a tela de criação de uma avaliação.
75 95
  96 +\graphicspath{{figuras/}}
  97 +\begin{figure}[htb!]
  98 + \centering
  99 + \includegraphics[width=0.8\textwidth]{relato_uso.png}
  100 + \caption{Tela para cadastro de um relato de uso no software.}
  101 + \label{fig:relato_uso}
  102 +\end{figure}
  103 +
  104 +\begin{tcolorbox}[colback=red!5,colframe=red!40!black,title=\textbf{Observação}]
76 Observação: As avaliações de softwares são moderadas pela equipe de administração do SPB, e só são disponibilizadas na página do software quando o seu conteúdo é aprovado pela equipe. 105 Observação: As avaliações de softwares são moderadas pela equipe de administração do SPB, e só são disponibilizadas na página do software quando o seu conteúdo é aprovado pela equipe.
  106 +\end{tcolorbox}
77 107
78 %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% 108 %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
79 %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% TUTORIAIS TÉCNICOS %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% 109 %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% TUTORIAIS TÉCNICOS %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
@@ -93,67 +123,53 @@ Para que o coordenador possa administrar o software é necessário que ele siga @@ -93,67 +123,53 @@ Para que o coordenador possa administrar o software é necessário que ele siga
93 Após seguir esses passos é necessário enviar um e-mail para a equipe do SPB \href{mailto:admin@softwarepublico.gov.br}{(admin@softwarepublico.gov.br)} solicitando permissões de administrador do software. 123 Após seguir esses passos é necessário enviar um e-mail para a equipe do SPB \href{mailto:admin@softwarepublico.gov.br}{(admin@softwarepublico.gov.br)} solicitando permissões de administrador do software.
94 124
95 \subsection{Acessar o painel de controle de um software} 125 \subsection{Acessar o painel de controle de um software}
96 -\label{sub:painel_controle}  
97 -  
98 -Após a equipe de administração do SPB atribuir as permissões de administrador para o usuário, basta ele acessar a página do software novamente (http://portal.softwarepublico.gov.br/social/[nomedosoftware]) e logo abaixo da logomarca terá um link chamado Painel de Controle, conforme imagem ilustrada pela Figura X.  
99 -  
100 -IMAGEM  
101 126
102 -A Figura X apresenta o Painel de Controle de uma comunidade. Neste painel, constam todas as opções de administração da página de software e da comunidade.  
103 -  
104 -IMAGEM 127 +Para acesso ao painel de controle do software é utilizado o mesmo procedimento para o painel de controle da comunidade, por isso deve-se verificar a seção \ref{sub:painel_controle}.
105 128
106 \subsection{Alterar informações do software} 129 \subsection{Alterar informações do software}
107 130
108 No painel de controle da página de software, é possível o coordenador alterar as principais informações sobre o software (plataformas, descrição, características, link de demonstração, sistemas operacionais suportados, dentre outras informações) 131 No painel de controle da página de software, é possível o coordenador alterar as principais informações sobre o software (plataformas, descrição, características, link de demonstração, sistemas operacionais suportados, dentre outras informações)
109 132
110 -Para acessar o painel de controle basta clicar na opção *INFORMAÇÃO DE SOFTWARE*. Após acessar essa opção, a tela mostrada pela Figura X será disponibilizada. Esta tela possui duas abas, sendo a primeira aba destinada a informações mais básicas, e a segunda aba sendo de informações mais técnicas. 133 +Para acessar o painel de controle basta clicar na opção \includegraphics[width=2.4cm]{figuras/botao_infosoftware.png} (Informação de Software). Após acessar essa opção, a tela mostrada pela Figura \ref{fig:alteracoes_software} será disponibilizada. Esta tela possui duas abas, sendo a primeira aba destinada a informações mais básicas, e a segunda aba sendo de informações mais técnicas.
111 134
112 -IMAGEM 135 +\graphicspath{{figuras/}}
  136 +\begin{figure}[htb!]
  137 + \centering
  138 + \includegraphics[width=0.8\textwidth]{edicao_software.png}
  139 + \caption{Tela para alterações no cadastro do software.}
  140 + \label{fig:alteracoes_software}
  141 +\end{figure}
113 142
114 É importante que o coordenador revise e atualize todas as informações periodicamente. Quanto mais informações forem cadastradas, mais fácil será para os usuários localizar os softwares desejados no catálogo. 143 É importante que o coordenador revise e atualize todas as informações periodicamente. Quanto mais informações forem cadastradas, mais fácil será para os usuários localizar os softwares desejados no catálogo.
115 144
116 \subsection{Alterando e Adicionando Links e Bloco do Software} 145 \subsection{Alterando e Adicionando Links e Bloco do Software}
117 \label{sec:block_software} 146 \label{sec:block_software}
118 147
119 -É possível editar os hiperlinks e blocos existentes na página de um software. Para isso é necessário que o usuário seja administrador do software e acesse o Painel de Controle. Com o painel de controle acessado, o usuário deve acessar a opção *EDITAR BLOCOS LATERAIS*. Após isso, a Figura X representa a tela que será disponibilizada:  
120 -  
121 -IMAGEM  
122 -  
123 -Esta tela trata da disposição dos conteúdos na página de software. O esqueleto/template padrão para software no portal do SPB é formado por 3 sessões ou áreas:  
124 -  
125 -\begin{itemize}  
126 - \item 2- Menu esquerdo  
127 - \item 1- Centro (Área Principal)  
128 - \item 3- Menu direito  
129 -\end{itemize}  
130 -  
131 -Cada sessão/área é formado por vários blocos. Cada bloco suporta um tipo de conteúdo, entre eles: bloco de links, vídeos, login/logout, conteúdo recente, estatísticas, entre outros tipos.  
132 -  
133 -Para editar informações de blocos existentes, basta sobrepor o ponteiro do mouse sobre o bloco desejado. Após isso será apresentada a barra indicada pela Figura X, depois basta selecionar a opção Editar *EDITAR*  
134 -  
135 -IMAGEM  
136 -  
137 -No exemplo ilustrado pela Figura X, é realizado a edição das informações relacionado ao bloco de ajuda, presente nas páginas de softwares.  
138 -  
139 -IMAGEM  
140 -  
141 -Também é possível a adição de blocos com conteúdos diferentes. Para realizar esse procedimento, basta selecionar a opção *ADICIONAR UM BLOCO* . A tela ilustrada pela Figura X permite o coordenador a inclusão de vários tipos de conteúdos na página.  
142 -  
143 -IMAGEM  
144 -  
145 -Observação: Não é recomendado alterar a disposição dos conteúdos, apenas editar os blocos já existentes na página.  
146 - 148 +É possível editar os hiperlinks e blocos existentes na página de um software. Para isso é necessário que o usuário seja administrador do software \hyperref[sub:painel_controle]{e acesse o Painel de Controle}. Com o painel de controle acessado, o usuário deve acessar a opção \includegraphics[width=3.2cm]{figuras/editar_blocos.png}(Editar blocos laterais). Na seção \ref{ref:blocos_laterais}, é apresentado um breve tutorial sobre a edição dos blocos laterais de uma comunidade, no entanto, o procedimento para software é o mesmo.
147 149
148 \subsection{Disponibilizando uma nova versão de um software no Portal} 150 \subsection{Disponibilizando uma nova versão de um software no Portal}
149 151
150 Quando o software é disponibilizado e feito a revisão dos textos/blocos/links no software o último passo é disponibilizá-lo para download. Para isso o usuário deve acessar o seu painel de controle, acessar a opção "Gerenciar Conteúdo". 152 Quando o software é disponibilizado e feito a revisão dos textos/blocos/links no software o último passo é disponibilizá-lo para download. Para isso o usuário deve acessar o seu painel de controle, acessar a opção "Gerenciar Conteúdo".
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152 -É recomendado que o usuário crie uma pasta para colocar as versões estáveis do software, que serão disponibilizadas para Download. Para isso o usuário deve acessar a opção *NOVO CONTEÚDO* e logo em seguida \href{sub:folder}{Pasta}.  
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154 -Logo depois de criar a pasta e subir os conteúdos relacionados ao software. Deve-se escolher a opção \href{sec:block_software}{editar blocos laterais} no painel de controle da página do Software. Para editar o usuário deve clicar no botão *EDITAR* no bloco de download do software, onde será aberta uma popup, conforme é mostrado na Figura X.  
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156 -IMAGEM 154 +É recomendado que o usuário crie uma pasta para colocar as versões estáveis do software, que serão disponibilizadas para Download. Para isso o usuário deve acessar a opção \includegraphics[width=3.2cm]{figuras/novo_conteudo.png}(Novo conteúdo) e logo em seguida \href{sub:folder}{Pasta}.
  155 +
  156 +Logo depois de criar a pasta e subir os conteúdos relacionados ao software. Deve-se escolher a opção \href{sec:block_software}{editar blocos laterais} no painel de controle da página do Software. Para editar o bloco de downloads (Figura \ref{fig:bloco_downloads}), o usuário deve clicar no botão \includegraphics[width=.45cm]{editar.png}(editar) no bloco de download do software, onde será aberta uma popup, conforme é mostrado na Figura \ref{fig:bloco_estavel}.
  157 +
  158 +\graphicspath{{figuras/}}
  159 +\begin{figure}[htb!]
  160 + \centering
  161 + \includegraphics[width=0.8\textwidth]{bloco_downloads.png}
  162 + \caption{Bloco de download do software.}
  163 + \label{fig:bloco_downloads}.
  164 +\end{figure}
  165 +
  166 +\graphicspath{{figuras/}}
  167 +\begin{figure}[htb!]
  168 + \centering
  169 + \includegraphics[width=0.8\textwidth]{bloco_estavel.png}
  170 + \caption{Tela de alteração do bloco de downloads do software.}
  171 + \label{fig:bloco_estavel}.
  172 +\end{figure}
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158 Posteriormente, o usuário deve preencher as informações do grupo de opções Opções de Download, que incluem: 174 Posteriormente, o usuário deve preencher as informações do grupo de opções Opções de Download, que incluem:
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capitulos/4-mailman.tex
@@ -8,8 +8,11 @@ O Mailman também fornece uma interface web simples, que permite os usuários ad @@ -8,8 +8,11 @@ O Mailman também fornece uma interface web simples, que permite os usuários ad
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9 \section{Criação da Lista de e-mail do Software} 9 \section{Criação da Lista de e-mail do Software}
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11 -Todo software possui uma lista de discussão, cujo endereço sempre será [nomedosoftware]@listas.softwarepublico.gov.br. 11 +Todo software possui uma lista de discussão, cujo endereço sempre será:
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  13 +\begin{lstlisting}[basicstyle=\small]
  14 +[nomedosoftware]@listas.softwarepublico.gov.br
  15 +\end{lstlisting}
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14 A lista do software é criada pela equipe de administração do portal SPB no momento da criação do software. Após a criação da lista, é atribuindo a permissão de administrador a um dos coordenadores da comunidade. O administrador receberá um e-mail com o link e a senha de administração. 17 A lista do software é criada pela equipe de administração do portal SPB no momento da criação do software. Após a criação da lista, é atribuindo a permissão de administrador a um dos coordenadores da comunidade. O administrador receberá um e-mail com o link e a senha de administração.
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@@ -17,7 +20,9 @@ A lista do software é criada pela equipe de administração do portal SPB no mo @@ -17,7 +20,9 @@ A lista do software é criada pela equipe de administração do portal SPB no mo
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18 Após a criação da lista de e-mail, o coordenador do software receberá um e-mail com o endereço (link) e a senha de administração da respectiva lista. 21 Após a criação da lista de e-mail, o coordenador do software receberá um e-mail com o endereço (link) e a senha de administração da respectiva lista.
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20 -Observação: Para administração de uma lista é fornecida apenas uma senha para todos os administradores. 23 +\begin{tcolorbox}[colback=red!5,colframe=red!40!black,title=\textbf{Observação}]
  24 +Para administração de uma lista é fornecida apenas uma senha para todos os administradores.
  25 +\end{tcolorbox}
21 26
22 Para realizar a administração da lista é necessário acessar o seguinte endereço: \url{https://listas.softwarepublico.gov.br}, a Figura X mostra a tela resultante do acesso a esse endereço. 27 Para realizar a administração da lista é necessário acessar o seguinte endereço: \url{https://listas.softwarepublico.gov.br}, a Figura X mostra a tela resultante do acesso a esse endereço.
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