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Primeira versão do Manual

Makefile
... ... @@ -6,7 +6,7 @@ LATEX = pdflatex
6 6 VERSION = 0.1.0
7 7  
8 8 FIXOS_DIR = fixos
9   -FIXOS_SOURCES = informacoes.tex novosComandos.tex fichaCatalografica.tex \
  9 +FIXOS_SOURCES = informacoes.tex novosComandos.tex \
10 10 pacotes.tex comandos.tex setup.tex \
11 11 listasAutomaticas.tex indiceAutomatico.tex
12 12  
... ... @@ -14,8 +14,7 @@ FIXOS_FILES = $(addprefix $(FIXOS_DIR)/, $(FIXOS_SOURCES))
14 14  
15 15 EDITAVEIS_DIR = editaveis
16 16 EDITAVEIS_SOURCES = resumo.tex \
17   - abreviaturas.tex \
18   - apendices.tex anexos.tex
  17 + abreviaturas.tex
19 18  
20 19 EDITAVEIS_FILES = $(addprefix $(EDITAVEIS_DIR)/, $(EDITAVEIS_SOURCES))
21 20  
... ...
capitulos/32-noosfero-conteudos.tex
... ... @@ -40,12 +40,12 @@ Nas seções abaixo, serão apresentados alguns dos conteúdos que o Noosfero of
40 40  
41 41 Um artigo no Noosfero é a página/conteúdo que contém todo o conteúdo escrito de outros conteúdos no Noosfero, seja ele um Blog ou Fórum, por exemplo. Através da do artigo, o usuário pode disponibilizar um texto para ser publicado em seu blog de notícias ou mesmo em um link no bloco lateral da comunidade.
42 42  
43   -Para incluir um artigo (páginas) basta selecionar a opção \includegraphics[width=2.4cm]{figuras/artigo_texto.png} (Artigo de texto com editor visual). Quando esse artigo é selecionado, é necessário preencher as informações do artigo, assim como o corpo da mensagem, como apresentado na Figura \ref{fig:cadastro_artigo}. Também é possível a criação de artigos usando as linguagens de marcações HTML ou Textile (deficiente visual).
  43 +Para incluir um artigo (páginas) basta selecionar a opção \includegraphics[width=4cm]{figuras/artigo_texto.png} (Artigo de texto com editor visual). Quando esse artigo é selecionado, é necessário preencher as informações do artigo, assim como o corpo da mensagem, como apresentado na Figura \ref{fig:cadastro_artigo}. Também é possível a criação de artigos usando as linguagens de marcações HTML ou Textile (deficiente visual).
44 44  
45 45 \graphicspath{{figuras/}}
46 46 \begin{figure}[H]
47 47 \centering
48   - \includegraphics[width=.6\textwidth]{cadastro_artigo.png}
  48 + \includegraphics[width=1\textwidth]{cadastro_artigo.png}
49 49 \caption{Cadastro das informações do artigo}
50 50 \label{fig:cadastro_artigo}
51 51 \end{figure}
... ... @@ -56,10 +56,10 @@ Quando selecionada a opção de um artigo utilizando o editor visual, é possív
56 56  
57 57 O Noosfero também fornece a possibilidade de manter um blog de notícias. Através do blog, é possível manter as principais informações e notícias de uma determinada comunidade, pessoa ou software. Como exemplo, você pode criar uma notícia para divulgar uma nova versão do seu software.
58 58  
59   -Todo software criado, já possui uma área própria de notícias. Ela pode ser acessada em:
  59 +Todo software criado, já possui uma área própria de notícias por padrão. Ela pode ser acessada em:
60 60  
61 61 \begin{lstlisting}[basicstyle=\small]
62   -https://portal.softwarepublico.gov.br/social/profile/[nomedosoftware]/blog
  62 +https://softwarepublico.gov.br/social/profile/[nomedosoftware]/blog
63 63 \end{lstlisting}
64 64  
65 65 Você pode acessá-la no bloco lateral direito da página de software, na opção Notícias, conforme mostrado pela Figura \ref{fig:bloco_participee}.
... ... @@ -67,14 +67,14 @@ Você pode acessá-la no bloco lateral direito da página de software, na opçã
67 67 \graphicspath{{figuras/}}
68 68 \begin{figure}[H]
69 69 \centering
70   - \includegraphics[width=.6\textwidth]{bloco_participe.png}
  70 + \includegraphics[width=.25\textwidth]{bloco_participe.png}
71 71 \caption{Bloco de participação com o acesso ao blog de notícias.}
72 72 \label{fig:bloco_participee}
73 73 \end{figure}
74 74  
75 75 É possivel a criação de novos posts, clonar posts ou configurar posts existentes. Cada post corresponde a uma notícia.
76 76  
77   -Para incluir outros blogs é necessário Incluir outros conteúdos e selecionar a opção \includegraphics[width=2.4cm]{figuras/conteudo_blog.png} preenchendo as informações da tela disponível na Figura X.
  77 +Para incluir outros blogs é necessário Incluir outros conteúdos e selecionar a opção \includegraphics[width=4.4cm]{figuras/conteudo_blog.png} (blog) preenchendo as informações da tela disponível na Figura \ref{fig:tela_blog}.
78 78  
79 79 \graphicspath{{figuras/}}
80 80 \begin{figure}[H]
... ... @@ -89,17 +89,17 @@ Para incluir outros blogs é necessário Incluir outros conteúdos e selecionar
89 89 O Noosfero possui suporte para criação de eventos, que são utilizadas para divulgação de alguma data importante sobre o projeto. Seu funcionamento é semelhante aos eventos de e-mail do Gmail, Outlook ou Facebook. É possível criar um evento em
90 90 uma determinada data e hora e divulgá-lo para os membros da comunidade.
91 91  
92   -Para incluir um evento basta selecionar a opção \includegraphics[width=2.4cm]{figuras/botao_evento.png} de acordo com o demonstrado em Incluir outros conteúdos e preencher as informações do evento, conforme imagem ilustrada pela Figura \ref{fig:tela_eventos}.
  92 +Para incluir um evento basta selecionar a opção \includegraphics[width=3.4cm]{figuras/botao_evento.png} (Evento) de acordo com o demonstrado em Incluir outros conteúdos e preencher as informações do evento, conforme imagem ilustrada pela Figura \ref{fig:tela_eventos}.
93 93  
94 94 \graphicspath{{figuras/}}
95 95 \begin{figure}[H]
96 96 \centering
97   - \includegraphics[width=.6\textwidth]{tela_eventos.png}
  97 + \includegraphics[width=1\textwidth]{cadastro_eventos.png}
98 98 \caption{Tela com informações para criação de eventos.}
99 99 \label{fig:tela_eventos}
100 100 \end{figure}
101 101  
102   -Após a criação do evento, pode ser feito uma alteração nos blocos laterais para que ele seja visualizado pelos usuários e membros da plataforma. Para isso, deve selecionar a opção \includegraphics[width=2.4cm]{figuras/opcaobloco_evento.png} nos blocos laterais.
  102 +Após a criação do evento, pode ser feito uma alteração nos blocos laterais para que ele seja visualizado pelos usuários e membros da plataforma. Para isso, deve selecionar a opção \includegraphics[width=4.7cm]{figuras/opcaobloco_evento.png} (Eventos da comunidades do software) nos blocos laterais.
103 103  
104 104 Se o bloco foi adicionado corretamente, ele deve aparecer na comunidade do software, conforme visto na Figura \ref{fig:bloco_eventos}.
105 105  
... ... @@ -119,7 +119,7 @@ O Noosfero permite a criação de Pastas, que possuem o mesmo esquema das pastas
119 119 O código fonte é recomendado que seja guardado no repositório, explicado no capítulo \ref{cap:gitlab}).
120 120 \end{tcolorbox}
121 121  
122   -Para criação de uma Pasta basta selecionar a opção \includegraphics[width=2.4cm]{figuras/botao_pasta.png}, como demonstrado na Figura \ref{fig:tela_pasta}. O usuário deve inserir o nome da pasta desejada, a licença aplicada, alguma descrição relevante para a pasta, categorias que podem ajudar na busca além da visibilidade.
  122 +Para criação de uma pasta basta selecionar a opção \includegraphics[width=4.4cm]{figuras/botao_pasta.png} (Pasta), como demonstrado na Figura \ref{fig:tela_pasta}. O usuário deve inserir o nome da pasta desejada, a licença aplicada, alguma descrição relevante para a pasta, categorias que podem ajudar na busca além da visibilidade.
123 123  
124 124 \graphicspath{{figuras/}}
125 125 \begin{figure}[H]
... ... @@ -129,7 +129,7 @@ Para criação de uma Pasta basta selecionar a opção \includegraphics[width=2.
129 129 \label{fig:tela_pasta}
130 130 \end{figure}
131 131  
132   -Para a inclusão de arquivos, o usuário deve acessar a opção \includegraphics[width=2.4cm]{figuras/botao_arquivoenv.png}. Essa opção permite que o usuário envie qualquer arquivo da máquina diretamente para o SPB (Noosfero), a Figura \ref{fig:tela_arquivoenv} ilustra a tela de upload de arquivos. Nessa tela o usuário deve apenas selecionar o arquivo dentro da máquina.
  132 +Já na inclusão de arquivos, o usuário deve acessar a opção \includegraphics[width=4.4cm]{figuras/botao_arquivoenv.png} (Arquivo enviado). Essa opção permite que o usuário envie qualquer arquivo da máquina diretamente para o SPB (Noosfero), a Figura \ref{fig:tela_arquivoenv} ilustra a tela de upload de arquivos. Nessa tela o usuário deve apenas selecionar o arquivo dentro da máquina.
133 133  
134 134 \graphicspath{{figuras/}}
135 135 \begin{figure}[H]
... ... @@ -143,7 +143,7 @@ Para a inclusão de arquivos, o usuário deve acessar a opção \includegraphics
143 143  
144 144 O conteúdo Fórum, permite a criação de tópicos de discussões e debates entre os usuários sobre uma determinada questão sobre o software ou comunidade\footnote{Maiores informações: https://pt.wikipedia.org/wiki/F\%C3\%B3rum\_de\_discuss\%C3\%A3o}.
145 145  
146   -Para incluir um fórum basta selecionar a opção \includegraphics[width=2.4cm]{figuras/tela_forum.png} (Fórum). Logo após, a tela mostrada pela Figura \ref{fig:tela_forum} será mostrada. Nessa tela o usuário deve informar o nome do fórum, descrição, licença, posts por página e termo de uso.
  146 +Para incluir um fórum basta selecionar a opção \includegraphics[width=4.4cm]{figuras/botao_forum.png} (Fórum). Logo após, a tela mostrada pela Figura \ref{fig:tela_forum} será mostrada. Nessa tela o usuário deve informar o nome do fórum, descrição, licença, posts por página e termo de uso.
147 147  
148 148 \graphicspath{{figuras/}}
149 149 \begin{figure}[H]
... ...
capitulos/33-noosfero-software.tex
... ... @@ -60,7 +60,7 @@ A página de software contém o resumo de informações do software, para que os
60 60 Na \hyperref[sub:localizando_soft]{página de localização dos softwares}, existem diversas categorias que auxiliam o usuário a localizar o(s) software(s) mais rapidamente, conforme ilustrado pela Figura \ref{fig:pagina_exemplo}. Essas categorias podem ser editadas, caso seja de interesse do coordenador.
61 61  
62 62 \graphicspath{{figuras/}}
63   -\begin{figure}[htb!]
  63 +\begin{figure}[H]
64 64 \centering
65 65 \includegraphics[width=0.95\textwidth]{filtro_software.png}
66 66 \caption{Busca de softwares por categorias.}
... ... @@ -70,9 +70,9 @@ Na \hyperref[sub:localizando_soft]{página de localização dos softwares}, exis
70 70 Para editar as categorias de um software, o coordenador deve acessar \hyperref[sub:painel_controle]{o painel de controle} do software. Após isso, ele deve clicar na opção \includegraphics[width=3.2cm]{figuras/infoconf_comunidade.png}(informações e configurações da comunidade). Na tela disponibilizada pela Figura \ref{fig:categorias_software}, é possível observar uma opção para Categorizar o Software. É possível associar o software a uma ou mais categorias.
71 71  
72 72 \graphicspath{{figuras/}}
73   -\begin{figure}[htb!]
  73 +\begin{figure}[H]
74 74 \centering
75   - \includegraphics[width=0.5\textwidth]{categorias_software}
  75 + \includegraphics[width=0.55\textwidth]{categorias_software}
76 76 \caption{Categorias de um software.}
77 77 \label{fig:categorias_software}
78 78 \end{figure}
... ... @@ -96,7 +96,7 @@ Há também outros dados adicionais que não são obrigatórios, como por exempl
96 96 \graphicspath{{figuras/}}
97 97 \begin{figure}[htb!]
98 98 \centering
99   - \includegraphics[width=0.8\textwidth]{relato_uso.png}
  99 + \includegraphics[width=0.65\textwidth]{relato_uso.png}
100 100 \caption{Tela para cadastro de um relato de uso no software.}
101 101 \label{fig:relato_uso}
102 102 \end{figure}
... ... @@ -130,12 +130,12 @@ Para acesso ao painel de controle do software é utilizado o mesmo procedimento
130 130  
131 131 No painel de controle da página de software, é possível o coordenador alterar as principais informações sobre o software (plataformas, descrição, características, link de demonstração, sistemas operacionais suportados, dentre outras informações)
132 132  
133   -Para acessar o painel de controle basta clicar na opção \includegraphics[width=2.4cm]{figuras/botao_infosoftware.png} (Informação de Software). Após acessar essa opção, a tela mostrada pela Figura \ref{fig:alteracoes_software} será disponibilizada. Esta tela possui duas abas, sendo a primeira aba destinada a informações mais básicas, e a segunda aba sendo de informações mais técnicas.
  133 +Para acessar o painel de controle basta clicar na opção \includegraphics[width=4cm]{figuras/botao_infosoftware.png} (Informação de Software). Após acessar essa opção, a tela mostrada pela Figura \ref{fig:alteracoes_software} será disponibilizada. Esta tela possui duas abas, sendo a primeira aba destinada a informações mais básicas, e a segunda aba sendo de informações mais técnicas.
134 134  
135 135 \graphicspath{{figuras/}}
136 136 \begin{figure}[htb!]
137 137 \centering
138   - \includegraphics[width=0.8\textwidth]{edicao_software.png}
  138 + \includegraphics[width=0.7\textwidth]{edicao_software.png}
139 139 \caption{Tela para alterações no cadastro do software.}
140 140 \label{fig:alteracoes_software}
141 141 \end{figure}
... ... @@ -145,20 +145,20 @@ Para acessar o painel de controle basta clicar na opção \includegraphics[width
145 145 \subsection{Alterando e Adicionando Links e Bloco do Software}
146 146 \label{sec:block_software}
147 147  
148   -É possível editar os hiperlinks e blocos existentes na página de um software. Para isso é necessário que o usuário seja administrador do software \hyperref[sub:painel_controle]{e acesse o Painel de Controle}. Com o painel de controle acessado, o usuário deve acessar a opção \includegraphics[width=3.2cm]{figuras/editar_blocos.png}(Editar blocos laterais). Na seção \ref{ref:blocos_laterais}, é apresentado um breve tutorial sobre a edição dos blocos laterais de uma comunidade, no entanto, o procedimento para software é o mesmo.
  148 +É possível editar os hiperlinks e blocos existentes na página de um software. Para isso é necessário que o usuário seja administrador do software \hyperref[sub:painel_controle]{e acesse o Painel de Controle}. Com o painel de controle acessado, o usuário deve acessar a opção \includegraphics[width=3.7cm]{figuras/editar_blocos.png}(Editar blocos laterais). Na seção \ref{ref:blocos_laterais}, é apresentado um breve tutorial sobre a edição dos blocos laterais de uma comunidade, no entanto, o procedimento para software é o mesmo.
149 149  
150 150 \subsection{Disponibilizando uma nova versão de um software no Portal}
151 151  
152 152 Quando o software é disponibilizado e feito a revisão dos textos/blocos/links no software o último passo é disponibilizá-lo para download. Para isso o usuário deve acessar o seu painel de controle, acessar a opção "Gerenciar Conteúdo".
153 153  
154   -É recomendado que o usuário crie uma pasta para colocar as versões estáveis do software, que serão disponibilizadas para Download. Para isso o usuário deve acessar a opção \includegraphics[width=3.2cm]{figuras/novo_conteudo.png}(Novo conteúdo) e logo em seguida \href{sub:folder}{Pasta}.
  154 +É recomendado que o usuário crie uma pasta para colocar as versões estáveis do software, que serão disponibilizadas para Download. Para isso o usuário deve acessar a opção \includegraphics[width=2.8cm]{figuras/novo_conteudo.png}(Novo conteúdo) e logo em seguida \href{sub:folder}{Pasta}.
155 155  
156 156 Logo depois de criar a pasta e subir os conteúdos relacionados ao software. Deve-se escolher a opção \href{sec:block_software}{editar blocos laterais} no painel de controle da página do Software. Para editar o bloco de downloads (Figura \ref{fig:bloco_downloads}), o usuário deve clicar no botão \includegraphics[width=.45cm]{editar.png}(editar) no bloco de download do software, onde será aberta uma popup, conforme é mostrado na Figura \ref{fig:bloco_estavel}.
157 157  
158 158 \graphicspath{{figuras/}}
159 159 \begin{figure}[htb!]
160 160 \centering
161   - \includegraphics[width=0.8\textwidth]{bloco_downloads.png}
  161 + \includegraphics[width=0.7\textwidth]{bloco_downloads.png}
162 162 \caption{Bloco de download do software.}
163 163 \label{fig:bloco_downloads}.
164 164 \end{figure}
... ... @@ -166,7 +166,7 @@ Logo depois de criar a pasta e subir os conteúdos relacionados ao software. Dev
166 166 \graphicspath{{figuras/}}
167 167 \begin{figure}[htb!]
168 168 \centering
169   - \includegraphics[width=0.8\textwidth]{bloco_estavel.png}
  169 + \includegraphics[width=0.38\textwidth]{bloco_estavel.png}
170 170 \caption{Tela de alteração do bloco de downloads do software.}
171 171 \label{fig:bloco_estavel}.
172 172 \end{figure}
... ...
capitulos/5-gitlab.tex
... ... @@ -26,7 +26,7 @@ Atualmente existe uma versão do Gitlab no novo portal do Software Público, que
26 26 \section{Trabalhando com o Gitlab}
27 27 \subsection{Configuração do Gitlab}
28 28  
29   -O Gitlab utiliza a chave pública SSH da máquina para realizar a autenticação sem a necessidade da utilização de senhas. Através da configuração dessa chave é possível utilizar todas as funções que o Gitlab oferece, para realizar a configuração basta:
  29 +O Gitlab utiliza a chave pública SSH da máquina para realizar a autenticação sem a necessidade da utilização de senhas. Através da configuração dessa chave é possível utilizar todas as funções que o Gitlab oferece, para realizar a configuração deve:
30 30  
31 31 \begin{itemize}
32 32 \item Gerar a chave SSH pública e colocá-la no Gitlab.
... ... @@ -38,26 +38,39 @@ Para gerar a chave pública SSH, existe um tutorial disponível no site oficial
38 38 \begin{itemize}
39 39 \item Git: \url{https://git-scm.com/book/pt-br/v1/Git-no-Servidor-Gerando-Sua-Chave-P\%C3\%BAblica-SSH};
40 40 \item SPB: \url{https://softwarepublico.gov.br/social/spb/como-faco-pra-utilizar-o-ambiente-colaborativo}
41   -
42 41 \end{itemize}
43 42  
44   -Logo após gerar essa chave pública, o usuário deve adicioná-la no Gitlab do novo Software Público Brasileiro. Para isso o usuário deve:
45   -
46   - \begin{itemize}
47   - \item Logar no portal SPB;
48   - \end{itemize}
49   -
50   -Em seguida, o usuário deve acessar o Menu superior > Desenvolvimento > Perfil. A tela ilustrada pela Figura X será apresentada.
51   -
52   -IMAGEM
53   -
54   -Logo após o usuário, deve selecionar a opção "SSH Keys" no menu superior, de acordo com a Figura X.
55   -
56   -IMAGEM
57   -
58   -Depois de selecionar a opção "SSH Keys", o usuário vera a tela ilustrada pela Figura X. Nessa tela possui todos as chaves SSH cadastradas pelos usuários, isto é, cada chave pode ou não representar cada computador utilizado pelo desenvolvedor. Para adicionar uma nova chave, o usuário deve clicar na opção "Add SSH Key".
59   -
60   -IMAGEM
  43 +Logo após gerar essa chave pública, o usuário deve adicioná-la no Gitlab do novo Software Público Brasileiro. Para isso o usuário deve logar no portal SPB.
  44 +
  45 +Em seguida, o usuário deve acessar o Menu superior > Desenvolvimento > Perfil. A tela ilustrada pela Figura \ref{fig:perfil_gitlab} será apresentada. Nessa tela, é possível alterar todas as informações relativas ao ambiente do gitlab, inclusive nome, avatar, skype, linkedin, entre outros.
  46 +
  47 +\graphicspath{{figuras/}}
  48 +\begin{figure}[H]
  49 + \centering
  50 + \includegraphics[width=.95\textwidth]{perfil_gitlab.png}
  51 + \caption{Tela de alteração do perfil do gitlab.}
  52 + \label{fig:perfil_gitlab}
  53 +\end{figure}
  54 +
  55 +Logo após o usuário, deve selecionar a opção "SSH Keys" no menu superior, de acordo com a Figura \ref{fig:menusup_gitlab}.
  56 +
  57 +\graphicspath{{figuras/}}
  58 +\begin{figure}[H]
  59 + \centering
  60 + \includegraphics[width=.95\textwidth]{menusup_gitlab.png}
  61 + \caption{Menu superior do gitlab com a opção "SSH keys" logo a direita.}
  62 + \label{fig:menusup_gitlab}
  63 +\end{figure}
  64 +
  65 +Depois de selecionar a opção "SSH Keys", o usuário vera a tela ilustrada pela Figura X. Nessa tela possui todos as chaves SSH cadastradas pelos usuários, isto é, cada chave pode ou não representar cada computador utilizado pelo desenvolvedor. Para adicionar uma nova chave, o usuário deve clicar na opção \includegraphics[width=2.2cm]{figuras/botao_sshkeys.png}(Add SSH Key).
  66 +
  67 +\graphicspath{{figuras/}}
  68 +\begin{figure}[H]
  69 + \centering
  70 + \includegraphics[width=.75\textwidth]{tela_sshkeys.png}
  71 + \caption{Menu superior do gitlab com a opção "SSH keys" logo a direita.}
  72 + \label{fig:menusup_gitlab}
  73 +\end{figure}
61 74  
62 75 No momento de adição da chave SSH, o usuário deve preencher um formulário com 2 (dois) campos, que contém:
63 76 \begin{itemize}
... ... @@ -65,7 +78,7 @@ No momento de adição da chave SSH, o usuário deve preencher um formulário co
65 78 \item \textbf{Key} - Campo da Chave SSH gerada e que deve ser copiada para o campo.
66 79 \end{itemize}
67 80  
68   -Após isso, será necessário somente a configuração do Git no ambiente de desenvolvimento do usuário, que será apresentada na seção /ref{cap:git}.
  81 +Após isso, será necessário somente a configuração do Git no ambiente de desenvolvimento do usuário, que será apresentada na seção \ref{cap:git} .
69 82  
70 83 %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
71 84  
... ... @@ -78,27 +91,47 @@ No link \url{https://softwarepublico.gov.br/gitlab/explore/projects}, possui tod
78 91 \label{sub:gitlab_projeto}
79 92 \subsubsection{Criando um novo Projeto}
80 93  
81   -Caso esteja começando um novo projeto de software, é necessário que faça a criação de um novo projeto no Gitlab. Para realizar isso, o usuário deve acessar no menu superior a opção de "Desenvolvimento" e logo após "Novo Projeto", após isso, é apresentada a tela ilustrada pela Figura X.
  94 +Caso esteja começando um novo projeto de software, é necessário que faça a criação de um novo projeto no Gitlab. Para realizar isso, o usuário deve acessar no menu superior a opção de "Desenvolvimento" e logo após "Novo Projeto", após isso, é apresentada a tela ilustrada pela Figura \ref{fig:criacao_projeto}.
  95 +
  96 +\graphicspath{{figuras/}}
  97 +\begin{figure}[H]
  98 + \centering
  99 + \includegraphics[width=.85\textwidth]{criacao_projeto.png}
  100 + \caption{Tela de criação de projetos no Gitlab.}
  101 + \label{fig:criacao_projeto}
  102 +\end{figure}
82 103  
83 104 Na tela da criação do projeto serão requisitados alguns dados como:
84 105  
85 106 \begin{itemize}
86   - \item Project Name: Nome do Software;
87   - \item Namespace: Pessoa ou grupo que terá a permissão no projeto;
88   - \item Description: Descrição sucinta e clara do Software;
89   - \item Visibility: Privacidade do Projeto\footnote{O Gitlab permite que os projetos possam ser configurados de acordo com a necessidade do desenvolvedor}
  107 + \item \textbf{Project Name:} Nome do Software;
  108 + \item \textbf{Namespace:} Pessoa ou grupo que terá a permissão no projeto;
  109 + \item \textbf{Description:} Descrição sucinta e clara do Software;
  110 + \item \textbf{Visibility:} Privacidade do Projeto\footnote{O Gitlab permite que os projetos possam ser configurados de acordo com a necessidade do desenvolvedor}
90 111 \begin{itemize}
91   - \item Private - O projeto só pode ser acessado pelos membros do mesmo. Além disso, ele fica oculto para todos os usuários.
92   - \item Internal - O projeto fica aberto para os usuários, no entanto, só podem ser clonado apenas por usuários logados.
93   - \item Public - Qualquer usuário independente de estar logado, consegue visualizar e clonar o projeto.
  112 + \item \textbf{Private} - O projeto só pode ser acessado pelos membros do mesmo. Além disso, ele fica oculto para todos os usuários.
  113 + \item \textbf{Internal} - O projeto fica aberto para os usuários, no entanto, só podem ser clonado apenas por usuários logados.
  114 + \item \textbf{Public} - Qualquer usuário independente de estar logado, consegue visualizar e clonar o projeto.
94 115 \end{itemize}
95 116 \end{itemize}
96 117  
  118 +
  119 +\begin{tcolorbox}[colback=red!5,colframe=red!40!black,title=\textbf{Observação}]
  120 +Para acessar o projeto criado, além de outros projetos e/ou grupos que o usuário faça parte, deve acessar o seguinte endereço:
  121 +https://softwarepublico.gov.br/gitlab/
  122 +\end{tcolorbox}
  123 +
97 124 \subsubsection{Acessando a página inicial do Projeto}
98 125  
99   -Logo após a criação do repositório ou acessando um repositório já criado, o usuário será apresentado a uma mesma tela, que segue um padrão ilustrado pela Figura X.
  126 +Logo após a criação do repositório ou acessando um repositório já criado, o usuário será apresentado a uma mesma tela, que segue um padrão ilustrado pela Figura \ref{fig:criacao_projetogitlab}.
100 127  
101   -IMAGEM
  128 +\graphicspath{{figuras/}}
  129 +\begin{figure}[H]
  130 + \centering
  131 + \includegraphics[width=.95\textwidth]{tela_projetogitlab.png}
  132 + \caption{Tela de criação de projetos no Gitlab.}
  133 + \label{fig:criacao_projeto}
  134 +\end{figure}
102 135  
103 136 Conforme visto na Figura temos:
104 137  
... ... @@ -118,31 +151,81 @@ Caso não seja possível continuar com o projeto, é possível realizar a transf
118 151  
119 152 Para realizar a transferência, o usuário deve acessar a página principal do repositório, no menu superior do Gitlab deve encontrar a opção "Settings". Logo abaixo o usuário irá encontrar a opção "Transfer Project", que é visualizado na Figura X.
120 153  
121   -IMAGEM
  154 +\graphicspath{{figuras/}}
  155 +\begin{figure}[H]
  156 + \centering
  157 + \includegraphics[width=.95\textwidth]{transfer_project.png}
  158 + \caption{Caixa com a opção de transferência de projeto.}
  159 + \label{fig:transfer_project}
  160 +\end{figure}
  161 +
  162 +
  163 +Nessa caixa, dentro da opção "Namespace" o usuário deve escolher o novo dono do projeto, que pode ser um membro do projeto, ou um grupo o qual o usuário seja dono.
122 164  
123   -Nessa caixa, dentro da opção "Namespace" o usuário deve escolher o novo dono do projeto, que pode ser um membro do projeto, ou um grupo o qual o usuário seja dono. Logo selecionar o novo dono, basta clicar no botão "Transfer". Será necessário fornecer uma confirmação (nome do projeto, conforme está destacado na mensagem) e depois disso o projeto será do dono informado.
  165 +Logo que selecionar o novo dono, basta clicar no botão "Transfer" e será aberta uma popup. Nessa popup é necessário fornecer uma confirmação, que é o nome do projeto (de acordo com o link), conforme está destacado na Figura \ref{fig:confirm_transfer}. Após a confirmação, o projeto será repassado para o dono informado.
  166 +
  167 +
  168 +\graphicspath{{figuras/}}
  169 +\begin{figure}[H]
  170 + \centering
  171 + \includegraphics[width=.75\textwidth]{confirm_transfer.png}
  172 + \caption{Caixa com a confirmação de transferência do projeto.}
  173 + \label{fig:confirm_transfer}
  174 +\end{figure}
124 175  
125 176 \subsubsection{Excluíndo o Projeto}
126 177  
127 178 Para excluir um projeto, o usuário deve acessar a página inicial do projeto e entrar nas configurações, escolhendo a opção "Settings", que está localizada na barra superior do Gitlab.
128 179  
  180 +Na tela de configuração, o usuário deve localizar a opção "Remove project", conforme Figura \ref{fig:remove_project}. Depois deve selecionar o botão chamado de \includegraphics[width=2.65cm]{figuras/botao_removeproject.png} (Remove project).
129 181  
130   -Na tela de configuração, o usuário deve localizar a opção "Remove project", conforme Figura X. Depois deve selecionar o botão chamado de "Remove project".
  182 +\graphicspath{{figuras/}}
  183 +\begin{figure}[H]
  184 + \centering
  185 + \includegraphics[width=1\textwidth]{remove_project.png}
  186 + \caption{Caixa com a opção de exclusão do projeto.}
  187 + \label{fig:remove_project}
  188 +\end{figure}
131 189  
  190 +Será aberta uma popup pedindo para confirmação da exclusão do projeto, para isso, é necessário digitar o nome do projeto de acordo com o destacado pela Figura \ref{fig:confirm_remove} (geralmente o nome do projeto é de acordo com o link). Feito esses passos, o projeto já está excluído:
132 191  
133   -Será aberta uma popup pedindo para o usuário confirmar a exclusão do projeto, para isso, ele deve digitar o nome do projeto de acordo com o destacado pela mensagem. Feito esses passos, o projeto já está excluído:
  192 +\graphicspath{{figuras/}}
  193 +\begin{figure}[htb!]
  194 + \centering
  195 + \includegraphics[width=.9\textwidth]{tela_exclusaoprojeto.png}
  196 + \caption{Caixa com a confirmação de exclusão do projeto.}
  197 + \label{fig:confirm_remove}
  198 +\end{figure}
134 199  
135   -Observação: É importante ressaltar que uma vez que o projeto é excluído, não será possível recuperá-lo, então utilize essa opção se tiver certeza que deseja excluir.
  200 +\begin{tcolorbox}[colback=red!5,colframe=red!40!black,title=\textbf{Observação}]
  201 +É importante ressaltar que uma vez que o projeto é excluído, não será possível recuperá-lo, então utilize essa opção se tiver certeza que deseja excluir.
  202 +\end{tcolorbox}
136 203  
137 204 \subsubsection{Adicionando membros aos projetos}
138 205  
139 206 É possível que um projeto tenha mais de um membro trabalhando simultaneamente. Isso permite que uma equipe possa trabalhar dentro de um projeto, sem a necessidade de cada um ter o seu próprio repositório.
140 207  
141   -Para adicionar membros no projeto, o usuário deve acessar o menu superior e selecionar a opção "Settings". Após, em um menu localizado na esquerda deve acessar a opção *MEMBERS*.
  208 +Para adicionar membros no projeto, o usuário deve acessar o menu superior e selecionar a opção "Settings". Após, em um menu localizado na esquerda deve acessar a opção \includegraphics[width=2.65cm]{figuras/botao_members.png}(Members).
  209 +
  210 +Na tela ilustrada pela Figura X, é apresentado todos os membros que fazem parte do projeto, assim como as permissões associadas\footnote{O gitlab permite que o dono do repositório atribua papéis para cada membro que vai fazer parte do projeto, mais informações são disponibilizadas em: https://softwarepublico.gov.br/gitlab/help/permissions/permissions}. Para adicionar um novo membro, basta acessar a opção \includegraphics[width=2.95cm]{figuras/botao_newmember.png}(New Project Member). Caso queira importar uma lista de outro projeto, selecione a opção \includegraphics[width=2.65cm]{figuras/botao_importmembers.png}(Import Member).
  211 +
  212 +\graphicspath{{figuras/}}
  213 +\begin{figure}[htb!]
  214 + \centering
  215 + \includegraphics[width=1\textwidth]{tela_members.png}
  216 + \caption{Tela com relação de membros que fazem parte do projeto.}
  217 + \label{fig:tela_members}
  218 +\end{figure}
142 219  
143   -Na tela ilustrada pela Figura X, é apresentado todos os membros que fazem parte do projeto, assim como as permissões associadas\footnote{O gitlab permite que o dono do repositório atribua papéis para cada membro que vai fazer parte do projeto, mais informações são disponibilizadas em: https://softwarepublico.gov.br/gitlab/help/permissions/permissions}. Para adicionar um novo membro, basta acessar a opção *NEW PROJECT MEMBER*. Caso queira importar uma lista de outro projeto, selecione a opção *IMPORT MEMBERS*.
  220 +Na tela apresentada pela Figura \ref{fig:add_members}, o usuário deve informar o \textbf{nome do usuário} utilizado no SPB, assim como a permissão o qual ele vai ter no repositório. Depois disso, o usuário de salvar na opção \includegraphics[width=2.35cm]{figuras/botao_adduser.png} (Add users) e a pessoa irá fazer parte do projeto.
144 221  
145   -Na tela apresentada pela Figura X, o usuário deve informar o \textbf{nome do usuário} utilizado no SPB, assim como a permissão o qual ele vai ter no repositório. Depois disso, o usuário de salvar na opção *ADD USERS* e a pessoa irá fazer parte do projeto.
  222 +\graphicspath{{figuras/}}
  223 +\begin{figure}[htb!]
  224 + \centering
  225 + \includegraphics[width=1.1\textwidth]{add_members.png}
  226 + \caption{Adição de membros no projeto.}
  227 + \label{fig:add_members}
  228 +\end{figure}
146 229  
147 230 %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
148 231  
... ... @@ -153,13 +236,25 @@ O Gitlab permite a criação de grupos para trabalho conjunto entre os usuários
153 236  
154 237 \subsubsection{Criação do grupo}
155 238  
156   -Para criar um grupo, o usuário deve localizar a opção "Desenvolvimento" no menu superior, logo após deve acessar a opção "Grupos", a Figura X representa o menu de Grupos.
  239 +Para criar um grupo, o usuário deve localizar a opção "Desenvolvimento" no menu superior, logo após deve acessar a opção "Grupos", a Figura \ref{fig:tela_grupos.png} representa os grupos o qual o usuário faz parte.
157 240  
158   -IMAGEM
  241 +\graphicspath{{figuras/}}
  242 +\begin{figure}[H]
  243 + \centering
  244 + \includegraphics[width=1\textwidth]{tela_grupos.png}
  245 + \caption{Listagem de grupos que o usuário participa.}
  246 + \label{fig:tela_grupos.png}
  247 +\end{figure}
159 248  
160   -Após acessar o menu de Grupos, o usuário deve selecionar a opção "New Group", que é mostrado pela Figura X
  249 +Após acessar o menu de Grupos, o usuário deve selecionar a opção \includegraphics[width=2.35cm]{figuras/botao_newgroup.png}(New Group), que é mostrado pela Figura \ref{tela_grupos.png}.
161 250  
162   -IMAGEM
  251 +\graphicspath{{figuras/}}
  252 +\begin{figure}[htb!]
  253 + \centering
  254 + \includegraphics[width=1.1\textwidth]{create_group.png}
  255 + \caption{Tela para criação de membros no Gitlab.}
  256 + \label{tela_grupos.png}
  257 +\end{figure}
163 258  
164 259 O usuário deve preencher três campos, que são:
165 260  
... ... @@ -169,7 +264,7 @@ O usuário deve preencher três campos, que são:
169 264 \item \textbf{Group avatar -} Imagem de avatar do grupo.
170 265 \end{itemize}
171 266  
172   -Após isso o grupo já está criado, e podem ser colocados projetos e membros para trabalho. O link para acesso o grupo (como mostrado em \ref{link:gitlab_grupo}) será:
  267 +Após isso o grupo já está criado, e podem ser colocados projetos e membros para trabalho. O link para acesso o grupo será:
173 268  
174 269 \begin{lstlisting}[caption={Link de disponibilização do grupo}, label=link:gitlab_grupo]
175 270 https://softwarepublico.gov.br/gitlab/groups/NOMEDOGRUPO
... ... @@ -179,49 +274,108 @@ Observação: Ao criar o grupo do software a equipe de administração do portal
179 274  
180 275 \subsubsection{Adicionando membros e permissões}
181 276  
182   -Após criar e acessar o grupo, o usuário deve localizar no menu superior direito (abaixo do cabeçalho do SPB), a opção "Members". A Figura X ilustra a página do projeto com a opção "Members" destacada.
183   -
184   -IMAGEM
185   -
186   -Logo após, o Gitlab vai oferecer uma tela que contém todos os membros que fazem parte do grupo, o usuário deve acessar a opção Add members e preencher o campo com o nome do usuário que deseja adicionar. Além disso, o dono do grupo deve adicionar o tipo de permissão que o usuário pode ter. Essas permissões estão disponíveis (em inglês) nesse \href{http://doc.gitlab.com/ce/ci/permissions/README.html}{link}.
  277 +Após criar e acessar o grupo, o usuário deve localizar no menu superior direito (abaixo do cabeçalho do SPB), a opção "Members". A Figura \ref{tela_groupmembers.png} ilustra a página com os membros de um grupo.
  278 +
  279 +\graphicspath{{figuras/}}
  280 +\begin{figure}[htb!]
  281 + \centering
  282 + \includegraphics[width=1\textwidth]{tela_groupmembers.png}
  283 + \caption{Listagem de membros de um projeto.}
  284 + \label{tela_groupmembers.png}
  285 +\end{figure}
  286 +
  287 +Logo após, o usuário deve acessar a opção \includegraphics[width=2.9cm]{figuras/botao_addmember.png}(Add members). Como visto na Figura \ref{fig:tela_cadastromember.png}, é necessário preencher o campo com o nome do usuário que deseja adicionar (ou mesmo alterar a permissão de um membro no projeto), além disso, o dono do grupo deve adicionar o tipo de permissão que o usuário terá dentro do grupo.
  288 +
  289 +\graphicspath{{figuras/}}
  290 +\begin{figure}[htb!]
  291 + \centering
  292 + \includegraphics[width=1\textwidth]{tela_cadastromember.png}
  293 + \caption{Tela para criação de membros no Gitlab.}
  294 + \label{fig:tela_cadastromember.png}
  295 +\end{figure}
  296 +
  297 +\begin{tcolorbox}[colback=red!5,colframe=red!40!black,title=\textbf{Observação}]
  298 +As permissões para cada tipo de usuário estão disponíveis (em inglês) nesse \href{http://doc.gitlab.com/ce/ci/permissions/README.html}{link}.
  299 +\end{tcolorbox}
187 300  
188 301 %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
189 302  
190 303 \subsection{Issue Tracker}
  304 +\label{sub:issue_tracker}
  305 +O Gitlab possui um sistema para controle de problemas, requisições, demandas, bugs, entre outros. Esse sistema que chamado de "\textit{issue tracker}", facilita o controle do desenvolvimento do projeto.
  306 +
  307 +Para acessar a páginas de \textit{issue} do seu projeto, o usuário deve acessar a página inicial do projeto e localizar a opção \textit{"Issues"} no menu superior do Gitlab. Será disponibilizada uma tela semelhante a ilustrada pela Figura \ref{fig:issue_tracker.png}.
191 308  
192   -O Gitlab possui um sistema para controle de problemas, requisições, demandas, bugs, entre outros. Esse sistema que é chamado de issue tracker, facilita o controle do desenvolvimento do projeto.
  309 +\graphicspath{{figuras/}}
  310 +\begin{figure}[htb!]
  311 + \centering
  312 + \includegraphics[width=1.05\textwidth]{issue_tracker.png}
  313 + \caption{Listagem de \textit{issues} de um projeto.}
  314 + \label{fig:issue_tracker.png}
  315 +\end{figure}
193 316  
194   -Para acessar a páginas de issue do seu projeto, o usuário deve acessar a página inicial do projeto e localizar a opção "Issues" no menu superior do Gitlab. Será disponibilizada uma tela semelhante a ilustrada pela Figura X.
  317 +\subsubsection{Cadastrando/Alterando uma nova issue}
195 318  
196   -IMAGEM
  319 +Acessando a tela principal de controle das issues, logo ao lado do campo de pesquisa de issues, existe uma opção chamada \includegraphics[width=2.9cm]{figuras/botao_newissue.png}(New Issue). Após selecionar a opção, uma tela de cadastro semelhante a ilustrada pela Figura \ref{fig:tela_cadastroissue.png} será apresentada.
197 320  
198   -\subsubsection{Cadastrando uma nova issue}
  321 +\graphicspath{{figuras/}}
  322 +\begin{figure}[H]
  323 + \centering
  324 + \includegraphics[width=.8\textwidth]{tela_cadastroissue.png}
  325 + \caption{Cadastro de \textit{issue} no projeto.}
  326 + \label{fig:tela_cadastroissue.png}
  327 +\end{figure}
199 328  
200   -Acessando a tela principal de controle das issues, logo ao lado do campo de pesquisa de issues, existe uma opção chamada *NEW ISSUES*. Após selecionar a opção, uma tela de cadastro semelhante a ilustrada pela Figura X será apresentada.
  329 +Nessa tela de cadastro o usuário deve informar \textit{(i)} o título problema/sugestão encontrada e \textit{(ii)} descrição do problema\footnote{nesse caso pode ser: passos para encontrar o problema, histórias de usuários, printscreens, fluxos de dados, imagens, entre outros conteúdos que possam ajudar o desenvolvedor visualizar o problema/sugestão}.
201 330  
202   -IMAGEM
  331 +Também é possível responsabilizar um membro do projeto através do campo \includegraphics[width=2.4cm]{figuras/label_assignto.png}(Assign to), que será a dona da issue. Essa pessoa receberá todas as notificações sobre a issue, além de poder filtrar as issues de acordo com o seu nome.
203 332  
204   -Nessa tela de cadastro o usuário deve informar o problema/sugestão encontrada
  333 +\subsubsection{Labels}
205 334  
206   -\subsubsection{Tags}
  335 +O Gitlab permite a categorização das demandas de acordo com Labels, isto é, uma issue quando aberta pode ser categorizada de acordo com o seu tipo, ferramenta, release que será ajustada, entre outros filtros. Essas tags podem ser definidos pelos desenvolvedores ou donos de repositórios.
207 336  
208   -Um issue tracker permite a categorização das demandas de acordo com tags, isto é, uma issue quando aberta pode ser categorizada de acordo com o seu tipo, ferramenta, release de ajuste, entre outros filtros, que podem ser definidos pelos desenvolvedores.
  337 +Para criar Labels, o usuário deve acessar o \hyperref[sub:issue_tracker]{Issue Tracker}. Existem duas formas de realizar o cadastro de labels, entre elas:
  338 +
  339 +\begin{itemize}
  340 + \item No menu de abas do issue tracker, há uma aba chamada Labels (conforme pode ser visto na Figura \ref{fig:menulateral_issues.png})
  341 + \item No menu lateral há uma seção Labels. O botão \includegraphics[width=.3cm]{figuras/botao_labels.png}, pode ser utilizado para realizar a alterações nas labels.
  342 +\end{itemize}
  343 +
  344 +\graphicspath{{figuras/}}
  345 +\begin{figure}[H]
  346 + \centering
  347 + \includegraphics[width=.3\textwidth]{menulateral_issues.png}
  348 + \caption{Menu lateral contendo a seção labels.}
  349 + \label{fig:menulateral_issues.png}
  350 +\end{figure}
209 351  
210 352 \subsubsection{Milestones}
211 353  
212   -Milestones são marcos do projeto, ou seja, são objetivos que devem estar prontos em uma determinada data. Esses marcos podem ser um conjunto de várias issues, merge requests e participantes associados.
  354 +Milestones são marcos do projeto, ou seja, são objetivos que devem estar prontos em uma determinada data. Esses marcos podem ser um conjunto de várias issues, merge requests e participantes (equipe) que estão associados naquele marco.
  355 +
  356 +Para criação de Milestones o usuário deve acessar a página inicial do projeto, em seguida deve localizar a opção \hyperref[sub:issue_tracker]{Issue} no menu superior. Será apresentada a mesma tela da Figura X (ISSUES). Após isso, o usuário deve selecionar a aba \includegraphics[width=.3cm]{figuras/botao_createmilestone.png} (Milestones), abaixo do menu principal do Gitlab.
213 357  
214   -Para criação de milestones o usuário deve acessar a página inicial do projeto, em seguida deve localizar a opção Issues no menu superior. Será apresentada a mesma tela da Figura X (ISSUES). Após isso, o usuário deve selecionar a aba *MILESTONES*, abaixo do menu principal do Gitlab.
  358 +\graphicspath{{figuras/}}
  359 +\begin{figure}[H]
  360 + \centering
  361 + \includegraphics[width=.3\textwidth]{tela_criacaomilestone.png}
  362 + \caption{Menu lateral contendo a seção labels.}
  363 + \label{fig:menulateral_issues.png}
  364 +\end{figure}
215 365  
216   -IMAGEM
  366 +Após preencher o título, a descrição do marco, além da data de fechamento do marco, basta selecionar a opção \includegraphics[width=.3cm]{figuras/botao_milestone.png} (Create milestone). Após isso, basta selecionar as issues, além das pessoas que vão fazer parte desse marco.
217 367  
218 368 %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
219 369 \subsection{Wiki}
220 370  
221   -O Gitlab também fornece uma wiki colaborativa, para que os desenvolvedores que não desejem colocar a documentação dentro do código fonte do software, possam colocar todos os artefatos relacionados a este software dentro do próprio sistema de wikis do Gitlab.
  371 +O Gitlab também fornece uma Wiki colaborativa para cada projeto. Essa wiki é utilizada como por exemplo, para que os desenvolvedores que não desejem versionar a documentação dentro do repositório do software, possam colocar todos os artefatos relacionados a este dentro da própria de wiki que o Gitlab fornece.
  372 +
  373 +Para acessar a Wiki do projeto, o usuário deve acessar a página inicial do projeto no Gitlab (repositório) e no menu superior direito (ao lado de "Settings"), deve acessar a opção Wiki.
222 374  
223   -Para acessar a wiki, o usuário deve acessar a página inicial do projeto no Gitlab (repositório) e no menu superior direito (ao lado de "Settings"), deve acessar a opção Wiki.
  375 +Caso o projeto não possua nenhuma página wiki, é criado uma primeira página chamada de home, que serve de página inicial da wiki. As demais páginas podem ser criadas através do botão \includegraphics[width=.3cm]{figuras/botao_newpage.png}.
224 376  
  377 +\begin{tcolorbox}[colback=red!5,colframe=red!40!black,title=\textbf{Observação}]
225 378 Existem 3 tipos de notações para escrita na Wiki do Gitlab, sendo a mais utilizada a Markdown. Toda a documentação e notação relacionada ao Markdown está disponível neste \href{https://softwarepublico.gov.br/gitlab/help/markdown/markdown}{link}.
  379 +\end{tcolorbox}
226 380  
227 381 %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
... ...
capitulos/6-git.tex
... ... @@ -97,4 +97,4 @@ O tutorial abaixo é dedicado à alguns casos especiais em que seja necessário
97 97  
98 98 \section{Disponibilizando um projeto}
99 99  
100   -?
  100 +Tutorial de disponibilização de um software do zero.
... ...
editaveis/abreviaturas.tex
1 1 \begin{siglas}
2 2 %ORDEM ALFABETICA
3 3 \item[AGPL] GNU Affero General Public License
4   - \item[DC] Dublin Core
5 4 \item[HTML] HyperText Markup Language
6 5 \item[HTTP] Hipertext Transfer
7   - \item[IBICT] Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
8 6 \item[MVC] Model-View-Controller
9   - \item[OAI] Open Archives Initiative
10   - \item[OAI-PMH] Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting
11   - \item[Participa.br] Portal de Participação Social
12   - \item[PNUD] Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento
13   - \item[RDF] Resource Description Framework
14   - \item[Set] Grupos de assuntos relacionados
15   - \item[SERPRO] Serviço Federal de Processamento de Dados
16   - \item[SPARQL] SPARQL Protocol and RDF Query Language
17   - \item[TDD] Test Driven Development
18 7 \item[URI] Identificador de Endereços na Internet
19 8 \item[XML] Extensible Markup Language.
20 9 \end{siglas}
... ...
editaveis/informacoes.tex
1 1 % Dados pessoais
2   -\autor{Secretaria de Tecnologia da Informação}
3   -\curso{Engenharia de Software}
  2 +\autor{Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão\\
  3 +Secretaria de Tecnologia da Informação}
4 4  
5 5 % Dados do trabalho
6   -\titulo{Manual do SPB
7   -}
  6 +\titulo{MANUAL DE ADMINISTRAÇÃO DO SOFTWARE E COMUNIDADES DO PORTAL DO SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO}
8 7 \data{2016}
9   -\palavraChaveUm{SPB}
10   -\palavraChaveDois{Software Público}
11 8  
12   -% Dados da orientacao
13   -\orientador{}
14   -\coorientador{}
15   -% Dados para a ficha catalográfica
16   -\cdu{02:141:005.6}
17   -
18   -% Dados da aprovação do trabalho
19   -\dataDaAprovacao{01/12/2014}
20   -\membroConvidadoUm{}
21   -\membroConvidadoDois{}
22 9  
... ...
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figuras/botao_addmember.png 0 → 100644

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figuras/botao_adduser.png 0 → 100644

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figuras/botao_importmembers.png 0 → 100644

1.55 KB

figuras/botao_labels.png 0 → 100644

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figuras/botao_members.png 0 → 100644

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figuras/botao_milestone.png 0 → 100644

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1.57 KB

figuras/botao_newmember.png 0 → 100644

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figuras/botao_sshkeys.png 0 → 100644

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figuras/cadastro_milestone.png 0 → 100644

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figuras/criacao_projeto.png 0 → 100644

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figuras/default_label.png 0 → 100644

46 KB

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