Commit a3b7f8c5688c1a5ab946314cf66d04753813136a
1 parent
96ec1c55
Exists in
master
and in
54 other branches
ENH: Started manual updating
Showing
2 changed files
with
78 additions
and
8 deletions
Show diff stats
docs/user_guide_pt_BR_source/cap_manip.tex
@@ -327,7 +327,7 @@ com o botão \textbf{direito} para abrir um menu de contexto sobre ela. Quando o | @@ -327,7 +327,7 @@ com o botão \textbf{direito} para abrir um menu de contexto sobre ela. Quando o | ||
327 | selecione a entrada \textbf{Pseudocor} e, em seguida, clique sobre a opção de pseudocor desejada, como | 327 | selecione a entrada \textbf{Pseudocor} e, em seguida, clique sobre a opção de pseudocor desejada, como |
328 | mostra a figura \ref{fig:pseudo_color}. | 328 | mostra a figura \ref{fig:pseudo_color}. |
329 | 329 | ||
330 | -\begin{figure}[!htb] | 330 | +\begin{figure}[H] |
331 | \centering | 331 | \centering |
332 | \includegraphics[scale=0.40]{pseudo_menu.png} | 332 | \includegraphics[scale=0.40]{pseudo_menu.png} |
333 | \caption{Pseudo Cor} | 333 | \caption{Pseudo Cor} |
@@ -337,52 +337,120 @@ mostra a figura \ref{fig:pseudo_color}. | @@ -337,52 +337,120 @@ mostra a figura \ref{fig:pseudo_color}. | ||
337 | As figuras de \ref{fig:image_default} a \ref{fig:image_saturation} exemplificam as diversas opções de | 337 | As figuras de \ref{fig:image_default} a \ref{fig:image_saturation} exemplificam as diversas opções de |
338 | pseudocor disponíveis.\\ | 338 | pseudocor disponíveis.\\ |
339 | 339 | ||
340 | -\begin{figure}[!htb] | 340 | +\begin{figure}[H] |
341 | \centering | 341 | \centering |
342 | \includegraphics[scale=0.30]{ScreenHunter_24Dec310029.jpg} | 342 | \includegraphics[scale=0.30]{ScreenHunter_24Dec310029.jpg} |
343 | \caption{Padrão} | 343 | \caption{Padrão} |
344 | \label{fig:image_default} | 344 | \label{fig:image_default} |
345 | \end{figure} | 345 | \end{figure} |
346 | 346 | ||
347 | -\begin{figure}[!htb] | 347 | +\begin{figure}[H] |
348 | \centering | 348 | \centering |
349 | \includegraphics[scale=0.30]{ScreenHunter_21Jan021944.jpg} | 349 | \includegraphics[scale=0.30]{ScreenHunter_21Jan021944.jpg} |
350 | \caption{Imagem Cinza Invertido} | 350 | \caption{Imagem Cinza Invertido} |
351 | \label{fig:image_inverted} | 351 | \label{fig:image_inverted} |
352 | \end{figure} | 352 | \end{figure} |
353 | 353 | ||
354 | -\begin{figure}[!htb] | 354 | +\begin{figure}[H] |
355 | \centering | 355 | \centering |
356 | \includegraphics[scale=0.30]{ScreenHunter_20Jan021944} | 356 | \includegraphics[scale=0.30]{ScreenHunter_20Jan021944} |
357 | \caption{Arco-íris} | 357 | \caption{Arco-íris} |
358 | \label{fig:image_arc} | 358 | \label{fig:image_arc} |
359 | \end{figure} | 359 | \end{figure} |
360 | 360 | ||
361 | -\begin{figure}[!htb] | 361 | +\begin{figure}[H] |
362 | \centering | 362 | \centering |
363 | \includegraphics[scale=0.30]{ScreenHunter_22Jan021944} | 363 | \includegraphics[scale=0.30]{ScreenHunter_22Jan021944} |
364 | \caption{Deserto} | 364 | \caption{Deserto} |
365 | \label{fig:image_desert} | 365 | \label{fig:image_desert} |
366 | \end{figure} | 366 | \end{figure} |
367 | 367 | ||
368 | -\begin{figure}[!htb] | 368 | +\begin{figure}[H] |
369 | \centering | 369 | \centering |
370 | \includegraphics[scale=0.30]{ScreenHunter_23Jan021944} | 370 | \includegraphics[scale=0.30]{ScreenHunter_23Jan021944} |
371 | \caption{Matiz} | 371 | \caption{Matiz} |
372 | \label{fig:image_matiz} | 372 | \label{fig:image_matiz} |
373 | \end{figure} | 373 | \end{figure} |
374 | 374 | ||
375 | -\begin{figure}[!htb] | 375 | +\begin{figure}[H] |
376 | \centering | 376 | \centering |
377 | \includegraphics[scale=0.30]{ScreenHunter_24Jan021944} | 377 | \includegraphics[scale=0.30]{ScreenHunter_24Jan021944} |
378 | \caption{Oceano} | 378 | \caption{Oceano} |
379 | \label{fig:image_ocean} | 379 | \label{fig:image_ocean} |
380 | \end{figure} | 380 | \end{figure} |
381 | 381 | ||
382 | -\begin{figure}[!htb] | 382 | +\begin{figure}[H] |
383 | \centering | 383 | \centering |
384 | \includegraphics[scale=0.30]{ScreenHunter_25Jan021944} | 384 | \includegraphics[scale=0.30]{ScreenHunter_25Jan021944} |
385 | \caption{Saturação} | 385 | \caption{Saturação} |
386 | \label{fig:image_saturation} | 386 | \label{fig:image_saturation} |
387 | \end{figure} | 387 | \end{figure} |
388 | 388 | ||
389 | +\newpage | ||
390 | + | ||
391 | +\section{Tipo de projeção} | ||
392 | + | ||
393 | +É possível alterar o tipo de projeção das imagens 2D a serem visualizadas, além do modo normal, o InVesalius dispõe de seis tipos de projeções que podem serem acessadas da seguinte forma: Possicione o cursor do mouse sobre a imagem e clique com o botão \textbf{direito} para abrir um menu de contexto sobre ela. Quando o menu se abrir, selecione a entrada tipo de projeção e, em seguida, clique sobre a opção de pseudocor desejada, como mostra a figura~\ref{fig:menu_proj}. | ||
394 | + | ||
395 | +\begin{figure}[H] | ||
396 | +\centering | ||
397 | +\includegraphics[scale=0.60]{menu_projection} | ||
398 | +\caption{Menu de Tipo de projeção} | ||
399 | +\label{fig:menu_proj} | ||
400 | +\end{figure} | ||
401 | + | ||
402 | +\subsection{Normal} | ||
403 | + | ||
404 | +O modo normal é a visualização padrão, ou seja, sem nenhum tipo de projeção, da maneira em que a imagem foi adquirida ou customizada previamente seja com brilho e contraste ou pseudocor. Exemplificamos na figura~\ref{fig:proj_normal}. | ||
405 | + | ||
406 | +\begin{figure}[H] | ||
407 | +\centering | ||
408 | +\includegraphics[scale=0.20]{proj_normal} | ||
409 | +\caption{Projeção normal} | ||
410 | +\label{fig:proj_normal} | ||
411 | +\end{figure} | ||
412 | + | ||
413 | +\subsection{MaxIP} | ||
414 | + | ||
415 | +MaxIP também é conhecido como MIP (\textit{Maximum Intensity Projection}), o método seleciona somente os pixels que possuem intensidade máxima entre os visitados como mostra a figura~\ref{fig:proj_maxip}. De acordo com a quantidade ou "profundidade" do MaxIP cada pixel é visitado em ordem de sobreposição, por exemplo, para selecionar MaxIP do pixel $(0,0)$ composto por 3 fatias é necessário visitar o pixel $(0,0)$ das fatias $(1,2,3)$ e selecionar o maior valor. | ||
416 | + | ||
417 | +\begin{figure}[H] | ||
418 | +\centering | ||
419 | +\includegraphics[scale=0.20]{proj_maxIP} | ||
420 | +\caption{Projeção MaxIP ou MIP} | ||
421 | +\label{fig:proj_maxip} | ||
422 | +\end{figure} | ||
423 | + | ||
424 | +Como mostra a figura~\ref{fig:proj_maxip_qtd}, a quantidade de imagens que irá compor o MaxIP é setada no inferior da imagem de cada orientação. | ||
425 | + | ||
426 | +\begin{figure}[H] | ||
427 | +\centering | ||
428 | +\includegraphics[scale=0.50]{proj_maxIP_qtd} | ||
429 | +\caption{Seleção da quantidade de imagens que compõe o MaxIP ou MIP} | ||
430 | +\label{fig:proj_maxip_qtd} | ||
431 | +\end{figure} | ||
432 | + | ||
433 | +\subsection{MinIP} | ||
434 | + | ||
435 | +Ao contrário do MaxIP, o MinIP (\textit{Minimun Intensity Projection}) seleciona somente os pixels que possuem internsidade minima entre os visitados, apresentamos na figura~\ref{fig:proj_minIP} um exemplo. A seleção da quantidade de imagens que irá compor a projeção é feita no inferior da imagem de cada orientação como mostra a figura~\ref{fig:proj_maxip_qtd}. | ||
436 | + | ||
437 | +\begin{figure}[H] | ||
438 | +\centering | ||
439 | +\includegraphics[scale=0.20]{proj_minIP} | ||
440 | +\caption{Projeção MinIP} | ||
441 | +\label{fig:proj_minIP} | ||
442 | +\end{figure} | ||
443 | + | ||
444 | +\subsection{MeanIP} | ||
445 | +A técnica MeanIP (\textit{Mean Intensity Projection}) que é mostrada na figura~\ref{fig:proj_meanIP} compõe a projeção realizando a média dos pixels visitados. Os pixels são visitados da mesma forma dos métodos MaxIP e MinIP. Também é possível definir quantas imagens irão compor a projeção no inferior da imagem de cada orientação como é mostrada na figura~\ref{fig:proj_maxip_qtd}. | ||
446 | + | ||
447 | +\begin{figure}[H] | ||
448 | +\centering | ||
449 | +\includegraphics[scale=0.20]{proj_meanIP} | ||
450 | +\caption{Projeção MeanIP} | ||
451 | +\label{fig:proj_meanIP} | ||
452 | +\end{figure} | ||
453 | + | ||
454 | +\subsection{MIDA} | ||
455 | + | ||
456 | +A técnica MIDA | ||
389 | \ No newline at end of file | 457 | \ No newline at end of file |
docs/user_guide_pt_BR_source/manual_pt_BR.tex
1 | \documentclass[12pt,a4paper]{report} | 1 | \documentclass[12pt,a4paper]{report} |
2 | \usepackage[utf8]{inputenc} | 2 | \usepackage[utf8]{inputenc} |
3 | 3 | ||
4 | +\usepackage[T1]{fontenc} %to search pdf | ||
4 | \usepackage{ucs} | 5 | \usepackage{ucs} |
5 | \usepackage{amsmath, amssymb} | 6 | \usepackage{amsmath, amssymb} |
6 | \usepackage{amsfonts} | 7 | \usepackage{amsfonts} |
@@ -13,6 +14,7 @@ | @@ -13,6 +14,7 @@ | ||
13 | \usepackage{wrapfig} | 14 | \usepackage{wrapfig} |
14 | \usepackage{wallpaper} | 15 | \usepackage{wallpaper} |
15 | \usepackage{subfig} | 16 | \usepackage{subfig} |
17 | +\usepackage{float} | ||
16 | 18 | ||
17 | \hypersetup{ | 19 | \hypersetup{ |
18 | colorlinks, | 20 | colorlinks, |